Instruções passo a passo DIY para reparar e substituir uma fechadura em uma porta de plástico

As portas de plástico, devido às peculiaridades do material, requerem reparo antes das portas de madeira. Esses produtos não toleram estresse mecânico e, com uso regular, exigem ajuste constante das dobradiças. E após operação prolongada, você terá que recorrer à substituição da fechadura da porta de plástico da varanda. Além disso, cada um desses procedimentos pode ser realizado de forma independente.

Métodos de reparação de avarias graves

Geralmente é necessário reparar portas de plástico pelos seguintes motivos:

  • não conformidade com as regras operacionais;
  • a estrutura foi montada em violação da tecnologia de instalação;
  • falta de cuidados adequados;
  • operação negligente;
  • mudanças bruscas de temperatura;
  • exposição prolongada à luz solar direta.

A frequência do reparo depende diretamente da qualidade dos materiais com os quais a porta é feita e dos acessórios. Este último desempenha um papel decisivo na vida do produto.

Dependendo da causa e do tipo de falha, pode ser necessário selante, selante, uma nova unidade de vidro (se forem detectadas rachaduras) e uma peça defeituosa para eliminar o mau funcionamento.

Substituição do punho

As maçanetas quebram, principalmente devido a uma atitude descuidada em relação à porta ou acessórios de baixa qualidade. O design desta peça é composto por uma alça de plástico em forma de L e um pino que se encaixa dentro da tela e abre/fecha a fechadura. Se a alça estiver quebrada, para substituir as conexões, você precisará fazer o seguinte:

  1. Alinhe a alça horizontalmente e deslize a folha de plástico que cobre os clipes.
  2. Usando uma chave de fenda, desaparafuse os parafusos e puxe a alça em sua direção e remova o pino.
  3. Alinhe a nova maçaneta horizontalmente e insira-a no orifício da porta.
  4. Aperte os parafusos de montagem com uma chave de fenda Phillips e feche o acabamento decorativo.

Após a instalação, recomenda-se girar a maçaneta várias vezes, para verificar o funcionamento do mecanismo de travamento.

A folha abre em duas posições e não fecha

As portas de plástico, devido aos recursos de design, geralmente são travadas simultaneamente nas posições de balanço e inclinação. Esse mau funcionamento ocorre no momento em que a alça é girada verticalmente (a alça deve ser direcionada para cima). Durante esse processo, um canto do chassi sai do ponto de fixação e fica preso.

As portas de plástico, devido aos recursos de design, geralmente são travadas simultaneamente nas posições de balanço e inclinação.

Este mau funcionamento é eliminado em duas etapas. Primeiro, você precisa pressionar o canto superior flácido em direção à abertura da varanda. Então você precisa mover a alça para uma posição horizontal.Para evitar que situações semelhantes aconteçam no futuro, é recomendável adquirir e instalar fechaduras na porta.

A porta está trancada e não abre

Esta situação surge por várias razões. Mas em cada caso, para eliminar o mau funcionamento, você precisará puxar a porta em sua direção, agarrando-se ao canto superior direito. Ao mesmo tempo, você precisa mover a alça para posição horizontal... Graças a essas ações, ocorrerá a situação descrita no parágrafo anterior. Ou seja, a folha abrirá em duas posições. Depois disso, você precisa pressionar o canto superior direito da porta, primeiro virar a maçaneta para cima e depois para a posição horizontal.

Rachaduras e apreensão

O rangido na porta da varanda geralmente ocorre devido à falta de lubrificação nas dobradiças e no mecanismo de travamento. Para eliminar ruídos desagradáveis, é necessário tratar as conexões com óleo de motor ou outro líquido semelhante. É proibido o uso de produtos que contenham ácidos ou resinas para este procedimento.

Se a porta travar constantemente, isso pode indicar um rebaixamento da tela. Isso acontece depois de muitos anos de operação da estrutura e se deve a razões naturais. Para eliminar esse mau funcionamento, é necessário ajustar os parafusos localizados nas dobradiças superior e inferior usando um hexágono. Durante a execução deste procedimento, é recomendável verificar constantemente o quanto a porta foi levantada (abaixada ou desviada) do nível inicial. Essa abordagem evita trabalho desnecessário e economiza tempo.

Evite o frio

As portas de plástico, em comparação com as portas de madeira, protegem melhor o interior do frio. Mas com o tempo, a tela deixa de cumprir suas funções.

janelas trancadas

aperto insuficiente

Esse problema ocorre porque os usuários não seguem as recomendações do fabricante. Estes últimos insistem que as portas de plástico devem ser ajustadas a cada mudança de estação. Recomenda-se apertar os parafusos correspondentes o máximo possível no inverno e afrouxá-los no verão.

Se, com a diminuição da temperatura, o frio começar a entrar na sala pela varanda, é necessário verificar o grau de apoio da tela no batente e, se necessário, ajustar a posição da abertura. Para fazer isso, você precisa instalar o hexágono no soquete correspondente em cada excêntrico dos mecanismos de travamento e girar as peças.

Como substituir o selo

Se, depois de ajustar a pressão, a porta continuar fria, o motivo está na junta. Este último se desgasta ou racha com o tempo. Para substituir a junta, você deve fazer o seguinte:

  1. Abra a porta e gire a maçaneta para cima.
  2. Remova a junta antiga começando pelo canto superior.
  3. Remova a sujeira acumulada com um pano macio e detergente.
  4. Depois que a tira estiver seca, coloque uma nova junta de modo que os pedaços de material se encontrem nos cantos ou no centro da extremidade.
  5. Trate a costura com cola de borracha e, pressionando firmemente, fixe-a na superfície. Os pedaços salientes de material devem ser nivelados com tesouras ou pinças.
  6. Volte a colocar a folha da porta na sua posição normal.

Recomenda-se realizar o procedimento descrito a uma temperatura positiva. No inverno, o selo não gruda com firmeza.

Se o vidro estiver quebrado ou rachado

Se o vidro estiver danificado, recomenda-se substituir o saco por um novo.Isso é explicado pelo fato de que, com o tempo, novas rachaduras irão para os lados a partir do local do defeito. E, em alguns casos, devido a esses danos, o vidro quebra, o que pode levar a ferimentos.

Se o vidro estiver danificado, recomenda-se substituir o saco por um novo.

Para remover uma janela, você deve primeiro remover as esferas de vidro de plástico. Isso exigirá uma faca fina ou cinzel. Recomenda-se iniciar o procedimento com um cordão longo de vitrificação. Depois de remover esses componentes, insira uma faca fendida ou outro objeto adequado entre o vidro e a folha da porta e remova a janela danificada. Em seguida, as almofadas de apoio devem ser colocadas na parte inferior da abertura. Depois disso, você pode instalar uma nova janela. Juntas de borracha também devem ser colocadas em cima do vidro.

No final da instalação, verifique o nível. Se nenhuma anomalia for encontrada, os grânulos de vitrificação podem ser remontados.

Como ajustar as dobradiças

As dobradiças são firmemente pressionadas contra a tela, portanto, esta parte raramente requer reparos. As dobradiças, além da função padrão, também são utilizadas em portas de plástico. Com esta parte você pode ajustar a posição da folha horizontalmente, verticalmente e cantilever. Para o primeiro, você precisa inserir uma chave hexagonal no parafuso na extremidade da dobradiça inferior. No topo existe outro elemento semelhante, através do qual pode ajustar a posição vertical da folha.

Removendo arranhões e lascas

Plástico líquido é usado para selar pequenas falhas. Para remover arranhões e lascas, você precisará de:

  1. Trate as áreas onde forem detectados defeitos menores com água e sabão.
  2. Após a secagem, trate a tela com o limpador fornecido com o plástico líquido.Este material remove a gordura da superfície e ao mesmo tempo prepara a porta.
  3. Preencha rachaduras e lascas com plástico líquido, nivelando a superfície com uma espátula de borracha. Ao final do trabalho, recomenda-se enxugar o material com papel toalha (é proibido o uso de tecido ou sintético neste caso).

Se forem encontrados vestígios de corrosão nas partes metálicas da porta da varanda, a ferrugem deve ser tratada com WD-40. Esta ferramenta também é usada para remover rangidos de dobradiças e mecanismos de travamento.

janela de plástico

Regras de funcionamento

Para evitar a quebra de portas de plástico, as seguintes recomendações devem ser observadas:

  1. Trate periodicamente os mecanismos de travamento e dobradiças com óleo e massa com spray adequado, que é vendido em lojas especializadas ou empresas que instalam janelas de plástico.
  2. Verifique regularmente a fixação da maçaneta da porta e reaperte os parafusos, se necessário.
  3. Ajuste as dobradiças se a porta estiver solta.
  4. Ao abrir e fechar a porta, gire a maçaneta completamente.
  5. Não use força excessiva ao abrir e fechar a porta.
  6. Não se apoie no vidro.

Também é recomendável ajustar os níveis de pressão da porta no início de cada estação. Isso evitará que o frio entre na sala. Se surgirem problemas mais graves (dobradiças quebradas, soldas soltas, etc.), você deve entrar em contato com uma empresa que instala estruturas plásticas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha