Como armazenar adequadamente roseira brava em casa, quando e onde

O tempo de colheita é curto, pelo que se deseja prolongar o prazer de consumir frutos silvestres saudáveis. Se você sabe como armazenar adequadamente a roseira brava, é fácil fornecer produtos vitamínicos para toda a temporada. Existem diferentes opções: secagem ao ar, secagem ou secagem no forno, congelamento. O método preferido é selecionado após considerar os prós e contras de cada método.

Regras de coleta

Diferentes tipos de roseira brava não amadurecem ao mesmo tempo: os primeiros - no final de agosto, os últimos - em outubro. Eles coletam os frutos com as mãos em luvas grossas para protegê-los dos espinhos afiados nos galhos do mato. Colocados em cestos, bandejas plásticas em camada fina para evitar amassamento e deformação. As bagas são colhidas em clima seco e ensolarado; na chuva, o teor de vitaminas é menor. A umidade aumenta o risco de apodrecimento, fungos e danos às matérias-primas vitamínicas. Recomenda-se coletar roseira brava, outras plantas medicinais e alimentícias longe de estradas movimentadas e empreendimentos industriais.

Atenção! As bagas para secagem são colhidas quando totalmente maduras, quando se desprendem facilmente do caule.

As opiniões divergem sobre se vale a pena esperar a primeira geada para retirar a colheita dos arbustos. Segundo alguns estudos, o teor de vitamina C das frutas é maior quando a temperatura do ar cai para 0°C. Em outros testes, foi comprovado que há mais substâncias bioativas antes do congelamento.

Como escolher as frutas certas

A rigor, os verdadeiros frutos da roseira brava - nozes - são encontrados sob a casca suculenta. A "baga" de cores vivas é formada como resultado do acréscimo das partes inferiores das pétalas e sépalas. As nozes secas de rosas silvestres amareladas são chamadas de sementes na vida cotidiana. A maturidade é determinada pela cor e sabor dos frutos característicos de cada espécie. As bagas vermelho-alaranjadas brilhantes contêm mais carotenos (provitamina A). A polpa é doce e azeda, agradável ao paladar. A acidez é determinada pelo teor de vitamina C (ácido ascórbico). As frutas também são ricas em vitaminas B1, B2, PP, K, flavonóides.

Importante! "Campeões" do conteúdo de vitamina C - rosa espinhosa e rosa de maio - cerca de 1250 miligramas por 100 g de bagas.

A rosa mosqueta menos densa em nutrientes é facilmente reconhecida por seus grossos brotos verdes, corando de um lado. As flores desta espécie são rosa claro, inodoras. Os frutos são lisos, laranja brilhante, com até 2,5 cm de comprimento.

rosa mosqueta em uma cesta

Secagem

As bagas podem ser secas inteiras ou raladas. Remova os restos do cálice e pedúnculo, se isso não foi feito durante a coleta.

Na Vivo

As frutas são dispostas em bandejas, pratos, assadeiras (o fundo é forrado com papel).Bagas pequenas são completamente secas. As sementes no interior também são ricas em vitaminas, contêm ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

Como preparar uma rosa mosqueta grande:

  • corte as bagas longitudinalmente em duas metades;
  • limpe as sementes e cabelos com uma colher de chá;
  • lave rapidamente as metades das bagas com água.

Atenção! As sementes de rosa mosqueta são densamente cobertas por pêlos finos com dentes minúsculos que coçam.

Bagas inteiras ou descascadas são secas em local aquecido ao ar livre a temperaturas de até 40 ° C. Espaços bem ventilados são ideais: varanda, sacada ou terraço. A secagem in vivo economiza mais vitaminas.

muita rosa mosqueta

No forno ou no microondas

A rosa canina após a colheita é examinada e classificada. Descarte bagas danificadas e podres. O processamento posterior é o mesmo que antes da secagem em condições naturais. O processo em temperaturas acima de 40°C é mais rápido do que ao ar livre.

Como secar no forno:

  1. Espalhe a fruta em uma assadeira, espalhando-a em uma única camada.
  2. Pré-aqueça o forno a 45-50°С.
  3. Coloque uma assadeira com a roseira brava dentro.
  4. Deixe a porta entreaberta para permitir a saída do vapor.
  5. Agite a assadeira regularmente.
  6. Aquecer cerca de 8 horas a 45-60°C.
  7. Remova a matéria-prima após a secagem completa.
  8. Deixe esfriar até a temperatura ambiente.

O micro-ondas não é adequado para secar bagas, frutas e vegetais. Uma razão é que em um forno de micro-ondas, a desidratação ocorre rapidamente, mas principalmente na superfície externa. A umidade é retida dentro da fruta, o que causará podridão.

Em um secador elétrico especial

As roseiras, antes de serem colocadas no desidratador, são despojadas das sépalas e dos pedúnculos.A secagem a 45°C levará de 9 a 12 horas, enquanto mais nutrientes serão retidos. Se você "forçar" o aquecimento, primeiro o ácido ascórbico é destruído. As bagas devidamente secas mantêm a sua cor natural, quebram-se facilmente à mão, mas não se esfarelam quando espremidas.

rosa mosqueta secando

Regras e períodos de armazenamento

Frutas frescas podem ser armazenadas após a colheita na geladeira por cerca de três dias, secas ou congeladas - por pelo menos um ano.

Seco

Após a secagem completa, os bagos são dispostos em recipientes limpos e inodoros (vidro ou plástico), bem fechados com tampas. A vida útil máxima da roseira seca é de cerca de 1,5 anos. Durante esse tempo, é necessário tentar usar matérias-primas, caso contrário, perderá vitaminas e carotenos.

Você pode armazenar as bagas em sacos de lona ou sacos de papel, geralmente recomendados para medicamentos fitoterápicos. No entanto, as roseiras podem molhar ou absorver odores da sala onde serão armazenadas. Foi testado na prática que as bagas secas em pequenos sacos de plástico não mudam de cor nem se deterioram.

no congelador

O congelamento rápido e o armazenamento a uma temperatura de -18 ... -24 ° C é a melhor opção na ausência de tempo e condições para a secagem das frutas. As matérias-primas são processadas da mesma forma que antes de serem enviadas para o forno. Coloque na bandeja do congelador em uma única camada. Após 2-4 horas, as bagas endurecidas são colocadas em recipientes de plástico ou garrafas de leite de gargalo largo. Tampe os recipientes firmemente.

Com resfriamento rápido, até 90% dos nutrientes são retidos (em comparação com frutas frescas). Essa rosa mosqueta é preparada sem descongelar.Para comparação: durante a secagem, o teor de vitaminas é reduzido em 30 a 40%.

muita rosa mosqueta

Infusão

A melhor maneira de preparar uma bebida é preparar a matéria-prima em uma garrafa térmica. Pegue cerca de 40 bagas de tamanho médio para 500 ml de água fervente. Você pode deixar a infusão em uma garrafa térmica durante a noite e beber uma deliciosa bebida revigorante no dia seguinte. A solução preparada é armazenada em recipiente bem fechado por no máximo 2 dias na geladeira.

Dicas e truques adicionais

Você pode secar a roseira brava em uma bateria de aquecimento. As bagas são espalhadas no papel, colocadas em um aquecedor. Vire regularmente, descarte enegrecida ou esbranquiçada, com um toque de mofo. O tempo de secagem da rosa mosqueta depende do tamanho, temperatura e umidade. Isso pode levar várias semanas.

As roseiras maduras, mas não congeladas, são mais fáceis de remover das sementes, deixando apenas uma casca suculenta. Esta matéria-prima é seca e moída em pó. Armazene como rosa mosqueta seca. Bagas frescas descascadas são usadas para fazer suco, geléia, como recheio para assar.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha