Características da cola de soldagem a frio para linóleo, revisão das melhores marcas e instruções de uso

O linóleo continua a ser um revestimento de piso popular por sua versatilidade, acessibilidade e facilidade de instalação. Para que este material sirva por muito tempo e de forma confiável, é importante determinar corretamente o método de fixação. Com o uso de cola de soldagem a frio para linóleo, são criadas juntas lisas e fortes que podem suportar cargas pesadas. Vamos dar uma olhada no que é essa ferramenta e examinar mais de perto os recursos de uso.

Descrição e propósito

A soldagem a frio é um método simples e conveniente de colar tiras de linóleo usando um adesivo. Esta ferramenta funciona com base no princípio de um solvente. As bordas do linóleo derretem durante a aplicação, permitindo fácil adesão a outras partes do piso. A soldagem a frio deixa costuras finas quase invisíveis ao olho humano. Em termos de elasticidade e resistência, essas costuras não são inferiores à folha principal de linóleo.

O objetivo da soldagem a frio é colar de forma confiável qualquer tipo de linóleo, seja para instalar um novo revestimento ou reparar um antigo. Os benefícios incluem:

  • costuras monolíticas visualmente invisíveis;
  • não há necessidade de habilidades profissionais e equipamentos especializados para o trabalho;
  • baixo dispêndio de fundos;
  • consumo mínimo de tempo;
  • cola costuras complexas de qualquer configuração e espessura;
  • custo democrático.

Composto

Antes de começar a trabalhar com "Soldagem a frio", é preciso levar em consideração que sua composição é tóxica, o que significa que devem ser tomadas precauções.

Solvente

O solvente mais comumente usado é o tetrahidrofurano, uma substância contendo cloro que derrete efetivamente o cloreto de polivinila.

Adesivo

O adesivo de enchimento é a versão líquida do PVC ou de outros poliuretanos.

Como escolher o certo

Ao escolher um adesivo "Soldagem a frio" para linóleo, vários pontos devem ser levados em consideração.

Ao escolher um adesivo "Soldagem a frio" para linóleo, vários pontos devem ser levados em consideração.

Cobertura

Para o linóleo, adquirido recentemente, pode-se usar adesivos de consistência líquida. Recomenda-se “soldar” um revestimento que está no chão há muito tempo com meios mais viscosos - eles contêm um mínimo de solventes em sua composição, mas são caracterizados por maior confiabilidade.

A qualidade e a forma do corte de linóleo

Para trabalhar com tiras regulares de linóleo, a composição e a consistência do Cold Weld não são de importância primária. Para juntas divergentes complexas, irregulares e angulares, é necessária uma composição adesiva com alto teor de cloreto de polivinila.

Preencher cuidadosamente cada canto da junta com linóleo evitará que o piso se mova no futuro.

A experiência da pessoa que fará o trabalho

Na ausência de experiência com cola de soldagem a frio para linóleo, recomenda-se escolher um produto com alto teor de cloreto de polivinila. Devido à sua alta viscosidade e densidade, preenche facilmente a junta e também compensa as imprecisões que foram feitas ao cortar o linóleo.

Como usar

Antes de começar a trabalhar com "Soldagem a frio", é necessário selecionar ferramentas auxiliares e estudar a sequência de ações.

O que é necessário para colar

Para concluir o trabalho, você precisará de várias ferramentas:

  • uma longa régua de metal que tenha uma forma plana e não entorte;
  • fita adesiva;
  • faca afiada para cortar folhas de linóleo;
  • contraplacado, papelão pesado ou um pedaço de linóleo velho como suporte, que deve ser colocado diretamente sob a costura.

é necessário garantir a disponibilidade de equipamentos de proteção individual - máscara e luvas especiais.

Além das ferramentas de trabalho, você também deve cuidar da disponibilidade de equipamentos de proteção individual - máscara e luvas especiais.

Procedimento

O trabalho no linóleo de "soldagem" deve ser realizado em uma ordem específica para obter um resultado confiável e evitar erros.

treinamento de costura

A formação competente de juntas e costuras fornece uma conexão forte e confiável devido ao preenchimento uniforme da lacuna com cola.

Para isso você precisa:

  1. Aplique duas folhas de linóleo com uma sobreposição de cinco centímetros uma sobre a outra, colocando um substrato sob elas.
  2. Na folha que ficará por cima, faça uma marca no local da costura - bem no centro da sobreposição ou com pequenos desvios para o lado.
  3. Colocando uma régua de metal ao longo da futura costura acima de dois pedaços de linóleo, faça um corte ao longo do material. Quando dois pedaços de linóleo são cortados ao mesmo tempo, a junta é tão uniforme e quase imperceptível quanto possível.

Limpeza de base e costura

Antes de iniciar o processo de soldagem a frio, é necessário limpar a superfície do piso da sujeira, remover os restos do revestimento anterior e aspirar bem.

As peças de linóleo a serem coladas devem estar bem secas. Devido à presença de componentes químicos agressivos na cola de soldagem a frio, as bordas do linóleo devem ser protegidas de forma confiável contra a corrosão. Para isso, as bordas dos dois pisos são cobertas com uma fita adesiva larga, com exceção de alguns milímetros deixados para a aplicação da cola.

Aplicação de soldagem a frio

Existem duas maneiras de aplicar "soldagem a frio" para linóleo.

Existem duas maneiras de aplicar "soldagem a frio" para linóleo.

No primeiro caso, unte primeiro a borda de uma das telas de linóleo com cola e aplique no chão, depois a segunda borda. Depois de colocar bem as bordas do revestimento uma ao lado da outra, nivele e alise a costura resultante.

O segundo método requer a aplicação simultânea de cola em ambas as bordas do linóleo por meio de um bico tubular padrão. Na junção, a estrutura do linóleo ficará líquida, após o que as bordas começarão a se fundir.

Remova o excesso de cola

Quando você usa mais adesivo do que o necessário, ele pode sair na superfície da junta. Até que as bordas sejam soldadas umas às outras, não se deve prestar atenção aos resquícios de cola, para não violar a integridade da costura e não fazer com que o linóleo descasque.Assim que a "soldagem a frio" secar, é necessário cortar o excesso de cola que escorreu na superfície do revestimento e repetir o procedimento um dia depois.

Avaliação das melhores marcas

Antes de comprar soldagem líquida confiável e de alta qualidade, você deve se familiarizar com as ofertas atuais dos melhores fabricantes líderes.

Axton

Este adesivo fabricado na Polónia é apresentado em bisnagas de 60 gramas. Essa quantidade é suficiente para tratar cinco metros lineares de piso. Proporciona uma aplicação uniforme, uniforme e suave sem bolhas desagradáveis ​​ou efeitos ondulados. Seca rapidamente. A largura máxima do slot é de três milímetros.

Como a embalagem tem um bico grosso e não está equipada com agulha, pode ser difícil aplicar o adesivo em costuras de alta densidade.

Lincoln

A cola Linocol do fabricante francês Bostic está disponível em sachês de 50 mililitros. Graças ao acessório prático, é utilizado para costuras de diferentes larguras. Seca em meia hora e atinge a polimerização total em seis horas, a uma temperatura do ar de +20 ° C.

A cola Linocol do fabricante francês Bostic está disponível em sachês de 50 mililitros.

Sintex

Adesivo barato de fabricantes espanhóis. Projetado para linóleo e outros produtos de PVC. Fornece uma ligação firme que é protegida contra poeira e sujeira.

"Tarkett"

A cola de soldagem a frio Tarkett de fabricantes alemães destina-se a todos os tipos de pisos de linóleo, incluindo multicamadas e bordas cortadas desigualmente. O tubo do produto é equipado com uma agulha de metal de alta resistência, de formato confortável, protegida contra entupimentos e não sujeita a quebras.

homokoll

Adesivo doméstico. Adequado para todos os tipos de PVC. É utilizado para colar revestimentos de pisos (linóleo, ladrilhos vinílicos), bem como para conectar tubos rígidos de PVC.

"Forbo"

O adesivo líquido Forbo destina-se à soldagem de costuras de linóleo, bem como cantos macios e rodapés de policloreto de vinila. Como resultado, um composto homogêneo de densidade aumentada é formado.

Werner Müller

O produto de fabricantes alemães conhecidos atende aos padrões internacionais de qualidade. Disponível em três versões.

O produto de fabricantes alemães conhecidos atende aos padrões internacionais de qualidade.

Um tipo

Caracteriza-se pela rápida adesão e capacidade de colar juntas com arestas irregulares. Pode ser usado para sobrepor folhas de linóleo. Para 20 metros corridos da junta, são gastos 44 gramas de fundos. Não é adequado para soldar pisos de linóleo antigos.

Tipo-C

É usado para colar todos os revestimentos de PVC devido às suas fortes propriedades de amaciamento. Endurece em quinze minutos após a aplicação.

tipo T

Esta é uma versão especializada da cola, destinada a soldar costuras de linóleo frouxamente cortado. O ajuste inicial ocorre em trinta minutos, graças ao qual é possível corrigir a posição do revestimento do piso. A costura resultante tem alta resistência. A ferramenta pode ser usada em temperaturas do ar de até +16 ° .

rico

Rico Linoleum Cold Welding Agent contém espuma de poliuretano amigável ao ser humano e borracha artificial. Fornece costuras perfeitas e estáveis ​​que podem suportar temperaturas que variam de -40 a +60 graus.

"Segundo"

A cola doméstica "Secunda" é adequada para soldagem a frio de linóleo, bem como de outros produtos de PVC rígidos e macios. Cria um revestimento transparente puro com alta resistência e elasticidade.

O que determina a despesa

O consumo de soldagem a frio é influenciado por parâmetros como o tipo de adesivo e a espessura do revestimento do piso. Quanto mais espesso o revestimento, mais fundos serão necessários.O consumo médio de uma mistura adesiva pertencente ao tipo A, uma junta com comprimento de 25 metros corridos é de 50 a 60 mililitros. As ferramentas do tipo C para o mesmo comprimento de costura exigirão o dobro.Medir o comprimento das costuras permitirá determinar com precisão a quantidade necessária de mistura adesiva.

Dicas e truques adicionais

  1. Garanta uma boa circulação de ar deixando as portas e janelas da sala abertas. O trabalho deve ser realizado exclusivamente com óculos de proteção e respirador.
  2. Não deixe o tubo com o produto aberto por muito tempo. Não basta colocar uma rolha no bico, além disso é necessário inserir um furador ou uma agulha de tamanho adequado.
  3. Para revestimentos em feltro grosso ou suporte de poliéster, bem como em folhas multicamadas, são usados ​​adesivos do tipo T de alto ponto de fusão.


Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha