O princípio de operação da tinta paramagnética e como ela muda de cor, outros tipos
A cor do carro é definida na fase de produção por pintura com esmaltes apropriados. No entanto, já está disponível no mercado uma tecnologia por meio da qual é possível alterar a cor da carroceria do carro. Isso se tornou possível com o advento da tinta paramagnética. Essa composição, segundo os desenvolvedores, é capaz de mudar de cor pressionando um botão no controle remoto.
Conceito de pintura paramagnética
A tinta paramagnética é uma composição polimérica contendo partículas de óxido de ferro. Estes permitem que o material mude de cor. As partículas de ferro são aplicadas na superfície do corpo antes da aplicação do acabamento.
A principal característica dessa tecnologia é que a tinta só muda de cor quando o motor está ligado.
Princípio da Operação
O princípio de funcionamento de uma tinta paramagnética (ou ferromagnética) baseia-se numa tecnologia descoberta no século XX. Quando uma camada de óxido de ferro é aplicada, uma rede cristalina se forma sob o material. Os átomos de metal formam nós e oscilam sob a influência de forças externas.
Isso acontece quando uma corrente elétrica é fornecida a essa rede, que é acionada por meio do controle remoto. Com esse efeito, a carroceria do carro muda de cor. A tonalidade que o carro obtém depende da força da corrente e da densidade dos íons de ferro.
Este tipo de composição de coloração tem as seguintes características:
- Sustentabilidade. O material é resistente ao estresse mecânico.
- Atração. A pintura ajuda a destacar o carro de outros veículos.
- Fácil de controlar. Para mudar a cor, o dono do carro só precisa apertar o botão correspondente.

Como outros tipos de tintas, a paramagnética possui uma ampla paleta de cores. Ao mesmo tempo, como mencionado acima, a composição não altera o matiz cardinalmente, mas vários tons.
Verdade ou Ficção
A tecnologia para a produção de tinta paramagnética existe. No entanto, o material em si não está disponível no mercado. Isso se explica pelo fato de o custo dessa composição ser bastante alto. Portanto, o preço da pintura, se for colocada à venda, ficará inacessível a um grande público.
tinta termocrômica
A tinta termocrômica é um material sensível aos efeitos da temperatura, fazendo com que a composição mude sua cor original. O princípio de funcionamento da tinta térmica é semelhante ao paramagnético. Porém, neste caso, a mudança de cor ocorre sob a influência de outras forças.
Composição e propriedades da tinta térmica
A base da tinta térmica são as microcápsulas termocrômicas, cujo tamanho não excede 10 micrômetros. Além disso, a composição do material inclui pigmentos apresentados na forma de corantes leuco ou cristais líquidos.Ambos os componentes podem ser misturados com tintas comuns como acrílica, látex ou óleo. Devido a esta característica, esta composição é utilizada para o processamento de carrocerias.
A tinta térmica é dividida em 2 tipos:
- Reversível. Esse tipo de tinta muda de cor quando exposta ao calor e volta à sua tonalidade anterior quando as condições ambientais voltam à sua posição original.
- Irreversível. Esta tinta só muda de cor uma vez.
Além disso, as tintas térmicas são classificadas em 3 tipos, dependendo do tipo de impacto que deve ser exercido sobre o material:
- Invisível. A tinta é inicialmente incolor. A composição adquire uma determinada tonalidade quando exposta a uma temperatura de 50-60 graus. Mas após o resfriamento, o material torna-se novamente incolor.
- Visível no início. Essas tintas sensíveis ao calor tornam-se incolores quando a temperatura varia de 7 a 60 graus. Quando este efeito cessa, o material torna-se visível.
- Multicolorido. Essas tintas térmicas mudam de cor quando expostas à temperatura.

A temperatura máxima que a tinta térmica pode suportar não excede 280 graus.
paleta de cores
Este produto está disponível nas seguintes cores:
- azul (azul claro);
- Roxo;
- preto;
- AMARELO;
- vermelho e escarlate;
- rosa;
- Verde.
Se necessário, você pode combinar vários pigmentos entre si, que aparecem apenas em uma determinada temperatura.
Recursos do aplicativo
Antes da aplicação, esta composição é misturada com outras tintas nas seguintes proporções:
- à base de água ou à base de óleo - 5-30% em volume;
- com uma base com a qual o plástico é pintado - 0,5-5%.
A tinta térmica é aplicada da mesma maneira que de costume.Ou seja, para tratamento de superfície, pode-se usar pincéis, rolos, esponjas ou pistola. O consumo de material depende do efeito que você deseja alcançar. Em média, são necessários 65 mililitros de tinta térmica para cobrir um metro quadrado.
Recomenda-se misturar este produto com compostos acrílicos ou oleosos antes da aplicação em materiais não absorventes (cerâmicas e outros).
A tinta térmica seca em condições naturais em minutos. Após o tratamento, as superfícies devem ser mantidas longe dos raios UV ou deve ser aplicado um verniz solar por cima.

Esmalte hidrocromático para carros
O esmalte hidrocrômico contém microgrânulos especiais que alteram a cor do material quando em contato com a água. Em seu estado normal, esta composição apresenta uma tonalidade branca.
O princípio de funcionamento de tal material é o seguinte: quando molhado, a camada superior contendo esses microgrânulos torna-se transparente. Graças a isso, a tinta aplicada sob o esmalte hidrocrômico fica visível.
O esmalte hidrocromático é usado principalmente para esconder alguns dos elementos decorativos que adornam a carroceria. Esta composição não contém substâncias tóxicas e, quando molhada, não causa corrosão ou outros processos que possam danificar a máquina.
conclusões
Apesar do preconceito contra esses tipos de materiais, existem tintas que podem mudar de cor. Esmaltes hidrocrômicos e sensíveis ao calor são considerados populares. A primeira torna-se transparente quando exposta à água e a segunda muda de cor com o aumento e diminuição da temperatura ambiente. O esmalte hidrocromático é mais usado no processamento de carrocerias. O campo de aplicação de formulações sensíveis ao calor é mais amplo.
A tecnologia para criar tinta paramagnética também existe. No entanto, tal composição permanece inacessível a um grande público devido ao alto custo de produção.


