Cultivando e cuidando de capim-limão chinês, plantando segredos
Schizandra chinensis é uma das culturas exóticas mais populares nas parcelas dos entusiastas do cultivo de plantas. É plantada para fins decorativos e medicinais. Seus belos frutos são especialmente apreciados, possuem muitas substâncias úteis, contêm alta concentração de ácidos orgânicos, que contribuem para a normalização do trato digestivo. Cultivar e cuidar do capim-limão chinês é bastante compreensível e acessível a todos, o principal é conhecer os meandros desses processos.
Descrição e características da planta
Para que o capim-limão crie raízes rapidamente e se delicie com seus cachos vermelhos, é necessário considerar com mais detalhes suas principais características. Antes de tudo, é preciso entender que se trata de um liana trepadeira de folha caduca, cujo comprimento é de 15 m. O diâmetro do tronco da planta é de 2,5 cm.Nos brotos novos de capim-limão, a casca é marrom-acastanhada com superfície lisa e nos velhos é escamosa.
As placas de folhas de capim-limão se distinguem por uma estrutura densa e obovada. A base é em forma de cunha, ao longo das bordas existem dentes, fracamente expressos em pequenos números. O comprimento dos pecíolos que ligam as folhas aos brotos é de 3 cm.
No verão, a cor das placas de Schisandra chinensis é verde claro e no outono fica amarelo-alaranjado.
As flores de capim-limão iluminam o aroma perfumado, distinguem-se pela sua cor branca e formam-se em 3-5 pedaços nas axilas das folhas. Seus pedicelos são do tipo caído. Frutos em forma de bola chamam a atenção por sua cor vermelha. A estrutura externa da borla é a mesma das groselhas e uvas.
Importante! A fase de frutificação do capim-limão é diferente em cada região, mas na maioria dos casos ocorre no final do verão e dura até o início de setembro.
Como plantar bem no solo
O trabalho de plantio feito corretamente é a chave para uma colheita bem-sucedida de capim-limão.
Recomendações de tempo
No cultivo de lianas exóticas em regiões de clima quente, o plantio deve ser realizado em outubro. Se for planejado cultivar Schisandra chinensis em latitudes médias, é ideal realizar o trabalho na primavera (final de abril a início de maio).
O principal é que o tempo lá fora esteja constantemente quente, a partir de +10 ° C.
Requisitos de solo
A rápida adaptação e o crescimento ativo da Schisandra chinensis são observados quando plantados em solo fértil com permeabilidade suficiente ao ar e à umidade. A acidez do solo deve ser baixa.Se a terra for pesada, ela é diluída com areia na proporção de 10 a 12 kg por poço de fundação com 50 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro.

É melhor escolher uma clareira para plantar Schisandra chinensis em uma área com boa luz durante o dia (6-8 horas). Em condições de luz forte, o processo de colocação de brotos frutíferos é mais eficaz. Mas nas primeiras 2-3 semanas é recomendável escurecer as mudas, para que seja mais fácil criar raízes. A solução ideal para o cultivo de capim-limão é usar treliças de até dois metros de altura. Já após 3-4 anos, as vinhas plantadas nas proximidades dominam completamente o espaço se forem colocadas a 1 m de distância.
Importante! Schisandra chinensis difere no tipo de caule do rizoma, as raízes são encontradas apenas a uma profundidade de 5-15 cm. Por sua localização ser superficial, o nível do lençol freático não é particularmente importante na escolha do local de plantio.
Como preparar o material de plantio
Para plantar em um terreno pessoal, é bom usar mudas de capim-limão de dois e três anos. A altura de seus brotos deve ser de 10 a 15 cm, e a parte subterrânea deve ser saudável e bem desenvolvida. Se o material de plantio for muito alto, deve ser reduzido para três botões e as raízes do capim-limão - até 20-25 cm.
Esquema de pouso
Para plantar capim-limão corretamente, você precisa aderir a uma determinada tecnologia:
- No fundo da cova é colocada uma almofada drenante feita de bolas de argila expandida, tijolo quebrado ou brita, a espessura da camada deve ser de 10 cm.
- O poço é preenchido com composições nutritivas, que incluem componentes como uma mistura de partes iguais de composto de folhas, húmus e terra de grama, superfosfato (200 g), cinza de madeira (500 g). Todos os componentes devem ser bem misturados. É necessário formar um monte do solo fértil.
- Coloque no centro da cova uma vinha jovem de magnólia chinesa, cujas raízes foram previamente imersas em um purê de argila (1 litro de verbasco para 10 litros de água).
- Espalhe as raízes da planta e polvilhe com terra, deixando o colo aberto, no nível do solo.
- Compacte suavemente o solo e umedeça-o.
- Cubra o solo ao redor do tronco sob o capim-limão com húmus e turfa.
Schisandra se consolidou como uma planta resistente, mas para melhor sobrevivência precisa de cuidados competentes, em especial, proteção contra luz solar direta no início após o plantio em local permanente.
Recursos de manutenção
Eles cuidam da videira de magnólia chinesa de acordo com o esquema padrão: irrigam, afrouxam o solo, combatem ervas daninhas e aplicam fertilizantes.

modo de rega
No estágio de vegetação ativa do capim-limão, as medidas de irrigação são realizadas com frequência e abundância, gastando de 6 a 7 baldes de água por planta. Em clima quente, recomenda-se pulverizar uma liana exótica, especialmente para uma planta jovem.
Para preservar a umidade do solo, a cobertura orgânica é adicionada ao círculo do tronco.
Afrouxamento e capina
Após cada umedecimento, o solo sob a videira de magnólia chinesa deve ser solto e capinado. Essas técnicas simples eliminarão a falta de oxigênio das raízes.
cômoda
Os procedimentos de alimentação são realizados no terceiro ano após o plantio da muda.Na primavera e no verão, uma solução de trabalho de frango (1:20) ou verbasco (1:10) é adicionada ao solo uma vez a cada 2-3 semanas. Também é eficaz cobrir o solo com matéria orgânica. Quando a folhagem cair, deve-se adicionar cinza de madeira (100 g) e superfosfato (20 g) sob cada planta. Eles são fechados a uma profundidade de 10 cm, então o solo é abundantemente umedecido.
Na fase de floração, o capim-limão é alimentado com nitrophoska, onde 1 sq. aplicar 50 g da droga. E ao final desta etapa, são utilizados 10 litros de solução de verbasco. No outono, superfosfato (60 g) e sulfato de potássio (30-40 g) são adicionados sob cada planta.
Apoiar
Como a colheita é uma videira, é melhor cultivá-la em uma treliça. Com isso, seus galhos recebem o máximo de luz e calor, portanto, aumenta a probabilidade de formação de frutos grandes. Sem apoio, o capim-limão chinês pode não dar frutos, a treliça deve ter 60 cm de profundidade e elevar-se 2-2,5 m acima do solo.
Tamanho
Essa manipulação é um dos principais fatores para o sucesso do cultivo da Schisandra chinensis.

Formativo
Termos de conclusão: primavera e outono. Brotos engrossados e danificados são propensos à remoção. Isso é para abrir o interior do arbusto. Além disso, graças à poda, a circulação de ar melhorará e o risco de desenvolver doenças diminuirá.
Sanitário
A poda ocorre no final do outono, antes do início do tempo frio.
Mas é possível produzi-lo na primeira quinzena de março. Use apenas um instrumento afiado e descontaminado. Remova brotos incompetentes.
invernada
O capim-limão deve ser regado abundantemente e o solo coberto com matéria orgânica. A planta não tem medo de baixas temperaturas, mas para evitar geadas, a videira é retirada das treliças, amarrada e dobrada ao solo, e sobre ela são colocadas folhas secas. Os arbustos abrem com o início da primavera.
Doenças e pragas
Embora o capim-limão seja chinês e seja bem resistente a vários tipos de doenças, em caso de violação da tecnologia agrícola, muitas vezes é afetado por infecções fúngicas.
ramularose
A doença pode ser detectada em focos castanhos distintos de forma angular ou arredondada. No centro de tal lugar, uma flor rosada é visível. É possível salvar a cultura por meio de uma preparação fungicida.

Oídio
Um sinal de infecção é o aparecimento de uma flor solta de cor esbranquiçada nos brotos e folhas. Com o tempo, fica marrom. No início da infecção, o capim-limão é tratado com carbonato de sódio. Em um caso avançado, são usadas preparações contendo cobre.
murcha de fusário
Quando esta doença é afetada, um anel escuro (constrição) se forma na parte inferior do caule. Depois de um tempo, os tecidos dessa área ficam moles e a videira morre. A planta não pode ser salva.
ascoquitose
Os sintomas óbvios da doença são focos marrons de 2 cm de diâmetro, cujos contornos são borrados. As vinhas são trabalhadas com uma solução à base de calda bordalesa (1%).
Métodos de reprodução
Existem vários métodos de criação de capim-limão, cada um com suas características e tecnologias próprias.
sementes
No outono, a semente é cravada no solo a uma profundidade de 3 cm, se o trabalho for feito na primavera, é necessário tomar medidas preparatórias.
Mudas em meados de dezembro devem ser lavadas e colocadas em um recipiente com areia molhada até meados de janeiro.
Depois disso, as sementes em recipientes são colocadas no frio (neve, geladeira) por um mês. Quando as sementes começam a rachar, são colocadas em recipientes com substrato de solo composto por partes iguais de terra, areia e turfa, aprofundando 0,5 cm e, se necessário, são umedecidos, evitando que o solo resseque. Um transplante para um local permanente é realizado se houver de três a cinco folhas.

mato
Este método é um dos mais simples. Os brotos jovens com raízes são separados dos perenes e plantados em local adequado. Em regiões quentes, a intervenção é realizada na primavera, antes do surgimento dos brotos, e em regiões frias, no outono.
estacas de raiz
Para propagar o capim-limão, a raiz deve ser dividida em várias partes. O comprimento de cada um deve ser de 7 a 10 cm e o número de pontos de crescimento deve ser de pelo menos três. Antes de plantar em local definitivo, as peças devem ser envoltas em tecido tratado com estimulante de crescimento, segurando-o por dois a três dias.
O espaçamento ideal entre as estacas é de 10 a 12 cm, não devem ser enterradas no solo, basta cobri-las com uma camada de matéria orgânica (2 a 3 cm).
variedade varietal
Para determinar a variedade de Schisandra chinensis, você precisa se familiarizar com os mais populares.
Sadovy-1
A planta é autofértil, resistente ao frio, com produtividade média (4-6 kg por planta). As frutas são suculentas e ácidas.
Montanha
Capim-limão de maturidade média, promissora, os frutos são colhidos no final do verão. Liana se distingue pela resistência ao gelo e boa imunidade.Os indicadores de rendimento são de 1,5 a 2 kg por arbusto.
volgar
A variedade tem um grau suficiente de resistência à seca e ao gelo. Schisandra praticamente não é suscetível a doenças ou pragas. A colheita ocorre no início de setembro.

primogênito
Lemongrass não tem medo de geada e é imune a doenças. Em arbustos de tamanho médio, formam-se frutos roxo-escarlate. A liana atinge 5 m de comprimento.
Mito
O comprimento das escovas deste híbrido não ultrapassa os 7 cm e os frutos azedos podem ser consumidos frescos. Uma semente tem até 18 peças.
Benefício e dano
Entre as qualidades úteis de Schisandra chinensis, sua capacidade de:
- melhorar o desempenho mental e físico;
- restaurar a força;
- normalizar a pressão arterial baixa;
- ajuda contra bronquite, tuberculose, asma;
- para melhorar o trabalho do estômago, fígado, rins.
Mas se houver as seguintes indicações, não é recomendável usar frutas de capim-limão:
- distonia vegetativo-vascular;
- Reações alérgicas;
- convulsões epilépticas;
- gravidez;
- pressão alta;
- problemas de sono;
- pressão alta;
- ARVI.

Colheita
Você pode retirar os frutos da Schisandra chinensis já no quarto ano após o plantio no solo. As bagas são colhidas quando começam a desmoronar quando tocadas.Os frutos do capim-limão são armazenados apenas 2-3 dias, depois são submetidos ao processamento.
dicas e truques
Para alcançar o resultado desejado ao cultivar capim-limão no país, siga as seguintes dicas de jardineiros experientes:
- comprar mudas de qualidade;
- o local a escolher é ensolarado;
- iniciar o tratamento ao primeiro sinal de doença;
- não atrase a colheita;
- não deixe o solo secar.
Schisandra chinensis é uma cultura exótica com seus próprios pontos fortes e fracos.O plantio e o cuidado adequados fornecerão à planta um ambiente de crescimento confortável.


