Como e quanto você pode armazenar manteiga na geladeira e no freezer
Freqüentemente, a manteiga é armazenada para uso futuro e, nesse caso, você precisa saber quanto produto está armazenado no freezer. Embora seja mais frequentemente armazenado na geladeira, às vezes é necessário fazê-lo em condições de campo, por exemplo, em viagens ou em um vilarejo remoto. Donas de casa experientes usam alguns truques que permitem não perder o frescor, mesmo na ausência de utensílios de cozinha.
Requisitos GOST
Em GOST 32261-2013 “Manteiga. Condições técnicas “pode encontrar informações sobre a qualidade do produto, em que condições deve ser armazenado e transportado. Conforme consta no documento, o prazo de validade varia em função da composição, do tipo de embalagem e da temperatura.
Porções padrão em embalagens de papel alumínio de acordo com GOST são armazenadas por até 15 dias em temperaturas de 2 a 5 graus acima de zero - essas condições são mantidas por refrigeradores. A mesma quantidade de produto é armazenada embrulhada em pergaminho.Já no freezer, quando a temperatura cai para 18 graus negativos, o prazo de validade aumenta para 120 dias, desde que haja embalagem de papel alumínio, pergaminho ou materiais poliméricos.
Como armazená-lo corretamente
A maioria das donas de casa responderá à pergunta sobre onde armazenar a manteiga de forma absolutamente correta - esse laticínio saboroso e saudável deve ser armazenado na geladeira. No entanto, é necessário levar em conta uma série de nuances:
- a prateleira da porta não é o local mais adequado, pois ao abrir e fechar a geladeira a temperatura muda constantemente;
- uma gaveta mais nítida na parte inferior da unidade manterá a comida úmida o suficiente para se espalhar confortavelmente em sanduíches;
- o lugar mais fresco na geladeira maximizará a vida útil.
Na embalagem do fabricante
Na maioria das vezes, o fabricante de barras porcionadas usa papel alumínio como embalagem. Nesse caso, a compra pode ser movida para a geladeira de casa da mesma forma que estava na prateleira da loja. Isso também se aplica a situações em que o fabricante escolheu pergaminho, uma caixa de plástico ou outro recipiente opaco para embalagem. Mercadorias adquiridas a peso, acondicionadas em filme plástico, deverão ser transferidas para engraxadeira ou acondicionadas em material adequado.

Na lata de óleo
Na hora de escolher um lubrificador, é melhor dar preferência a materiais como porcelana e aço inox. Se o recipiente for de plástico, as paredes ficarão permeáveis aos odores dos alimentos ao seu redor. Além disso, a lavagem pode ser difícil.
Os requisitos básicos para um recipiente para armazenar manteiga são:
- paredes opacas;
- tampa hermética.
Em uma untadeira ou recipiente devidamente selecionado e adequado às características, a manteiga é armazenada na geladeira por até 3-4 semanas.
Frustrar
Para evitar que o sabor delicado estrague, a folha de alumínio é ideal como embalagem. O produto envolto neste material não perderá suas propriedades por até 20 dias.
Em papel pergaminho
O papel é respirável, portanto o produto não sufoca. Ao mesmo tempo, o pergaminho impedirá a aeração. Para armazenamento, a peça é envolvida em 2 camadas. A qualidade durará até 10 dias.
posso guardar no congelador
Uma excelente característica do produto é que ele tolera bem o congelamento. É aconselhável cortar um pedaço grande em porções - para que não haja necessidade de descongelá-lo completamente para cortar a parte necessária em volume. O óleo é embrulhado em várias camadas de papel manteiga e depois embrulhado em celofane. Isso evitará a absorção de aromas de alimentos próximos, como carne e peixe.

Os tempos de armazenamento no congelador são mostrados na tabela abaixo.
| Temperatura (em graus Celsius) | Tempo de armazenamento |
| – 12 | até 9 meses |
| – 18 | Até 12 meses |
Se o óleo for deixado por mais tempo, afetará negativamente o sabor.
Como armazenar sem geladeira
À temperatura ambiente, a manteiga começará a se deteriorar após dois dias. No entanto, existem várias maneiras de mantê-lo fresco um pouco mais.
A água
O método mais simples e eficaz: mergulhe um pedaço de óleo em uma tigela com água fria e coloque-o no local mais fresco da casa. O método funciona mesmo na estação quente. Existe outra opção para armazenar líquidos. O produto é colocado em uma jarra de vidro. É colocado em uma panela com água para que o líquido chegue ao meio do recipiente. Sobre a panela é colocado um pano de algodão, previamente umedecido e bem torcido.As extremidades da aba devem afundar na água.
Sal
Para manter a manteiga fresca, você precisará de:
- sal - 20 g;
- água - 1 litro;
- pergaminho;
- pratos fundos (é melhor levar esmalte ou vidro).
Uma peça é pré-cortada em porções de 150-200 ge cada peça é embrulhada em pergaminho. Para esses fins, é adequado papel pergaminho, que pode ser encontrado em todas as donas de casa. Os palitos são colocados em uma panela ou jarra e despejados com água fria com sal dissolvido nela. O fluido deve ser trocado diariamente. Funciona melhor se você usar a opressão. Assim, o produto durará até três semanas.

o vinagre
O vinagre é um excelente conservante e ajudará a prolongar a vida útil à temperatura ambiente. Para fazer isso, você precisa preparar uma solução de vinagre e despejá-la em uma jarra de vidro. O óleo colocado em tal líquido durará mais tempo. Outra forma de guardar o produto com vinagre exigirá um pano de algodão. A aba é umedecida em uma solução de água e vinagre de mesa, após o que é envolvida em manteiga. O produto preparado é colocado em uma panela ou outro recipiente, polvilhado com açúcar e coberto com uma tampa.
Quando o tecido secar, é necessário molhá-lo novamente com uma solução de vinagre.
Sinais de produto estragado
Se a manteiga começou a estragar, é fácil perceber. Em primeiro lugar, a cor mudará: o produto ficará com uma tonalidade amarelada. O cheiro é outro indicador de frescor. O óleo estragado libera umidade. O produto velho tem um sabor amargo.
O óleo abaixo do padrão é perigoso para consumo humano, pois nele se desenvolvem patógenos como resultado de processos de oxidação. Se entrar no trato gastrointestinal de uma pessoa, um produto estragado pode causar envenenamento grave.
Ressuscitação com óleo estragado
Descarte o óleo rançoso. No entanto, existem situações em que se torna necessário reanimar o produto. Existem várias maneiras de ajudar a dar uma segunda vida ao óleo contaminado:
- Se a superfície externa amarelar durante o armazenamento, a camada descolorida deve ser removida. As pontas podem ser usadas quando a descoloração é o único sinal de deterioração.Depois de cortar a camada superior, é necessário alterar as condições de armazenamento da parte restante.
- O óleo estragado pode derreter. Posteriormente, o produto é utilizado para cozinhar.
- A maneira mais fácil é enxaguar com água limpa. Então você precisa salgar o produto e misturá-lo com uma pequena quantidade de suco de cenoura.
- Uma solução de refrigerante ajudará a reviver a manteiga estragada. O produto é primeiro tratado com um líquido preparado a partir de uma colher de chá de refrigerante dissolvido em um copo de água, depois lavado e adicionado uma pitada de sal.
- Manteiga velha pode ser amassada no leite. Em seguida, o produto deve ser enxaguado em água corrente.

Dicas e truques adicionais
Ao armazenar, é importante lembrar que os fatores mais destrutivos são o calor e a luz. Portanto, se você fornecer condições e embalagens adequadas que o protejam desses riscos, poderá prolongar significativamente o prazo de validade. Algumas dicas e truques ajudarão você a garantir a preservação a longo prazo:
- Um produto que já foi armazenado e descongelado lá não deve retornar à câmara com temperatura negativa. Isso prejudicará a palatabilidade.
- A manteiga com sal dura mais porque o sal no óleo impede o crescimento de bactérias.
- Ao comprar, você deve prestar atenção à data de validade indicada na embalagem.
- O óleo é caracterizado pelo fato de absorver bem os odores. Portanto, não é recomendado mantê-lo aberto, principalmente próximo a produtos com aromas fortes.
- Um saco plástico não é adequado para armazenamento a longo prazo, pois suas propriedades se deterioram nessa embalagem.
- Um pequeno truque que prolongará a vida útil quando armazenado em uma untadeira: coloque um pequeno pedaço de açúcar no recipiente.
Armazenar manteiga em casa não é tão difícil se você seguir várias nuances. Uma geladeira é preferível para um produto do dia a dia; um freezer é melhor para armazenamento a longo prazo. No entanto, o óleo não ficará rançoso, mesmo em temperatura ambiente, se protegido da luz e de altas temperaturas.


