Regras para plantar e cuidar de hortênsias em casa, principalmente o cultivo

A hortênsia, pertencente à família das hortênsias, é uma planta ornamental popular. Cresce tanto no jardim como no interior. A planta está adaptada ao clima continental temperado, mas requer alta umidade e luz difusa abundante. O cuidado com as hortênsias em casa deve incluir rega regular, saturação de nutrientes do solo e garantia de paz nos meses de inverno.

Características distintivas da hortênsia da sala

Em latim, o nome de uma flor perene soa como hidrante - “um vaso com água”. A hortênsia precisa de muita umidade, não tolera a seca. A hortênsia de folhas grandes é adequada para manutenção interna.Esta espécie é a base para a criação de novas variedades.

Característica da planta de interior:

  • forma sinuosa espessa;
  • altura - não mais que 1 m;
  • as placas foliares são ovóides, com bordas serrilhadas, atingindo 12-14 cm de comprimento;
  • as inflorescências são grandes, esféricas ou alongadas, com até 30 cm de diâmetro;
  • as flores consistem em grandes sépalas e pequenas pétalas localizadas no interior;
  • dependendo da variedade, as flores têm formato e cor diferentes, são lisas e duplas;
  • a floração ocorre durante todo o verão até o final do outono;
  • sementes pequenas;
  • quanto mais velha a planta, mais exuberante é a floração.

Cuidar de hortênsias em casa é bastante difícil. A planta é caprichosa, requer certas condições, na ausência das quais adoece.

variedade varietal

Inúmeras variedades de hortênsias foram desenvolvidas. Existem plantas com flores monocromáticas e variadas. Algumas variedades são capazes de descolorir devido a mudanças químicas no solo. Por essa habilidade, a hortênsia foi apelidada de fitocamaleão.

Cuidar de hortênsias em casa é bastante difícil.

Luz

Entre as variedades com flores claras, vale destacar:

  1. Sra Molier. As inflorescências atingem 20 cm de diâmetro, as pétalas são inicialmente brancas como a neve, no final da floração adquirem uma cor rosa claro ou azul claro.
  2. Irmã Teresa. As inflorescências são grandes, com até 30 cm de diâmetro. As flores são brancas, com um tom lilás quase imperceptível, mas antes de murchar adquirem uma cor verde-rosada.

Azul

Variedades populares com flores azuis:

  1. Early Blue. Um pequeno arbusto limpo com um sistema radicular desenvolvido. O diâmetro das inflorescências é de 30 cm, as pétalas são azuis com um tom roxo. Até a plena floração, apresentam tom esverdeado.
  2. Niko Azul. A variedade é caracterizada pelo rápido crescimento.As flores são de cor azul escuro, que se torna mais brilhante em solo ácido.

Rosa

Entre as variedades rosa, as seguintes são populares:

  1. Marchar. As inflorescências são grandes, com até 30 cm de diâmetro, e as flores são roxas claras com borda branca. À medida que murcham, as pétalas assumem uma tonalidade esverdeada.
  2. Senhorita Saori. As inflorescências são pequenas, de até 20 cm, as pétalas são brancas leitosas com borda rosa. A cor é constante, não depende do nível de acidez do solo. As folhas são verde-escuras com um tom roxo.

A cor é permanente

vermelho

Das variedades tintas comuns, vale destacar:

  1. Prazer. Um arbusto com uma coroa exuberante. Inflorescências - até 20 cm As flores são vermelho escuro.
  2. movimento do vermelho. O arbusto é exuberante, mas as inflorescências são pequenas, com até 15 cm de diâmetro. As pétalas são vermelhas, mas com o aumento da acidez do solo adquirem um tom roxo.

Multicolorido

Das variedades variegadas, deve ser chamado:

  1. Castelo de Wackerbart. O diâmetro das inflorescências pode chegar a 30 cm, as flores são rosa com miolo azul e borda verde. Estames claros são visíveis.
  2. Baviera. Inflorescências - 20 cm As flores são amarelo-limão com núcleo azul-violeta e borda branca.

As flores são rosa com núcleo azul e borda verde

Condições básicas de detenção

Para que uma hortênsia caprichosa floresça regularmente e se mantenha saudável, ela deve ser bem cuidada.

regime de temperatura

A flor não tolera calor e ar seco. Nessas condições, perde a folhagem e morre rapidamente.

A temperatura ambiente usual é ideal para o pleno desenvolvimento da planta - 18-22 ° C.

umidade do ar

A hortênsia não pode sobreviver em condições áridas. O proprietário deve manter constantemente alta umidade. Para isso você precisa:

  • borrife a coroa pela manhã, principalmente no calor do verão;
  • em clima quente, coloque um recipiente com água perto da planta.

Para que a flor receba constantemente umidade suficiente, pode-se colocar o vaso sobre uma drenagem de argila expandida de 2 cm em uma tigela cheia de água.

Iluminação

Hortênsias jovens podem ser colocadas no parapeito da janela. E uma planta adulta é colocada de forma que a luz solar difusa caia sobre a copa.

O lado ideal do mundo para a hortênsia é o leste. No lado norte, a planta sofrerá com a falta de luz, serão necessários fitolâmpadas. E no sul e no oeste você precisará sombrear a flor.

uma jovem hortênsia pode ser colocada no parapeito da janela.

Regar e pulverizar

Regue a hortênsia com bastante água fresca decantada. Na fase de crescimento ativo da planta, a rega deve ser regular. É realizada a cada dois dias. A panela é imersa em uma tigela de água por 30 minutos, depois levantada para que a umidade possa escorrer. Durante os meses de inverno, a hortênsia é regada a cada 10 dias.

Se a flor ficar próxima a um radiador de aquecimento, a copa deve ser borrifada diariamente com água decantada ou fervida, tentando não tocar nos botões. Água fresca da torneira não é usada, caso contrário, uma flor branca aparecerá nas placas de metal.

Priming

O solo deve ser arejado e permeável à umidade. A drenagem de argila expandida deve ser colocada no fundo do vaso.

O substrato de hortênsia deve incluir os seguintes componentes:

  • grama;
  • turfa;
  • húmus;
  • vermiculita;
  • areia.

No cultivo das hortênsias, é importante levar em consideração a acidez do solo, pois dela depende o tom das pétalas. Quanto mais alcalino o solo, mais pálidas as inflorescências. E à medida que a acidez do solo aumenta, as flores assumem uma tonalidade azul ou roxa.

cômoda

Como fertilizante para hortênsias, são utilizados complexos para azáleas e outras espécies que preferem solos ácidos. Um curativo líquido é aplicado na raiz no início de março, quando a flor desperta.

A cobertura é concluída em novembro, quando a hortênsia entra em hibernação.

Características de cuidado durante a floração e o inverno

Em condições de interior, a hortênsia começa a florescer em abril, se de novembro a fevereiro estiver em repouso.

No inverno, a planta dorme, durante este período a temperatura ideal para ela é de + 5-8 ° C. Para garantir tais condições de temperatura, é aconselhável colocar a flor em um porão seco, regá-la de vez em quando para que as raízes não sequem. Se não houver porão, a hortênsia é colocada no canto mais fresco da casa.

No final de fevereiro, a planta acorda. É levado da adega para uma sala com temperatura ambiente normal. A rega, a pulverização e a cobertura padrão são retomadas.

Se as condições acima não forem criadas no inverno, a hortênsia não brotará na primavera.

Como aparar e moldar corretamente

Se uma variedade de crescimento lento for selecionada, a poda raramente é feita. A inflorescência da hortênsia está localizada na parte superior do broto, que não pode ser cortada. Os rebentos são cortados apenas de estacas plantadas recentemente e plantas da variedade remanescente. Isso permite a ramificação ativa.

Se uma hortênsia comum não se ramifica bem, você precisa cortar os brotos de floração. Eles podem ser colocados em um vaso de água. Eles ficam por muito tempo, podem até germinar. As inflorescências murchas são cortadas acima do botão superior.

Se for escolhida uma variedade de crescimento lento, a poda raramente é feita.

Ao podar hortênsias, observe as seguintes regras:

  • em uma planta com menos de 4 anos, apenas os brotos secos são cortados;
  • certifique-se de remover galhos velhos e doentes, bem como aqueles que criam espessamento;
  • a planta é desbastada na primavera e curada no outono;
  • antes da poda, a hortênsia não é regada por 2-3 dias.

Use tesouras ou tesouras de podar limpas para podar. Para prevenir a infecção, as seções são tratadas com carvão em pó ou verde brilhante. Regue a flor em um dia, quando a superfície das fatias secar.

A planta não deve ter mais de 8 brotos com 4-5 ramos.

Propagação de plantas

A hortênsia não vive muito, então você não deve hesitar em se reproduzir. A idade ideal de uma flor para reprodução é de 3 a 4 anos. O procedimento ocorre de três maneiras.

Divida o mato

Ao transplantar, a planta é cuidadosamente dividida em duas ou mais partes. O principal é não ferir as raízes, senão elas podem não criar raízes. Após o transplante, as novas plantas são regadas com um estimulador de crescimento radicular.

sementes

A florista vende um pacote de sementes de hortênsia.

Semear a semente da seguinte forma:

  • prepare um recipiente com um substrato de turfa fértil, regue-o;
  • os aquênios são depositados sobre ele;
  • o recipiente é coberto com vidro para formar um efeito estufa;
  • após o aparecimento dos primeiros brotos, o vidro é retirado;
  • a colheita das mudas é realizada após a abertura das primeiras folhas verdadeiras.

A planta não deve ter mais de 8 brotos com 4-5 ramos.

Estacas

Após a poda de outono, ficam as estacas mais longas (cerca de 10 cm de comprimento, com 2-3 gemas). Antes do plantio, a parte inferior da estaca é imersa em um estimulador de crescimento radicular. As folhas inferiores são removidas e as superiores cortadas ao meio.

As estacas são plantadas em um vidro de turfa, fornecem rega regular e um nível de iluminação suficiente. Cubra o vidro com uma jarra de vidro para criar um efeito estufa.Após o aparecimento de novas folhas, o vaso é retirado diariamente por algumas horas. Na primavera, as jovens hortênsias são transplantadas para um local permanente.

Resolvendo problemas comuns de crescimento

Pelo estado externo da hortênsia, você pode entender imediatamente o que está errado.

As folhas estão murchando

Folhagem murcha pode ser resultado de falta de umidade, ar seco. Corrija o problema com pulverizações regulares (de preferência duas vezes por dia). Um recipiente com água é colocado ao lado do vaso para que a evaporação vá para a copa.

Folhagem murcha pode ser resultado de falta de umidade, ar seco.

área de luz

É queimadura de sol ou clorose. No primeiro caso, a planta é colocada mais longe da janela. No segundo caso, a rega é feita com sulfato ferroso - 2 g da substância por 1 litro de água.

Seque as bordas das folhas

As hortênsias carecem de umidade ou nutrição. O próximo estágio da morte será a queda dos botões, depois a folhagem. A flor é tratada com fertilizante. Um complexo mineral é usado.

Aranha

O parasita aparece se o ar da sala estiver muito seco. Eles combatem os insetos tratando a planta com água e sabão. Em um caso avançado, a poderosa droga Actellik ajuda.

tripes

A hortênsia afetada é tratada com um inseticida sistêmico. Aktara se aproxima. Faça uma solução - 4 g por 5 litros de água. A copa é pulverizada e a superfície do solo é umedecida. Para molhar, prepare outra solução - 1 g da droga em um balde de 10 litros de água.

Os botões de uma hortênsia doente terão que ser cortados: na maioria das vezes eles escondem larvas de tripes.

pulgão

Como um carrapato, aparece quando o ar está excessivamente seco. Para destruir pulgões, use uma solução de sabão não concentrada.Em uma situação negligenciada, você precisa usar inseticidas fortes - Karbofos, Actellik.

Como um carrapato, aparece quando o ar está excessivamente seco.

floração esbranquiçada

Este é um sinal de oídio ou bolor cinzento. Para o tratamento da primeira doença, são utilizados fungicidas contendo cobre, com a segunda - solução bordalesa.

Falta de floração

Isso é consequência do fato de que no período de inverno a flor não era pacífica. Eles resolvem o problema assim: durante o verão a hortênsia descansa e antes do inverno é cortada. Esta festa anual garante uma floração exuberante na estação seguinte.

O tronco fica preto abaixo

Esta é uma perna preta - uma doença causada por ingurgitamento de baixa temperatura. A planta é desenterrada, os brotos podres e as raízes são cortadas. Se não houver mais raízes saudáveis, a hortênsia está morta, será eliminada. Se permanecerem raízes saudáveis, elas são tratadas com Fitosporina (várias gramas por 1 litro de água) e um estimulante imunológico (6-8 gotas).

Como agente adicional, pode-se usar metronidazol - um comprimido por 1 litro de água. O tratamento é realizado duas vezes por semana.

Os brotos secam e quebram

Isso é um sinal de ressecamento da raiz. É preciso melhorar a qualidade da irrigação.

É preciso melhorar a qualidade da irrigação.

Nos crescimentos das folhas, penugem branca, teias de aranha

Estes são parasitas: cochonilhas, cochonilhas e ácaros. A folhagem é cuidadosamente limpa à mão, depois a copa é tratada com um inseticida complexo.

Buracos nas folhas

O gorgulho os abandona. O inseticida Fitoverm é eficaz contra isso.

Movimentos de microvermes são visíveis

Este é um sinal de infestação de threadworm. É impossível salvar uma planta doente, a gente se livra dela.

Dicas e truques adicionais

Para cultivar com sucesso uma hortênsia rebelde, você precisa seguir estas diretrizes:

  1. Evite exceder a concentração de cal no solo.
  2. Não mova o pote. É estressante para a hortênsia.
  3. Corte variedades de hortênsias, nas quais as flores aparecem nos brotos da estação atual, somente após o final da estação de crescimento.
  4. Para evitar o amarelecimento das folhas devido à acidez insuficiente do solo, regue periodicamente com água acidificada com suco de limão - 5 gotas por 1 litro.
  5. Para estimular a floração, adicione o estimulador de crescimento Giberelina à água de irrigação - 0,1 g por 1 litro.

Se quiser mudar a cor das flores para as condições do ambiente, pode-se adicionar um pouco de cal ao substrato - para rosa, citrato de alumínio (50 g por 1 litro de água) - para azul. O ambiente ácido torna as pétalas mais brilhantes. Turfa e agulhas de pinheiro são usadas para acidificar o solo.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha