Tipos de tintas e pigmentos termocrômicos, por que mudam de cor dependendo da temperatura
Os corantes mudam de cor com o tempo apenas devido ao desgaste, que ocorre principalmente devido à luz solar direta. No entanto, recentemente surgiram no mercado materiais que adquirem temporariamente uma nova tonalidade sob a influência de uma determinada temperatura. Tais propriedades são típicas de tintas termocrômicas usadas para tratar carrocerias, roupas e outros produtos.
Descrição e particularidades
O esmalte termocrômico é uma tinta que contém um pigmento especial que muda de cor quando a temperatura aumenta ou diminui. Esta substância está na forma de microcápsulas arredondadas com um diâmetro de 3 a 10 micrômetros. Dependendo da natureza da mudança de cor, as tintas termocrômicas são divididas em 2 tipos:
- Ordem. A cor do revestimento muda com o aumento da temperatura e se recupera após uma diminuição.
- Irrevogável. A cor do material muda uma vez após a exposição à temperatura. A superfície pintada não restaura a cor original.
Devido ao fato de o invólucro dessas microcápsulas ser constituído por cristais líquidos, o esmalte termocrômico pode ser misturado com acrílico e outros tipos de tintas. Esta composição é usada no processamento de ferro, plástico e outras superfícies.
Este material tem as seguintes características:
- resistência ao calor;
- não há elementos tóxicos na composição (portanto, o esmalte é usado para pintar produtos infantis);
- reduz o efeito estufa, de modo que, após o processamento da carroceria, o interior do carro não aqueça em climas quentes.
Outra característica do esmalte termocrômico é que quando misturado com outros materiais, a porcentagem é selecionada dependendo da área de aplicação. Assim, para criar uma solução à base de água ou óleo, é necessário levar tinta na quantidade de 5 a 30% em volume. Ao processar plásticos, esse indicador diminui para 0,5-5%.
Variedades
Os pigmentos termossensíveis que fazem parte desta tinta são divididos em 3 tipos:
- Inicialmente invisível. Esses pigmentos colorem a superfície tratada com uma cor diferente se o material for aquecido a 50-60 graus.
- Visível no início. Esses pigmentos tornam-se transparentes quando aquecidos a 7-60 graus. Uma vez que a temperatura de exposição é normalizada, a substância retorna à sua tonalidade anterior.
- Multicolorido. Tal pigmento, quando exposto à temperatura, muda de uma cor para outra.

As características da tinta termocrômica dependem diretamente do campo de aplicação.
Escopo
Conforme indicado, o escopo de aplicação da tinta termocrômica depende diretamente do efeito a ser alcançado.Se for necessário aplicar a composição a produtos sensíveis à temperatura, recomenda-se escolher um material cujos pigmentos mudem de cor quando aquecidos a 230-280 graus. Para o processamento decorativo, são utilizadas tintas mais sensíveis às influências externas.
pintura de carros
O esmalte termocrômico é frequentemente usado para pintar a carroceria do carro.Graças a este material, você pode criar uma aparência única. Além disso, a aplicação da composição não requer equipamentos especializados.
Recomenda-se o uso de pistola para pintar com esmalte térmico. Mas você pode usar pincéis para aplicar bitmaps.
Ao comprar este material para o tratamento de carrocerias, você deve levar em consideração que:
- a superfície pintada sob luz solar direta perde suas propriedades originais;
- se aparecerem arranhões e lascas, toda a carroceria deve ser repintada;
- um carro cuja cor da carroceria muda é difícil de registrar;
- tinta é cara.
Ao mesmo tempo, com este material, você pode fazer com que, ao atingir uma determinada temperatura do ar, apareça o padrão aplicado ao corpo. Imagens como essas destacam o veículo de outros veículos.

Para pratos que mudam de cor
O esmalte térmico é usado para colorir pratos, quando aquecido, aparece o padrão aplicado. Esta composição não contém componentes nocivos. Por isso, esse material é utilizado para colorir louças infantis. Isso é conveniente porque você pode controlar a temperatura da comida ou bebida que está sendo servida.
Pano
As tintas termocrômicas também são usadas para decorar roupas.Graças a este tratamento é possível obter T-shirts ou calças que, em contacto com o corpo humano, aquecem e o padrão aplicado aparece na superfície tratada.
lembrancinhas e decoração
Os esmaltes térmicos ampliam as possibilidades de criação de lembrancinhas e objetos decorativos. Este material permitirá criar produtos com uma "surpresa" que aparece quando aquecidos a uma determinada temperatura. Além disso, com a ajuda da tinta termocrômica, você pode decorar objetos de forma independente, recebendo assim um presente original.
para impressões
Os esmaltes térmicos encontraram aplicação em impressões. Este material é utilizado para catálogos contendo amostras de perfumes. Além disso, a tinta termocrômica permite criar cartões de visita originais, livros infantis, revistas, etc.
Tintura de cabelo térmica
A tintura de cabelo termocrômica ajuda a mudar temporariamente a cor do cabelo. Esta composição é baseada em silicone.
Dependendo do tipo de pigmento, a tinta muda de cor em temperaturas abaixo de +22 ou +31 graus. Este produto vem na forma de um frasco de spray.

Paleta de cores termocrômicas
A tinta termocrômica é:
- vermelho;
- azul;
- AMARELO;
- Verde;
- preto;
- lilás;
- marrom.
Existem também tons menos comuns:
- azul claro, azul céu e escuro;
- gema de ervas;
- manguito;
- Rosa vermelha;
- escarlate.
Se necessário, essas tonalidades podem ser misturadas, de modo que uma cor aparece primeiro na superfície tratada e depois outra.
Solventes compatíveis
Antes do uso, os esmaltes termocrômicos devem ser dissolvidos em (opcional):
- a água;
- Espírito branco;
- etanol;
- xileno;
- butanona oxima.
Esmaltes sensíveis ao calor não podem ser combinados com acetato de propila, acetona e amônio.
dicas de seleção
Antes de comprar tintas sensíveis ao calor, você precisa decidir sobre o escopo de aplicação do material. Isso determina o nível de temperatura sob a influência do qual o pigmento muda de cor. Ou seja, para roupas, esse número será de 35 a 37 graus e, para pratos, mais de 50 a 70 graus.
Se o material for adquirido para pintura de carro, recomenda-se a compra de um verniz especial junto com o esmalte, que protegerá a superfície da carroceria da luz solar direta. Além disso, antes de aplicar, é necessário verificar como muda a cor do pigmento. A tonalidade indicada pelo fabricante na embalagem nem sempre aparece após o aquecimento.


