Como e onde é melhor armazenar berinjelas em casa

As berinjelas costumam ser enlatadas em casa, pois combinam bem com os óleos vegetais. Mas este vegetal pode ser mantido fresco em uma adega ou no freezer. Eles também podem ser secos ou curados. Para que as berinjelas sejam comestíveis no inverno, é recomendável colhê-las no canteiro.

Recursos de armazenamento de berinjela

Este vegetal é exigente quanto às condições de armazenamento, portanto, você deve se familiarizar com eles:

  1. A luz solar direta acelera a deterioração da berinjela e desencadeia processos químicos que podem prejudicar o corpo.
  2. Variedades tardias são armazenadas por mais tempo do que outras. Você também deve selecionar frutas com hastes verdes e sem danos ou podridão.
  3. Ao armazenar em caixas, recomenda-se polvilhar os vegetais com areia para reter a umidade. Eles também devem ser mantidos em um saco plástico ou papel.

Como colher corretamente

Ao colher colheitas em seu jardim, é recomendável observar certas condições:

  1. Ao cortar uma berinjela, é necessário deixar mais de 3 centímetros de caule.
  2. A colheita deve ser realizada em dias quentes, mas não quentes e secos.

Preparação para armazenamento a longo prazo

Antes do armazenamento, a superfície da fruta deve ser limpa com um pano. Eles não podem ser lavados, pois isso contribui para a deterioração da preservação. O método de armazenamento deve ser determinado, bem como deve ser preparado um local e recipiente especial para vegetais.

Métodos de armazenamento

Para manter as berinjelas frescas, você pode usar uma adega ou um freezer. Eles também podem ser mantidos secos ou enlatados.

Porão ou porão

Quando armazenado em porão ou porão, a umidade deve estar entre 75% e 85%. É necessário que a temperatura ambiente seja de 3-5°C. Antes do armazenamento a longo prazo, os vegetais devem ser classificados quanto a danos e apodrecimento. Depois disso, eles precisam ser embrulhados em papel e dobrados em caixas com orifícios de ventilação. Recomenda-se polvilhar os vegetais com serragem, palha, areia ou papel. Para que os frutos sejam armazenados por mais tempo, é necessária a ausência de mudanças bruscas de temperatura ou umidade.

Congelador

Congeladas frescas, as berinjelas perdem o sabor (nem mesmo as variedades amargas). Ao armazená-los como produtos semi-acabados, menos vitaminas e nutrientes são retidos, mas mais sabor. A temperatura no congelador deve ser inferior a -11°C.

Congeladas frescas, as berinjelas perdem o sabor (nem mesmo as variedades amargas).

Fatias fritas

Ao congelar produtos semiacabados, eles devem ser fritos ou assados. Antes de cozinhar as berinjelas fritas, é necessário enxaguá-las e cortá-las em rodelas ou rodelas. Em seguida, devem ser jogados em água fervente com sal por 5 minutos.Legumes cozidos devem ser fritos em óleo, resfriados, embrulhados e colocados no freezer.

custos

Para manter os vegetais frescos, você pode congelá-los no freezer. Para isso você precisa:

  1. Lave as frutas.
  2. Corte-os em pratos, fatias ou cubos.
  3. Cubra os legumes com sal e deixe em infusão por 35-40 minutos. Depois disso, escorra todo o suco da louça.
  4. Escalde as fatias por 5 minutos e seque.
  5. Coloque as berinjelas no freezer separadamente dos outros alimentos. Para evitar que grudem, devem ser colocados sobre uma tábua ou prato antes de serem congelados. Após 4 horas no congelador, podem ser retirados e embalados.

Geladeira

Esses vegetais podem ser armazenados no apartamento usando a geladeira. A uma temperatura de + 3-5°C e uma humidade do ar de 75-85%, podem ser armazenados durante 2-3 semanas. Antes de colocar as frutas nos recipientes, elas devem ser embrulhadas em papel ou filme plástico. Não é recomendado armazenar berinjela com outras frutas ou vegetais.

Métodos alternativos de colheita para o inverno

Para manter o sabor das berinjelas por mais tempo, é recomendável conservar ou secar esses vegetais.

Para manter o sabor das berinjelas por mais tempo, é recomendável conservar ou secar esses vegetais.

Secagem

Você pode preparar leguminosas em casa usando o forno, secador elétrico ou ao ar livre. Para secar as berinjelas, elas devem ser lavadas, secas e cortadas em rodelas ou rodelas. Armazene este produto em um recipiente, saco de papel ou saco de pano.

Secagem ao ar livre

Após o corte, os vegetais podem ser dispostos em uma assadeira ou pendurados em um barbante ou linha de pesca. Depois disso, é recomendável deixá-los em local seco e ventilado, sem luz solar direta. Este método depende do clima e requer a mesma umidade e temperatura durante todo o período de secagem.

Secar no forno ou secador elétrico

Se o tempo não estiver favorável e houver forno ou secador elétrico, as berinjelas podem ser cozidas lá. Para fazer isso, frutas cortadas devem ser armazenadas no forno a uma temperatura de 45-55°C por 4-6 horas. Após o resfriamento, recomenda-se inspecioná-los. Se as frutas não estiverem completamente secas, elas devem ser secas. Ao cozinhar em uma secadora elétrica, você precisa definir o modo apropriado e secar por 6 a 8 horas.

Secagem

Os vegetais secos podem ser preparados no forno ou na secadora elétrica. Após o cozimento, eles devem ter uma crosta dura e um meio macio. Para isso, devem ser secos em estufa a 60 ° C por 2 a 4 horas ou em secadora no modo apropriado até ficarem macios. Em seguida, devem ser colocados em um recipiente e enchidos com óleo quente com temperos. O produto resfriado deve ser armazenado na geladeira.

Conservas

Enlatar é a maneira mais comum de preservar berinjelas em casa.Eles podem ser salgados, fermentados, em conserva ou transformados em caviar de berinjela. Além disso, esses vegetais podem ser conservados em suco ou óleo de tomate.

Eles podem ser salgados, fermentados, em conserva ou transformados em caviar de berinjela.

Sujo

Para preparar berinjela salgada, você precisa colocar a fruta picada em uma panela ou outro recipiente, adicionar endro picado e alho, cobrir com sal (2-3% do peso dos vegetais em sal equivalente) e misturar. Depois disso, deixe sob pressão por 2-4 dias a uma temperatura de 18-24 ° C até que a salmoura fique turva.

Marinho

A composição da costura com berinjela em conserva inclui:

  • fruta fresca - 2,5-3 kg;
  • 3-4 dentes de alho;
  • sal - 4 colheres de sopa para cozinhar, 10-15 gramas para alho e 30-40 gramas para fazer salmoura;
  • 1-2 folhas de louro;
  • 0,5 litros de água salgada.

Para cozinhar legumes, você precisará de:

  1. Corte as pontas das frutas e pique-as com um palito em toda a superfície.
  2. Ferva-os por 10-20 minutos em água e sal (2 colheres de sopa por 1 litro) até que apareçam rugas na pele.
  3. Esprema os legumes em ângulo por 7 a 12 horas.
  4. Esfregue o alho descascado com sal.
  5. Corte a fruta em 2 partes iguais e pincele toda a superfície com a mistura de alho.
  6. Coloque as folhas de louro (pimentão e/ou cravo a gosto) e a berinjela no fundo do recipiente.
  7. Prepare a salmoura na proporção de 60 gramas de sal por 1 litro de água. Deixe esfriar e despeje em um recipiente com os legumes.
  8. Cubra o recipiente com os ingredientes e deixe fermentar por 5-7 dias a uma temperatura de 19-24°C.
  9. No final da fermentação, retire o recipiente para local fresco para posterior armazenamento.

provar legumes

Esses vegetais podem ser cozidos com uma variedade de vegetais, como cenoura, tomate ou pimentão. A receita de pimenta inclui:

  • berinjela - 1,5 kg;
  • pimentão - 500 gramas e pimenta - 50 gramas;
  • alho - 70-80 gramas;
  • óleo vegetal - 90-120 gramas;
  • vinagre - 10-12 colheres de sopa;
  • mel - 110-120 gramas (pode ser substituído por açúcar);
  • sal - 2 colheres de sopa.

Esses vegetais podem ser cozidos com uma variedade de vegetais, como cenoura, tomate ou pimentão.

Para cozinhar esses vegetais com pimenta e pimentão, você precisará de:

  1. Lave, seque e corte a fruta em fatias de até 1 centímetro de espessura.
  2. Coloque papel manteiga em uma assadeira e a berinjela picada por cima. Folhas e vegetais devem ser cuidadosamente untados com óleo vegetal.
  3. Prepare um vinagrete de pimentão e alho descascado das sementes e caudas.Para isso, devem ser cortados em pedaços e triturados no liquidificador ou moedor de carne.
  4. Adicione vinagre, mel (ou açúcar), sal à massa resultante e misture bem.
  5. Coloque os legumes e o molho em potes, alternando as camadas (para 1 camada de berinjela, são necessárias 2 colheres de sopa da mistura por cima e por baixo).
  6. Coloque as panelas na água e ferva por 15 minutos.
  7. Enrole o recipiente com as tampas, vire e deixe esfriar.

Erros comuns

Ao preparar berinjelas para o inverno, podem ser cometidos erros que levam à deterioração do produto ou de seu sabor. Se você não esterilizar o frasco antes de enrolá-lo, mesmo quando o conteúdo estiver fervido, ele pode mofar ou começar a se deteriorar. Com mudanças repentinas de temperatura ou umidade do ar, a vida útil dos vegetais frescos colhidos é significativamente reduzida. A luz direta do sol na fruta acelera o processo de deterioração. Além disso, por causa deles, podem liberar substâncias nocivas ao organismo.

Não é recomendado guardar a berinjela no freezer com outros alimentos, pois os vegetais absorvem rapidamente os odores.

Dicas e truques adicionais

Dicas gerais para armazenar e comer berinjela:

  1. Recomenda-se que este produto seja armazenado em lata. Isso contribui para que seu sabor se perca menos e seja comestível por muito tempo.
  2. Ao colher frutas secas, é necessário encontrar um local seco e sem gotas de umidade, pois se houver umidade excessiva nos vegetais, eles podem começar a apodrecer.
  3. Ao armazenar em geladeira ou freezer, ajuste a temperatura correta (3-5°C e 12°C, respectivamente) e mantenha-a durante todo o período de armazenamento.
  4. Recomenda-se obter do freezer a quantidade de peça que será utilizada para cozinhar. Os vegetais não podem ser recongelados.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha