Regras para cuidar de uma flor calathea em casa, características de transplante e reprodução
As flores de interior requerem cuidado e atenção, por mais despretensiosas que sejam. Alguns espécimes são tão sensíveis às nuances de suas condições de detenção que imediatamente começam a sofrer e podem morrer. Calathea é uma planta tão delicada. Cuidar de uma calathea em casa é um desafio para os cultivadores iniciantes que encontram pela primeira vez um habitante dos trópicos.
Características distintivas da flor calathea
O local de nascimento de Calathea é a floresta tropical da América do Sul.A decoratividade da flor reside em suas folhas grandes, padronizadas, ovais ou lanceoladas. O sistema radicular das plantas é superficial. Em um broto de calathea, crescem 1-3 folhas totalmente formadas. A altura dos caules depende da variedade e varia de 30 a 120 centímetros.
Os brotos de Calathea crescem em grupos, em várias camadas. As folhas são dispostas em corola ou aleatoriamente. Dois tipos de calathea ganham cor na cultura, em outras plantas apenas as folhas. Ao pôr do sol, as folhas de calathea se erguem verticalmente, virando suas faces externas uma para a outra e dobrando levemente as placas.
Por causa dessa característica, a planta é conhecida como “flor de oração”.
As folhas de Calathea comprovadamente filtram o ar absorvendo formaldeído dele. Nas áreas urbanas, a remoção de impurezas nocivas tem um efeito benéfico no bem-estar das pessoas. Essa característica tornou a flor um extra no feng shui. Os floristas acreditam que um habitante da Amazônia pode estabilizar e harmonizar as relações familiares, trazer boa sorte nos negócios.
Descrição das variedades populares
Existem 130 espécies conhecidas de calathea. A planta requer condições especiais de manutenção, transplante regular, mas, apesar de todas as dificuldades, é apreciada pelos floricultores amadores. A cor especial das folhas, o efeito energético tornam a calathea cada vez mais procurada.
Bahema
Planta compacta e baixa. As folhas de Calathea são alongadas, estreitadas até a ponta. Tamanho da placa: até 25 centímetros de comprimento, até 9 centímetros de largura. O ornamento da parte externa: um galho verde escuro é desenhado sobre um fundo prateado, as bordas são cobertas por uma faixa verde. A parte inferior é verde claro.
Varshevich
Uma planta de casa pode crescer até 1 metro.As folhas são grandes, alongadas, com bordas onduladas.As inflorescências de Calathea, em forma de espiguetas, erguem cabeças brancas sobre um fundo aveludado verde escuro com uma veia central clara.
Veitch
Em pecíolos altos, folhas ovais brilhantes de até 30 centímetros de comprimento permanecem. Em placas verdes claras com a mesma nervura central, contornos amarelo-malaquita são desenhados, lembrando folhas de carvalho no outono. O lado de baixo da folha é colorido com tinta.

Lanceolado
Em um pecíolo verde há uma folha verde clara com uma borda ondulada. Do lado de fora da placa foliar de calathea, manchas ovais estão localizadas simetricamente. A parte inferior da calathea é roxa.
Listrado
Calathea dissolve inflorescências brancas ou roxas uma vez por ano, escondendo-se entre folhas ovais simétricas de até 40 centímetros.
Leopardo
A planta de interior cresce até 40 centímetros. Folhas pecioladas curtas e estreitas. Na superfície da alface da parte superior, manchas alongadas verde-escuras se desviam da simetria central.
Lize
Calathea é de tamanho médio. Folhas com bordas onduladas sobem nos pecíolos até meio metro. A lâmina da folha é brilhante, de cor esmeralda com largas listras de malaquita. O lado de baixo é vermelho lilás.
Makoya
A altura dos pecíolos retos da calathea pode chegar a 40-50 centímetros. A folha é delicada, de formato oval, 20x12 centímetros. O topo da lâmina é prateado, com borda verde escura, as mesmas manchas e veios. A parte inferior da folha é vermelho escuro. Os pecíolos são lilases, com penugem. O soquete tem uma folha grande e várias pequenas.
Pintado
Folhas verde-escuras com um padrão lembram uma bandeja: uma faixa rosa-escura é desenhada no centro de uma superfície oval de 20 centímetros de comprimento; com um ligeiro desvio da borda, é dado um contorno borrado da mesma cor.

Decorado
Calathea não se eleva acima do solo acima de 30 centímetros. Nos pecíolos oblongos são verdes claros, 20x8 centímetros, folhas com veias prateadas ou rosa simetricamente traçadas. A placa inferior é vermelho-púrpura.
Açafrão
Uma das espécies floridas de Calathea (janeiro/fevereiro). Flores alaranjadas brilhantes surgem entre as folhas verde-escuras. Quando a umidade do ar fica abaixo de 80%, ela perde as folhas e para de crescer.
rufibarba
O nome de Calathea se traduz em "barba ruiva". A penugem alaranjada na parte inferior da folha e no pecíolo é a origem desse nome. A placa de folha é pintada em uma rica cor verde sem padrões.
Lubrificantes
A flor interna é adornada com folhas da cor de uma grama jovem com manchas de limão espaçadas aleatoriamente. A forma das folhas é elipsoidal. Os pecíolos são longos.
Mosaico
O nome Calathea é explicado pela coloração de uma folha translúcida em forma de pequenos quadrantes, lembrando pedaços de vidro de diferentes tonalidades, dobrados em forma de painel de mosaico.
na cor rosa
A planta de interior cresce até 40 centímetros de altura. Abaixo, a folha calathea é de cor roxa escura. A parte superior da placa foliar é malaquita escura, com veios divergentes do centro: prateado, rosa. Há uma borda branca ao redor da borda.
Rachado
Calathea roseo pictus Dotti tem folhas ovais verde-escuras em pecíolos curtos. Na parte externa da placa foliar, o contorno da folha é "desenhado" com veios rosados.
crocata
Externamente se assemelha a um calathea açafrão: flores de laranja em um fundo verde escuro. Diferença: flores verdes reais estão escondidas nas brácteas. Velas acesas são flores falsas.

estrela de chama
Uma planta compacta com uma copa exuberante. Listras verdes escuras simétricas na nervura central são "desenhadas" em folhas lisas e brilhantes sobre um fundo verde claro. O debrum duplo ondulado completa o padrão calathea. A parte inferior e os pecíolos são ricos em cor de beterraba.
Tasmânia
O arbusto calathea se espalha até centímetros 70. As folhas são grandes, verde-escuras, monocromáticas, com veias salientes. As flores são pequenas, amarelo-alaranjadas, em longos pedúnculos.
rainha de maui
Calathea tem longas folhas alongadas verde-escuras. Uma espigueta branca é "desenhada" no centro da placa foliar. A parte inferior da folha é colorida com tinta. A altura do arbusto chega a 60 centímetros.
Triostar
Folhas longas e alongadas sem pecíolos. Por fora, as placas de folhas de calathea são decoradas com listras verdes e brancas, por dentro - vermelhas e pretas.
Orbifolia
A altura dos pecíolos calathea atinge 60 centímetros. As folhas são arredondadas, do mesmo tamanho, apresentam um padrão simétrico de listras verdes escuras e claras alternadas.
Como transplantar corretamente uma planta após a compra
As raízes de Calathea armazenam nutrientes e água nos tubérculos, o que esgota o solo. Por isso, a planta precisa de transplantes regulares, principalmente nos primeiros 3 anos, quando a flor está em fase de crescimento ativo. Depois de comprar calathea em uma floricultura, ela é plantada em um vaso com solo preparado. O solo deve atender aos critérios de crescimento da tropicana: com reações neutras ou levemente ácidas, solto, saturado de húmus.O solo pronto é comprado em uma loja para cultivar Marantov (a família à qual pertence Calathea) ou Azaliev. Ao preparar o solo, misture 2 partes de húmus de folhas, 1 parte de turfa e 1 parte de areia de rio.
Um dreno é colocado no fundo da panela, até ¼ da altura. O volume restante está meio cheio de terra. As raízes de Calathea estão bem espalhadas de cima. Se houver tubérculos, eles são removidos. Polvilhe com o resto do solo.
Despeje água morna sem alvejante em uma peneira para compactar o solo.

Calathea é coberta com uma tampa de plástico com orifícios de ventilação e colocada em local aquecido por 3 semanas. O fato de a planta ter enraizado é evidenciado por sua aparência: as folhas devem ser elásticas, manter a cor. O aparecimento de novas folhas significa que a flor pode ser liberada do abrigo e colocada em um local permanente.
Condições de detenção
Calathea é considerada uma flor caprichosa, pois para cada item de conteúdo são definidos seus próprios critérios. Não fazer isso resultará em perda de decoração ou morte da planta.
Iluminação
O habitante da zona tropical, crescendo em condições familiares sob as copas fechadas do primeiro andar, "transferiu" seus hábitos para condições artificiais. A luz solar direta é contra-indicada em Kalatee. Marcas de queimadura permanecem em suas folhas delicadas dos raios ultravioleta. Ao mesmo tempo, a iluminação deve ser no inverno e no verão de 16 a 18 horas por dia. No verão, a calathea deve ser protegida do sol a partir das 18h, no inverno deve ser iluminada com lamparina. É necessário colocar o pote com calathea nos lados leste, oeste, sudeste e sudoeste das janelas.
regime de temperatura
Rascunhos, quedas de temperatura, resfriamento do ar abaixo de 20 graus no inverno e aquecimento acima de 27 graus no verão são mortais para calathea. Fica amarela, perde as folhas e morre.
umidade do ar
O nível de umidade necessário para algumas espécies de calathea chega a 90% durante a floração. A umidade mínima permitida no cultivo de plantas tropicais de interior é de 70%. É especialmente difícil manter o modo de umidificação quando o aquecimento está ligado durante a estação fria.
A umidade é mantida localmente ou em toda a sala.
No primeiro caso, o vaso é colocado em um recipiente, por exemplo, em um aquário, no fundo do qual é despejada uma camada de pedrinhas e musgo umedecido. A camada de drenagem no pote não deve entrar em contato com a água. Em clima quente, você pode borrifar água ao lado do pote calathea. As folhas brilhantes são limpas com um pano úmido ou irrigadas. Calatheas com folhas aveludadas não são pulverizadas ou limpas. Para aumentar a umidade no inverno e no verão, são usados umidificadores para essas flores.
modo de rega
Calathea adora umidade, mas morre quando o solo fica encharcado... A rega é regulada pelo estado da camada superior do solo no vaso. Deve secar 2-3 centímetros de profundidade, só então é permitido adicionar água. A umidade excessiva levará à podridão das raízes e à morte das flores. A qualidade e a temperatura da água de irrigação afetam negativamente a planta. Deve ser armazenado por 24 horas, aquecido 2-3 graus acima da temperatura ambiente.

cômoda
A cobertura é realizada com fertilizantes para flores na metade da taxa especificada. Na primavera-verão - 2 vezes por mês.No outono e inverno - uma vez a cada 45 dias.
Características de cuidado durante a floração
Calathea floresce por 3 semanas na primavera e no verão, uma espécie separada em janeiro. Nesse momento, aparecem pedúnculos com pequenos botões de cor laranja, branca e azulada. Nesse período, a planta requer dupla taxa de alimentação, atenção à luz, umidade do solo e do ar. A floração termina com a formação de bolas de sementes, que amadurecem por cerca de um mês. Em algumas espécies de calathea, as flores são quase imperceptíveis, não desempenham nenhum papel decorativo. Nesse caso, os pedúnculos podem ser removidos para reduzir o estresse na planta.
Priming
Nas florestas tropicais, a camada do solo é formada por húmus de folha caduca de plantas perenes. Estes são solos neutros ou ligeiramente ácidos. Para um crescimento confortável, a kalatea precisa de terras com características semelhantes às naturais.
Você deve comprar solo para plantar uma flor em floriculturas. É limpo de ervas daninhas, pragas de raízes. Na autopreparação do terreno devem ser tidos em conta os seguintes requisitos:
- não deve haver impurezas de argila na areia;
- o húmus frondoso é retirado de árvores velhas;
- a turfa deve estar seca e quebradiça.
A areia é calcinada em forno a 120 graus por 10 minutos. Não deve haver raízes em um coma de sujeira. O solo é peneirado em uma peneira grossa e aquecido a uma temperatura de 50 graus por 20 minutos. A proporção dos componentes do solo: 1: 1: 1. Uma escala é usada para precisão. A comparação por volume será incorreta, porque a areia é mais pesada que a turfa e o húmus; o húmus é mais pesado que a turfa seca.A violação da proporção afetará a taxa de sobrevivência e o crescimento do calathea.
Resolvendo problemas comuns de crescimento
Calathea é exigente. Os menores desvios são refletidos na condição decorativa. Violações de longo prazo em termos de iluminação, umidade, temperatura e qualidade do solo levarão a doenças e à extinção da beleza tropical.
As manifestações de um estado doloroso são do mesmo tipo:
- amarelecimento da placa foliar;
- secagem das pontas;
- secar toda a folha;
- as manchas são brancas/marrons;
- ondulação não natural das folhas.

Os sintomas são os mesmos, mas as causas podem ser diferentes. Você tem que ser capaz de analisar as condições em que uma beleza tropical cresce. Uma cuidadosa inspeção semanal das folhas e caules por fora e por dentro é necessária para identificar as pragas. Lutar contra indivíduos solteiros dará um efeito rápido. Ao comprar novas plantas de interior, é necessário resistir ao período de quarentena. Uma flor infectada com ovos ou larvas representa uma ameaça para todas as plantas domésticas.
cochonilha
A praga tem um segundo nome: piolho peludo. Os insetos se estabelecem em colônias, o que os torna visíveis na planta. Visualmente, eles se assemelham a uma flor de algodão em brotos, folhas e inflorescências. A base da alimentação é o suco de vegetais. Os resíduos contêm açúcar, que atrai os fungos da fuligem.As folhas de Calathea ficam amarelas e caem. O fungo da fuligem interrompe o processo de fotossíntese, que completa a derrota da flor interna e leva à sua morte.
A cochonilha pode ser eliminada com solução de sabão alcoólico, infusão de alho.Com grande acúmulo de vermes, eles são tratados com inseticidas para plantas de interior... Ovos e adultos não morrem por exposição a produtos químicos, portanto, o tratamento deve ser repetido duas vezes após 7 a 10 dias.
Aranha
A aparência de um ácaro é determinada por vários sinais:
- as placas das folhas começam a rachar;
- as folhas murcham;
- novos brotos não aparecem;
- teias de aranha são visíveis nos brotos e folhas.
O combate à praga pode ser feito com métodos populares e com o auxílio de produtos químicos. O ácaro não tolera alta umidade e iluminação intensa. A flor é lavada no chuveiro e deixada em ambiente úmido por 30 minutos. Dá o efeito de irradiação de curto prazo uma vez a cada 7 dias com uma lâmpada ultravioleta por 2 minutos.
Produtos químicos para matar ácaros:
- à base de piretro;
- enxofre;
- avermectinas.

Os agentes nervosos bloqueiam o sistema alimentar do inseto entrando nos intestinos e através da pele. A ação ocorre imediatamente ou dentro do dia. O período de decadência é de 1-3 dias.
Escudo
Se gotas pegajosas, manchas amarelas, além do padrão calathea, forem encontradas nas folhas, a planta deve ser tratada para cochonilha. A praga de plantas de interior não excede 5 milímetros. Depois de se prender a uma folha ou caule, ele constrói uma casca cerosa que o protege de ser arrancado da planta. Um ataque de uma praga pode fazer com que a folhagem seque e brote.
No estágio inicial da lesão, você pode lidar com a praga tratando as folhas e pecíolos com uma solução de sabão e refrigerante, infusão de alho. Com a ampla distribuição de insetos, os inseticidas Fitoverm, Actellik são usados.Ambas as drogas são chamadas de contato intestinal. O período de validade é de uma a duas semanas.
mosca branca
A mosca-branca é uma pequena borboleta parecida com uma mariposa. O tamanho do mosquito é de 1,5 a 2 milímetros. Ambiente de reprodução favorável - temperatura do ar de 25 graus e alta umidade. O inseto se alimenta da seiva da planta. A praga mais perigosa é a larva, que suga a seiva das plantas e polui a calathea com secreções pegajosas (mel). Demora 3 semanas para a planta morrer desde o aparecimento da borboleta. Durante esse período, a calathea terá uma violação da fotossíntese. As folhas secam, ficam amarelas e caem. Uma planta enfraquecida ficará sujeita a danos fúngicos e virais.
Os mosquitos podem ser eliminados pendurando iscas adesivas perto da calathea. As larvas, visíveis na folha como escamas incolores, são resistentes ao uso de agrotóxicos. A princípio, você deve tentar lavá-los com uma solução de sabão e refrigerante, se esse tipo de calathea puder ser pulverizado.
A borboleta põe seus ovos na camada superficial do solo. Espalhar cinzas pode repelir insetos e inibir a reprodução. Para evitar a propagação da mosca branca, é estabelecida uma quarentena: todas as plantas de uma sala devem ser tratadas igualmente contra a praga. Produtos químicos de amplo espectro (Fitoverm, Aktellik, Confidor) são usados de acordo com as instruções.

folhas amareladas
O motivo do aparecimento do amarelecimento das folhas, senão das pragas, é o ar seco, o excesso de fertilizantes minerais no solo.
folhagem caindo
Rascunhos, quedas de temperatura abaixo do limite permitido fazem com que a calathea deixe cair as folhas.
folhas murchas
Falta de nutrientes, solo seco são os motivos da murcha da planta de interior.
Pontos claros nas folhas
Horas de luz do dia muito curtas, a falta de nitrogênio no solo leva à descoloração da placa foliar, ao aparecimento de manchas descoloridas.
As folhas estão distorcidas
O crescimento em temperaturas abaixo de 20 graus e umidade insuficiente afetam a formação de uma placa foliar: suas bordas começam a se enrolar.
Pequenos cristais brancos sob as folhas
A aparência de cristais brancos no lado costurado da placa de folha, se não houver pragas, significa que a calathea está "chorando". Ocorre a gutação, a liberação de sucos vegetais.É assim que a flor reage às mudanças de umidade dentro e fora: quanto maior a umidade, mais cristais aparecerão.

doenças
As doenças Tropicana estão associadas a uma violação das condições de detenção. A luz brilhante causará queimaduras. O encharcamento do solo ou sua secura afetará a decoratividade da planta: as folhas perdem sua cor natural, ficam deformadas. Uma superabundância ou falta de nutrientes no solo afetará negativamente a calathea. A rega com água dura, sujeita a outras condições (intemperismo do cloro, aquecimento acima da temperatura ambiente), causará o amarelecimento das folhas e o crescimento lento.
Métodos de reprodução
A cada 3 anos, a calathea deve ser plantada para evitar o espessamento dos brotos e a perda do efeito decorativo. Nesse caso, a reprodução ocorre por divisão das raízes. Em um período mais curto, um caule com 1-3 folhas é usado como muda.
Profissionais propagam calatheas com flores por sementes.
divisão raiz
Uma calathea de três anos é removida da panela junto com um pedaço de terra. Espalhe a planta sobre um pano limpo ou folha de papel.Você pode ver visualmente como deseja dividir os rizomas. As raízes grandes são cuidadosamente separadas umas das outras à mão, tentando não danificá-las. Pequenas raízes emaranhadas são cortadas com uma faca desinfetada em uma solução forte de permanganato de potássio.
Antes de plantar, inspecione a parte do solo da calathea, remova as folhas que completaram a estação de crescimento. Plantado em vasos com solo preparado, regado. Cubra com plástico ou coloque em um aquário. O procedimento de enxertia é semelhante ao plantio de uma planta adquirida.
Estacas
Para mudas de calathea, é preparado um vaso com uma mistura de turfa e areia na proporção de 2: 1 com uma folha com pecíolo. Deve haver pontos de crescimento na folha. O caule cortado é enterrado no solo, regado, coberto com uma tampa arejada e transparente e colocado em local aquecido. Após o aparecimento do broto, a calathea é transplantada para um vaso maior com solo da composição necessária.
sementes
Na cultura de floração de kalata, os testículos são formados, lembrando uma espiga de milho em miniatura. As sementes de Calathea têm baixa germinação, portanto devem ser plantadas no máximo 2 dias após a retirada da planta. As sementes são secas e colocadas em um recipiente com uma substância a granel: húmus de folhas e turfa. Incorporação no solo - não mais que 0,5 centímetros de profundidade. É melhor espalhá-los por cima, pressionando-os levemente no chão.
Umedeça o solo usando um borrifador. Cubra o palete/pote com polietileno. Eles são colocados em um lugar quente. Os brotos de Calathea aparecerão em 30 a 45 dias. O próximo passo é o transplante em vasos separados e um regime de aclimatação e enxertia.
Dicas e truques adicionais
Antes de comprar um calathea, você precisa decidir sobre o local onde ficará localizado permanentemente. Para cultivar tropicana com folhas aveludadas, você precisa de um umidificador. Caso contrário, não funcionará para criar o nível de umidade necessário e a planta morrerá. Não negligencie o transplante de uma flor, conforme exigido pela tecnologia agrícola. A largura do vaso depende da compacidade do arbusto herbáceo.
Ao plantar calathea, a distância entre o torrão de terra e as bordas do recipiente deve ser de pelo menos 2 a 3 centímetros. Ao transplantar, as calatheas removem as raízes podres. A ferramenta (faca ou tesoura) deve ser desinfetada em uma solução vermelha escura de permanganato de potássio por 5 minutos.


