Características e tipos de tintas, cores e regras de aplicação resistentes a ácidos

As tintas resistentes a ácidos são materiais eficazes que fornecem proteção de superfície contra fatores agressivos externos. Estes produtos não são destruídos por ácidos ou outros elementos químicos. Esses corantes são usados ​​para tratar superfícies que precisam manter suas propriedades por muito tempo. Existem muitos produtos no mercado que diferem em sua composição e cores.

Características de tintas e vernizes antiácidos

As tintas resistentes a ácidos têm as seguintes características:

  • O material é baseado em uma mistura de dois tipos de resinas. Estes incluem alquídicas e cloreto de polivinila. Estas substâncias são misturadas com solventes orgânicos. Componentes adicionais podem ser pigmentos. Além disso, os corantes contêm plastificantes que melhoram as propriedades do material e aumentam a resistência dos revestimentos protetores a fatores externos.
  • A composição pronta para uso pode ser usada exclusivamente como parte de um revestimento protetor combinado. Em outras palavras, aplicar tinta em superfícies que não foram preparadas para isso pode levar a resultados imprevisíveis.
  • Compostos resistentes a ácidos podem ser usados ​​para aplicação em vários materiais.Estes incluem revestimentos de concreto, metal e gesso. Tintas e vernizes são adequados para pintar o interior de edifícios e fachadas.
  • Após a secagem do material, a superfície adquire as propriedades declaradas pelo fabricante. Mas a uma temperatura de +60 graus, as substâncias perdem suas propriedades.
  • A aplicação de substâncias resistentes a ácidos só é permitida por pulverização. Pincéis e rolos não devem ser usados ​​para trabalhar com esses produtos.

Encontro

Líquidos prontos resistentes a produtos químicos podem ser usados ​​para criar um revestimento complexo.

Em outras palavras, a aplicação de um corante resistente a ácidos a um revestimento não preparado resultará na perda de suas propriedades de barreira. Em tal situação, o fabricante não poderá dar garantia de funcionamento a longo prazo.

Somente se todos os padrões tecnológicos forem atendidos, será possível obter a proteção máxima da estrutura. As composições ácidas podem ser aplicadas a diferentes tipos de superfícies:

  • metal;
  • ÁRVORE;
  • concreto;

Esses produtos são adequados para pintura de equipamentos industriais e militares. Também é permitido aplicá-los em aparelhos recarregáveis.

As formulações podem ser usadas dentro e fora de edifícios. A aplicação da substância é realizada por meio de uma pistola de pulverização. O fabricante não recomenda o uso de rolo, pincel ou trincha.

tinta resistente a ácido

Variedades e características de composições

Hoje existem muitos produtos eficazes à venda que podem ser usados ​​​​para pintar diferentes tipos de superfícies.

cartilha

Para substâncias XB-785, o verniz XB-784 é usado como primer.As propriedades do material e suas características de qualidade são determinadas pelas disposições do GOST 7313-75.

A utilização de vernizes primários especiais permite reforçar o suporte e aumentar as suas propriedades adesivas. O uso de um primer aumenta a confiabilidade do revestimento protetor e permite aumentar sua vida útil.

tinta resistente a ácido

Formulações de dois componentes

Recentemente, substâncias de dois componentes que combinam resinas de hidrocarbonetos e corantes epóxi estão se tornando mais populares.

Esses materiais são caracterizados pelas seguintes propriedades:

  • Os componentes são vendidos separadamente. Portanto, devem ser misturados antes da aplicação. Neste caso, é importante alcançar a completa homogeneidade da substância. Caso contrário, as propriedades do revestimento serão piores do que as declaradas pelo fabricante. Recomenda-se usar uma furadeira para misturar os ingredientes com um misturador instalado nela. Isso deve ser feito na velocidade mínima. Isso evitará que o líquido espirre.
  • Para a aplicação de substâncias de dois componentes, é permitido o uso de mais de uma pistola de pintura. Uma escova ou rolo também é adequado para essa finalidade. A escolha de uma opção específica deve-se às tarefas definidas e à superfície que se pretende pintar.
  • Ao trabalhar com a substância, é necessário equipamento de proteção. Para fazer isso, você precisa usar luvas, respirador, roupão. Se negligenciada, a tinta causará alergias ou irritações.
  • Depois de um dia, a superfície seca. Nesta fase, pode ser utilizado mesmo em condições desfavoráveis.

Superfícies pintadas com corantes resistentes a ácidos podem ser limpas com detergentes. Isso não danificará a base nem alterará suas propriedades.

tinta resistente a ácido

paleta de cores

As tintas resistentes a ácidos estão disponíveis em uma ampla gama de cores. Pode incluir os seguintes tons:

  • Branco;
  • preto;
  • AMARELO;
  • Vermelho;
  • cinza;
  • Verde.

As mais comuns são as tintas cinza. Eles são frequentemente usados ​​para aplicações em equipamentos químicos e industriais.

tinta resistente a ácido

Regras gerais de trabalho

Para que a utilização destes fundos seja bem sucedida, é importante respeitar algumas recomendações:

  • Não misture tintas resistentes a ácidos com ingredientes estranhos. Isso afetará negativamente as características de qualidade do revestimento.
  • Se houver previsão de chuva, é melhor adiar a coloração. As instruções para essas substâncias indicam que a superfície deve secar sem contato direto com a água.
  • Apenas superfícies secas podem ser pintadas.
  • Antes de realizar qualquer trabalho, o revestimento deve ser limpo. Não funcionará uniformemente em um substrato sujo. Portanto, vale a pena remover detritos, manchas de óleo e poeira.
  • Não é recomendado aplicar esses corantes em superfícies soltas. Em tal situação, é necessário abandonar a coloração ou tomar as medidas adequadas para criar uma base mais densa.
  • É permitido pintar a superfície apenas sob um determinado regime de temperatura. É permitido fazer isso em + 5-30 graus.

Para a aplicação bem-sucedida do corante ácido, é importante seguir rigorosamente a sequência de trabalho:

  • Em primeiro lugar, recomenda-se remover a sujeira da superfície.
  • A base molhada deve ser seca. Se necessário, é permitido usar um secador de cabelo de canteiro de obras ou uma pistola de calor.
  • Aplique o primer em uma superfície seca e limpa.
  • A coloração é melhor feita em 2 camadas. Isso é considerado um requisito mínimo, pois às vezes são necessárias de 3 a 4 demãos de tinta.

tinta resistente a ácido

Substâncias especiais resistentes a ácidos contêm vários componentes químicos agressivos projetados para proteger superfícies de gases, sais e ácidos. Esses ingredientes podem ser prejudiciais à saúde. Portanto, ao trabalhar com essas substâncias, é importante observar as regras de segurança.

Alguns tipos de esmaltes são inflamáveis. Portanto, ao trabalhar, é importante cumprir os requisitos de segurança contra incêndio. Não use cinzéis, martelos e outros objetos perto de tambores que possam causar faíscas.

É importante o uso de equipamentos de proteção individual na aplicação de tintas, pois o contato da substância com a pele pode causar reações alérgicas ou irritações.

Os corantes resistentes a ácidos têm excelentes características de desempenho e protegem as superfícies da influência de fatores negativos. Para que esses fundos dêem o resultado desejado, é importante seguir as instruções de uso.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha