A composição e escopo das tintas de poliéster, as regras para sua aplicação
A corrosão deteriora a resistência e a condição das superfícies metálicas. Depois de um tempo, eles são completamente destruídos. As tintas de poliéster protegem perfeitamente o metal da ferrugem e ajudam a dar uma aparência atraente. Eles diferem em sua composição especial e têm uma consistência em pó. Nesse caso, é importante escolher a substância certa e seguir rigorosamente as instruções de aplicação.
O que é tinta poliéster
Esta tinta está disponível na forma de pó. Neste caso, existem substâncias poliéster e epóxi-poliéster. Os compostos contêm resinas formadoras de filme. Eles também incluem pigmentos, endurecedores. Além disso, as formulações contêm aditivos de instalação.
As características distintivas dessas formulações são as seguintes:
- homogeneidade - o mesmo tipo de substância;
- constância química e física;
- preservação da consistência da composição.
A produção de tintas de poliéster possui várias características. Para fazer isso, misture todos os ingredientes e depois homogeneize-os. Isso é feito sob a influência de alta temperatura. Uma extrusora de parafuso duplo é usada para o procedimento.
A substância acabada deve ser resfriada, triturada e peneirada. Graças a isso, é possível obter uma estrutura homogênea.Tais substâncias só podem ser aplicadas em revestimentos metálicos. Recentemente, no entanto, começaram a aparecer materiais em pó destinados à pintura de superfícies de plástico e madeira.

Essas substâncias são totalmente seguras, possuem excelentes propriedades decorativas e excelentes características decorativas. Outra vantagem dos revestimentos é considerada o consumo econômico.
A pintura é realizada em câmara especial, que permite 100% de aproveitamento do material. As principais características dos corantes de poliéster são as seguintes:
- excelentes propriedades decorativas - existe uma grande variedade de tonalidades de tais composições;
- confiabilidade - os produtos desta categoria se distinguem pela alta resistência química;
- a capacidade de criar uma camada de revestimento suficientemente espessa - isso pode ser alcançado literalmente em 1 coloração;
- ausência de estrias ao pintar superfícies verticais;
- altas características adesivas.
Composição e características do esmalte
As tintas poliéster e epóxi poliéster são dispersões sólidas. Eles incluem vários componentes:
- elementos formadores de filme;
- secadores - são endurecedores que ajudam a acelerar o processo de secagem;
- pigmentos - substâncias responsáveis pela obtenção de diversas cores;
- aditivos - conferem ao corante excelentes propriedades técnicas.
Estes corantes não contêm nenhum solvente. Eles também não contêm epóxi. Essas substâncias pertencem à categoria de substâncias formadoras de filme termoendurecíveis.
Na fabricação de tais composições em condições industriais, todos os componentes são misturados sob a influência de altas temperaturas. Em seguida, a massa acabada é resfriada e moída.Depois disso, é peneirado. Com isso, obtém-se na saída um pó homogêneo, a dispersão possui propriedades homogêneas e constância física e química. Também é caracterizado por sua estabilidade durante o armazenamento e uso.

aplicativos
Um revestimento de poliéster é usado para pintar o metal. É muito usado na indústria automotiva. Além disso, a composição é utilizada para a fabricação de equipamentos esportivos, pintando todos os elementos de bicicletas e ferramentas elétricas. Também é aplicado em eletrodomésticos e jardinagem. Essas substâncias fornecem proteção confiável de revestimentos contra fatores externos negativos.
Vantagens e desvantagens

Como pintar corretamente
Na fase de preparação para a pintura, é necessário limpar a superfície da ferrugem, desengordurar, aplicar primer e secar. Depois disso, é necessário tratar a superfície com tinta poliéster. Para isso, recomenda-se borrifar o pó na peça.
Finalmente, a exposição térmica é necessária. Nesse caso, é importante usar temperaturas de + 140-220 graus. Como resultado, o revestimento derrete e polimeriza. Como resultado, uma película protetora elástica aparece na superfície do material.
A aplicação manual do pó requer o uso de uma pistola de pintura. Depois disso, é recomendável colocar o elemento na câmara em que ocorre o tratamento térmico. Ao automatizar o processo, todas as etapas são realizadas diretamente na câmara. Há urubus em suas paredes. Através deles, a substância penetra na superfície a ser pintada.

Terminada a polimerização, o produto deve ser seco. Depois de decorrido o tempo necessário, o elemento acabado é removido.
Condições e períodos de armazenamento
Para armazenamento de corante de poliéster, é necessária uma temperatura de +25 graus. Nessas condições, a substância mantém suas características por muito tempo e pode ser usada por 1 ano.
Análogos
Análogos eficazes da substância incluem:
- Tintas epóxi. Esses agentes são corantes em pó funcionais, usados para isolamento elétrico e proteção contra corrosão.
- Substâncias híbridas. Os produtos epóxi-poliéster são considerados resistentes ao amarelo em comparação com os epóxis. Além disso, as substâncias são caracterizadas por excelentes características mecânicas.
Comentários
Muitas análises de corantes de poliéster confirmam sua alta eficiência.
Michael.
“Há muito tempo uso essas tintas para superfícies metálicas. Eles protegem as superfícies de forma confiável contra corrosão e ferrugem. Uma ampla gama de tonalidades permite obter o efeito decorativo desejado. "
Andrei.
“As tintas de poliéster são realmente uma excelente escolha. Para que o revestimento fique plano, é importante observar a tecnologia de aplicação da substância. "
Os corantes de poliéster são muito eficazes e são usados para aplicação em superfícies metálicas. Para que o revestimento seja durável, é importante seguir uma série de recomendações para a aplicação da substância.

