É necessário preparar o papel de parede antes de pintar, a escolha do material e os principais erros
Colar paredes com papel de parede é considerado um dos tipos de acabamento mais populares. Existem muitos tipos de materiais no mercado hoje - desde revestimentos de papel padrão até papéis de parede modernos de fibra de vidro. Um lugar separado é ocupado pelo papel de parede, que depois é tingido. Ao mesmo tempo, muitas pessoas estão interessadas em saber se é necessário preparar o papel de parede antes de pintar.
Contente
- 1 O papel de parede precisa ser preparado antes da pintura?
- 2 Qual primer é adequado: tipos e propriedades
- 3 Como aplicar o material
- 4 Calculadora para 1 metro quadrado
- 5 Fase preparatória
- 6 Técnica de curativo de superfície
- 7 Tempo de secagem
- 8 Continuação do trabalho
- 9 Os principais erros e recomendações dos mestres
O papel de parede precisa ser preparado antes da pintura?
Preparar o papel de parede antes da pintura é considerado uma etapa muito importante. Graças a este procedimento, a tinta irá aderir perfeitamente e não será absorvida pela superfície colada. Velo e fibra de vidro precisam ser tratados. O papel de parede de vinil não tecido é repelente à água. Portanto, não é necessário aplicar um primer.
Ao mesmo tempo, existem tintas e vernizes que desempenham as funções de primer. Estes incluem, em particular, o seguinte:
- Tintas para papel de parede - são misturadas com água para aplicar a primeira demão como demão intermediária. Neste caso, um andar separado não é necessário.
- Primários universais 2 em 1 - aplicados em 2 passos. A primeira camada é uma base colorida e a segunda é considerada o acabamento.
Em outras situações, um primer é necessário. Deve ser aplicado duas vezes. Na primeira vez, isso é feito antes de colar o papel de parede, na segunda - antes de pintá-lo.
Princípio da Operação
Quando aplicado na superfície, o primer penetra na profundidade do substrato. Com sua ajuda, é possível preencher todos os poros e rachaduras. Além disso, a substância liga os restos de pó de construção. Com isso, a tela não descola das paredes, pois a camada adesiva a impregna totalmente. Além disso, é possível reduzir significativamente o custo da cola.
Não é insignificante a segunda propriedade das misturas de primers, ou seja, um aumento na qualidade de adesão entre a base e o acabamento. Graças a esta característica do material, o papel de parede adere muito melhor às paredes, sem entrar em cantos e juntas.
Se você tiver dúvidas sobre a necessidade de preparar o papel de parede de vidro antes de pintar, use um composto especial - cola diluída. Isso ajudará a melhorar a adesão dos materiais.

Vantagens e desvantagens de aplicar uma demão de primer
O uso de primers especiais tem muitas vantagens.
Estes incluem, em particular, o seguinte:
- aderência melhorada entre a base e a camada decorativa;
- proteção adicional para papel de parede;
- protetor de corante;
- aumentar a durabilidade do material utilizado na decoração;
- coloração uniforme das paredes - nenhuma mancha ou listra aparece nelas.
Qual primer é adequado: tipos e propriedades
Além disso, eles têm tipos diferentes. Os mais populares são:
- papel;
- não tecido;
- vinil melhorado;
- papel de parede de vidro.
A escolha de uma mistura de primer é recomendada levando em consideração o tipo de superfície. Hoje, existem muitos tipos de formulações nas lojas de ferragens, ao mesmo tempo em que se distinguem primers para uma superfície específica e substâncias universais.

Os remédios mais populares incluem:
- Primário acrílico. Para aplicação em papel de parede, você pode usar substâncias convencionais ou composições de penetração profunda. É melhor dar preferência a produtos de marcas conhecidas. Essas marcas incluem Knauf, Prospectors. Deve-se ter em mente que o tipo de superfície a ser tratada e seu grau de porosidade afetam diretamente o consumo de material. Em média, 1 metro quadrado requer 100-200 mililitros de solo. Para aplicar a substância, é necessário um rolo de pintura. É aplicado em locais de difícil acesso com pincel.
- Pasta de papel de parede. Antes de usá-lo, você deve estudar cuidadosamente as instruções. Deve conter informações que indiquem que o produto está autorizado para uso como primer. Se não houver essa marca, é melhor dar preferência a um composto acrílico. No caso de usar pasta de papel de parede como primer, você deve observar claramente as proporções. Caso contrário, o custo do produto aumenta, o que leva a um aumento no custo dos reparos.
- Primário à base de PVA. Esta opção é considerada bastante conhecida e comprovada. Este tipo de cola é muito popular. É frequentemente usado para trabalhos de construção. Alguns artesãos ainda estão convencidos de que o PVA é a melhor opção. Dito isto, usar primers especiais é apenas um desperdício de dinheiro.Os profissionais apontam que a principal vantagem do PVA é o seu preço acessível. Além disso, esta cola é significativamente inferior aos pisos modernos em termos de resistência, aderência e durabilidade. Além disso, é muito problemático encontrar cola de alta qualidade hoje. Portanto, o PVA pode ser usado apenas para obras orçamentárias, quando você precisa economizar cada centavo.

Como aplicar o material
Para preparar o papel de parede para pintura, recomenda-se o uso de rolo de veludo ou pele. A ferramenta deve ter uma pilha curta ou média. Seu comprimento depende da textura do papel de parede. Quanto mais pronunciado o relevo na superfície, mais longas as vilosidades devem ser. O uso de rolos de espuma não é recomendado.
É importante levar em consideração que as vilosidades geralmente caem dos novos rolos ao aplicar a mistura de primer. Eles grudam na mancha e ficam nas paredes. Para evitar tais problemas, é importante enrolar bem a nova ferramenta na superfície adesiva da fita. A bateria que não aderir bem ficará na fita adesiva.
Para processamento de cantos de alta qualidade, é recomendável usar um rolo estreito. As escovas também são adequadas para aplicar primer em áreas de difícil acesso.
Calculadora para 1 metro quadrado
O custo de uma mistura de primer depende de muitos fatores. Isso é influenciado pelo tipo de superfície a ser tratada e pelo grau de porosidade. Você também deve considerar o tipo de solo. Por exemplo, o consumo de composição acrílica de alta qualidade é em média de 100 a 200 mililitros por metro quadrado.

Fase preparatória
Primeiro você precisa escolher o primer certo. Ao fazê-lo, recomenda-se considerar as seguintes características:
- O material do qual o papel de parede é feito.
- A composição química do corante.
Assim, para aplicação em papel de parede de vidro, é permitido escolher qualquer tipo de piso, inclusive cola de papel de parede diluída em água. Em outras situações, o primer deve ser adquirido levando em consideração a composição química do papel de parede.
Antes de pintar, é importante prestar atenção aos seguintes pontos:
- Aguarde 1 dia a partir do momento da colagem das paredes. Este é o período de tempo necessário para que a cola do papel de parede seque completamente.
- Remova os resíduos de cola com um pano úmido.
- Se você planeja aplicar papel de parede antigo, é importante examinar cuidadosamente sua condição. Na presença de delaminação, rasgos ou outros defeitos, as áreas problemáticas devem ser coladas.
- Remova manchas, sujeira e depósitos oleosos de estofados antigos. Deve ser limpo com um pano úmido com detergente e bem seco.
- Recomenda-se remover a poeira do papel de parede fresco. Para fazer isso, você pode usar uma escova ou um aspirador de pó.
- Aplique um primer que combine com a base e o corante.

Antes de iniciar o trabalho, recomenda-se cobrir pisos, baterias e peitoris com jornais ou filme plástico. Isso ajudará a evitar que a tinta entre. É melhor remover tomadas, rodapés e interruptores. Se isso não for possível, eles podem ser selados com fita adesiva.
Técnica de curativo de superfície
Papel de parede preparado por artesãos profissionais para pintura de acordo com certas regras. Neste caso, você deve fazer o seguinte:
- Misture bem a composição. Se estiver muito grosso, adicione um pouco de água.
- Aplique uma mistura de primer.Isso pode ser feito com um rolo. Recomenda-se escovar locais de difícil acesso.
- Seque bem a superfície.
Tempo de secagem
Os fabricantes de papéis de parede e manchas aconselham esperar pelo menos 2 dias após a aplicação do primer. Antes de pintar as paredes, é importante garantir que o papel de parede esteja completamente seco. Se você iniciar o trabalho subsequente com antecedência, corre o risco de obter um resultado imprevisível. Podem aparecer manchas na superfície. Além disso, o papel de parede pode simplesmente cair.

Continuação do trabalho
Depois de preparar as paredes, você pode aplicar a mancha. Para isso, uma tinta de dispersão à base de água ou outra composição à base de água é mais adequada. Também é permitido o uso de substâncias à base de acrilato ou látex. Para obter bons resultados, você deve dar preferência a corantes de qualidade.
Os principais erros e recomendações dos mestres
Ao usar primers para papel de parede, muitos iniciantes cometem os seguintes erros:
- escolher o primer errado;
- não prepare a superfície para o revestimento;
- não aguente o tempo necessário para secar o revestimento.

Ao mesmo tempo, os mestres profissionais aconselham seguir as seguintes recomendações:
- Recomenda-se usar um rolo de pintura para aplicar a mistura de primer na parede colada. Um pincel largo também é adequado para essa finalidade.
- É importante garantir que a pasta de papel de parede esteja seca antes de aplicar a mistura de primer. Isso significa que é permitido aplicar a composição algumas horas após a colagem. No entanto, é melhor fazê-lo no dia seguinte.
- Depois de aplicar o primer, espere pelo menos mais um dia. No entanto, é melhor deixar a mistura secar por 48 horas.
- Ao usar uma dispersão de água ou tinta à base de água, é importante dar preferência a um primer com propriedades repelentes à água.
O primer de papel de parede pintável tem várias vantagens. Graças a este procedimento, é possível aumentar significativamente o grau de adesão e resistência dos materiais. Ao mesmo tempo, é importante escolher a mistura certa de primers e seguir rigorosamente as regras de aplicação.


