Instruções passo a passo DIY para consertar um misturador de bolas

O liquidificador é um dos utensílios domésticos que devido ao uso frequente está sujeito a maior estresse. Nesse sentido, esse tipo de encanamento falha cedo. E devido ao fato de que as avarias de tais dispositivos são típicas, você mesmo pode consertar os misturadores de bolas, sem o envolvimento de artesãos terceirizados. Mas antes de começar a trabalhar, você precisa decidir sobre os recursos de design do encanamento.

Principais tipos e design

Os fabricantes usam várias classificações de misturadores. Ao mesmo tempo, os dispositivos de alavanca única desse tipo praticamente não diferem uns dos outros.

Independentemente do modelo escolhido, cada misturador de bolas é composto pelos seguintes elementos:

  1. Manivela rotativa. Graças a esta parte, o fluxo e a temperatura da água são regulados. A pega é fixada ao corpo com um parafuso, que se fecha com uma tira decorativa.
  2. Boné. Esta peça conecta o trem de válvulas ao corpo.
  3. "cam". Na maioria das vezes, uma peça de plástico, com a qual a posição do elemento em forma de bola é ajustada. Fecha/abre os fluxos de água fria e quente. O "came" é completado com vedações de borracha.
  4. Corpo e porca que fixam a torneira ao lavatório.

O elemento esférico é inseparável. Esta parte fornece três furos, dois dos quais fornecem o fornecimento de água fria e quente, e através do terceiro fluxo entra na torneira.

O elemento esférico é montado sobre assentos emborrachados, localizados próximo ao ponto de fixação do misturador na pia.

Todos soldados

É impossível eliminar falhas de modelos totalmente soldados. Esses guindastes são produzidos em um corpo não separável. Portanto, em caso de mau funcionamento, esses misturadores devem ser substituídos por novos.

Dobrando

Um tipo mais comum de encanamento. Esses guindastes, devido aos recursos de design, não toleram uma operação pior a longo prazo, mas podem ser reparados.

torneira de cozinha

Como consertar avarias com suas próprias mãos

Para reparar uma válvula de esfera defeituosa, você precisará de:

  • chave de boca ajustável;
  • hexágono;
  • alicate;
  • chave de fenda plana.

Além disso, é recomendável adquirir vedações de borracha com antecedência. Esses componentes se desgastam rapidamente, o que é o principal problema dos misturadores de esferas. Antes de iniciar o trabalho, é necessário fechar o abastecimento de água e esvaziar o restante da torneira. Durante os reparos, você precisa monitorar a instalação dos componentes do misturador de bolas. Freqüentemente, após a conclusão do procedimento, o cartucho começa a funcionar mal. Isso ocorre porque a vedação de borracha na parte inferior interfere no fluxo normal de água.

Caso este problema seja identificado, será necessário desmontar novamente o produto e colocar as peças na ordem correta.

Não force ao apertar porcas e parafusos. Se as peças estiverem presas, a alça ficará difícil de andar. E em casos extremos, isso acelera o desgaste dos componentes internos e aparecem rachaduras na caixa de metal.

Vazar

Vazamento é o problema mais comum com torneiras. Esta falha é devido à abrasão das vedações de borracha. Isso acontece por motivos naturais ou devido à penetração de pequenas partículas no mecanismo de rotação. Neste último caso, é possível danificar a bola, o que leva a consequências semelhantes.

Para consertar a válvula de esfera, primeiro você precisa determinar a causa do vazamento. Antes de desmontar o misturador, recomenda-se apertar a estrutura ao longo da rosca com uma chave ajustável. Se este procedimento não trouxer o resultado desejado, será necessário desmontar o guindaste.

Para consertar a válvula de esfera, primeiro você precisa determinar a causa do vazamento.

Depois de concluir este procedimento, é necessário limpar as peças da placa e pequenas partículas. Se a esfera falhar ou as vedações estiverem gastas, essas peças devem ser substituídas por novas. O guindaste é montado na ordem inversa.

Rachadura

Se aparecer uma rachadura, você precisará substituir a peça. Mas se o defeito for pequeno, a soldagem a frio pode corrigir a situação. Esta ferramenta deve ser aplicada sobre uma superfície previamente desengordurada (o material é tratado com acetona ou álcool). A soldagem a frio tem um efeito temporário. Portanto, você terá que comprar um novo guindaste mais tarde.

problemas de válvula

Os problemas nas válvulas ocorrem devido a falhas ou bloqueios de componentes. Para consertar o cabo, ele deve ser removido seguindo o algoritmo acima e as partes internas limpas. Depois disso, você precisa substituir os componentes defeituosos ou apertar a válvula com uma chave ajustável.

Pressão de água reduzida

Esse problema ocorre por dois motivos: queda baixa no sistema de abastecimento de água ou canos entupidos. Antes de desmontar o misturador, é necessário abrir as torneiras das outras divisões.Se a pressão for baixa, a situação pode ser corrigida ligando para os serviços de habitação e os serviços municipais. Caso contrário, você terá que desmontar o misturador e limpar as partes por onde a água flui. Também é necessário desparafusar e despejar nas mangueiras um produto que desfaça os bloqueios.

Incapacidade de ajustar a temperatura

Se a temperatura do jato mudar caoticamente, a causa do mau funcionamento deve ser procurada na parte inferior do misturador. Esse problema ocorre devido ao aparecimento de um vão entre a esfera e os assentos de borracha. É impossível eliminar tal mau funcionamento com meios improvisados ​​​​(massa ou outro). Neste caso, será necessário substituir o cartucho esférico e as vedações de borracha.

Uma mudança brusca na temperatura da água se deve à má qualidade da água, que contém muitas impurezas ou é caracterizada por aumento da dureza. Portanto, antes de comprar um misturador, você precisa estudar o passaporte do misturador. Os fabricantes geralmente indicam a dureza da água recomendada. Além disso, para evitar a falha precoce das válvulas, deve-se instalar um filtro.

conserto de guindaste

Ruído durante a operação

O ruído que ocorre logo após a abertura da válvula é típico de torneiras antigas. As causas desse problema estão nas vedações gastas. Com o tempo, a borracha começa a se afastar da cama sob a influência de correntes de ar e água. Como resultado, o ruído é gerado devido à vibração das juntas.

Vários métodos são usados ​​para resolver esse problema. É mais fácil e barato substituir as juntas por outras que se encaixem melhor na base. Você também pode instalar um filtro especializado ou reduzir a pressão da água depois de abrir a válvula.

Características do reparo de um misturador monocomando

Devido ao fato de os modelos de alavanca única serem estruturalmente semelhantes entre si, os encanamentos são reparados de acordo com um algoritmo. Para eliminar os problemas que surgiram, você precisará desmontar o guindaste, para o qual deverá executar as seguintes etapas:

  1. Usando uma faca ou chave de fenda, remova o plugue de plástico na alça e solte o parafuso. Se necessário, este último deve ser tratado com WD-40.
  2. Desparafuse o bocal de metal decorativo. Nenhum esforço é recomendado durante este procedimento, caso contrário, arranhões ou outros defeitos aparecerão no acessório.
  3. Desaparafuse a porca sextavada com uma chave ajustável e remova o mecanismo de esfera.

Se a água sair da torneira com baixa pressão, é recomendável verificar primeiro o estado da grade localizada no orifício de drenagem. Esta parte é rapidamente obstruída pelas pequenas partículas contidas na água. Em alguns modelos de torneiras, para limpar a malha, basta retirar a tira decorativa presa ao orifício de escoamento. Para fazer isso, use uma chave inglesa.

Regras de manutenção e operação

Os misturadores de esferas não possuem requisitos especiais de manutenção. Se a torneira for instalada em um apartamento onde é fornecida água com alto teor de impurezas, é recomendável instalar um filtro nos canos. O misturador durante a operação não deve ser submetido a esforços mecânicos (bater, sacudir a válvula, etc.). As vedações de borracha, em média, são trocadas a cada 6 a 12 meses. As demais regras de operação devem ser esclarecidas nas instruções, pois alguns modelos de misturadores possuem requisitos especiais de manutenção.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha