Quanto e como você pode manter o peixe no freezer, quando e a escolha da temperatura

O peixe é um produto dietético único. A presença de aminoácidos semelhantes à carne em combinação com os ácidos graxos mais saudáveis ​​​​e baixo teor calórico é sua vantagem indiscutível. É verdade que o peixe fresco estraga rapidamente e, portanto, requer processamento imediato e armazenamento adequado. Para que o produto mantenha suas propriedades benéficas por muito tempo, é importante saber quantos peixes de diferentes tipos podem ser armazenados no freezer e sem.

Características do armazenamento de peixes

O peixe pode ser considerado um dos alimentos mais caprichosos. Seu modo de armazenamento é selecionado de acordo com:

  1. Variedades. Quanto mais ácidos graxos poliinsaturados a matéria-prima contiver, menor será o período de estocagem;
  2. Graus de tratamento térmico. Refeições prontas são congeladas por mais tempo do que o produto fresco original;
  3. Disponibilidade e tipo de embalagem.

Termos e condições de armazenamento de acordo com GOST

Cada um dos métodos de armazenamento para qualquer tipo de peixe é descrito por um padrão nacional específico da Rússia (GOST). Eles indicam não apenas o tempo e a temperatura de armazenamento, mas também a umidade do ar, a densidade de enchimento dos freezers e outros fatores.

Gelo

As condições e períodos de armazenamento deste tipo de peixe são regulados pelo GOST 814-96 “Peixe refrigerado. Condições técnicas". Segundo ele, a temperatura não deve ultrapassar 0 a +2°C, e o prazo de validade depende do momento da captura, da intenção de venda, bem como do tamanho do produto.

Sorvete

Para quase todos os tipos de peixe congelado, com algumas exceções, GOST 32366-2013 “Peixe congelado. Condições técnicas".

Seus requisitos básicos:

  • a temperatura dentro das carcaças não seja superior a -18 ° C;
  • alta umidade relativa para evitar o encolhimento do produto;
  • sua circulação natural pelo freezer.

As informações acima se aplicam ao armazenamento industrial de peixe congelado. Já os estabelecimentos comerciais armazenam por até 2 semanas em freezer a -6-8°C, evitando o descongelamento, e em bandejas abertas a temperatura de 0°C - não mais que 2-3 dias.

fumado quente

GOST 7447-97 “Peixe defumado quente. Condições Técnicas" oferece uma descrição das condições de armazenamento do produto correspondente:

  • na faixa de temperatura de -2 a +2 C - não mais que 3 dias;
  • congelado - até 30 dias.

na faixa de temperatura de -2 a +2 C - não mais que 3 dias

fumado a frio

Para peixes deste tipo de processamento, GOST 11482-96 “Peixe defumado a frio. Condições técnicas". O prazo de validade a uma temperatura de -2-5°C depende do tipo de produto:

  • arenque, cavala ou carapau mantêm sua vida útil de 45 a 60 dias;
  • carapau e notothenia, peixe branco e arenque, cavala - 15-30 dias (os produtos balych distinguem-se por uma consistência mais delicada).

Sujo

O armazenamento deste tipo de peixe é regulamentado pelo GOST 7448-2006 “Peixe salgado. Condições técnicas":

  • temperatura necessária - de -8 a +5 ° C;
  • a concentração de sal para um produto fortemente salgado é de 14% e mais, para um produto meio salgado - 10-14% e para um produto levemente salgado - não mais que 10%.

O sucesso do armazenamento é influenciado pela escolha dos recipientes, métodos de embalagem e umidade do ambiente.

O que diz SanPin

SanPiN é uma abreviatura do nome do documento de supervisão sanitária e epidemiológica do estado "Regras e normas sanitárias". Os requisitos para tecnologia de produção e procedimento de armazenamento para todos os produtos de pesca estão descritos em SanPiN 2.3.4.050-96. Este documento também contém uma descrição detalhada do layout, equipamentos, inventário de plantas fixas de processamento de pescado e localizadas em embarcações de processamento de pescado, requisitos de pessoal e quaisquer outras nuances da produção de pescado.

Critérios de seleção para peixe fresco

Não só sua aparência, sua consistência são importantes, mas também seu cheiro. Na loja, as carcaças de peixe fresco devem estar no gelo.

Não só sua aparência, sua consistência são importantes, mas também seu cheiro.

Aparência

O que observar ao escolher um produto:

  • o peixe fresco não se dobra, mas mantém uma forma retilínea;
  • suas escamas são úmidas, brilhantes, intactas, aderem firmemente à pele;
  • os olhos são limpos, transparentes, sem véus, não fundos;
  • se carcaças grandes forem vendidas em partes, elas não devem apresentar vermelhidão devido a resíduos de sangue e, além disso, hematomas.

Brânquias

Os tipos de peixe mais populares devem ser vermelhos, os produtos velhos devem ser cinza, branco, marrom claro e a boca deve estar fechada.

Sentir

Nenhum cheiro desagradável emerge do produto fresco. Forte "aroma" característico - evidência de condições incorretas de temperatura durante o transporte ou armazenamento.

Como armazenar em casa

Qualquer produto de peixe fresco sem geladeira ou freezer mantém a qualidade por várias horas, dependendo da temperatura do ar. Salgado ou defumado, dura um pouco mais sem refrigeração.

Cuidados também devem ser tomados para ser protegido da luz, umidade adequada e ventilação adequada.

Coaching

Se você não planeja cozinhar matérias-primas de peixe fresco nas próximas horas, é necessário salvá-lo sem estragar sua textura:

  • a carcaça é limpa e eviscerada;
  • enxaguado abundantemente em água corrente fria;
  • seque com toalhas de papel em todos os lados, incluindo a superfície interna;
  • a carcaça eviscerada e descascada preparada é colocada em um prato limpo e seco, bem fechado e armazenado na geladeira.

O peixe não eviscerado estraga muito mais rápido do que o peixe eviscerado.

O peixe não eviscerado estraga muito mais rápido do que o peixe eviscerado. Peixes pequenos com peso de até 200 g e de qualquer tamanho podem ser deixados por limpar para salga e congelamento prolongado. No entanto, após o descongelamento, deve ser tratado termicamente imediatamente.

Métodos de armazenamento

A escolha depende do grau de processamento do produto armazenado - refrigerado, salgado ou defumado.

Na geladeira sem congelar

O refrigerador retarda a atividade dos microorganismos no peixe, mas a temperatura usual das unidades de refrigeração doméstica - cerca de 5 ° C - não é suficiente para o armazenamento prolongado de produtos à base de peixe.Portanto, você pode armazenar matérias-primas frescas em uma geladeira comum por no máximo um dia.

Para dobrar a vida útil, encha o recipiente com cubos de gelo e polvilhe a peça com sal ou umedeça com suco de limão. No entanto, é melhor não arriscar a saúde deixando-o cru ou congelado por tanto tempo.

Carcaças descascadas e descascadas não podem ser armazenadas nas proximidades - mudar para um produto purificado, as bactérias nas escamas acelerarão sua deterioração.

no congelador

O peixe fresco pode ser armazenado no congelador por até seis meses. É aconselhável primeiro esvaziá-lo e embrulhá-lo em um saco plástico, mas não é necessário limpá-lo - as escamas se tornarão uma pequena proteção para as fibras e o prato ficará macio após o cozimento.

Sem geladeira na estrada

Pode transportar um produto fresco praticamente em qualquer época do ano, mantendo a sua qualidade ao longo do dia, utilizando as seguintes técnicas:

  • as carcaças dos peixes são pré-preparadas - evisceradas e limpas, depois congeladas e, antes da viagem, embrulhadas em papel alumínio e bolsa térmica ou em várias camadas de jornais;
  • o saco com eles é coberto com gelo em recipientes de plástico.

É melhor não usar polietileno para transporte sem gelo, pois o peixe nele, fumando, se deteriora rapidamente.

É melhor não usar polietileno para transporte sem gelo, pois o peixe nele, fumando, se deteriora rapidamente.

no vazio

A embalagem a vácuo em baixa temperatura de armazenamento é ideal para qualquer tipo de peixe.

Em particular, os custos:

  • em temperatura de armazenamento de 3 ° C, mantém alta qualidade e segurança sanitária por 4-5 dias (em embalagem normal - até 2 dias);
  • congelado dura um ano e meio (sem embalagem a vácuo - não mais que 6 meses).

Como armazenar ao vivo

Como o peixe não pode ser armazenado por muito tempo sem resfriamento ou tratamento térmico, a salga não pode ser armazenada por muito tempo, às vezes é aconselhável mantê-lo vivo o maior tempo possível.

Nem todos os seus tipos são mantidos vivos:

  • marinha - solha, gobies, navaga, glossa;
  • rio - chub, crucian, asp, sargo, poleiro, lúcio, tenca.

casas

Manter os peixes vivos em casa é problemático, pois a qualidade da água da torneira não é adequada para isso. No entanto, se uma captura viva for abastecida com água corrente de qualidade adequada, não pode durar mais de um dia.

pescaria

Regras básicas para ajudar a manter suas capturas vivas pelo maior tempo possível. Após a captura do peixe, ele é retirado do anzol com o maior cuidado possível, sem apertar o abdômen, para não ferir o interior. Espécimes feridos não são jogados em um balde de peixe vivo. Para armazenar a tomada, use uma gaiola de vime ou arame, coloque-a em um local com sombra. É melhor não usar os de metal, porque os peixes neles se machucam e descascam as escamas.

Regras básicas para ajudar a manter suas capturas vivas pelo maior tempo possível.

O contêiner com uma captura viva é verificado regularmente, se forem vistos dormindo ou letárgicos, são imediatamente isolados, mortos e esvaziados, caso contrário, o restante se deteriorará rapidamente.

Prazo de validade de refeições prontas

Eles diferem dependendo da tecnologia de preparação do produto - fritar, ferver, salgar, fumar.

Cozido, assado, frito

Matérias-primas tratadas termicamente podem ser armazenadas em temperatura ambiente por até 3 horas. Em seguida, os pratos são colocados na geladeira por até 2 dias a uma temperatura de 3-6 ° C.

Fumaça

Sujeito às seguintes condições, o produto fumado a quente pode ser mantido fresco até 3 dias:

  • em temperaturas de -2 a +2 ° C;
  • umidade - 75-80%;
  • fornecimento constante de ar fresco.

Quando congelado, mantém suas propriedades para consumo por até um mês, mantendo uma temperatura em torno de -30°C e umidade de 90%.

O peixe defumado a frio pode ser armazenado com segurança na geladeira por 4 dias.

O prazo de validade permitido no congelador depende do tipo de matéria-prima:

  • cavala, arenque e outras espécies podem ser armazenadas por 1,5 a 2 meses;
  • balyks de peixe, filés defumados a frio - 15 a 30 dias.

Secou, ​​secou

Para a preparação de tal produto, é utilizada uma grande quantidade de sal - um conservante natural. Carcaças secas e curadas podem ser deixadas embrulhadas em papel manteiga ou papel branco em local fresco, seco e escuro por até um ano.

Para a preparação de tal produto, é utilizada uma grande quantidade de sal - um conservante natural.

Sujo

O prazo de validade do peixe salgado é influenciado pelo grau de salga e pelo teor de gordura da matéria-prima:

  • salmão levemente salgado em salmoura é mantido por 3 dias;
  • um produto salgado embalado a vácuo - 30 dias;
  • arenque levemente salgado - 7 dias;
  • arenque em salmoura de média e forte concentração - 14-30 dias;
  • variedades gordurosas de cavala salgada - 10 dias.

O local para armazenar peixe salgado em salmoura fora da geladeira é escuro, seco, com temperatura de 10-12 ° C. O produto salgado pode ser armazenado na geladeira por até 10 dias.

Quanto peixe descongelado é armazenado

Se a unidade de refrigeração tiver uma seção com temperatura entre 0 e -2 ° C, o peixe descongelado pode ser armazenado lá por até 3 dias.Em modelos convencionais com temperatura de pelo menos 5-6 ° C, as matérias-primas descongeladas e previamente evisceradas e descascadas podem ser armazenadas com segurança por até um dia.

Se o peixe for congelado sem descascar e eviscerar, é melhor fazê-lo imediatamente e começar a cozinhar as carcaças do peixe imediatamente após o descongelamento.

Sinais de produto estragado

O peixe fresco é impróprio e perigoso para consumo se apresentar:

  • cheiro de amônia, escamas secas ou rachaduras;
  • brânquias escuras;
  • olhos turvos escuros;
  • manchas e amassados ​​na carcaça quando pressionado.

O peixe descartado está estragado se:

  • a carne é separada dos ossos;
  • a cor é muito brilhante;
  • há líquido na embalagem;
  • quando espremido, o filé não mantém sua forma.

dicas e truques

Para que o peixe enlatado dê prazer ao comer sem prejudicar a saúde, você deve seguir algumas regras simples:

  • esfriar - despeje água fervente, principalmente sobre o abdômen, brânquias, pois são local de colonização de bactérias patogênicas, restringindo a circulação de ar;
  • para salgar, use uma salmoura forte (por litro de água - 2 ou mais colheres de sopa de sal) com vinagre com a matéria-prima armazenada por pelo menos 5 dias.

Além disso, deve-se lembrar que ao ar livre, ao sol de qualquer tipo, o produto pesqueiro pode começar a se deteriorar em uma hora.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha