Regras para auto-instalação e conexão do forno
A ordem de instalação do forno depende tanto da localização do eletrodoméstico quanto do tipo deste aparelho. A conformidade com as regras de instalação no futuro eliminará a maioria dos problemas. Em particular, os fornos a gás devem ser mexidos de acordo com GOST. Caso contrário, os serviços competentes irão obrigá-lo a reequipar a cozinha, deixando o aparelho desligado.
tipos
O tipo de forno adquirido influencia diretamente na ordem de instalação dos armários. Esses dispositivos são divididos nos seguintes tipos:
- independentes e integrados;
- gás e eletricidade.
Os requisitos mais rigorosos aplicam-se à instalação de fornos a gás. Isso se deve em parte ao fato de que esses dispositivos devem ser instalados em locais determinados pela planta do apartamento.
O acima significa que apenas aparelhos elétricos podem ser montados de forma independente. Os aparelhos a gás são instalados com a ajuda de especialistas apropriados.
Por método de instalação
De acordo com o método de instalação, os fornos são divididos em fornos independentes e embutidos. Os primeiros são mais fáceis de montar do que os últimos.
Independente
Os fornos autônomos se distinguem dos fornos embutidos pela presença de uma caixa completa, que oculta as partes internas do aparelho e protege os elementos nodais de contatos externos. Tais dispositivos são instalados em qualquer lugar e não requerem grandes gastos de tempo.
Integrado
Este tipo de dispositivo é caracterizado pela ausência de um estojo de proteção. Esses fornos são montados em uma estrutura pré-preparada e fazem parte do capacete. Os electrodomésticos de encastrar dão o efeito de um único espaço na cozinha, sem se destacarem dos outros electrodomésticos e sem ocupar espaço extra.
Por método de aquecimento
Os fornos aquecem os alimentos usando eletricidade ou gás. A primeira opção é conveniente porque, durante a instalação, esses dispositivos devem ser colocados próximos à fonte de eletricidade. O segundo tipo de dispositivo está rigidamente vinculado à saída do tubo de gás, pois, de acordo com a regulamentação em vigor, não pode ser transferido para outras áreas.
Gás
Esses fornos se distinguem pela presença de queimadores a gás que se estendem ao longo do fundo. Dispositivos desse tipo são complementados por modernos sistemas de controle de combustível azul e ignição automática. A principal desvantagem dos fornos a gás é que os alimentos aquecem de baixo para cima. Além disso, esses dispositivos podem ser instalados apenas com a ajuda de especialistas apropriados e em locais estritamente designados.
Elétrico
Os fornos elétricos distinguem-se dos anteriores pelas seguintes características:
- aquecimento - até três mil graus;
- a presença de convecção;
- temporizador preciso;
- a presença de um modo de autolimpeza;
- built-in superaquecimento e sistema de backup de proteção contra incêndio.
A desvantagem destes fornos é o aumento do consumo de energia. Isso acaba levando a um aumento no custo de manutenção do apartamento.
Além disso, não é recomendável instalar esses dispositivos em casas onde a eletricidade é frequentemente cortada.

Instalação faça você mesmo em um nicho
Para instalar o forno em um nicho, você precisará de:
- nível;
- Chave de fenda;
- broca (se necessário);
- chave inglesa (necessária para instalação de forno a gás);
- lápis e régua (fita métrica).
É ideal que o forno seja montado em um nicho criado especificamente para este dispositivo. Se a instalação for realizada em móveis pré-fabricados, devem ser feitos furos na parede traseira para a alimentação dos cabos elétricos.
Requisitos
Móveis de madeira são adequados para a instalação de aparelhos elétricos e a gás. Superfícies metálicas causarão choque elétrico se o dispositivo não estiver conectado corretamente (aterramento insuficiente). Os fornos são instalados de forma que a distância da parede posterior exceda 4 centímetros, as laterais - 5 centímetros, o chão - 9 centímetros. Se o aparelho for instalado sob a placa, deve haver pelo menos dois centímetros de espaço livre entre esses aparelhos.
Os fornos são alinhados estritamente na horizontal. O não cumprimento deste requisito levará a danos rápidos no dispositivo. A falta de nível causará distribuição de calor desigual dentro do forno.
Como escolher um assento?
Ao escolher um local para forno na cozinha, recomenda-se seguir as seguintes regras:
- coloque nas imediações de áreas de armazenamento e cozinha, pias;
- instale na altura mais confortável (se montado em kit);
- monte longe da geladeira;
- coloque próximo à saída de gás e tubulações.
Ao escolher um local, você também deve levar em consideração que o forno não deve atrapalhar a livre circulação na cozinha.

Regras de preparação
Como apenas um forno elétrico pode ser instalado sozinho, as regras de preparação de aparelhos a gás não são levadas em consideração. Para evitar possíveis problemas no futuro durante a instalação do dispositivo, as seguintes recomendações devem ser observadas:
- conecte o dispositivo a uma máquina separada;
- unir cabos com bornes de parafuso;
- não torça os fios.
Recomenda-se "iniciar" uma ramificação separada do painel elétrico sob o forno elétrico. E o dispositivo deve ser conectado com cabos com condutores de cobre. Além disso, antes de prosseguir com a instalação, você deve entender os ícones exibidos no dispositivo.
A escolha da opção de conexão depende do tipo de dispositivo. Fornos de baixa potência são conectados a fornos padrão. Outros requerem uma corrente de 32 Aperes ou mais. Neste caso, é necessário substituir uma das máquinas da mesa. Você também precisará conectar outro cabo de três condutores. Em ambos os casos, você precisará buscar a ajuda de um especialista especializado.
Proteção contra sobretensão
Para proteção contra sobretensões, os eletrodomésticos são conectados à rede elétrica através de:
- Disjuntores de relé. Este dispositivo, no caso de um desvio de 10% dos valores permitidos, interrompe automaticamente o fornecimento de energia. Relés caros são complementados com botões para ajustar os limites de tensão superior e inferior.
- Estabilizadores. O dispositivo equaliza o nível de tensão na rede elétrica durante picos de energia. Os estabilizadores são selecionados levando em consideração o número de fases.
- Plugues inteligentes.Esses dispositivos não protegem contra picos de energia, mas permitem a desconexão remota de eletrodomésticos da rede elétrica.
Os estabilizadores de tensão são considerados a melhor escolha para um forno, pois os relés interrompem o fornecimento de energia e as tomadas não fornecem proteção adequada.

Aterramento
Os fornos modernos são equipados com tomadas aterradas. No entanto, em algumas casas ainda existem fiações que não possuem um condutor de proteção adequado. Nesses casos, é necessário procurar a ajuda de um eletricista para que este possa conduzir o cabo de pinça até o quadro elétrico. Não é recomendável operar o forno sem esse fio de proteção, pois pode causar incêndio e outros conseqüências desagradáveis.
Ventilação
Sujeito às regras de colocação mencionadas anteriormente, você não precisará providenciar ventilação adicional para o forno. O ar é fornecido e retirado do dispositivo através dos espaços deixados entre o dispositivo e as paredes da caixa. Existem também modelos nos quais é fornecido um fluxo de ar forçado. Para esses fornos, não é necessário fornecer ventilação adicional.
Instalação
É relativamente fácil integrar um forno num conjunto de cozinha, desde que respeite as regras de instalação indicadas nas instruções do aparelho. O fabricante recomenda conectar dispositivos deste tipo à rede elétrica com a potência especificada. A instalação de um forno elétrico é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- Seguindo o esquema das instruções, ligue o fio que sai da tomada e os fios correspondentes no forno.
- Desconecte o painel traseiro e direcione o cabo PVA 3x6 para os contatos.
- Coloque o fio de fase (trançado marrom ou cinza) no terminal "L".
- Traga "zero" sob o terminal "N".
- Coloque o fio terra sob o parafuso marcado como "Ground".
- Prenda a braçadeira e recoloque os contatos da tampa protetora.
- Instale e prenda o forno em um nicho previamente preparado.
Depois de concluir as ações descritas, você precisa conectar o dispositivo à rede elétrica e verificar o funcionamento do forno. Para fazer isso, você precisa executar o dispositivo com potência máxima e pressionar cada tecla. Todas as operações são realizadas com uma falha de energia.

Outras regras de segurança
Tal como a placa, o forno deve ser instalado de forma a evitar qualquer contacto acidental das partes vivas com pessoas ou animais domésticos. Se os objetos próximos ficarem muito quentes durante a operação do dispositivo, é recomendável instalar um sistema de ventilação de ar forçado.
Os problemas com o forno (desde que seja excluído um defeito de fábrica) decorrem principalmente do não cumprimento das regras de instalação. Em particular, o dispositivo é frequentemente conectado a uma máquina comum, o que pode levar a uma queda de tensão ou a um incêndio no painel elétrico. A proteção automática é selecionada com uma margem de 10% do nível de carga de entrada.
Conectando um forno elétrico
Fornos de baixa potência para 3-3,5 quilowatts são conectados à rede elétrica geral por meio de soquetes europeus. Se estes últimos estiverem ausentes em casa, antes de instalar o aparelho, será necessário instalar uma máquina de 25 A na escova, da qual será necessário esticar o fio VVG 3x2,5 na cozinha.
Para dispositivos mais potentes, será necessária uma disposição diferente da fonte de alimentação. Se forem utilizados fornos de 3,5 quilowatts ou mais, é necessário instalar uma máquina automática de 40 amperes no quadro elétrico e passar um fio VVG 3x4 na cozinha.
Depois disso, uma tomada trifásica é conectada ao cabo fornecido. Se necessário, é retirado um fio separado, que servirá como eletrodo de aterramento.
Recomenda-se realizar todos os trabalhos descritos com a ajuda de um eletricista profissional e de acordo com o projeto técnico de um apartamento ou casa.

Recursos de instalação em uma bancada de MDF
A instalação de fornos em bancada de MDF é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- Os furos na bancada são feitos de acordo com as dimensões indicadas nas instruções do forno. Recomenda-se trabalhar com serra tico-tico com lima de dentes finos. Este último reduzirá a probabilidade de aparecimento de defeitos na superfície da bancada.
- A borda serrada é tratada com um selante que protege o material da água.
- Um forno é instalado no buraco e depois consertado.
Ao fazer um furo, é necessário guiar a serra tico-tico estritamente ao longo da marca marcada. Com um desvio de 10 milímetros ou mais, você terá que trocar completamente o tampo da mesa.
Como instalar corretamente em uma bancada de pedra artificial?
Instalar o forno e a placa na bancadafeito de pedra artificial é realizado de acordo com o algoritmo descrito acima. No entanto, neste caso, um requisito deve ser cumprido: a distância entre o dispositivo e o material deve ser superior a 6,5 milímetros. Este espaço é preenchido com materiais (fita térmica, fita adesiva, selante) que atuam como um termostato.
Posso conectar um fogão a gás sozinho?
A instalação de fogões a gás é realizada pelos serviços competentes. A conexão independente de tais dispositivos a rodovias comuns é proibida pela lei aplicável. Se esta regra for violada, será aplicada uma multa ao proprietário do apartamento ou casa.


