Marcas populares de cola de pastilha de freio e como usá-la você mesmo
O sistema de freios do carro deve estar sempre em boas condições. Caso contrário, a vida do proprietário do veículo e dos pedestres está em perigo. Vamos ver qual cola para consertar pastilhas de freio é a mais eficaz e ajudará a evitar colisões. Considere dicas e recomendações adicionais se precisar se substituir.
Requisitos básicos de adesivo
Características básicas que o adesivo deve ter:
- resistência à vibração, resistência sob cargas pesadas;
- resistência ao calor (+ 250 ... + 300 );
- altas taxas de adesão;
- resistência a óleo, gasolina, água.
A cola deve ser 100% confiável na união entre a base metálica e as pastilhas de freio.
Revisão de marcas populares
Ao consertar lonas de fricção, os motoristas geralmente dão preferência a 3 colas.
"VS-10T"
A cola é feita de resinas especiais e solventes orgânicos. As peças a serem coladas são primeiro removidas para o lado até que estejam completamente secas, depois são colocadas sob a prensa. Por sua aparência, "VS-10T" é um líquido transparente homogêneo viscoso de tonalidade bege ou marrom. Esta cola não contém água, o que a torna estável, mesmo em caso de contato direto com líquidos. Além disso, a composição é resistente aos ambientes mais agressivos: água do mar, líquidos contendo álcool, acetona.
Uma vez solidificado, o solvente evapora e a resina forma uma substância de alto peso molecular com juntas extremamente fortes, que não é sensível à temperatura e umidade.
A cola VS-10T foi especialmente projetada para fixação confiável de materiais em unidades que operam em temperaturas de até 300 ˚С. Pode ser usado em baixa pressão. O adesivo é amplamente utilizado para unir lonas de freio a suportes de metal. A composição garante alta força de adesão.
Poxipol
Adesivo epóxi bicomponente multiuso de alta resistência. A sua principal finalidade é a montagem e construção, mas a composição do "Poxipol" provou-se na colagem e reparação de vários mecanismos. Depois de trabalhar com ele, uma costura é formada na superfície. Para esta ferramenta, ele recebeu um segundo nome - "soldagem a frio".

A cola é vendida em embalagens de 2 tubos:
- em um tubo marcado com "A" - resina;
- no segundo, com a designação "B" - endurecedor.
O conjunto também inclui um manual de instruções, uma espátula, um prato. A resina possui grande flexibilidade, garante maior adesão das peças. A temperatura aceitável para colagem é de + 18 ... + 23 ˚С.
As desvantagens do adesivo incluem:
- Poxipol não é adequado para trabalhar com polipropileno, polietileno, Teflon;
- alto custo do produto;
- antes de aplicar a composição, você deve primeiro prepará-la e depois usá-la em 5 a 6 minutos.
A cola natural é vendida apenas em lojas especializadas.
Resina epóxi "ED-20"
A resina epóxi-diane é um líquido viscoso universal confiável de alta qualidade, sem impurezas mecânicas.Sob a influência de um endurecedor, à temperatura ambiente normal + 20˚C, transforma-se em um polímero infusível.
Características técnicas da composição:
- mostra resistência à umidade, danos mecânicos, ambientes alcalinos e ácidos;
- a mistura preparada é usada em 30-60 minutos;
- em comparação com as resinas acrílicas, é tóxico;
- baixa elasticidade - durante o movimento na superfície coberta com "ED-20", podem ocorrer rachaduras;
- tem propriedades anticorrosivas e dielétricas;
- proporciona alta durabilidade sob cargas pesadas.
Na indústria, é utilizado em sua forma pura. Sem componentes adicionais da composição "ED-20" na cor âmbar ou laranja.

como colar
Materiais e ferramentas que serão necessários para restaurar as pastilhas de freio:
- para remover os restos de revestimentos gastos - uma fresadora, mas se isso não for possível, você pode se armar com um martelo e um cinzel;
- moedor, moedor;
- agente desengordurante (gasolina, acetona);
- novas sobreposições;
- adesivo, esponja ou pincel para aplicá-lo;
- serra para cortar peças de metal;
- torno ou braçadeira;
- Microondas ou forno.
O processo de instalação de overlays consiste em 7 pontos críticos:
- Remoção de lonas de freio gastas. Se não for possível pedir ajuda aos trabalhadores do serviço de automóveis, os rebites velhos são arrancados sozinhos com um martelo e um cinzel. Golpes alternados, cuidadosos e bem direcionados.
- Limpeza da superfície do sapato que está sendo reparado. Durante a operação do veículo, ferrugem e detritos se acumulam sob o talão, que devem ser removidos. A peça é limpa de uma das seguintes maneiras:
- moedor;
- segurando o bloco em um torno, a superfície é processada com um moedor usando discos ou círculos de pétalas com lixa;
- usando lixa.Nesse caso, o processo de decapagem será atrasado.
- Limpe a superfície tratada com um pano macio e seco e depois desengordure. As manipulações de colagem são realizadas não antes de 5-6 horas após a remoção de substâncias gordurosas.
- Com uma esponja ou pincel, sem poupar, aplique a composição no tampão e no sapato (recomenda-se realizar o procedimento em uma direção). Não deve haver áreas sem cola nas superfícies a serem coladas. Nesse caso, a temperatura na sala não deve ser inferior a +24 ˚С.
- Após 1 hora, o procedimento de aplicação da composição é repetido e mantido por mais 60 minutos.
- Com um movimento certeiro, pressione as peças a serem coladas. Você tem que apertá-los com 2 pequenos alicates. As estrias de cola são raspadas.
- O aparelho é colocado por 2 horas em forno pré-aquecido a 180 ˚С. Após o resfriamento, o mecanismo está pronto para operar.
Se não houver forno, a estrutura é deixada de lado até a cola secar completamente, por pelo menos 12 horas. Quanto mais o tempo passar, mais confiável ele ficará.

Dicas e truques adicionais
O cumprimento estrito das regras e técnicas de colagem dá o resultado desejado - as pastilhas de freio são fixadas com firmeza. Como mostram muitos anos de experiência, dependendo do material da pastilha, a redução da velocidade do veículo é muito diferente:
- das pastilhas escuras feitas de material duro, o disco tritura e o processo de frenagem é mais rígido;
- almofadas de cores claras fornecem frenagem suave para um brilho espelhado.
O material, como nas almofadas originais, é selecionado experimentalmente.
Ao escolher um adesivo, deve-se levar em consideração suas características técnicas. Com efeito, a qualidade de aderência das rodas do veículo à pista depende das condições de funcionamento das pastilhas de freio, o que é importante para garantir a segurança da vida dos pedestres e do carro proprietário.


