Métodos de criação e cuidado de filodendros em casa, variedades populares

Philodendron está ganhando cada vez mais popularidade entre floristas e floristas; cuidar dele em casa não é muito difícil, mesmo para iniciantes. A planta adorna qualquer interior, se encaixa organicamente nos cantos verdes. Existem cerca de 400 variedades conhecidas de filodendros, mas nem todas são adequadas para manutenção em ambientes fechados. Antes de comprar um pet verde, você deve se familiarizar com as regras de guarda, condições e cuidados necessários.

Descrição e peculiaridades da planta

O filodendro pertence à família aróide. Sua terra natal é a América Central.Entre os representantes desta planta encontram-se trepadeiras e arbustos de tipo perene e caducifólio. Muitas espécies têm raízes aéreas em seus caules. As folhas se distinguem por uma grande variedade de cores, formas e tamanhos. Durante a floração, o filodendro forma espigas, rodeadas por um tapete de pequenas flores.

A altura da planta depende da variedade. O crescimento em uma temporada é de 0,5-1 m, o que sugere que os filodendros crescem muito rapidamente. Em casa, eles se propagam por estacas ou por sementes.

Variedades

Existem cerca de 500 variedades de filodendros na natureza, mas nem todas são cultivadas em ambientes fechados. Eles têm suas próprias características e diferenças não apenas nas características externas, mas também nas características de cuidado, requisitos de iluminação, piso.

Átomo

Esta variedade de Philodendron é uma planta compacta, perfeita para cultivo em interior. O caule é reto, a altura máxima chega a 30 cm, as folhas são cinco lóbulos, com bordas onduladas características e cor verde brilhante.

verrugoso

Na superfície das folhas desta variedade existe uma pilosidade característica. Sua forma é em forma de coração, sua cor é escura e seu tamanho é bastante grande.

Elegante

Este filodendro atinge uma altura máxima de 0,7 m e tem folhas muito grandes. Sua forma é fina e longa. Em condições de interior, esta espécie não floresce, mas possui qualidades decorativas suficientes para decorar as instalações.

cobra

Uma característica distintiva desta variedade são as folhas inteiras com ponta pontiaguda. Ao cultivar o Philodendron Cobra, são necessários suportes adicionais. Não tolera luz solar direta, o que também deve ser levado em consideração pelo florista.

xanadu

A variedade Xandu possui folhas plumosas, cujo comprimento chega a 0,4 m, e o tronco chega a 1,5 m dentro de casa. Na natureza, sua altura chega a 4 m.

A variedade Xandu possui folhas plumosas, cujo comprimento chega a 0,4 m.

Escalação

Philodendron Climbing tem folhas inteiras em forma de coração que são de cor verde escuro. A altura de um arbusto adulto chega a 2 m, excelente para cultivo em vasos suspensos.

Medusa

Esta variedade difere de suas contrapartes em seu rápido crescimento e cor âmbar das folhas. O caule é de uma cor bordô incomum. As águas-vivas são uma subespécie do filodendro corado, do qual um esquema de cores incomum é herdado.

Vender

A variedade é de penas duplas. A altura de uma planta adulta em condições de interior chega a 3 m, e o comprimento da folha até 1 m.As folhas são triangulares, pinadas, dissecadas.

Hastate

Este filodendro é uma videira cujas folhas são em forma de lança e podem ser pintadas nas seguintes cores:

  • Verde;
  • verde azulado;
  • verde prateado.

Martius

Philodendron Martius é um pequeno arbusto, cuja altura máxima chega a 0,3 m.As folhas são em forma de coração, de cor verde claro. Na natureza, a planta forma flores e frutos.

Ileman

Uma trepadeira decorativa com um comprimento de caule de até 1,5 m. Ela precisa de um suporte que seja coberto com musgo. É valorizada por suas altas qualidades decorativas, proporcionadas pela cor incomum das folhas. Sua cor é irregular, há listras brancas ou branco-acinzentadas, pinceladas.

Decorado

A variedade Decorated Philodendron é uma videira perene decorativa com folhas verde-escuras e veios brancos característicos. A placa foliar é ovóide.

A variedade Decorated Philodendron é uma videira perene decorativa com folhas verdes escuras

Corar

Este filodendro deve o seu nome às grandes folhas que ficam vermelhas na base.Seu comprimento às vezes chega a 30 cm e a largura é de 20 cm, o tronco da planta é lenhoso. Essa variedade é a mais procurada pelos floricultores, pois não requer muita atenção, é despretensiosa. A flor tolera a falta de luz solar e a falta de umidade.

lobular

A liana de dois metros do Philodendron Lobular tem maior flexibilidade e uma espessura impressionante. Ao crescer em casa, suportes adicionais devem ser instalados.

em forma de guitarra

Esta variedade também requer a instalação de suportes adicionais se cultivada em casa. Deve seu nome ao formato incomum das folhas. Inicialmente, eles têm a forma de um coração, mas à medida que crescem, eles se esticam e se tornam como um violão. A placa da folha é dividida em 3 lâminas. As hastes são flexíveis o suficiente.

variedades populares

Entre a variedade apresentada de filodendros, existem variedades mais populares entre floristas e floristas. Eles têm certas vantagens, características externas vantajosas e facilidade de manutenção.

esmeralda vermelha

Este filodendro é caracterizado por altas qualidades decorativas e é uma liana perene. As folhas têm uma cor verde-azulada incomum e os longos pecíolos com nervuras são cor de vinho. Existem variedades que apresentam manchas brancas ou rosadas nas lâminas das folhas. A folha jovem também é bordô.

Borgonha

Uma característica distintiva desta variedade é a cor vermelha escura não só das folhas, mas também dos pecíolos e brotos. A planta requer iluminação difusa, mas ao mesmo tempo brilhante.

mandianum

Um filodendro muito decorativo, cujas folhas jovens são pintadas de vermelho. Ao crescer, eles adquirem uma cor verde.

Um filodendro muito decorativo, cujas folhas jovens são pintadas de vermelho.

Skandens

Essa variedade é uma liana fina, cujos brotos não são propensos a ramificações.Placas de folha em forma de coração. Às vezes você pode encontrar variedades com folhas de penas decoradas com listras contrastantes.

Condições de detenção

Para que o filodendro não perca suas propriedades decorativas, cresça e se desenvolva normalmente, ele deve fornecer condições adequadas para armazenamento.

Temperatura

Philodendron é uma planta termofílica. Mantenha-o em temperatura ambiente normal. Se este indicador aumentar, o nível de umidade na sala também deve ser aumentado. Em baixas temperaturas, o crescimento e o desenvolvimento de um animal de estimação verde param.

No inverno, você pode dar um curto período de descanso, mas não pode baixar a temperatura abaixo de + 15°C.

Iluminação

Os filodendros precisam de boa iluminação, caso contrário começam a se esticar e perdem suas propriedades decorativas. Variedades com folhas esculpidas desenvolvem folhas inteiras.

Localização

O Philodendron não deve ser colocado próximo a aparelhos de aquecimento, baterias que possam ressecar as bordas das folhas. É melhor colocá-lo em uma sala bem iluminada, protegendo-o da luz solar direta.

Características sazonais

Cuidar de um filodendro em diferentes épocas do ano não é o mesmo e tem características próprias.

Cuidar de um filodendro em diferentes épocas do ano não é o mesmo e tem características próprias.

Primavera

Na primavera, quando o sol fica forte, é necessário providenciar sombreamento para a planta ou garantir que a luz que entra seja espalhada.

Verão

No verão, é necessário não só proteger a flor do sol escaldante, mas também cuidar da umidade adicional. Altas temperaturas podem afetar negativamente suas propriedades decorativas. Recomenda-se mesmo no verão enviar o filodendro para fora.

Outono

Com a redução da duração do sol, a planta obtém iluminação máxima e garante que a temperatura na sala não seja muito baixa.

Inverno

No inverno, o filodendro pode se beneficiar de um breve descanso baixando a temperatura ambiente para +18°C. Devido às poucas horas de sol, pode ser necessária iluminação adicional com fitolâmpadas.

como cuidar

O processo de cuidar de um filodendro tem características e sutilezas próprias, com as quais o florista deve se familiarizar com antecedência para evitar erros e cultivar uma planta bonita e saudável.

cômoda

Recomenda-se alimentar a planta a cada 14 dias durante a estação de crescimento com preparações líquidas complexas. No outono, a quantidade de curativos é reduzida e, no inverno, eles são totalmente interrompidos.

rega

Philodendron adora rega abundante, no entanto, antes de cada próxima, recomenda-se deixar a terra secar até um terço da profundidade. Se no inverno a planta for mantida em condições frescas e tiver um período de dormência relativa, a frequência da irrigação é significativamente reduzida. A flor tolera a seca de curto prazo mais facilmente do que a umidade excessiva.

O Philodendron gosta de rega abundante, no entanto, antes de cada rega subsequente, recomenda-se deixar o solo secar.

Tamanho

Quase todos os tipos e variedades de filodendros não precisam de poda de treinamento e a poda sanitária é feita conforme necessário para remover folhas velhas ou amareladas.

Apoiar

As variedades arbustivas de filodendros não requerem a instalação de suportes adicionais, ao contrário das trepadeiras. Para este último, uma treliça é erguida ou uma malha especial de grandes células é puxada. Uma opção mais sofisticada seria uma pequena cerca de madeira.

Métodos de reprodução

O Philodendron se reproduz de várias maneiras, diferindo entre si não apenas em sua eficiência, mas também nos requisitos para a presença de certas habilidades e habilidades do cultivador.

Camadas

Este método não é apenas simples, mas também confiável. Você só precisa encontrar um broto que tenha raízes aéreas e parte dele para colocar em uma mistura de solo úmido. É despejado em um pequeno pote ou copo e colocado ao lado da planta-mãe. A filmagem é reforçada com um grampo de cabelo. Após um mês, o apêndice do filodendro cria raízes e pode ser separado do arbusto-mãe, sendo recomendável processar os locais de corte com carvão ativado triturado.

sementes

Este método é adequado apenas para a seleção de filodendros arborícolas. As sementes frescas são embebidas durante a noite em água destilada com a adição de um estimulante de crescimento. De manhã, são dispostos na superfície do solo, constituído por turfa e areia. O recipiente é coberto com vidro ou celofane, arranjando uma estufa, e colocado em local aquecido e bem iluminado. Os primeiros brotos aparecerão em cerca de 1,5 semanas.

A estufa deve ser periodicamente aberta e ventilada, bem como o teor de umidade do solo deve ser verificado. Após 2,5 meses, as mudas maduras podem ser plantadas.

Estacas

Para a reprodução do filodendro, é escolhido um caule ou broto apical sem sinais de doença. É cortado com uma faca limpa e o local do corte é tratado com carvão ativado. Uma mistura de areia e turfa é despejada em uma panela pequena, levemente umedecida. O corte preparado é enterrado no solo por alguns centímetros para que o ponto de crescimento fique localizado na superfície. Um saco plástico é colocado sobre a muda, organizando uma estufa. Se necessário, ventile-o. O abrigo é removido após a formação das primeiras raízes.

Para a reprodução do filodendro, é escolhido um caule ou broto apical sem sinais de doença.

Plante um caule lenhoso

Para este método, você precisa fazer pequenas incisões perto do topo do filodendro e polvilhá-las com um estimulador de formação de raízes (por exemplo, "Kornevin"). Musgo esfagno pré-umedecido é aplicado nas incisões e embrulhado em celofane. Se necessário, o musgo é umedecido periodicamente com água morna com a adição de um estimulador de formação de raízes. Quando as raízes formadas se tornam visíveis, a bolsa pode ser removida e o caule é cuidadosamente cortado e plantado em um recipiente separado. Trate o local do corte com carvão ativado.

Como transplantar corretamente

Philodendron desenvolve massa verde mais rapidamente do que o sistema radicular. Se você plantar uma planta em um vaso 3 cm acima do tamanho do sistema radicular, ela poderá crescer facilmente por um ano. Recomenda-se transplantar uma flor adulta uma vez a cada 4 anos. É melhor fazer o trabalho no final de março ou início de abril. O Philodendron é transferido com um pedaço de terra para um novo recipiente, que será 4 cm mais largo e 6 cm mais alto que o anterior. Se for necessário suporte, você deve se preocupar imediatamente em instalá-lo.

Não use um recipiente muito grande ao transplantar, pois isso pode causar umidade excessiva e apodrecer o sistema radicular.

Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo, depois uma camada de solo nutriente. Todas as raízes das plantas devem ser cobertas com terra e o colo da raiz deve permanecer acima de sua superfície.

Possíveis problemas ao cultivar uma flor

Ao cultivar filodendros, os floricultores, especialmente os iniciantes, costumam enfrentar certos problemas, doenças ou efeitos negativos de pragas. É importante monitorar a aparência do animal de estimação verde e tomar medidas preventivas oportunas para protegê-lo.

As pontas das folhas secam

A razão para este estado da planta é a baixa umidade na sala. Recomenda-se tomar medidas para aumentá-lo, por exemplo, colocar um umidificador ou colocar um recipiente aberto com água próximo ao filodendro.

As bordas das folhas começam a ficar marrons

Tal incômodo também é frequentemente associado à umidade insuficiente do ar ou déficit de água no solo. É necessário regar o filodendro com mais frequência e garantir que a umidade da sala não caia abaixo de 50%.

Tal incômodo também é frequentemente associado à umidade insuficiente do ar ou déficit de água no solo.

falta de luz

A iluminação insuficiente faz com que as folhas da planta fiquem murchas e pequenas, e os caules fiquem fortemente esticados e percam seu aspecto decorativo.Se não for possível reorganizar a flor em um local mais claro, é necessário usar um fitolamp e ter iluminação adicional.

Enrole as folhas

A razão para esse estado do filodendro é o acúmulo excessivo de minerais no solo devido à superalimentação. Isso pode ser resolvido lavando o chão com bastante água ou substituindo-o completamente. Depois disso, nenhum fertilizante pode ser aplicado por um mês, depois a dose é reduzida pela metade. No inverno, a alimentação é totalmente interrompida.

Escudo

A aparência desta praga é evidenciada por pequenos tubérculos de cor marrom claro. Você pode remover a bainha com um guardanapo de álcool, adicionalmente usando uma pinça ou bisturi. Um filodendro grande deve ser tratado com um inseticida.

pulgão

Pequenos insetos verdes, cinzas ou pretos podem aparecer nos brotos ou na parte inferior da placa foliar. Alimentam-se da seiva das flores e multiplicam-se rapidamente.Com uma lesão leve, os pulgões são removidos com uma esponja embebida em água com sabão. Se houver muitos insetos, o filodendro é tratado com inseticida.

Aranha

Um sinal do aparecimento dessa praga é a presença de uma teia de aranha branca clara nos brotos e nas folhas. Colônias de pragas vivem sob a placa foliar e se alimentam da seiva da planta. Você deve levar o pote para o banheiro, cobrir o chão com plástico e tentar lavar o máximo possível de carrapatos com um banho quente. Depois disso, o filodendro é deixado secar e tratado com inseticida.

Um sinal do aparecimento dessa praga é a presença de uma teia de aranha branca clara nos brotos e nas folhas.

tripes

Esta pequena praga se instala no solo, voa bem. Um sinal de sua aparência é uma flor marrom-acinzentada nas folhas. A flor deve ser levada ao banheiro e tentar lavar o máximo possível de pragas com um banho quente. O solo na panela é completamente substituído. Em seguida, são tratados com inseticida, parte do qual é adicionado à água, e o filodendro é regado.

cochonilha

Se os brotos e as placas das folhas do filodendro estiverem cobertos com caroços brancos semelhantes ao algodão, a planta é afetada pela cochonilha. Os insetos são removidos com um guardanapo embebido em álcool. Depois disso, a flor é enviada para o banho e banhada em um banho quente. Em caso de danos significativos, eles recorrem ao uso de produtos químicos.

mancha bacteriana

Um sintoma desta doença é o aparecimento de pequenas manchas aquosas nas folhas. O motivo são leituras de alta temperatura e umidade. Devem ser tomadas medidas para reduzi-los imediatamente e, se possível, levar o filodendro para fora.

Podridão de caule e raiz

A razão para esta condição é a alta umidade do solo e a baixa temperatura do ar. É necessário reorganizar a flor em um local mais quente, ligar o aquecedor.A rega é temporariamente interrompida para que o solo seque e aqueça. Na próxima rega, uma pequena quantidade de fungicida é adicionada à água.

doenças virais

Se forem detectados sinais de doenças virais em um filodendro (por exemplo, uma borda vermelha), as partes afetadas devem ser removidas e o resto da planta deve ser tratado com produtos químicos especiais de acordo com as instruções em anexo. Se o dano for muito grande, a flor terá que ser destruída.

Dicas e truques adicionais

Para que um filodendro cresça saudável e seja uma verdadeira decoração de um cantinho verde, é preciso seguir as regras básicas para cuidar dele. Em clima seco e quente, é borrifado, banhado em um banho quente e as placas de folhas são limpas do pó. Para evitar o aparecimento de parasitas, às vezes usam um guardanapo embebido em álcool.

Lembre-se de que rega excessiva, salinização do solo, hipotermia do sistema radicular e excesso de fertilizante no solo podem levar ao desenvolvimento de certas doenças. As condições de detenção devem ser as mais confortáveis ​​​​possíveis para que o filodendro agrade aos donos e lhes dê o mínimo de desconforto possível.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha