Instruções sobre como consertar uma bomba de máquina de lavar com suas próprias mãos
O mau funcionamento da bomba de uma máquina de lavar é uma avaria comum na qual é impossível utilizá-la para o fim a que se destina. Para usar a máquina de lavar, é necessário um reparo ou substituição completa da bomba.
Contente
O que é
A bomba é um elemento indispensável no projeto de qualquer máquina de lavar. O elemento é usado para bombear água do tanque durante a lavagem. Dependendo do tipo de máquina, diferentes tipos de bombas são instaladas no interior.
circulado
Um tipo de bomba de circulação é usado em combinação com uma única bomba. Este design é típico para novos modelos de máquinas de lavar pertencentes à classe premium. Por meio de uma bomba de circulação, o líquido é fornecido diretamente à área de lavagem e circula por todo o sistema.
Isso aumenta a eficiência da lavagem e reduz o risco de entupimento.
Ralo
Nos modelos antigos ou econômicos, é instalada uma simples bomba de drenagem, que direciona os resíduos líquidos diretamente para o esgoto. A principal desvantagem de uma bomba de depósito é que, na maioria das situações, ela não pode ser reparada. Depois de encontrar uma falha, você precisará substituir a peça quebrada.
Diagnóstico
O primeiro passo no diagnóstico é procurar sinais de mau funcionamento da bomba. Antes de desmontar a estrutura, você precisa se certificar de que o mau funcionamento está associado à bomba. Você pode determinar a falha pelos seguintes sintomas:
- o modo de drenagem de água foi ativado, mas o sistema de bombeamento não está funcionando;
- no processo de drenagem, ouve-se um ruído alto e um zumbido;
- a bomba bombeia água, mas mais lentamente do que inicialmente;
- durante a lavagem, a máquina desliga-se espontaneamente;
- ouve-se o zumbido do motor da bomba, mas a água não flui.
Na presença de uma das falhas listadas, é mais provável que a bomba precise de reparos. Antes de prosseguir com a desmontagem e reparo, você precisa executar ações de diagnóstico. Para verificar, remova e limpe a mangueira de drenagem para limpar o bloqueio e, em seguida, enxágue o filtro. Em seguida, incluem um teste de lavagem para enxágue e drenagem e, se as medidas tomadas não resolverem o problema, você deve prosseguir com os trabalhos de reparo.
Como reparar com as próprias mãos
Ao consertar uma bomba de máquina de lavar, você precisa executar várias etapas em sequência. Para evitar erros comuns e não provocar o aparecimento de avarias adicionais, deve seguir as instruções.

desmontagem
Para consertar a bomba da máquina de lavar, é necessário desmontar o elemento. O processo de remoção da bomba depende do tipo de técnica.
As opções mais simples
A maneira mais fácil de remover a bomba é com máquinas de carregamento superior dos fabricantes Electrolux, LG e Zanussi.A desmontagem é realizada com um conjunto de chaves de fenda e alicate, observando a seguinte sequência de ações:
- Desconecte a máquina de lavar da fonte de alimentação, desconecte todas as comunicações e drene a água delas.
- Afaste a arruela da parede e desaperte os parafusos autorroscantes nas bordas do painel traseiro.
- Deslize o painel para fora e remova o painel lateral preso com parafusos.
- Solte a braçadeira da mangueira de drenagem. Em alguns modelos, pode ser fixado com um parafuso que deve ser desparafusado.
- Desconecte a mangueira e os conectores da fiação.
- Desaperte as fixações da bomba e retire-a do alojamento.
modelos complexos
Em modelos complexos de máquinas de lavar, o procedimento de desmontagem é diferente. Para desmontar a máquina e ter acesso à bomba, deve-se deitar o equipamento de lado, colocando primeiro um pano macio para não danificar a carcaça. Em seguida, os parafusos inferiores são desparafusados e o painel inferior é removido. Este método é relevante para equipamentos fabricados sob as marcas Samsung, Beko, Whirlpool, Candy, Ariston.
Chegando ao tubo de drenagem, ele é cuidadosamente sondado quanto a bloqueios. Em seguida, a braçadeira é afrouxada e removida da bomba. Resta retirar os fechos que prendem a bomba, desparafusar a fiação e retirar a peça.
Os modelos mais complexos
Em alguns modelos Bosch, Siemens e AEG, o processo de desmontagem é o mais difícil em comparação com outros tipos de equipamentos. A desmontagem da bomba é necessária para retirar a parte frontal do equipamento.

Para isso proceda da seguinte forma:
- Desparafuse os parafusos de montagem na parte traseira da máquina e deslize a tampa superior para frente.
- Remova o compartimento de detergente mantendo um dedo na trava e puxando-o em sua direção. A trava está localizada no centro do compartimento de pó.
- Remova os parafusos autorroscantes que prendem o painel de controle e solte as travas em todo o perímetro usando uma chave de fenda.
- Remova o painel do rodapé localizado na parte inferior, sob a escotilha de carregamento.
- Dobre o selante ao lado da porta da escotilha, levante a braçadeira e puxe-a para fora.
- O manguito é retraído para dentro do tambor, puxado para o local da trava da escotilha e desconectado da fiação.
- Desaparafuse os parafusos autorroscantes que prendem a parede frontal nas bordas, após o que o acesso à bomba será aberto.
Desmontagem
Depois de remover a bomba, você precisa desmontá-la para encontrar um mau funcionamento. Primeiro, desconecte a bomba do elemento chamado voluta desaparafusando os parafusos de fixação. Em alguns modelos, para desaparafusar a bomba, basta girá-la no sentido anti-horário para desconectá-la.
O próximo passo é verificar o estado da roda. Para inspecioná-lo, não é necessário desmontar toda a estrutura - removendo o filtro de drenagem, será possível entender visualmente se ele está quebrado. Se você precisa descobrir se a turbina está girando ou está bem fixada, não pode prescindir de uma desmontagem completa. Em condições de funcionamento, a roda não deve girar facilmente - ela rola com pequenos atrasos devido à rotação do ímã na bobina. Se a rotação for difícil e não houver obstruções visuais na forma de detritos acumulados, a bomba inteira deve ser desmontada para estabelecer a falha exata.
Como substituir
Substitua a peça após a desmontagem e a desmontagem na ordem inversa. Para não cometer erros durante o processo de instalação, é recomendável tirar fotos de cada etapa ao remover uma bomba com defeito.Após fixar a nova bomba dentro da máquina de lavar, é preciso conectar todos os fios e mangueiras desconectados, caso a desmontagem tenha sido feita com o caracol.

Verificação do trabalho
Depois de concluir o reparo ou instalar uma nova peça, verifique se a máquina de lavar está funcionando. Se a máquina estiver equipada com display eletrônico, após a conexão à rede, o autodiagnóstico será realizado. Se houver um mau funcionamento, o display mostrará o código de mau funcionamento correspondente. O display eletrônico é instalado na maioria dos tipos de máquinas de lavar modernas do segmento premium.
Em máquinas sem visor, você mesmo deve verificar o funcionamento da bomba. Para isso, é utilizado um testador especial - multímetro... Após ligar o testador, selecione a função de teste de tensão e aplique as pontas de prova nos contatos. O aparecimento dos dígitos 0 ou 1 no visor do multímetro indica um mau funcionamento. Um número de três dígitos em um multímetro ocorre quando a unidade de controle eletrônico não está funcionando corretamente e, nessa situação, são necessários diagnósticos profissionais mais precisos.
Quando entrar em contato com um especialista
Ao notar sinais de mau funcionamento, é melhor não atrasar a solução do problema e verificar imediatamente se o equipamento não está quebrado. Caso contrário, existe o risco de agravamento da situação, diminuição da eficiência da máquina de lavar e aparecimento de avarias adicionais.
Se os sintomas típicos de avaria não coincidirem com o problema existente, recomenda-se procurar ajuda profissional num centro de assistência, de forma a garantir a eliminação da avaria e o prolongamento do período de funcionamento do equipamento. Os especialistas irão ajudá-lo a consertar ou trocar a bomba, independentemente do modelo da máquina de lavar.

Regras de funcionamento
Uma bomba de água é uma parte essencial de qualquer máquina de lavar, e é por isso que os fabricantes de equipamentos especificam uma vida útil de 8 a 10 anos. O não cumprimento das regras de operação do equipamento geralmente leva à redução desse período e à falha prematura da bomba. A lavadora precisa de cuidados adequados, pois as principais causas de mau funcionamento da bomba são:
- detritos e outras peças pequenas entrando no sistema de drenagem;
- lavar roupas que acumularam muito pó e sujeira;
- choques mecânicos.
É possível consertar a bomba com uma pequena avaria com um investimento mínimo de tempo e dinheiro, mas danos graves exigirão um reparo completo ou a substituição de uma peça. Em situações particularmente negligenciadas, pode ser necessário comprar uma nova máquina de lavar. Para que a bomba do equipamento funcione corretamente, recomenda-se observar as seguintes regras:
- a água que entra na máquina de lavar deve passar pelo filtro de limpeza;
- antes de lavar as coisas, vale a pena sacudi-las bem e verificar os bolsos para que não haja objetos estranhos;
- itens muito sujos devem ser pré-embebidos para remover a maior parte da sujeira antes da lavagem na máquina;
- adicione aditivos especiais durante a lavagem para evitar a formação de incrustações;
- após cada lavagem, verifique se o líquido foi completamente drenado do tambor


