Instruções passo a passo faça você mesmo para substituir e consertar um elevador a gás em uma cadeira de escritório

As cadeiras de escritório estão sujeitas a um estresse maior diariamente. Nesse sentido, esses móveis requerem reparos locais periodicamente. Além do encosto, a mola a gás costuma falhar. Esta parte atua como um amortecedor. Portanto, sem a substituição oportuna da mola a gás, ficará desconfortável sentar em uma cadeira de escritório, pois esse mecanismo permite ajustar a altura do assento.

Descrição e propósito

Uma mola a gás (mola a gás) faz parte de uma cadeira de escritório que empurra um cilindro de metal sob a pressão do ar comprimido. Este último ajusta a posição do assento (ou seja, permite que o assento seja levantado e abaixado). Às vezes, uma mola a gás é comparada a um amortecedor. Mas esses detalhes não têm nada em comum. Os amortecedores amortecem as vibrações, enquanto a mola a gás executa outras funções.

Estruturalmente, este mecanismo inclui os seguintes elementos:

  • invólucro metálico;
  • um botijão formado por dois botijões de gás e completado por uma válvula bypass;
  • pistão e haste, localizados dentro do cilindro central e permitindo a movimentação da cadeira para cima e para baixo;
  • botões por meio dos quais a posição é ajustada.

O Gaslift executa várias funções úteis:

  1. Ajude a escolher a altura apropriada da cadeira de escritório de acordo com a altura da pessoa.
  2. Garante a rotação da cadeira em torno do eixo.
  3. Amortece parcialmente a carga na coluna vertebral humana.

A mola a gás é um cilindro completamente selado. O gás contido no interior é bombeado para fora durante o processo de produção. Para a fabricação deste mecanismo, é utilizado aço de alta resistência, capaz de suportar vários tipos de influências externas, inclusive fortes impactos. Neste caso, o gás não sai.

Plano de trabalho

No estado descarregado, o cilindro central da mola a gás está localizado na parte superior da estrutura. Se uma pessoa se senta em uma cadeira e pressiona a alavanca (botão), o mecanismo começa a abaixar, puxando o assento para baixo. Depois disso, o cilindro retorna à sua posição original. Quando o botão é pressionado sem carregar o assento, o ar dentro da mola a gás empurra a haste para cima. Ao mesmo tempo, o assento começa a subir.

substituição do forro

Compreender o esquema de operação do mecanismo permite excluir imediatamente outras avarias da cadeira de escritório. Se a mola a gás falhar após pressionar a alavanca (botão), o assento não se move.

As principais razões para a falha de uma mola a gás em uma cadeira de escritório

As molas a gás da cadeira de escritório falham pelos seguintes motivos:

  • distribuição de carga desigual no assento;
  • exceder a carga permitida na cadeira;
  • falta de lubrificação no mecanismo;
  • desgaste natural das peças.

A vida útil média de um movimento é de 18 a 24 meses. Ao final deste período, recomenda-se a realização de trabalhos preventivos, durante os quais é necessário obter e verificar o estado da mola a gás.Também é necessário lubrificar este mecanismo regularmente.

Como remover e substituir com suas próprias mãos

É muito difícil substituir a mola a gás por conta própria. Ao mesmo tempo, você não deve começar a reparar esta peça imediatamente se tiver problemas com a cadeira do escritório. A falha do mecanismo de controle de posição da cadeira é indicada pelos seguintes fenômenos:

  • o assento não segura em uma determinada posição;
  • depois de pressionar a alavanca, a cadeira não sobe nem desce;
  • a cadeira é abaixada imediatamente após a pessoa se sentar;
  • a vertical é quebrada (o assento é desviado para um lado);
  • o assento fica pendurado de um lado para o outro.

O procedimento para reparar e substituir o elevador de gás depende do tipo de cadeira de escritório. Nesse caso, independentemente das características do projeto, o procedimento pode ser realizado com chave de fenda Phillips e martelo emborrachado. É altamente recomendável não reparar a mola a gás por conta própria. Este mecanismo contém um gás perigoso para a saúde. E, em caso de dano à estrutura, esta, ao entrar no corpo humano, causará intoxicação aguda. Assim, em caso de avaria, esta peça é substituída por uma nova.

O procedimento para reparar e substituir o elevador de gás depende do tipo de cadeira de escritório.

Ao comprar um botijão de gás, você deve se guiar pelas dimensões do que está instalado na cadeira do escritório. Algumas peças deste tipo estão disponíveis com conicidade alta.

modelos de plástico

Para consertar móveis de escritório, é necessário desmontar o assento. Mas antes de iniciar o trabalho, é recomendável processar os parafusos WD-40. A lubrificação tornará os fixadores mais fáceis de desparafusar. O processo de desmontagem é o seguinte:

  1. O assento desaparafusa da base (dólares, mecanismo de balanço, etc.).
  2. O invólucro de plástico que cobre a piastra é removido.
  3. 4 parafusos são desaparafusados ​​e o assento é removido.
  4. Com golpes de martelo no local de fixação da piastra, eles são desconectados do assento. Neste ponto, é importante garantir que o mecanismo basculante não dobre.

A etapa final da obra deve ser realizada com muito cuidado, procurando não danificar os detalhes do mobiliário do escritório. Recomenda-se bater com um martelo de lados diferentes. Uma aleta de metal pode facilitar esse processo, por meio da qual a cruzeta e o riser são desconectados.

Ao final do processo descrito, é necessário derrubar o botijão de gás. Para fazer isso, a cruz deve ser fixada em uma superfície plana ou usar a ajuda de outra pessoa. O elevador de gás é derrubado por golpes ocasionais em uma galeria metálica instalada no centro desta sala. Você também precisará ter cuidado nessa etapa, pois o martelo pode quebrar as partes plásticas dos móveis do escritório.

Em seguida, é necessário colocar a cruz nas rodas e, retirando a tampa de transporte, instalar o botijão de gás no lugar. Nesse caso, você não pode pressionar o botão na parte superior da moeda. No final, você precisa montar a cadeira na ordem inversa.

base de metal

Para consertar móveis de escritório com base de metal, você precisa seguir o algoritmo acima. Mas, neste caso, deve-se ter em mente que vários fabricantes utilizam materiais frágeis na fabricação da cadeira. Portanto, os golpes de martelo devem ser baixos. Caso contrário, além do cartucho de gás, será necessário trocar a travessa.

cadeira de escritório

Caso as marteladas não tenham dado o resultado desejado, a base da peça deve ser fixada e girada várias vezes para os lados, girando o mecanismo.

Possíveis problemas e erros durante o reparo

Antes de proceder à remontagem dos móveis de escritório, é necessário verificar se o cartucho de gás selecionado corresponde às dimensões da cruz. Caso contrário, esta peça não pode ser instalada na cadeira. Nesse caso, o mecanismo de ajuste do assento não funcionará.

Se o botijão de gás estiver em uma sala fria ou em uma rua congelada por várias horas, é recomendável deixar a peça em uma sala quente por um dia antes de iniciar o reparo. É proibido substituir antes que o mecanismo aqueça.

Conforme já observado, deve-se tomar cuidado durante a desmontagem e remontagem para evitar força excessiva. Apesar de a mola a gás se encaixar perfeitamente na base dos móveis de escritório, essa parte é mantida apenas por fricção. E cada golpe do martelo gradualmente empurra toda a estrutura para baixo. Neste caso, é importante aplicar esforços uniformes e atingir diferentes partes da peça. Se o martelo atingir apenas um lado, o mandril a gás fica preso na travessa. Então você precisará trocar toda a parte inferior da cadeira do escritório.

Após a montagem dos móveis, recomenda-se verificar o funcionamento dos mecanismos. Ou seja, é necessário girar o assento em círculo nas duas direções. E então você precisa se sentar e pressionar a alavanca, abaixar e levantar a cadeira.

Ao aparafusar o mecanismo de ajuste no assento, verifique a conformidade das faces frontais deste e da peça instalada. Só então a montagem dos móveis pode ser concluída.

Se o mecanismo não funcionar após a instalação da mola a gás, isso indica um dólar fixado incorretamente ou uma peça nova. Você também deve verificar o estado da alavanca que aciona o mecanismo de giro.

A principal dificuldade desse reparo é que só é possível avaliar o desempenho do botijão de gás adquirido após a instalação. Antes disso, você não pode pressionar o botão no topo da estrutura. Durante a remontagem, o braço oscilante pode prender este elemento. Nesse caso, a mola a gás não funcionará. Mas se, após a montagem, todos os elementos estruturais da cadeira de escritório funcionarem corretamente, mas o assento não cair, é necessário retirar uma nova peça e levá-la à loja.

Para evitar a falha prematura do cartucho de gás, devem ser observadas as recomendações do fabricante para as condições de funcionamento do móvel. A vida útil das cadeiras de escritório é significativamente reduzida se esses itens forem constantemente expostos a um estresse maior. Esses móveis, via de regra, suportam um peso de até 120 quilos.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha