A composição e o escopo da cola de caseína, como fazer você mesmo

A cola de caseína natural é indispensável se você precisa de um adesivo ecológico, inofensivo à saúde e ao mesmo tempo disponível para produção. A substância é produzida a partir da proteína do leite em escala industrial e doméstica. Pode ser comprado pronto em lojas de ferragens e ferragens. Excelente para colar superfícies de madeira, papel e couro.

Descrição e variedades de caseína

O pó de caseína parece pellets cinza. Quando o produto é diluído, ele se transforma em uma espécie de pasta em cor e consistência. Na aparência, as variedades diferem na cor e tamanho dos grânulos, presença de inclusões e caroços.

O pó de caseína parece pellets cinza.

Mais alto

A caseína premium é uma mistura homogênea sem impurezas. Os grânulos não excedem cinco milímetros. A cor do pó é branca ou creme sem inclusões.

Em primeiro lugar

Os grãos podem ficar grudados, mas são facilmente separados à mão. A sombra da mistura é amarelo claro.

Os grãos podem ficar grudados, mas são facilmente separados à mão.

Segundo

Os grânulos amarelos atingem 10 mm. A composição pode conter pequenos pedaços. Um baixo teor de impurezas mecânicas é aceitável.

Terceiro

Pó amarelo escuro intercalado com uma tonalidade acastanhada. Os grânulos podem variar em tamanho. A composição também inclui impurezas mecânicas.

Pó amarelo escuro intercalado com uma tonalidade acastanhada.

Composição e propriedades do adesivo

A cola de caseína é de origem animal.... A base é a proteína do leite, à qual são adicionados vários componentes para melhorar as propriedades individuais, por exemplo, a resistência à água. O pó granulado dissolve-se bem em água sem deixar grumos.

breu

Rosin é familiar para qualquer um que já tenha tentado soldar. Mas, além de ser usada em soldas como desengordurante, a substância é muito utilizada em outras áreas, inclusive na fabricação de cola de caseína. Promove a vida útil.

Rosin é familiar para qualquer um que já tenha tentado soldar.

A água

A água é usada para diluir o pó de caseína. Como regra, misturas líquidas e secas são tomadas em proporções iguais.

Nitratos e Fosfatos

Nitratos são sais e ésteres de ácido nítrico, amônio e certos metais (nitratos) usados ​​em engenharia, medicina e como fertilizantes minerais na agricultura. Os fosfatos são sais de ácidos fosfóricos encontrados em fertilizantes e usados ​​na produção de muitos medicamentos.

 Os fosfatos são sais de ácidos fosfóricos encontrados em fertilizantes e usados ​​na produção de muitos medicamentos.

Aminoácidos

Aminoácido é um ácido orgânico com um ou mais grupos amino. Existem mais de 400 aminoácidos diferentes no total. Os aminoácidos fazem parte da nutrição esportiva e dos alimentos compostos, são utilizados na indústria alimentícia como aditivos aromatizantes.

caseinato de cálcio

Uma proteína comumente usada por fisiculturistas. O produto é absorvido lentamente, suprime o apetite, retarda a quebra de outras proteínas.

O produto é absorvido lentamente, suprime o apetite, retarda a quebra de outras proteínas.

Bicarbonato de Sódio

Bicarbonato de sódio é outro nome para o bicarbonato de sódio comum. É usado na vida diária, cozinha, medicina, indústrias alimentícias e químicas.

Lima

Na produção de cola de caseína, eles usam principalmente cal apagada - penugem. A cal viva no ar perde suas propriedades e também pode conter impurezas indesejadas.

Na produção de cola de caseína, eles usam principalmente cal apagada - penugem.

Querosene

A adição de querosene à cola de caseína em pó evita a formação de pó e delaminação em componentes separados durante o transporte.

A adição de querosene à cola de caseína em pó evita a formação de pó e delaminação em componentes separados durante o transporte.

Finalidade e âmbito

O escopo de aplicação é devido às propriedades do adesivo. Por fixar bem superfícies de madeira e papel, a composição é utilizada ativamente na indústria de construção e móveis. A compatibilidade ambiental da substância permite que ela seja usada na indústria alimentícia.

fabricação de móveis

Na produção de móveis, a cola de caseína é frequentemente usada para fazer móveis de madeira duráveis.

A composição tem várias vantagens:

  • resistência a altas temperaturas;
  • segurança;
  • não toxicidade;
  • resistência à água;
  • melhorar a estrutura da árvore.

Na produção de móveis, a cola de caseína é frequentemente usada para fazer móveis de madeira duráveis.

Prédio

Durante o trabalho de construção, os selantes e selantes contendo uma substância são indispensáveis. As tintas de caseína são utilizadas para decorar fachadas de edifícios de concreto, tijolo e gesso, bem como para obter decoração interior lavável.

Pintura e tipografia

As tintas de caseína são usadas em pintura e impressão. Assim, a tinta a óleo de caseína em emulsão é utilizada para pintura decorativa em papelão, tela, madeira, concreto e pedra, é aplicada sobre uma superfície preparada.

As tintas de caseína são usadas em pintura e impressão.

Indústria química

A caseína ácida é utilizada na indústria química como aditivo na fabricação de papel. Parte de vernizes e tintas. A indústria de cores e cosméticos também é grande consumidora de caseína.

Indústria alimentícia

Como uma proteína animal natural, a caseína é muito nutritiva. Esta proteína é freqüentemente encontrada em fórmulas infantis e suplementos nutricionais para atletas.

Como uma proteína animal natural, a caseína é muito nutritiva.

Fabricação de etiquetas

Usando cola de caseína, em várias indústrias, os rótulos são colados em recipientes de vidro. Nesse caso, o amido modificado é geralmente incluído na composição.

Iconografia

Desde os tempos antigos, tintas de origem animal, por exemplo, tintas de ovos, são usadas para pintar ícones. Atualmente, as tintas de caseína são muito utilizadas, pois após a secagem são impermeáveis, mas ao mesmo tempo respiráveis, ou seja, são permeáveis ​​a gases e umidade.

Desde os tempos antigos, tintas de origem animal, por exemplo, tintas de ovos, são usadas para pintar ícones.

Vantagens e desvantagens

A cola de caseína tem seus prós e contras.

BenefíciosPadrões
  • respeitar o meio ambiente;
  • Resistência à umidade;
  • não toxicidade;
  • resistência a altas temperaturas;
  • disponibilidade;
  • a capacidade de fazer você mesmo a partir de meios improvisados.
  • fragilidade da solução acabada;
  • exposição ao mofo;
  • pode deixar manchas escuras ou descolorir a madeira (porque penetra profundamente nos poros).

Fabricantes

A caseína é produzida na Rússia e no exterior. A caseína é produzida principalmente por laticínios, pois esta proteína é a principal proteína encontrada no leite.Além disso, os laticínios atuam como fornecedores de matéria-prima para grandes empresas dos setores farmacêutico, de tintas e vernizes, marcenaria, adesivos, têxtil, perfumaria e muitos outros.

Ao mesmo tempo, os fabricantes europeus de caseína distinguem-se pela qualidade dos seus produtos devido à utilização de métodos técnicos modernos no fabrico do produto.

A caseína é produzida na Rússia e no exterior.

Como fazer em casa usando diferentes métodos

A cola de caseína não é tão difícil de fazer você mesmo. É improvável que a composição resultante difira favoravelmente em custo da mistura acabada. No entanto, você pode recorrer a métodos de criação se quiser experimentar, ou as lojas não estão disponíveis por algum motivo.

Em primeiro lugar

A cola de caseína é feita de queijo cottage sem gordura, esfregada em uma peneira fina. A substância resultante é lavada com água e combinada com uma pequena quantidade de amônia, misturando a composição até ficar homogênea.

A cola de caseína é feita de queijo cottage sem gordura, esfregada em uma peneira fina.

Segundo

O produto inicial é o leite desnatado coalho azedo, que é passado em gaze e lavado com água. A massa resultante é colocada em um saco de pano e fervida até que a gordura restante desapareça, depois seca em pó. Para usar um produto semiacabado como cola, dilua-o com água e adicione bórax.

Terceiro

O vinagre de mesa (3 colheres de sopa) é adicionado a um litro de leite aquecido e levado ao fogo até formar grumos coalhados. A massa é passada por gaze e colocada em uma panela, após o que é completada com refrigerante (50 g) e água (3 colheres de sopa).

Quarto

Uma mistura dos seguintes componentes é infundida por 2 horas:

  • pó de caseína - 1 colher de sopa;
  • cal apagada - 1 g;
  • resina - 4 g;
  • água - 3 colheres de sopa.

Adicione à massa resultante uma composição preparada de 100 ml de água e 2 g de bórax, misture bem.

Para fazer cola com as próprias mãos a partir do pó de caseína adquirido, basta combiná-lo com água, a quantidade é 2 vezes maior que a mistura seca. A composição pode ser usada em até 5 horas após o preparo, após o que a cola perderá irrevogavelmente suas propriedades.

A composição pode ser usada em até 5 horas após o preparo, após o que a cola perderá irrevogavelmente suas propriedades.

Regras gerais de aplicação

Como acontece com qualquer cola, as superfícies devem ser limpas e preparadas antes de usar o composto de caseína. Se for uma árvore, é necessário lixá-la. Em seguida, a cola é aplicada em ambas as superfícies, após o que são bem amarradas e colocadas sob uma prensa ou fixadas com grampos especiais até que a cola esteja completamente seca.

Erros comuns

A cola de caseína dura pouco quando diluída. Após 5 horas, a composição perderá a maior parte de suas propriedades, por isso é melhor usá-la imediatamente após o preparo. Ao diluir você mesmo o pó, é importante atentar para o fato de que não há grumos que interfiram na aplicação uniforme da composição.

A cola de caseína dura pouco quando diluída.

Dicas e truques adicionais

Ao usar cola de caseína, você precisa se lembrar de algumas regras:

  1. Antes do trabalho, é preciso preparar o local de trabalho: forre a mesa e, se necessário, o chão com papel.
  2. É aconselhável proteger as mãos com luvas.
  3. É melhor remover o excesso de cola imediatamente após a aplicação, então será mais difícil fazer isso.
  4. A cola é utilizável dentro de 4-5 horas após a diluição, após a perda de propriedades é impossível ressuscitá-la.
  5. Para evitar a formação de mofo, a amônia é adicionada à composição.

Ao escolher um adesivo para reparos, carpintaria ou artesanato, é importante atentar para o respeito ao meio ambiente e a disponibilidade da composição. A cola de caseína, devido à sua origem natural, é absolutamente segura para a saúde. Dadas as boas propriedades de fixação, a composição é praticamente insubstituível no caso de trabalhar com madeira, papelão, porcelana, tecido, plástico.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha