Guia passo a passo para cuidar de orquídeas Phalaenopsis em casa

Uma bela planta como a orquídea Phalaenopsis precisa de cuidados domésticos adequados. Esta flor de interior, rara na nossa região, não gosta de jardins nem de turfa. Tudo o que ele precisa fazer é colocar casca de árvore e musgo no vaso. A orquídea se alimenta de água e fertilizantes. Floresce vários meses, dois, às vezes três, uma vez por ano. Durante o intervalo entre as flores, a planta está dormente.

Descrição e características da planta

A orquídea Phalaenopsis é uma erva florida da família das orquídeas. Nativa do Sudeste Asiático, Indonésia e Nordeste da Austrália. Na natureza, cresce nas árvores, nas florestas tropicais e nas terras altas - nas rochas.Formas híbridas e muitas espécies (existem cerca de 70 delas) As orquídeas Phalaenopsis são cultivadas como plantas de interior e de estufa.Essa cultura epífita recebe esse nome por sua semelhança com a borboleta branca. Phalaenopsis, embora crescendo em uma árvore, não é uma praga. A planta só o utiliza como suporte.

A orquídea Phalaenopsis é uma cultura monopodial com caule encurtado, crescendo apenas para cima. As raízes são arejadas, às vezes esverdeadas (devido à clorofila que contêm), com uma espessa camada de velomen. Na natureza, as raízes extraem umidade da atmosfera e nutrientes da casca da árvore à qual as orquídeas se fixaram. As raízes estão constantemente se ramificando, lentamente "rastejando" em busca de água. A orquídea é nutrida pela fotossíntese.

As folhas são perenes, carnudas, oblongas, com até 30 centímetros de comprimento. Em algumas espécies, a placa foliar é pintada em um padrão manchado. Por um ano, a planta cresce apenas 2 folhas. As orquídeas geralmente têm 4-6 folhas.

Pedúnculos longos e curvos (até 50 centímetros) crescem nas axilas das folhas. As inflorescências racemosas consistem em várias (de 3 a 35) flores em pedicelos. A orquídea floresce o tempo todo. O tempo de floração é de 2 a 6 meses. Novas flores aparecem nos velhos pedúnculos. O período de floração é seguido por um período de dormência (1-2 meses).

A orquídea floresce 2-3 vezes por ano. Novos caules de flores crescem ao longo do ano. Flores - grandes, de 2 a 15 centímetros, em forma de borboleta, perfumadas. Cor: roxo, branco como a neve, rosado, lilás, amarelado, azul, preto, heterogêneo.

A escolha do material de plantio

Para cultivo interno, você pode comprar Phalaenopsis Luddemana, Maya, Malmo, Pink, Pleasant. Culturas híbridas que florescem o ano todo são populares. Estas plantas não têm um período de dormência.

Todas as orquídeas Phalaenopsis têm um sistema radicular específico.As raízes devem ficar expostas ao ar, precisam de muita luz, para esta orquídea é melhor usar um pote transparente de plástico ou vidro. O substrato nele é necessário apenas para suporte. Recipientes transparentes facilitam a limpeza e mantêm a umidade e as raízes sob controle. Para uma orquídea, as condições ambientais e uma temperatura do ar confortável para as pessoas (20-25 graus Celsius) são adequadas. Phalaenopsis precisa de bastante luz solar (difusa) e rega moderada.

Para cultivo interno, você pode comprar Phalaenopsis Luddemana, Maya, Malmo, Pink, Pleasant.

Priming

Esta flor precisa de solo multicomponente. Tradicionalmente, o enchimento principal é a casca de carvalho ou conífera. Para dar leveza ao substrato, adicione musgo ou fibra de coco. A drenagem deve ser feita no fundo da caixa.

A orquídea Phalaenopsis recebe sua alimentação principal com água, à qual são adicionados fertilizantes uma vez por semana.

Requisitos do solo

Qual deve ser o solo ideal para Phalaenopsis:

  • deixe o ar passar;
  • evitar a estagnação da água;
  • reter a umidade por um curto período de tempo.

Recomenda-se o uso de materiais absorventes de umidade e pedras para preencher a caixa. A mistura de solo não deve conter solo de jardim ou horta.

o que pode ser usado

Há uma série de materiais que podem ser levados para preparar o substrato. Os mais comuns: casca de árvore, folhas secas, musgo.

casca triturada

Para encher a panela, você pode pegar a casca de lariço, carvalho, bétula ou coníferas (pinheiro, abeto). É cortado em frações médias (3-5 centímetros) e pequenas (1 centímetro). A casca coletada com as próprias mãos é limpa de resina e sujeira imediatamente antes do uso, fervida duas vezes por 18 minutos e depois seca. A caixa deve conter pelo menos 50% de casca.

Raízes secas de samambaias da floresta

Raízes de samambaia podem ser usadas como enchimento. Eles devem ser secos e triturados. As raízes contêm todos os oligoelementos úteis para a orquídea. Além disso, eles absorvem bem a umidade.

musgo esfagno picado

É usado como fertilizante, pode absorver umidade, tem efeito bactericida. Não é tão fácil encontrar musgo na floresta, é melhor comprar pronto (vivo ou seco) na floricultura.

É usado como fertilizante, pode absorver umidade, tem efeito bactericida.

lascas de coco

Componente nutriente do solo para Phalaenopsis. Absorve bem a umidade. Uma pequena quantidade é permitida como enchimento (cerca de 10%).

Possíveis composições populares de terra

O substrato Phalaenopsis é mais fácil de comprar pronto. O rótulo diz: "Terra para orquídeas". Não deve haver turfa ou solo de jardim na mistura do solo. Os principais componentes são pedaços inteiros de casca, com pelo menos 3 centímetros de tamanho. A composição do solo pode incluir carvão, perlita, fibra de coco, musgo, raízes de samambaia.

Você mesmo pode preparar o substrato a partir dos seguintes componentes:

  • casca de carvalho - 3 partes;
  • carvão vegetal (madeira) - 1 parte;
  • partículas de pedra-pomes - 1 parte;
  • raízes de samambaia - 1 parte;
  • argila expandida - 1 parte.

Outra composição de solo adequada para Phalaenopsis:

  • casca de pinheiro - 3 partes;
  • carvão vegetal (madeira) - 1 parte;
  • espuma - 1 parte;
  • seixos - 1 parte;
  • argila expandida - 1 parte.

seixos e pedras

Para Phalaenopsis, é necessária a drenagem de pedras ou argila expandida. Os seixos impedem a estagnação da água e a aglomeração do substrato. A drenagem é colocada em camada fina em uma panela, no fundo da qual deve haver um orifício. Você pode adicionar seixos ao substrato.

No entanto, deve-se lembrar que as rochas esfriam rapidamente. Pedras frias podem fazer com que as raízes da orquídea esfriem demais.

seixos

Pequenos seixos, depositados no fundo da caixa, são perfeitamente permeáveis ​​à água. Este material natural tem uma alta condutividade térmica. É indesejável usar seixos na composição do substrato, é melhor - como drenagem.

Pequenos seixos, depositados no fundo da caixa, são perfeitamente permeáveis ​​à água.

Cascalho

Material natural formado como resultado da destruição de rochas. Pode ser usado como drenagem. Lembre-se de que o cascalho é um material pesado e aumentará o peso do vaso.

Argila expandida

São partículas de argila cozida de 1 a 2 centímetros. Este material pode acumular umidade e, se necessário, liberá-la. Nas floriculturas, é vendida argila expandida, enriquecida com oligoelementos. Usado como enchimento e para drenagem.

pedra-pomes

É lava de espuma solidificada, um material poroso. A pedra-pomes é muito leve, absorve rapidamente a umidade, seca por muito tempo. Pode ser usado como parte integrante do solo para Phalaenopsis.

Como preparar adequadamente o substrato para uso

Recomenda-se enxaguar e desinfetar completamente todos os componentes do piso antes de usar. A casca é colhida dos galhos caídos, descascada e fervida. A espuma é derramada com água fervente e depois seca. As raízes das samambaias são cavadas na floresta, limpas, lavadas, despejadas com água fervente e cortadas em pequenos pedaços.

Você pode comprar um substrato pronto em uma floricultura. É verdade que não deve haver turfa ou solo nele. Se esses componentes estiverem disponíveis no solo adquirido, eles devem ser peneirados e o restante dos componentes deve ser mergulhado em água fervente. Antes de colocar em uma panela, todos os componentes são embebidos em água destilada ou fervida.

Cuidado

Phalaenopsis cresce naturalmente em climas tropicais quentes. A flor florescerá por muito tempo se for bem cuidada.

Iluminação

Phalaenopsis pode ser colocado no parapeito de uma janela. O horário de verão deve ser às 12 horas. No inverno, à noite, é preciso organizar a iluminação artificial. No verão, a flor deve ser protegida do sol escaldante com uma cortina.

regime de temperatura

A orquídea Phalaenopsis é uma cultura termofílica que precisa de manutenção regular. A planta cresce bem a uma temperatura do ar de 18 a 25 graus Celsius. À noite, você pode abrir a janela para baixar a temperatura em 5 a 10 graus. Pequenas variações nas temperaturas diurnas e noturnas promovem uma melhor floração.

A orquídea Phalaenopsis é uma cultura termofílica que precisa de manutenção regular.

Umidade

A flor se sente bem em condições internas normais. A umidade ideal é de 40 a 50 por cento. Não é recomendado pulverizar a planta. A umidade pode penetrar nas axilas das folhas e causar podridão. Regue a flor conforme necessário.

Fertilizante

Recomenda-se fertilizar a orquídea após rega abundante. A flor é primeiro regada e depois alimentada. Como cobertura, complexo comprado adubo de orquídea (Kemira-Lux, Mister-Color Universal ou Orquídea).

As plantas são alimentadas uma vez por semana. Você pode adicionar um pouco de açúcar (uma colher de chá por litro de líquido) ou ácido succínico à água.

No inverno, durante o período de dormência, a fertilização é aplicada uma vez por mês. Não é recomendado alimentar a planta na época da floração - as flores cairão rapidamente. A cultura muito enfraquecida, doente e apenas transplantada é fertilizada com Epin ou Kornevin. Todos os fertilizantes são diluídos com água de acordo com as instruções.

Regras de rega

A flor é regada apenas quando o substrato fica seco.Umedeça o solo uniformemente até que as raízes estejam completamente molhadas. A água deve ser macia, morna e estabilizada. Por excesso de umidade, as raízes começam a apodrecer. Você pode mergulhar a panela em uma tigela com água por algumas horas para que as raízes fiquem saturadas de umidade pelo orifício de drenagem e absorvam o líquido necessário.

Dependendo da temporada

Cada estação tem uma frequência de rega diferente. Este procedimento deve ser realizado corretamente - a vida e o florescimento da cultura dependem disso.

No verão

No momento do desenvolvimento ativo, a cultura é regada uma vez por semana. Quando a planta floresce, ela é regada a cada 2-3 dias, ou seja, duas vezes por semana.

No outono

Depois que a planta murcha, ela é deixada em repouso. Regue uma vez a cada 10-12 dias. Se a flor começar a florescer novamente, a quantidade de rega aumenta. A planta é regada a cada 7, depois a cada 3 dias.

Depois que a planta murcha, ela é deixada em repouso.

No inverno

No inverno, uma orquídea em flor é regada normalmente - a cada 3-5 dias. Em repouso, o substrato é irrigado a cada 10-12 dias.

Qual chuveiro escolher

Para fazer a orquídea crescer o pedúnculo, deve-se fornecer um banho quente. Este procedimento simula condições naturais de vida. Durante a floração, um banho quente prolongará a floração.

Requisitos de água

A água de irrigação deve ser não clorada, sedimentada e macia. O pó de ácido oxálico é usado para suavizar o líquido.

Como determinar o que regar

Antes de regar uma orquídea, é preciso examinar atentamente o estado das raízes e das folhas, inspecionar as paredes do vaso. O excesso de umidade levará ao apodrecimento das raízes, e a falta de umidade levará à perda de pedúnculos e à secagem das folhas.

Raízes

Se as raízes estiverem molhadas e com uma cor verde brilhante, a orquídea não precisa ser regada por mais 4-5 dias.Com a falta de umidade, as raízes ficam pálidas.

condensado

A presença de condensação nas paredes do vaso sempre significa que a planta não precisa ser regada. Se a umidade evaporar e as paredes do vaso ficarem secas, a flor pode ser regada.

Peso da panela

Em um recipiente ou vaso com paredes opacas, é impossível discernir o estado das raízes e a presença de condensação. Mas você pode pegar o recipiente nas mãos ao regar e memorizar seu peso. Se o vaso ainda estiver pesado depois de alguns dias, não é necessário regar a flor.

Folhas ligeiramente enrugadas

Antes de regar uma plantação, você precisa observar suas folhas. Um leve farfalhar da placa da folha é um sinal para regar.

Antes de regar uma plantação, você precisa observar suas folhas.

Características e nuances

Existem algumas peculiaridades em regar uma orquídea após o transplante. A flor não é regada por 1 semana. O fato é que antes de transplantar a planta para um novo substrato, todos os seus componentes são lavados com água. Além disso, a própria planta transplantada é previamente limpa do substrato antigo, enxaguando bem as raízes.

Transplante passo a passo

A orquídea é transplantada a cada 2-3 anos. O substrato é substituído pela planta, pois o velho endurece e azeda. Além disso, raízes crescidas precisam constantemente de um vaso maior. A orquídea é transplantada após a floração.

Instruções passo a passo:

  1. Antes do transplante, é necessário preparar um novo substrato e um vaso espaçoso. Todos os componentes do piso devem ser enxaguados, desinfetados e embebidos em água.
  2. A orquídea deve ser retirada do vaso antigo. Enxágue as raízes do substrato com água morna. Raízes secas e podres devem ser cortadas em um local saudável.
  3. Em uma nova panela, você precisa despejar a drenagem, o substrato fresco até a metade da capacidade e colocar cuidadosamente as raízes da orquídea ali.Em seguida, polvilhe com o restante do solo. As raízes aéreas devem ser deixadas abertas.
  4. As folhas e o ponto de crescimento devem permanecer no topo.
  5. Para evitar que a flor caia, ela pode ser fixada com espuma de poliestireno.
  6. Após o transplante, a planta é colocada em sombra parcial.
  7. Regada após 5-7 dias.
  8. Eles são alimentados um mês após o transplante.

Tamanho

Após a floração, os pedúnculos são muitas vezes cortados. É verdade que antes de cortá-los é preciso observar a planta. Algumas espécies formam pedúnculos perenes que ganham vida após cada floração e vários meses de descanso. Com o passar dos anos, mais e mais botões se formam na mesma flecha floral.

Durante o período de dormência, apenas os pedúnculos secos e descoloridos devem ser cortados. A seta verde saudável não é cortada. 1-3 meses após a queda das flores, novas flores aparecem nelas. Na primavera, você pode realizar podas estimulantes - podar a ponta da flecha viva em 2 centímetros.

Florescer

A orquídea Phalaenopsis geralmente floresce duas, às vezes três vezes por ano. A duração da floração é influenciada pelo cuidado correto da planta. Para obter mais flores, a planta é levada para a varanda à noite. A diferença entre as temperaturas noturna e diurna estimula a orquídea a florescer mais exuberantemente. Em uma sala muito quente e abafada, a planta pode não florescer.

A orquídea Phalaenopsis geralmente floresce duas, às vezes três vezes por ano.

Falta de floração

A reflorescimento deve ocorrer 1-3 meses após a queda das flores. Se a planta não florescer por muito tempo, significa que ela não é bem cuidada. Para estimular a floração, a planta deve ser colocada na varanda por 2 semanas, ou seja, a temperatura do conteúdo deve ser reduzida de 25 para 15-18 graus Celsius.Durante o período desse tratamento frio, a flor não é regada.

iluminação fraca

A falta de luz solar e luz artificial é um motivo comum para não florescer. Uma orquídea que não floresce há muito tempo deve ser colocada no peitoril da janela, mais perto dos raios do sol. No verão, no calor intenso, a flor pode ser sombreada com uma cortina por algumas horas. No inverno, a orquídea recebe iluminação adicional à noite.

impulsionado por nitrogênio

O excesso de substâncias nitrogenadas como cobertura leva ao aumento da massa verde e à falta de floração. Nesse caso, a planta não é mais fertilizada por algum tempo. Despeje água sobre ele e espere até que tenha processado todo o nitrogênio.

Fadiga

A floração muitas vezes pode drenar a planta. Nesse caso, a flor deve ser deixada sozinha, com oportunidade de descansar. Depois de um tempo, estimule e fertilize.

após a floração

Após o término da floração, se a flecha começar a secar, ela é cortada. O pedúnculo verde não é afetado. Você pode cortar a seta verde e colocá-la em um copo de água. Depois de um tempo, um bebê aparecerá nele.

a reprodução

A orquídea Phalaenopsis se multiplica por filhos ou por divisão do rizoma. O procedimento de reprodução é realizado na primavera.

Crianças

Às vezes, os bebês aparecem sozinhos nos pedúnculos - folhas com raízes. Quando crescem um pouco, são separadas da flecha e plantadas no substrato, como plantas independentes. Você pode estimular o aparecimento de crianças, ou seja, remover as escamas dos botões adormecidos do pedúnculo.

divisão do rizoma

Uma orquídea adulta pode ser propagada dividindo o rizoma. Para fazer isso, a parte superior da planta com folhas e raízes aéreas é cortada e plantada em um vaso separado com substrato.A parte inferior é deixada no mesmo local e regada. As seções são tratadas com carvão ativado. Após 2-3 anos, uma planta completa crescerá a partir das estacas cortadas.

Para fazer isso, a parte superior da planta com folhas e raízes aéreas é cortada e plantada em um vaso separado com substrato.

doenças

A orquídea Phalaenopsis, com cuidados inadequados, excesso de umidade, falta de nutrientes, pode adoecer. As doenças podem ser causadas por fungos e bactérias. Como medida preventiva, as plantas são tratadas com fungicidas e regadas se necessário (quando o substrato estiver completamente seco).

Fusarium

Esta doença fúngica causa podridão radicular, amarelecimento das folhas, murcha e podridão do pedúnculo. Manchas vermelhas aparecem nas raízes, istmos escuros deprimidos. Os esporos de fungos crescem nas áreas afetadas. A planta doente é retirada do vaso, as raízes doentes são cortadas, o restante é tratado com Fundazol.

Urticária

Doença caracterizada pelo aparecimento de manchas marrom-amareladas nas folhas. A doença se desenvolve com excesso de umidade, hipotermia das raízes, pouca ventilação no vaso. É aconselhável transplantar a planta para um recipiente grande, regar apenas com água morna enquanto o substrato seca.

botrite

Fungo que causa o desenvolvimento de podridão cinzenta e manchas nas placas foliares. A infecção afeta as flores, elas mofam e murcham. O fungo é ativado em um ambiente úmido e quente. Para prevenção, a planta é tratada com uma solução de sulfato de cobre ou enxofre coloidal.

pragas

Esta planta exótica é frequentemente atacada por insetos locais. Se forem encontradas pragas, elas devem ser destruídas imediatamente.

cochonilha

Um pequeno inseto branco e peludo que se alimenta da seiva das plantas. Sprays inseticidas intestinais (Aktara, Aktellik) são guardados para ele.

Aranha

Pequeno inseto de corpo amarelado ou vermelho que tece teias de aranha e se alimenta da seiva das plantas. Sprays de água fria e acaricidas (repelente de traças, Apollo) são poupados por carrapatos.

tripes

Pequenos vermes acastanhados que vivem no solo ou no musgo, alimentam-se do sumo das folhas, atacam as flores deixando-lhes manchas castanhas. Para proteção, a planta é tratada com inseticidas (Fitoverm, Vertimek).

Escudo

Inseto marrom com casca densa. Ele se acomoda nas folhas e se alimenta de seu suco. A pulverização com inseticidas (Aktellik, Aktara) é salva da bainha.

lesmas

Inseto gastrópode que se alimenta de folhas, brotos, raízes e flores. As lesmas são coletadas manualmente ou eliminadas com inseticidas (metaldeído).

dicas e truques

Dicas de cuidados com orquídeas Phalaenopsis:

  • é indesejável colocar a flor ao sol - as folhas podem sofrer queimaduras solares;
  • em uma planta em correntes de ar ou sob um ar condicionado, as placas das folhas podem ficar amarelas;
  • o substrato não deve ser inundado abundantemente com água, caso contrário a planta adoecerá;
  • a orquídea é regada com água morna quando o solo seca;
  • transplante a flor após a floração.


Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha