Sintomas e sinais de envenenamento por tinta, o que fazer em casa
É difícil imaginar uma reforma sem o uso de tinta. Este material é considerado altamente tóxico e deve-se ter cuidado ao manuseá-lo. Muitas vezes, os sintomas de envenenamento por tinta são bastante graves e levam a uma grave deterioração do funcionamento do corpo. Para evitar consequências negativas, é importante reconhecer o envenenamento a tempo e prestar os primeiros socorros à vítima.
Esse envenenamento por vapores de tinta ameaça
Usar tinta para reparos pode causar envenenamento. Muitas tintas e vernizes contêm acetona, solvente, tricloroetileno. Também contém tetracloreto de carbono. Essas substâncias causam grandes danos ao corpo.
Muitas tintas têm um cheiro forte que afeta negativamente o sistema respiratório. Além disso, substâncias tóxicas podem se depositar nas membranas mucosas ou entrar na circulação sistêmica. Além disso, pode ocorrer envenenamento se a tinta velha for removida ou materiais de tinta e verniz entrarem acidentalmente no fogo. Queimar os materiais é prejudicial devido ao teor de chumbo.
Se o corpo estiver exposto a substâncias perigosas por muito tempo, existe o risco de desenvolver vários distúrbios em seu trabalho. Estes incluem, em particular, o seguinte:
- Diminuição da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca. Desta forma, o corpo tenta fornecer um suprimento total de sangue para os órgãos internos. Como resultado, existe o risco de desenvolver insuficiência cardiovascular.
- Queimaduras nas membranas mucosas do sistema respiratório. Isso se torna a causa da insuficiência respiratória.
- Danos às membranas mucosas do estômago e esôfago em caso de penetração de tinta no corpo. Isso se torna a causa do desenvolvimento de insuficiência renal e hepática e ruptura do pâncreas.
- Deterioração da visão quando a composição entra em contato com as membranas mucosas dos olhos.
A intoxicação prolongada do corpo provoca o desenvolvimento de patologias crônicas. Entre as consequências mais comuns do envenenamento, destacam-se:
- rinite e conjuntivite;
- insuficiência renal crônica, pielonefrite;
- bronquite crônica, laringite, traqueíte;
- gastrite, gastroduodenite, úlcera estomacal;
- hepatite;
- danos ao sistema nervoso;
- distúrbios do sono e fadiga severa.

Variedades de envenenamento por gravidade
De acordo com as características de desenvolvimento e curso, existem 2 tipos principais de envenenamento com tintas e vernizes:
- Envenenamento agudo - geralmente se desenvolve durante um único envenenamento. Esta condição é caracterizada por sintomas graves. Causa sérios danos à saúde.
- O envenenamento crônico é mais comum em construtores profissionais. Esta condição é caracterizada por fraqueza geral, depressão, depressão.

Principais sintomas
Os sinais de envenenamento dependem do seu tipo. Uma condição aguda é frequentemente diagnosticada no verão, quando as pessoas realizam reparos por conta própria. Quando a temperatura do ar aumenta, os vapores tóxicos se espalham rapidamente e entram no corpo. Para envenenamento agudo, as seguintes manifestações são características:
- fraqueza geral;
- hiperemia das membranas mucosas dos olhos;
- queimação nos olhos;
- lacrimejamento severo;
- fortes dores de cabeça;
- nausea e vomito;
- tontura;
- distúrbios intestinais graves;
- aumento da respiração e falta de ar;
- o cheiro de acetona da boca;
- palidez da pele;
- violação de consciência.
Às vezes, os sintomas de envenenamento aparecem quando a tinta entra. Nesse caso, o desconforto ocorre em até 20 minutos após a aplicação da substância.

A forma crônica de envenenamento se manifesta gradualmente. Nesse caso, os sintomas aumentam com o tempo. As principais manifestações desta condição são:
- distúrbios de saúde;
- desconforto e sensação de queimação nos olhos;
- violação das funções digestivas;
- problemas de sono;
- tosse persistente.
O aparecimento de um destes sintomas é considerado motivo para interromper o trabalho e prestar assistência ao interessado.

Profilaxia
Para evitar o aparecimento de sinais de intoxicação, recomenda-se seguir estas regras:
- Trabalhe com roupas especiais, utilizando equipamentos de proteção individual - luvas e respiradores. É importante que as coisas cubram completamente a pele.
- Tenha acesso à água. Isso lavará imediatamente as áreas nas quais a tinta e o verniz caíram.
- Assegure ventilação completa na sala em que o trabalho é realizado. Nesse caso, é importante garantir que os parâmetros de temperatura permaneçam normais.
- Faça pausas tecnológicas no trabalho.Ao mesmo tempo, é importante poder sair para o ar fresco.
- Para trabalhos de acabamento, use materiais que contenham um mínimo de substâncias tóxicas. As formulações mais inofensivas incluem tintas à base de água.

PRIMEIRO SOCORRO
Se uma pessoa estiver respirando e apresentar sinais de envenenamento, é importante prestar assistência oportuna à vítima. Neste caso, você deve agir assim:
- Fornecer ar fresco para o quarto. É melhor levar a pessoa para fora. Você também pode abrir todas as portas e janelas da sala.
- Remova as roupas externas e pesadas, pois tecidos pesados podem absorver substâncias tóxicas.
- Lave os olhos, as partes expostas do corpo e o rosto com água.
- Se a pessoa estiver consciente e vomitar, vale a pena enxaguar o estômago. Nesse caso, você precisa dar a ele 1-1,5 litros de água filtrada ou fervida e induzir o vômito. Para fazer isso, você precisa pressionar a raiz da língua.
- Os absorventes são muito eficazes. Para remover substâncias perigosas do corpo, é permitido o uso de "Smecta", "Enterosgel", "Polypefan".
- Se uma pessoa perdeu a consciência, ela deve ser colocada de lado. Nesse caso, uma perna deve estar dobrada na altura do joelho. Isso ajuda a dar à vítima uma posição mais estável.
- Para trazer uma pessoa à razão, você pode levar algodão ao nariz embebendo-o em amônia.
- Se a respiração enfraquecer e a frequência cardíaca se deteriorar, faça respiração artificial e massagem cardíaca.

Se uma criança se machucar, você deve chamar imediatamente uma ambulância. No entanto, é importante agir antes que isso aconteça.O bebê deve ser levado ao ar livre, colocado em uma posição confortável e bebendo bastante água. Se ocorrer vômito, é recomendável sentar ou colocar a criança no colo e inclinar a cabeça para baixo.
Isso é necessário para que não interfiram na respiração e não causem engasgos.
Se a criança não for lactente, permanecer consciente e não apresentar sinais de depressão, recomenda-se enxaguar a garganta e fazer lavagem nasal. Isso ajudará a remover resíduos tóxicos do trato respiratório superior.

Quando consultar um médico
Se substâncias tóxicas entrarem no corpo, a automedicação não é recomendada. Em tal situação, a consulta de um toxicologista é imperativa... Em casos simples, o médico irá prescrever o tratamento em casa e prescrever os medicamentos necessários. Nas intoxicações graves, há necessidade de tratamento mais grave, que é realizado em ambiente hospitalar.
É imperativo consultar um médico se aparecerem reações sistêmicas graves. Isso deve ser feito em caso de dor na região do coração, arritmia, aumento ou diminuição acentuada da pressão arterial. Além disso, sinais alarmantes de envenenamento incluem sintomas de falta de ar, insuficiência respiratória, vômitos constantes que não podem ser interrompidos.
Uma consulta médica também é necessária para sintomas neurológicos. Estes incluem, em particular, o seguinte:
- alucinações;
- diminuição da acuidade visual ou perda temporária da visão;
- violação da orientação no espaço;
- dores de cabeça agudas que não podem ser eliminadas com analgésicos.

Uma instituição médica especializada dispõe de equipamentos e medicamentos para corrigir as graves complicações do envenenamento:
- câmara de pressão - fornece oxigenação extremamente eficiente;
- aparelhos de ventilação pulmonar artificial;
- eletrocardiógrafo e desfibrilador para diagnóstico e normalização do ritmo cardíaco;
- anti-histamínicos;
- hemodiálise;
- analgésicos e antitóxicos.

Como você pode agradar a si mesmo em casa
O tratamento caseiro de envenenamento com tintas e vernizes só é possível em casos simples. Nesse caso, é permitido o uso de remédios ou receitas populares.
Medicamentos
Os medicamentos devem ser selecionados exclusivamente por um especialista experiente após um exame preliminar. A realização de testes pode determinar a natureza das toxinas que entraram na circulação sistêmica.
Para o tratamento de intoxicações, são utilizadas glicose e lavagem gástrica. Sorventes - "Smecta", "Enterosgel" e outros também podem ser usados \u200b\u200bpara esse fim. Além disso, muitas vezes é necessário o uso de vitaminas e agentes para normalizar o funcionamento do sistema cardiovascular, rins e fígado.

Remédios populares
Para melhorar o prognóstico de envenenamento, recomenda-se o uso de receitas populares, além dos métodos de tratamento padrão. Eles ajudam a acelerar o processo de eliminação de substâncias tóxicas do corpo. Tais meios devem usar-se por pacientes adultos. Além disso, isso só pode ser feito após consultar um médico.
As plantas medicinais são classificadas como imobilizado nesta categoria. Recomenda-se tomá-los na forma de infusões. As receitas mais eficazes para lidar com envenenamento incluem:
- Pegue 20 gramas de raiz de alcaçuz seca, adicione 500 mililitros de água e cozinhe por 10 a 15 minutos. Resfrie e coe a composição resultante. Tomar 100 ml 3 vezes ao dia.
- Pegue 2 colheres de sopa de cavalinha seca, adicione 250 mililitros de água fervente e deixe por 40 minutos. Coe e beba a composição ao longo do dia.
- Adicione 1,5 litros de água fervente a 20 gramas de knotweed e deixe em infusão por 2 horas. Divida a composição em 10 partes e beba três vezes ao dia. Da mesma forma, você pode preparar uma infusão de hortelã ou erva-cidreira. Deve ser consumido em pequenas porções ao longo do dia. Deve estar quente.
Remédios caseiros para envenenamento por tinta são recomendados por 1-2 dias. Contribuem para uma limpeza intensiva do corpo e aceleram o processo de cicatrização.
O envenenamento por tinta é uma condição bastante complexa que pode ser aguda ou crônica. Para lidar com os sintomas de violação e remover substâncias nocivas do corpo, você precisa consultar um médico em tempo hábil e seguir rigorosamente suas recomendações. Para o tratamento, é permitido o uso de medicamentos e receitas populares.


