Como e com o que diluir tinta com água, regras e proporções

A tinta à base de água é considerada a melhor opção para decoração de interiores. Este material é acessível e oferece um acabamento durável. Além disso, a composição se destaca por sua ampla paleta de cores. Mas ao trabalhar com esse material, muitas vezes surge a dúvida de como diluir adequadamente a tinta com água, pois sem observar a proporção exata, a camada superficial não ficará forte o suficiente.

Informações gerais sobre emulsão aquosa

A tinta à base de água se destaca no contexto de composições semelhantes com as seguintes propriedades:

  • respeitar o meio ambiente;
  • forma uma camada durável;
  • adequado para processar vários materiais (drywall, concreto e outros);
  • fácil de usar.

Este corante é à base de água como aglutinante. Isso permite que o material seque rapidamente em temperatura ambiente.

Variedades

Dependendo do tipo de componentes que compõem a tinta à base de água, distinguem-se os seguintes tipos de materiais de acabamento:

  1. Látex. É utilizado para pintar superfícies constantemente expostas a esforços mecânicos e em contato com produtos químicos domésticos. O látex incluído na composição torna o material mais elástico, o que possibilita a aplicação deste produto em paredes e tetos com pequenos defeitos.
  2. Acrílico.Essa tinta é à base de resina acrílica, devido à qual a camada superficial, após a secagem, torna-se resistente ao desgaste e à umidade. Quando aplicado, o material não deixa riscos. A tinta acrílica é mais cara do que outros tipos de emulsão aquosa.
  3. Silicone. Em termos de características, esta tinta é comparável ao látex. Ao mesmo tempo, os materiais de silicone ficam planos na superfície a ser tratada, sem deixar vestígios.
  4. Silicato. Graças aos álcalis, vidro e pigmentos de coloração incluídos na composição, este material cria uma camada superficial resistente ao desgaste.
  5. Acetato de polivinila. A tinta é à base de PVA, portanto a camada superficial não dura muito e não tolera esforços mecânicos. A demanda por essa composição é garantida pelo preço baixo.

Este corante é à base de água como aglutinante.

Apesar de uma variedade de tipos de tinta à base de água, em cada caso é usado um algoritmo para diluir o material.

Em que casos você precisa reproduzir

Novas tintas à base de água geralmente não requerem diluição. Isso se deve ao fato de que a água incluída na composição não tem tempo de evaporar no momento da abertura. Portanto, o corante mantém suas propriedades e consistência originais. No entanto, em alguns casos, a emulsão aquosa deve ser diluída antes do uso. Em particular, este procedimento é realizado se a tinta for aplicada em superfícies com pistolas de pintura.

Muito grosso

Devido à sua consistência espessa, a tinta não se mistura bem. É difícil trabalhar com esse material, pois após a aplicação a composição seca por mais tempo. Além disso, devido à consistência espessa, o consumo de tinta aumenta.E na parede com pincel ou rolo é difícil aplicar uma camada uniforme de material.

Com esta consistência, recomenda-se adicionar solventes especiais à composição. Além disso, neste caso, é necessário observar rigorosamente as proporções recomendadas. Se a norma permitida for excedida, a tinta fica muito líquida, razão pela qual aparecem manchas e manchas visíveis nas paredes após o processamento.

Também pode levar ao fato de que a camada seca não adquire características de resistência suficientes e se deteriora rapidamente.

Difícil de aplicar na superfície

Esse problema também ocorre devido à viscosidade insuficiente ou excessiva do material. Se as superfícies forem pintadas com pincéis ou rolos, são utilizadas composições espessas à base de água. Graças a isso, o corante após a aplicação não fluirá e ficará em uma camada uniforme.

Esse problema também ocorre devido à viscosidade insuficiente ou excessiva do material.

Se for usada uma pistola de pintura, a composição deve primeiro ser diluída para uma consistência líquida. Com essa viscosidade, o material ficará plano nas paredes e no teto, sem entupir os bicos do aparelho. Neste caso, deve-se ter em mente que as proporções de mistura de tinta com água dependem do tipo de pulverizador escolhido.

Data de validade

Se o prazo e as condições de armazenamento forem violados, a emulsão aquosa engrossa. Nesse caso, o material deve ser diluído em água ou cola PVA antes do uso. Às vezes, por esses motivos, a composição fica muito líquida. Para obter a consistência desejada, basta abrir a tampa e deixar a tinta por várias horas. Durante esse tempo, o excesso de umidade evapora.

Como diluir corretamente com água: regras e proporções

Ao diluir o corante com água, as seguintes regras devem ser seguidas:

  1. A proporção ideal é de 1:10. No entanto, se necessário, este indicador pode ser alterado. Em particular, ao aplicar a primeira camada, é utilizada uma tinta mais espessa, pelo que a composição deve ser misturada com menos água.
  2. Misture água com corante alimentar em temperatura ambiente. Recomenda-se adicionar menos líquido em clima quente.
  3. Recomenda-se o uso de água destilada para diluição.
  4. Não use solventes de tinta a óleo. Em contato com tais agentes, a emulsão aquosa se enrola.

A taxa de diluição ideal é indicada nas instruções de uso do corante específico. Este parâmetro pode ser alterado dependendo das condições de trabalho. Conforme mencionado acima, ao aplicar a primeira camada nas paredes, recomenda-se o uso de um corante mais viscoso, que é misturado com um pouco de água.

A taxa de diluição ideal é indicada nas instruções de uso do corante específico.

Independentemente da futura área de trabalho, é recomendável reproduzir o material usando o seguinte algoritmo:

  1. O corante é derramado em um recipiente preparado. Neste momento, recomenda-se mexer constantemente a composição.
  2. A água é gradualmente adicionada ao corante em pequenas porções. Isso permite que você controle o grau de viscosidade.
  3. Misture os dois ingredientes para que não haja grumos.

O tingimento deve ser feito após a mistura dos componentes principais. Para acelerar o processo, é recomendável usar um misturador de construção.

O que mais e como você pode diluir

Solventes especiais são usados ​​para diluir a tinta velha. Recomenda-se adicionar essas composições em pequenas quantidades para obter o material com a consistência desejada. Também nessas circunstâncias, a cola PVA é usada. Mas essa composição é usada com menos frequência.Isso se deve ao fato de a cola PVA reduzir as características de resistência da camada seca.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha