Finalidades e métodos de pintura de parafusos auto-roscantes, problemas comuns e suas soluções

A aparência e a vida útil das estruturas tecnológicas, as coberturas dependem da qualidade dos materiais de fixação, em particular das ferragens. Pintar fixadores, incluindo parafusos auto-roscantes, é uma forma eficaz de proteger contra a corrosão e preservar as qualidades decorativas dos elementos conectados. Corantes e equipamentos especiais são usados ​​​​para pintura.

Informações gerais sobre a pintura de parafusos autorroscantes

Parafuso auto-roscante - um tipo de parafuso, constituído por uma haste pontiaguda com rosca e cabeça / tampa. Os fixadores são usados ​​​​ao executar o trabalho:

  • com estruturas de madeira/metal;
  • painéis de gesso cartonado;
  • perfil metálico.

Para uso na fabricação:

  • latão;
  • inoxidável;
  • aço carbono (galvanizado/não galvanizado).

A cabeça de um parafuso auto-roscante de aço carbono é submetida a pintura, para a qual são utilizadas tintas em pó e tecnologia especial.

Metas e Objetivos da Coloração

A camada de coloração protege as cabeças dos parafusos de aço da umidade, prolongando sua vida útil, o que é especialmente importante para estruturas de coberturas.Além disso, pintar as tampas da loja de ferragens torna os fechos na superfície dos produtos invisíveis, se combinarem na cor.

Métodos de tingimento

As ferragens com tampa pintada podem ser adquiridas nas prateleiras dos supermercados ou, se não estiverem disponíveis na linha, pintadas por você.

muitos parafusos

Método de pintura industrial

Antes da pintura, o material de fixação passa por um processamento preliminar, que inclui:

  • limpeza mecânica em máquinas de jateamento;
  • desengorduramento com etanol técnico / white spirit;
  • enxaguar com água corrente;
  • secagem em câmara de secagem.

Os parafusos auto-roscantes de aço galvanizado não sofrem pré-tratamento. As matrizes são usadas para pintar o material. Externamente, a matriz é uma chapa de metal medindo 50x50 ou 60x120 centímetros com furos para fixação de parafusos auto-roscantes de determinado diâmetro. A cada 2-3 ciclos de pintura, os vestígios de tinta em pó são removidos da matriz usando materiais abrasivos.

Parafusos autorroscantes são fixados na matriz e colocados na cabine de pintura. A placa metálica, juntamente com as ferragens, é aterrada com potencial negativo. Um pigmento metálico em pó com carga positiva é soprado para dentro da câmara. As partículas são eletrificadas usando um eletrodo de alta tensão ou por fricção contra as paredes da pistola.

Sob a influência de um campo eletromagnético, o pigmento eletrificado é depositado nas cabeças dos parafusos. Partículas de tinta soltas são sopradas para fora da câmara por um ventilador e coletadas em uma câmara adicional (ciclone). As matrizes preparadas são transferidas para as câmaras de queima, aquecidas a uma temperatura de 200 graus. A capacidade de uma câmara é de 50 a 70 moldes.

A câmara é aquecida a partir de um elemento de aquecimento localizado na parte inferior. A agitação do fluxo de ar e a equalização da temperatura são realizadas por meio de um ventilador na parte superior da câmara.O tempo de pré-aquecimento depende da potência do forno e varia de 30 minutos a 2 horas.

As matrizes são mantidas a uma temperatura de 200 graus por 5 minutos. Em seguida, eles se movem para a câmara de resfriamento, onde esfriam a 70-30 graus em 30 minutos. As matrizes são removidas da câmara, liberadas dos parafusos autorroscantes. O material é resfriado a 18-20 graus e enviado para embalagem.

A duração do processo de coloração é influenciada pelo número de matrizes, a área total de cobertura com a composição de coloração. No forno, você pode assar simultaneamente matrizes com materiais de cores diferentes, exceto contrastantes, por exemplo, branco e preto. Durante o aquecimento, o pigmento pode descascar e passar para as matrizes com parafusos auto-roscantes de tonalidade diferente. Como resultado da sinterização, o revestimento será intercalado.

muitos parafusos

Método de autopintura

As tampas de rosca autorroscantes podem ser pintadas sozinhas se o hardware na tonalidade desejada não estiver prontamente disponível.

Isso exigirá:

  • um pequeno pedaço de poliestireno expandido ou espuma;
  • desengordurante;
  • tinta spray.

O poliestireno/espuma expandida funcionará como uma matriz por dois motivos: facilidade de enrolar fixadores em qualquer profundidade; resistência a solventes. O trabalho deve ser feito em uma área bem ventilada ou ao ar livre com tempo calmo.

A quantidade necessária de material é colada em uma matriz caseira a uma distância mínima uma da outra. Os chapéus são tratados com white spirit.O aerossol é pulverizado a uma distância de 50 a 70 centímetros. A pulverização mais próxima pode causar gotejamento e derretimento da camada superior de isopor/isopor.

A coloração é feita em 2 passos. A segunda camada é aplicada após a secagem completa da primeira. Os fixadores são liberados de uma matriz autofabricada após 12 horas. Na aparência e no desempenho, eles diferem pouco dos designs industriais. Os fixadores podem ser revestidos com tinta alquídica ou acrílica após a instalação, dependendo da cor do acabamento.

muitos parafusos

 

Problemas comuns com a pintura industrial de fixadores

Quanto menor o produto, mais economicamente rentável é pintar. Para pintar em material por unidade de área, é necessária uma composição mais colorida. Parte da tinta sobressai da divisão, aumentando o seu consumo específico por unidade de produção.

Resolva o problema do alvo pequeno

Independentemente do método usado para colocar as tampas, parte da tinta vai além do detalhe. Quanto mais os parafusos forem coloridos ao mesmo tempo, menor será o consumo específico.O uso de um pigmento metalizado em um campo eletromagnético artificial é mais eficaz do que os corantes líquidos.

Nesse caso, a densidade de instalação dos fixadores tem um valor limite devido à necessidade de pintar as superfícies laterais. A utilização de matrizes uniformes para cada diâmetro permite obter um consumo ótimo de corantes.

Processamento em lote

Processamento simultâneo de múltiplas matrizes durante a aplicação do pigmento, polimerização subseqüente, resfriamento proporciona economia de energia e custos de mão de obra por peça, aumenta a eficiência de utilização do equipamento.

Para processamento em lote, as câmaras de tingimento, resfriamento e aquecimento são equipadas com equipamentos especiais:

  • molduras;
  • ganchos;
  • prateleiras.

Para proteger as ferramentas da tinta, as partes em contato com a matriz são feitas de dielétrico refratário. As peças de metal são protegidas por tampas, fitas, plugues.

transportador

A maior eficiência é alcançada em grandes empresas, onde todas as etapas da produção são automatizadas. As operações tecnológicas são realizadas em linhas transportadoras sem intervenção humana direta.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha