Regras para plantar e cuidar de uma rosa chinesa em casa, aparar e modelar um arbusto

Cuidar de uma rosa chinesa em casa deve ser abrangente. Para obter bons resultados no cultivo dessa cultura, é necessário fornecer à cultura parâmetros ideais de umidade e temperatura. É imprescindível regar esta planta a tempo, aplicar fertilizantes complexos e podar. De importância significativa é o tratamento de arbustos de insetos nocivos.

Descrição e características da flor

A rosa chinesa interna, ou hibisco, é um arbusto ou árvore perene. A planta é capaz de atingir 2 metros. A folhagem tem uma superfície lisa e brilhante. Tem uma cor verde escura e bordas irregulares.

As flores têm uma bela aparência e atingem um diâmetro de 8 a 14 centímetros. Podem ser simples ou terry, dependendo do tipo de planta. O esquema de cores também é diferente. Pode ser branco, vermelho, rosa. Existem também variedades amarelas.

Com os devidos cuidados, a floração dura do início da primavera ao final do outono. Às vezes, a rosa é cultivada como uma árvore padrão.

Primeiros passos após a compra

Se comprado, o arbusto deve ser cuidadosamente examinado em busca de pragas, com atenção especial ao dorso das folhas. Quando a planta chegar em casa, ela deve ser imediatamente borrifada com uma solução morna de Epin. Recomenda-se transplantar a cultura para um novo vaso em até 14 dias.

Seleção e preparação do vaso e do substrato

A rosa chinesa precisa de solo úmido e drenado, rico em matéria orgânica. É importante que o solo não esteja muito seco, pois isso causará o desenvolvimento de várias doenças. Recomenda-se afrouxar o solo de vez em quando. Isso ajuda a fornecer oxigênio para as raízes.

Recomenda-se plantar uma rosa chinesa em um vaso de madeira. Um vaso de cerâmica leve também é uma boa opção. É melhor não usar um recipiente escuro. Nele, as raízes podem superaquecer, o que levará ao seu apodrecimento.

Recomenda-se plantar uma rosa chinesa em um vaso de madeira.

Recomendações de localização

Recomenda-se escolher um local para cultivo, levando em consideração a necessidade de iluminação. O hibisco cresce melhor nos peitoris das janelas ocidentais e orientais. Também é permitido colocar a rosa no lado sul. No entanto, neste caso, é necessário sombrear um pouco o arbusto para protegê-lo da luz solar direta. É melhor não usar o peitoril da janela norte. Nesse local há falta de luz, o que afetará negativamente o florescimento da cultura. Se não houver outras opções, você terá que usar fontes de luz adicionais.

Recursos de manutenção

Para cultivar uma plantação com sucesso, é necessário regá-la a tempo, podá-la e aplicar fertilizante.

modo de rega

Durante o crescimento ativo da cultura, ela precisa ser regada com bastante frequência. Deve ser lembrado que o solo não deve secar. É permitida uma secagem do solo superficial de 3 centímetros. O regime de irrigação é selecionado levando em consideração os indicadores de temperatura. No verão, isso deve ser feito em dias alternados. No outono, a frequência da rega é reduzida. No inverno, 1 rega por semana é suficiente.

Temperatura e iluminação

Iluminação adequada é necessária para o desenvolvimento normal da cultura. Para garantir a formação normal dos rins, os raios solares são necessários. A iluminação de alta qualidade garantirá uma floração abundante e duradoura.

A temperatura ideal para o hibisco é de +26 graus. No inverno, recomenda-se que esse indicador seja reduzido para +18 graus. Em baixas temperaturas, os rins se formam melhor. Se a temperatura for alta no inverno, não espere uma floração exuberante.

A temperatura ideal para o hibisco é de +26 graus.

Umidade ambiente

Cultura precisa de alta umidade. Portanto, recomenda-se regar a folhagem com água no inverno e no verão. Também é permitido usar um recipiente com pedras molhadas. Nesse caso, é recomendável instalar a panela de forma que seu fundo não entre em contato com a água. Às vezes, a planta precisa de um banho quente. Este procedimento ajuda a hidratar a folhagem e a combater os ácaros.

É importante garantir que a água não penetre nas flores e botões.

spray

Na primavera e no verão, o hibisco deve ser pulverizado em intervalos de 2 a 3 dias. Recomenda-se realizar este procedimento todos os dias em clima quente. Nesse caso, é permitido usar apenas água decantada.

Transferir

A rosa chinesa cresce rapidamente.Portanto, recomenda-se replantar arbustos jovens todos os anos. Recomenda-se fazer isso na primavera ou no verão. Culturas adultas podem ser transplantadas a cada 4 anos. Ao mesmo tempo, eles devem trocar o solo superficial por um novo a cada ano.

Para transplantar uma cultura, recomenda-se colocar um dreno no fundo do recipiente. Para isso, é permitido o uso de argila expandida ou pedrinhas. A flor é plantada no centro do vaso. Então vale a pena adicionar cuidadosamente o solo e regar a planta.

Fertilização e alimentação

Especialistas dizem que essas plantas são melhor alimentadas com fertilizantes líquidos. Ao mesmo tempo, é importante escolher a composição certa para eles.

Especialistas dizem que essas plantas são melhor alimentadas com fertilizantes líquidos.

Azoto

Recomenda-se fertilizar a rosa com tais meios usando um método foliar. Para fazer isso, pegue 1 grama de uréia e misture com 1 litro de água. Depois disso, recomenda-se pulverizar a cultura com um borrifador.

Potassa

Recomenda-se usar esses fundos na primavera, quando começa o desenvolvimento ativo da cultura. O potássio é responsável pela formação dos brotos. A planta precisa de fósforo para garantir o desenvolvimento normal das raízes. Portanto, floricultores experientes recomendam o uso de produtos de potássio-fósforo.

Fertilizantes minerais complexos

No verão, é aconselhável usar preparações minerais complexas. Não devemos esquecer que é recomendável alimentar os arbustos à noite. Antes de realizar o procedimento, a rosa deve ser regada.

Aparar e moldar o arbusto

A poda do hibisco é feita na primavera. Isso é feito pouco antes do transplante. Ao mesmo tempo, não deve haver flores ou botões no mato.A poda estimula o florescimento da cultura e a formação de grande número de ramos floridos. Ao mesmo tempo, o próprio arbusto fica mais espesso e bonito.

Durante o procedimento, vale a pena cortar galhos alongados, secos e nus. Recomenda-se encurtar o restante dos brotos pela metade. Os locais cortados devem ser tratados com verniz de jardim. Nesse caso, o suco não deve escorrer dele. Os brotos cortados darão boas mudas. Você pode obter novos arbustos deles.

Para rejuvenescer uma planta adulta, todos os brotos são podados a uma altura de 15 centímetros. Neste caso, é importante garantir que em cada ramo permaneça pelo menos 1 botão.À medida que os rebentos se desenvolvem ativamente, recomenda-se eliminar os ramos enfraquecidos. Nesse caso, brotos fortes e saudáveis ​​\u200b\u200bdevem permanecer. No verão, os arbustos precisam ser podados novamente. Ao mesmo tempo, a formação de botões florais em brotos crescidos ocorrerá apenas em setembro. Mas a floração abundante durará até a primavera.

Para rejuvenescer uma planta adulta, todos os brotos são podados a uma altura de 15 centímetros.

A importância de seguir as regras de cuidado

Qualquer planta precisa de cuidados adequados. Se as recomendações não forem seguidas, existe o risco de consequências negativas. Como resultado, a planta começará a doer. A rosa chinesa geralmente sofre de más condições de temperatura. O aumento da secura do ar fará com que os botões caiam. Freqüentemente, a violação das recomendações agrotécnicas leva à completa ausência de floração, ataques de pragas e desenvolvimento de doenças.

Problemas comuns de crescimento

Se as regras para cuidar da planta forem violadas, existe o risco de vários problemas.

folhas amarelas

Se as folhas mudarem de cor e ficarem amarelas ou marrons, isso indica falta ou excesso de líquido.

folhagem caindo

Se as folhas murcharem e desmoronarem, isso indica baixa umidade. Em tal situação, vale a pena aumentar o número de pulverizações.

botões caindo

Se os botões caírem de uma rosa chinesa, você pode suspeitar de uma temperatura muito baixa ou aumento da secura do ar.

pontas de folhas marrons

Se as pontas das folhas ficarem marrons, isso indica fertilização insuficiente.

pragas

Às vezes, o hibisco é atacado por pragas. Lidar com eles é bastante simples, o principal é agir a tempo.

Às vezes, o hibisco é atacado por pragas.

Aranha

É um pequeno inseto que infecta a parte inferior das folhas, cobrindo-as com teias de aranha. Será possível identificar problemas a olho nu. Os ácaros são especialmente perigosos para plantas que estão em uma sala muito seca e quente. Ao primeiro sinal de problema, a cultura deve ser tratada com água e sabão. Em situações mais complexas, as preparações inseticidas não podem ser removidas.

pulgão

Essas pragas causam a derrota de galhos jovens e botões não abertos. Os pulgões são caracterizados por uma reprodução rápida. Se você não agir a tempo, a planta ficará coberta de colônias inteiras de pragas. A pulverização com soluções contendo sulfato ajudará a controlar as pragas.

mosca branca

Quando uma mosca branca ataca uma rosa, observa-se o enrolamento das folhas. Em tal situação, não será possível prescindir de produtos químicos - Aktara, Almirante, Bankol. Ao usar esses medicamentos, vale a pena usar luvas e garantir a ventilação regular da sala.

Escudo

Para lidar com essas pragas, é necessário descascar mecanicamente a folhagem. É feito com uma esponja ensaboada.Em seguida, a planta é tratada com Actellik. Para 1 litro de água, tome 1-2 mililitros do produto.

Dicas e truques de jardineiros experientes

Para cultivar uma cultura com sucesso, é importante cuidar bem dela:

  • regar a planta a tempo;
  • fornecer temperatura e umidade ideais;
  • aplicar fertilizantes;
  • realizar o corte.

A rosa chinesa é uma planta ornamental popular que permite decorar perfeitamente o local. Para cultivá-lo com sucesso, é necessário fornecer-lhe cuidados integrais.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha