Como colar mosaicos corretamente, a escolha do método e as melhores composições
Muitas vezes as pessoas se perguntam como colar mosaicos corretamente. Para isso, é necessário seguir rigorosamente as recomendações para a instalação deste revestimento. A escolha do adesivo não é desprezível. Hoje existem muitas opções para essas substâncias à venda - cimento, dispersão, reagente. Graças ao seu uso, é possível obter excelentes resultados.
O que é mosaicos
As telhas de mosaico incluem uma variedade de peças presas a uma malha ou papel. Na maioria das vezes, os elementos têm uma forma quadrada. Mas às vezes existem elementos redondos ou triangulares. Considerando o material, distinguem-se os seguintes tipos de ladrilhos:
- Cerâmica - todos os detalhes são feitos de acordo com a tecnologia de produção de azulejos. É usado para decoração de paredes.
- Pedra - inclui componentes de mármore ou tufo. Existem também opções de travertino. A pedra natural é adequada para pisos.
- Smalt - em vidro opaco.Durante a fabricação, vários elementos são adicionados ao material, o que possibilita a obtenção de tonalidades exclusivas.
- O ferro é uma variedade rara que raramente é usada para decoração. Este material é de latão ou aço.
- Madeira - madeira dura. Coco ou bambu também são usados para sua produção.
Qual cola é a certa
Existem vários tipos de adesivos que podem ser usados para fixação.
Cimento
Esses adesivos são vendidos em sacos de 20 a 30 quilos. Eles diferem em custo acessível e têm uma tonalidade branca ou cinza. A base da substância é considerada areia, cimento, gesso. A composição contém cargas, plastificantes, alabastro.
Recomenda-se misturar o pó seco com água antes de fixar. Além disso, leite de cal ou látex em forma líquida são usados como aditivos. Recomenda-se usar apenas água pura. Caso contrário, a composição pode adquirir um tom escuro.
É melhor usar cola de cimento para concreto ou alvenaria. Ele não liga bem metal e vidro e também molha estruturas de gesso cartonado.
Dispersivo
Este tipo de cola é vendido em latas e inclui minerais, água, acrílicos. A composição custará mais que o cimento, mas é mais conveniente de usar. A pasta é fácil de aplicar. Ele congela por meia hora. Durante este tempo, é possível ajustar a localização das telhas. A mistura restante pode ser armazenada por muito tempo em uma embalagem lacrada. A substância dispersiva pode ser usada para fixar pedra, ladrilhos, majólica.
Bicomponente ou reativo
Tais formulações incluem uma resina epóxi e um endurecedor. Eles também são feitos de poliuretano.A combinação dos componentes permite uma alta resistência da substância.

Um adesivo de dois componentes é usado para fixar o mosaico em uma superfície lisa. Com sua ajuda, os ladrilhos podem ser fixados em plástico, vidro, mármore ou metal. A única desvantagem é o preço alto.
Avaliação das melhores marcas
Hoje existem muitos produtos à venda que são muito eficazes e fornecem fixação confiável.
Ceresit CM 115
Este adesivo para ladrilhos está disponível como uma substância branca que pode ser usada para uso externo e interno. É utilizado para fixar diversos tipos de azulejos, vidros e outros materiais. A composição é usada para concreto e cimento. Caracteriza-se pela resistência à humidade e ao gelo. O produto é absolutamente seguro.
Mosaico de Bergauf
A cola é vendida em sacos de 5 quilos. É uma substância cimentícia branca. Contém minerais, polímeros, areia e modificadores. O produto é resistente ao gelo e possui alto poder adesivo.
Axton Mosaic Adhesive
Esta substância é adequada para vidro. Também fixa perfeitamente pedra e cerâmica. Freqüentemente, a composição é usada para acabamento de piscinas.
Eunice 2000
Esta cola pode ser usada para cerâmica e vidro. É caracterizada pela boa capacidade de nivelamento. A ferramenta é usada para trabalhos internos e externos. Caracteriza-se pela alta adesão a todos os materiais.

Litocol Litoplus K55
Este adesivo italiano é adequado para a fixação de mosaicos transparentes e coloridos. Ajuda a ancorar a pedra natural. A ferramenta pode ser usada em diferentes condições de temperatura - de -25 a +60 graus.
Lacrisil
Esta formulação de um componente é vendida pronta para uso. Pode ser usado para diferentes tipos de mosaicos. O produto não tem medo de água e carga dinâmica.É permitido colocá-lo na parede, no teto, no chão.
Como colar corretamente
Para obter uma fixação confiável da composição, é necessário levar em consideração muitos recursos e seguir rigorosamente a tecnologia.
Preparação de base
Em primeiro lugar, recomenda-se preparar a base. Depende de qual material a base é feita.
Telha
Os mosaicos precisam de uma base perfeitamente plana. Portanto, recomenda-se nivelar a superfície das paredes com gesso. A superfície preparada deve ser revestida com um primer e o revestimento da parede deve ser verificado. Isso é feito com um nível.
ÁRVORE
Os ladrilhos podem ser colocados no parquet de diferentes maneiras. Em primeiro lugar, recomenda-se reforçar bem a base para evitar vibrações durante o carregamento. O próximo passo é aplicar um primer e um composto elástico para autonivelante.
drywall
A telha adere perfeitamente às estruturas de gesso cartonado. No entanto, eles devem ser preparados com antecedência. Em primeiro lugar, recomenda-se tratar as juntas com massa. Isso ajudará a tornar o revestimento mais uniforme. Depois disso, vale a pena cobrir a superfície com um primer e colocar as guias.

marcação
Recomenda-se cobrir a superfície preparada com marcas. Isso ajudará a obter uma adesão limpa da folha de mosaico. Recomenda-se primeiro colocar os ladrilhos no chão. Então vale a pena fazer medições e transferir o esquema para a parede.
As marcações adequadas ajudarão a ocultar as áreas cortadas.
Como preparar um adesivo
Para obter uma fixação confiável, recomenda-se seguir rigorosamente as proporções e a tecnologia de fabricação da argamassa.Para fazer isso, despeje o composto de construção em um recipiente limpo e seco, adicione a quantidade necessária de água e misture com um misturador. O resultado deve ser uma textura uniforme. O produto acabado é deixado por alguns minutos e depois misturado novamente.
Aplicando cola
Para colar os ladrilhos, a solução adesiva deve ser aplicada uniformemente na parede. Recomenda-se fazer isso com uma espátula dentada. Uma espessura adequada é de 2-3 milímetros. Com mais produto corre-se o risco de encher as costuras, dificultando o rejuntamento.
Regras e princípios de instalação
Para uma colocação bem-sucedida de mosaicos, é recomendável seguir várias regras.
No chão
Para colar o material no chão, faça o seguinte:
- fazer marcação;
- preparar cola epóxi;
- cubra a superfície e nivele com uma espátula dentada;
- coloque a primeira folha e aperte com um cordão de borracha;
- coloque a próxima folha da mesma maneira;
- avaliar a colocação de telhas em todo o nível;
- fixe os ladrilhos de acordo com as marcações, removendo a tempo o excesso de composição das costuras;
- deixe a cola secar após terminar o trabalho;
- preparar a composição para rejunte;
- distribuir a composição na superfície dos ladrilhos, preenchendo as juntas;
- termine o rejunte e lave o chão do restante da composição.
Nas paredes
Para colar o mosaico na parede, recomenda-se proceder da seguinte forma:
- dilua a cola de acordo com as instruções;
- aplique a composição na parede com uma espátula lisa comum - recomenda-se preencher o espaço para 3-4 ladrilhos;
- passar sobre o reboco com uma espátula dentada para fazer sulcos;
- cole a primeira folha de ladrilhos e pressione suavemente com um cordão de borracha;
- cole a segunda folha e separe-a com cruzes especiais;
- anexe as folhas restantes;
- retire o excesso de cola das costuras;
- cortar as telhas se necessário;
- limpe a superfície com uma toalha para remover os resíduos de cola;
- prepare uma espátula;
- aplique no ladrilho e nivele a superfície - recomenda-se fazer isso com uma espátula de borracha;
- quando a composição estiver seca, retire o excesso de substância com um pano úmido.

Superfícies e cantos arredondados
O mosaico tem um design único. Portanto, é possível colocá-lo em superfícies curvas. Este processo tem algumas peculiaridades.
Se houver flexão externa perceptível da superfície, é possível ladrilhar, mas o resultado é uma estrutura com nervuras. Com uma curvatura pronunciada no interior, a distância entre os ladrilhos muda. Portanto, ao desenvolver a forma de paredes ou outras estruturas por conta própria, não é recomendável permitir mudanças bruscas.
Colocar ladrilhos nos cantos não é diferente de colocar ladrilhos. Para isso, recomenda-se dividir os ladrilhos ao longo da junta. Se a costura não coincidir com o canto, você precisará cortar os ladrilhos.
Rejuntamento e acabamento
Este procedimento é realizado um dia após a estilização. Para fazer isso, você precisa usar um flutuador de borracha. É usado para esfregar o composto nas costuras. O excesso de material é removido com um pano úmido.
Dicas e truques adicionais
Para obter bons resultados na colocação do material, você deve seguir estas regras:
- ao escolher um adesivo, vale a pena considerar o tipo de base - por exemplo, o adesivo para ladrilhos de vidro é adequado para vidro;
- avaliar a consistência da cola;
- prepare a composição em pequenos volumes;
- evitar vazamento de cola além dos limites da costura.
Exemplos de soluções prontas
Para obter um bom resultado, você pode usar soluções prontas:
- para a decoração do banheiro, pode-se usar ladrilhos vermelhos;
- a combinação de diferentes mosaicos parece interessante;
- mosaicos de cerâmica com grandes elementos são adequados para o acabamento do banheiro;
- uma solução interessante seria usar um mosaico para um avental de cozinha.
Os mosaicos são um tipo popular de piso que ajuda a incorporar as fantasias de design mais loucas. Para obter uma fixação confiável do material, vale a pena escolher a cola certa.


