20 maneiras mecânicas, químicas e populares de esfregar supercola
A supercola é um ajudante indispensável, mas encontrar algo para usar para limpá-la quando ela acaba nas mãos, roupas e móveis pode ser realmente um aborrecimento. Se você conhece solventes eficazes e seguros que limpam qualitativamente diferentes materiais da cola, você pode economizar significativamente energia e nervos e, às vezes, até salvar uma coisa aparentemente irreparavelmente danificada.
Por que é difícil limpar o momento da cola
Qualquer cola de cianoacrilato de alta velocidade é geralmente chamada de supercola.Para ajuste instantâneo, diferentes fabricantes chamam o produto de "Super Moment", "Secunda", e a força da conexão determina nomes como "Monolith", "Strength", "Glue". Na verdade, o princípio de ação e as principais características são uma e a mesma cola.
É difícil limpar este tipo de cola, porque o cianoacrilato em que se baseia penetra em todas as microfissuras das superfícies a serem coladas e endurece instantaneamente. Isso se deve à exposição atmosférica, ou seja, em contato com o ar, a cola endurece quase instantaneamente.
Descarte de produtos químicos
Para remover os resíduos de supercola secos, são utilizados solventes à base de várias substâncias, sendo a mais famosa a acetona. É útil ter uma dessas ferramentas na prateleira, para que, se você precisar usar o "Super Momento" inesperadamente, não precise correr para a loja para comprar um solvente para limpar os dedos.
"Antigamente"
Uma ferramenta que pessoas particularmente cuidadosas compram junto com o tubo Seconds. Especialmente projetado para remover suavemente, rapidamente e sem esforço resíduos ou excesso de adesivo de praticamente qualquer superfície. Usando "Antikley", você pode facilmente e simplesmente descascar os dedos grudados no "Momento". Para isso, basta aplicar o gel no local da colagem e aguardar alguns minutos, depois desconectar gradativamente as mãos. Isso é feito lentamente, permitindo que a composição atue em toda a área. Se você tremer bruscamente, pode machucar sua pele.
"Dimexide"
O medicamento é vendido em farmácias como anti-inflamatório, analgésico local e anti-séptico. Graças ao dimetil sulfóxido (DMSO) contido na composição, que dissolve perfeitamente o cianoacrilato, faz um excelente trabalho na remoção da supercola.
Acetona
Acetona e solventes à base de acetona são mais adequados para remover cola instantânea, mas nem todas as superfícies podem ser usadas. Se a supercola cair em um objeto envernizado ou pintado, antes de limpá-lo com acetona, tente em uma área discreta para não danificar toda a superfície. Se o material for resistente ao solvente, o algodão umedecido é deixado agir por algum tempo, depois esfregado com esforço.

Espírito branco
Um solvente amplamente utilizado na vida cotidiana resistirá à supercola seca. O white spirit deve ser usado com cuidado em plástico, couro, superfícies pintadas, é aconselhável testar seu efeito onde não será perceptível antes de limpar a área em local visível. O princípio de aplicação é o mesmo de outros solventes - um cotonete ou um pano embebido em álcool branco, limpe a sujeira com cuidado, mas com cuidado.
É importante lembrar que o produto é agressivo e lembre-se de usar luvas de proteção e ventilar bem o local.
Álcool
O etanol não dissolve o cianoacrilato tão efetivamente quanto a acetona ou o DMSO. É usado quando não há mais nada à mão ou quando outros solventes podem danificar a superfície. Para remover a supercola, a mancha é ativamente limpa com um produto aplicado em uma bola de algodão ou pano. Não adianta deixar de molho porque o etanol evapora rápido.
Removedor
O removedor de esmalte à base de acetona pode ser usado para remover vestígios de supercola. O remédio geralmente está à mão na hora certa, pois a maioria das mulheres pode encontrá-lo em uma prateleira ou em uma bolsa de cosméticos. Atua como acetona pura. O solvente também deve ser usado com cuidado, após garantir que é seguro para a superfície a ser limpa.
maneiras folclóricas
Quando os produtos químicos estão fora de alcance ou são inaceitáveis por qualquer motivo, os métodos tradicionais virão em socorro.
Manteiga
É conveniente usar o óleo para remover o "Super Momento" da pele. O método é muito suave, não causa danos, mas, ao contrário, oferece cuidados adicionais. Para este método, você pode levar manteiga ou qualquer óleo vegetal. A área contaminada é tratada com um agente gorduroso até que a cola comece a descascar. Muito provavelmente, o procedimento terá que ser repetido várias vezes.
O óleo também pode ser aplicado contra manchas de cola em superfícies envernizadas, plásticos, silicones - materiais que não resistem a solventes. Não dissolverá nenhum resíduo de cola, mas ajudará a soltar a mancha. Não recomendado para madeira não tratada porque é muito difícil remover vestígios da madeira.

vinagre de mesa
O vinagre é frequentemente usado para remover supercola de tecidos naturais. A roupa ferida é embebida por 10 a 15 minutos em uma solução de água e vinagre (1 copo de vinagre por 1 litro de água morna), após o que a cola é raspada e os resíduos secos são removidos com uma pinça . O método não é usado para tecidos sintéticos.
refrigerante ou sal
O sal costuma ser usado para remover resíduos de supercola da pele das mãos. Para isso, umedeça a pele com água, polvilhe a mancha com sal e esfregue ativamente por alguns minutos, após o que é lavada com água morna. Se necessário, repita várias vezes. Com esta técnica, o sal age como um esfoliante.
O bicarbonato de sódio ajudará a remover a supercola que secou no linóleo, laminado e outros materiais.Uma pasta grossa preparada com antecedência com refrigerante e água é aplicada na mancha de cola e, após algumas horas, é removida com um guardanapo.
secador de cabelo
A área contaminada é aquecida com ar quente, amolecendo a cola para posterior remoção mecânica. O método é ineficaz contra o cianoacrilato, que não tem medo de um leve aumento de temperatura, por isso raramente é usado.
Peróxido de hidrogênio
O produto ajudará a remover resíduos de cola seca da pele das mãos, bem como de superfícies metálicas.Esfregue a área suja com uma bola de algodão ou pano embebido em água oxigenada até que a mancha desapareça completamente.

água quente
Na maioria das vezes, água morna ou quente com sabão é usada para limpar a supercola das mãos e roupas. Você pode levar uma barra de sabão ou sabonete líquido, pois a pele não fará mal complementar o método com uma esfoliação. Se a cola congelou na roupa, o tecido é colocado o mais rápido possível em água fervente, deixe cair (para isso é mais conveniente e rápido ferver uma chaleira elétrica), deixe por 5 minutos , depois raspe com uma ponta romba objeto ou remova-o com uma pinça. Se o material tem medo de água fervente, a roupa afetada é lavada à mão em água morna com sabão.
ácido de limão
Uma solução de ácido cítrico ajudará a lidar com manchas não muito antigas no tecido. Para prepará-lo, você precisará de 1 colher de sopa de pó e um copo de água. A mancha de cola é umedecida com uma solução e deixada por meia hora ou uma hora, após o que é lavada manualmente com água morna e sabão.
O ácido cítrico ou suco de limão natural funciona de forma semelhante à acetona, mas menos eficaz, embora mais suave.Esta propriedade é utilizada quando é necessária uma limpeza suave, por exemplo, para a pele das mãos.
Gordura, margarina, vaselina, azeite
Qualquer produto oleoso é adequado para descascar o "Super Moment" seco da pele das mãos, principalmente para a pele delicada do bebê. A graxa é aplicada abundantemente na sujeira, esfregada nela, tentando pegá-la pela borda e remover a cola descascada. Depois de lavar as mãos com água morna e sabão.
Temperatura alta ou baixa
Alguns tipos de supercola não suportam altas temperaturas. Nesse caso, é conveniente remover seus vestígios do tecido com um ferro de passar. Em ambos os lados, a área contaminada é ensanduichada com uma espessa camada de toalhas ou pano de algodão leve e passada a ferro, enquanto a cola é aquecida e absorvida pelas toalhas. O freezer ajudará você a se livrar da cola instável em baixas temperaturas. A roupa suja é colocada no freezer por várias horas, uma vez que o resíduo de cola se tornou quebradiço, ele é removido com uma pinça.

Mecânico
Ao escolher um método mecânico, deve-se ter em mente que, desta forma, é muito fácil riscar a superfície a ser limpa. E se o "Super Moment" puder ser removido dos dedos simplesmente esfregando a mancha com uma esfoliação, sem causar danos especiais à pele, abrasivos ou arranhões causarão danos irreparáveis \u200b\u200bao vidro ou plástico. Outros tipos de cola, por exemplo PVA, pegam a borda da mancha seca e a arrancam da superfície, mas é melhor usar um solvente ou detergente para remover a supercola.
Álcool e amônia
Amônia ou amônia é bom porque não corrói a superfície que está sendo limpa. A ferramenta é usada para remover supercola de vidro, plástico, móveis, laminados, roupas.É aplicado à sujeira e limpo à medida que amolece.
Formas seguras para crianças
Se a supercola entrar em contato com a pele da criança, é necessário remover as manchas da maneira mais segura. Portanto, na hora de escolher os produtos, deve-se dar preferência aos produtos naturais. Métodos mecânicos ou solventes fortes não funcionarão. Primeiro, você deve tentar lavar a cola com água morna e sabão. Se isso não funcionar, use meios mais eficazes.
Um refrigerante
A pele deve ser umedecida e esfregada com bicarbonato de sódio e depois enxaguada com água. O procedimento é repetido várias vezes até que o ponto de cola saia.
Óleo de girassol
Além do óleo de girassol, qualquer óleo vegetal, por exemplo, óleo de linhaça, é adequado. Você também pode usar óleo cosmético. O produto é aplicado na mancha, esfregado cuidadosamente por alguns minutos e depois lavado com água.

Vinagre diluído
As mãos ensaboadas são embebidas em solução fraca de vinagre por 5 minutos, após o que é aconselhável esfregar a mancha com um esfoliante e enxaguar com água morna.
lenços umedecidos com álcool
Você pode tentar remover marcas de supercola com lenços umedecidos com álcool. O álcool com o qual os guardanapos são embebidos não conseguirá dissolver totalmente a cola, mas amolecerá a camada superior, que é enxugada com o mesmo guardanapo. É assim que toda a mancha é gradualmente removida.
Características de limpeza de várias superfícies e materiais
Ao trabalhar com supercola, riscos ou excessos podem aparecer em uma grande variedade de objetos. Para dar a diferentes superfícies uma aparência elegante, cada uma exigirá um método diferente para limpá-la sem danificá-la.
Mobília
Móveis muitas vezes sofrem com sujeira, especialmente cola. Ao trabalhar na mesa, sua superfície deve ser protegida da penetração de cola, mas esse cuidado geralmente é ignorado, sendo necessário procurar uma maneira de remover vestígios de cola.
Plástico
Para remover restos de supercola de móveis de plástico, a ferramenta deve ser escolhida com muito cuidado. Solventes podem deformar a superfície e abrasivos deixam arranhões. A maneira mais segura para o material é amolecer a cola seca com água. Para fazer isso, cubra a mancha com um pano bem úmido e deixe por várias horas. Para evitar que o líquido evapore, eles são cobertos com polietileno por cima e suas bordas são coladas com fita adesiva. Após 3 horas, limpe a mancha com um pano limpo.
Se a cola não sair, o procedimento é repetido. O método é demorado, mas o plástico não fará mal.
A limpeza com álcool também não irá prejudicar o material. A mancha é umedecida com um cotonete embebido em álcool e, após amolecer a cola, limpe os restos com um pano limpo e enxugue com uma esponja úmida.

envernizado
Para limpar a mesa envernizada de vestígios de supercola, água comum e sabão ajudarão. Além disso, o óleo vegetal pode ser usado para remover manchas de cola. Solventes e abrasivos não devem ser usados na superfície envernizada.
aglomerado
Para limpar móveis de aglomerado, use removedor de esmalte. Um cotonete umedecido com um cotonete embebe a sujeira, deixa por um tempo e depois enxuga com um pano. Limpe a mancha da mesma forma com vinagre diluído.
macio, macio
Se a cola cair no estofamento, remova-a imediatamente.Até que o "Supermoment" esteja seco, retire o excesso com uma espátula, passando das bordas da mancha para o centro, para não aumentar a área afetada, após o que é necessário usar um limpador. Para remover manchas de cola de móveis estofados, o Antikley provou seu valor.
Couro
Para se livrar dos vestígios de supercola, é melhor usar um solvente especializado - "Anti-cola". No entanto, lembre-se de que ele pode remover um pouco da tinta; portanto, teste-o primeiro em uma área discreta.
Estágio
Não é incomum que a supercola caia no chão quando um tubo cai ou a cola é derramada acidentalmente. Produtos de limpeza como removedor de esmalte, Dimexide e álcool branco ajudarão a remover estrias. Ao retirar uma mancha de cola, deve-se atentar para o material do revestimento do piso, isso vai determinar a escolha do produto.
Linóleo
A maioria dos solventes é adequada para linóleo. Em caso de dúvida sobre seu efeito no design, verifique primeiro uma área discreta.

soalho
"Antikley" ajudará a remover manchas de supercola do parquet. Se você não tiver em mãos, pode usar removedor de esmalte. "Dimexid" também provou ser eficaz no combate a vestígios de cola de segunda mão no parquet.
Laminado
Você pode limpar o laminado sem danificá-lo com Dimexidum. A mancha é limpa com um algodão embebido na preparação até que desapareça completamente. Em seguida, limpe com um pano seco.
Equipamentos de vidro e escritório
Muitos produtos funcionam para remover a supercola do vidro porque esse material não contém solventes.Escolha o produto de limpeza mais prático ou eficaz disponível.Para limpar o vidro de vestígios de cola usada, um solvente como limpador de janelas, álcool ou removedor de esmalte é aplicado na mancha por um tempo e o resíduo é limpo. limpe com qualquer limpador de vidro.
Dimexid lida bem com manchas de supercola em um tablet ou smartphone. Também pode ser usado em um laptop e limpa suavemente a tela e a tampa.
Caixa de silicone ou plástico
Para não danificar o material, o uso de solventes é indesejável. Se você tiver supercola na capa, tente limpá-la com óleo vegetal. O óleo aplicado no algodão é enxugado da sujeira, se a capa for de silicone, ao mesmo tempo é dobrada em direções diferentes para que a cola saia melhor. Depois de retirar a cola, a tampa é lavada em água com sabão e depois em água limpa.
Porta da frente
Se a supercola cair na porta da frente, um método de limpeza é selecionado para removê-la, levando em consideração o material de que é feita. É conveniente usar "Anti-cola" universal, é adequado para a maioria das superfícies. O solvente para tintas a óleo "Penin" também provou sua eficácia.
Metal
Para o metal, são utilizados solventes como acetona, álcool branco, "Dimexid", "Antikley". Ferramentas afiadas e abrasivos não são usados para não arranhar a superfície.

Suécia
A área manchada é tratada com vapor quente, aquecendo e suavizando a mancha. Para fazer isso, você pode segurar o produto sobre uma chaleira fervente. Em seguida, limpe suavemente com uma escova.Dos solventes, amônia e removedor de esmalte são adequados, mas devem ser usados \u200b\u200bcom cautela, aplicando primeiro em uma área discreta. Depois de remover os vestígios de cola, a tinta e a impregnação são aplicadas na camurça.
Mármore
A superfície é aquecida com água quente e a mancha é embebida em álcool ou acetona. Quando a supercola estiver amolecida, ela é raspada com uma espátula de plástico, tomando cuidado para não riscar o material. Adequado para superfícies de mármore e Anticlea, se este tipo de material estiver indicado nas instruções de aplicação.
Telha
Para remover supercola de um ladrilho, o Anticlea fará um bom trabalho. Se o produto não estiver à mão, pode-se tentar obter o resultado desejado com acetona, álcool ou outro solvente. O método mecânico deve ser usado com muito cuidado para não danificar a superfície.
Buraco da fechadura
O buraco da fechadura é primeiro limpo mecanicamente, removendo o máximo de cola possível com um objeto fino e pontiagudo. Em seguida, a larva de bloqueio é despejada com "Antikley" com uma seringa por meia hora, após o que é novamente limpa. O procedimento é repetido até que um resultado positivo seja obtido.
Têxtil
Muitos produtos são adequados para tecido, sua escolha depende se o material é grosso ou fino, artificial ou natural. Para tecidos sintéticos, especialmente tecidos finos, solventes fortes não são recomendados, pois podem deformar o produto. Pode aproveitar o facto de alguns tipos de supercola serem sensíveis a altas e baixas temperaturas e recorrer a um ferro de engomar ou a um congelador. Para muitas coisas, lavar as mãos com sabão e detergente é suficiente, vinagre, acetona, refrigerante e outros produtos também podem ser úteis.

pele humana
Para a pele, em primeiro lugar, são utilizados os métodos mais suaves.Primeiro, tente lavar a cola com água e sabão. Você pode esfregar as mãos com esfoliante, refrigerante, sal, pedra-pomes. Produtos oleosos são adequados para eliminar a poluição: óleo, creme, vaselina.
ÁRVORE
A supercola é removida de uma superfície de madeira com removedor de esmalte contendo acetona, gasolina, álcool, "Dimexidum", "Antikley". Para remover a mancha, o agente é aplicado sobre ela por algum tempo, após o que o resíduo é removido com um pano e enxugado primeiro com um pano úmido e depois com um seco.
Tela do telefone ou laptop
Para remover a supercola de monitores e telas, você pode usar o Dimexide, um removedor de esmalte à base de acetona, acetona pura. O agente aplicado em uma bola de algodão remove a mancha de cola, após o que eles primeiro limpam o equipamento de escritório com um pano úmido e depois com um pano seco.
óleo de motor mineral
O óleo de motor mineral é uma boa escolha para madeira não pintada. A ferramenta não é adequada para todos os materiais, pode danificar a superfície coberta com verniz ou tinta. O óleo é aplicado na sujeira e aguarda meia hora, após o que a mancha de cola é retirada da borda e cuidadosamente separada do objeto.
como não
Para remover a supercola seca sem danificar a superfície e prejudicar sua própria saúde, lembre-se de quais ações não devem ser tomadas:
- Não trabalhe com cola sem luvas de proteção. Se você planeja aplicar cola em superfícies no teto ou na parte superior da parede, lembre-se de proteger o cabelo com um chapéu e os olhos com óculos.
- Não use solventes tóxicos em salas sem ventilação.
- É proibido usar substâncias inflamáveis perto de chamas abertas.
- Não use um produto em um material se você não souber como ele reagirá.
- Não use produtos químicos agressivos para remover resíduos de cola de pratos, recipientes de alimentos e outros itens que interagem diretamente com os alimentos.
- Ao remover supercola de dedos presos, não os puxe bruscamente em direções diferentes, pois isso pode ferir gravemente a pele.
Precauções adesivas
Antes de iniciar o trabalho, a superfície da mesa é protegida com papel ou oleado e luvas de proteção são colocadas nas mãos. Eles seguram o tubo com cola com a ponta longe de você, espremendo a composição em uma pequena gota, então o risco de sujar excessivamente é mínimo. Se a embalagem foi aberta anteriormente e o orifício do bico está seco, é cuidadosamente perfurado com uma agulha fina, tentando não prender as paredes do tubo. Quando a cola acabar, o resíduo deve ser espremido com muito cuidado para que não sobressaia das rachaduras da caixa.
A cola secundária ajudará você a reparar rapidamente as coisas danificadas, mas, ao mesmo tempo, seu excesso ou marcas secas nos objetos e na pele das mãos podem se tornar um problema. Para evitar que isso aconteça, é preciso trabalhar com a cola com cuidado, tomando cuidado. No caso de manchas inesperadas, você deve saber quais produtos de limpeza são adequados para diferentes materiais e prepará-los com antecedência.


