Tipos e composição de tintas neon e como fazer você mesmo em casa
As tintas neon, que acumulam luz ultravioleta e brilham no escuro, são mais utilizadas na decoração de bares, discotecas e outros estabelecimentos similares. Mas esse material pode ser usado para outros fins, em particular para decorar salas de estar. Apesar de existirem vários tipos de tintas neon, a base desses produtos é uma substância.
Características e propriedades da tinta neon
A luminescência, ou a capacidade de brilhar no escuro, é uma propriedade que os corantes adquirem devido à adição de um fósforo (neon) à composição original. Esta substância pode acumular energia solar durante o dia. Depois de desligar a luz, inclusive artificial, o revestimento com fósforo brilha por 7 a 8 horas.
Há uma diferença importante entre corantes fluorescentes e fluorescentes. O primeiro brilha à noite devido à energia solar acumulada, o último - radiação ultravioleta.
A composição desses corantes inclui os seguintes tipos de fósforo:
- Orgânico. Este fósforo é baseado em ácido naftólico. Esta substância, acumulando energia solar, brilha devido à radiação das luzes de néon.Devido a esta característica, os revestimentos de fósforo orgânico emitem flashes momentâneos periodicamente.
- Inorgânico. Este fósforo consiste em componentes de fósforo cristalino que emitem luz uniforme e constante.
Além do fósforo, na fabricação desses materiais são utilizadas tintas acrílicas, que atuam como aglutinante.
Este componente tem as seguintes características:
- versatilidade (adequado para acabamento de vários materiais);
- alta plasticidade;
- resistência à abrasão e outras influências externas;
- secagem de alta velocidade (polimerização).
Água destilada ou misturas especiais são usadas como solvente em corantes neon.

Escopo
As tintas que brilham no escuro podem ser usadas para:
- acabamento de fachadas, instalações de entretenimento ou estruturas em parques;
- a coloração dos sinais ou sinais de alerta;
- pintura corporal (arte corporal);
- rotulagem do produto;
- marcações rodoviárias;
- registro de cercas ferroviárias.

Vantagens e desvantagens do material
Entre as vantagens de tais materiais de acabamento estão:
- longa vida útil (nas fachadas dos edifícios são mantidos por 30 anos);
- resistência ao gelo;
- Versatilidade;
- neutralidade química (não causa reações alérgicas e outros efeitos colaterais);
- não colapsa quando exposto à temperatura;
- tolera o contato direto com a luz solar.
Os corantes luminosos não têm inconvenientes. Deve-se ter em mente que tais composições são usadas em áreas altamente especializadas. Por exemplo, você não pode pintar salas com materiais que brilham no escuro.

Variedades e recomendações para escolha
As tintas fosforescentes são divididas em 3 tipos:
- Luminescent.O tipo mais popular de tinta neon à base de fósforo. Esta composição é muito resistente a influências externas e não prejudica os seres humanos. Portanto, as tintas luminescentes são muito procuradas.
- Fluorescente. A base desse corante é o verniz acrílico, que também não agride o corpo. Mas materiais fluorescentes armazenam luz ultravioleta. Ou seja, para que esse revestimento brilhe, uma lâmpada especial deve ser instalada na sala. As tintas fluorescentes estão disponíveis em uma ampla gama de tonalidades.
- Fosforescente. Esse corante raramente é usado, pois o material é à base de fósforo, substância perigosa para os seres humanos. Na maioria das vezes, os compostos fosforescentes são usados \u200b\u200bpara acabamento de partes do corpo.
Além disso, as tintas neon são divididas nos seguintes tipos:
- Incolor (translúcido). Esses materiais à base de verniz são usados para pintar superfícies com um padrão já aplicado.
- Colori. Na fabricação dessas tintas neon, um pigmento é adicionado à mistura original, o que confere à composição uma tonalidade adequada.

Além disso, para esses materiais, é aplicada uma divisão de acordo com o tipo de componente base:
- Acrílico. Esses materiais secam rapidamente e são usados para pintar várias superfícies. Em particular, as tintas acrílicas neon podem ser usadas na arte corporal.
- Poliuretano-mineral. Eles são usados principalmente para tingir plástico.
- Resistente ao calor. Um tipo caro de tinta usado para acabamento de superfícies aquecidas a 500 graus.
- Capa de chuva. Após a secagem, as tintas criam um filme resistente à umidade e, portanto, esses compostos são mais frequentemente usados \u200b\u200bna decoração de banheiros e outras instalações semelhantes.
A escolha das tintas neon é determinada pelo escopo de aplicação do material.Compostos acrílicos são considerados ótimos. Esses materiais podem ser usados \u200b\u200btanto para decorar fachadas de edifícios quanto para decorar interiores.
Além disso, existem no mercado tintas luminescentes, que são produzidas em potes. Esses aerossóis são usados para tratar pequenas áreas. Uma lata de spray é suficiente para pintar dois metros quadrados.
Sprays luminosos, como acrílico, são adequados para o acabamento de uma variedade de materiais, incluindo drywall, madeira e concreto. Essas composições costumam ser usadas para decorar estruturas localizadas na rua.

O princípio de usar tinta brilhante
É necessário pintar superfícies com compostos de néon, observando as seguintes regras:
- antes da aplicação, a superfície é nivelada, limpa de sujeira e seca;
- tinta neon é bem misturada (não deve haver sedimento);
- a composição é aplicada em pelo menos 2 demãos;
- a segunda camada pode ser aplicada 30 minutos após a primeira.
Não é recomendado o uso de tintas neon em superfícies pretas. Esta cor também absorve a energia solar, o que pode afetar negativamente a qualidade do brilho da base bicamada. Portanto, se a superfície não puder ser repintada, deve-se aplicar um primer sobre o acabamento da base antes de iniciar o trabalho.
Recomenda-se pintar em uma sala sombreada. Isso permitirá que você controle a precisão do desenho.

Tempo de secagem e durabilidade do revestimento
O tempo de secagem da tinta neon depende da temperatura do ar e do componente básico com o qual o fósforo ou outra substância semelhante é misturado. Em média, esse processo leva de 3 a 4 dias. Nesse caso, a tinta começa a ganhar força 30 minutos após a aplicação.Portanto, o trabalho com tais formulações deve ser feito rapidamente.
A durabilidade do revestimento também é determinada dependendo do tipo de componente principal. Os mais duráveis são considerados corantes resistentes ao calor que podem suportar mudanças significativas de temperatura... O acrílico e o poliuretano resistem bem ao estresse mecânico. E os revestimentos resistentes à umidade mantêm suas características originais quando em contato constante com a água.
Diretrizes de armazenamento de tinta
Recomenda-se que as formulações fosforescentes sejam armazenadas em temperaturas de até +30 graus, em uma sala protegida da luz solar direta. No entanto, essas condições também dependem do tipo de componente principal. As tintas destinadas ao processamento de metais podem ser armazenadas a uma temperatura não inferior a -30 graus; vidro: -10 graus.

Faça tinta neon em casa
Para fazer tinta neon com suas próprias mãos, você precisará de:
- fósforo;
- tinta que servirá de base (pode-se usar verniz transparente);
- um solvente adequado ao tipo de corante escolhido (água destilada é adequada para acrílico);
- recipiente de metal, cerâmica ou porcelana para misturar os componentes.
Não é recomendado fazer tinta fosfórica em casa, pois essa substância é perigosa para o organismo. Mas se a escolha recaiu sobre este componente luminoso, recomenda-se realizar o trabalho com luvas e respirador.
Para obter um corante fluorescente, você precisará de:
- Despeje o verniz (outro componente principal) em um recipiente preparado e adicione um pigmento luminoso da tonalidade desejada. A concentração deste último é determinada de acordo com o efeito a ser obtido.Basicamente, o pigmento é adicionado na quantidade de 25 a 30% do volume do componente base (verniz ou tinta).
- Adicione um solvente com um volume de 1% da mistura resultante ao recipiente.
- Para aumentar a intensidade da luz da composição, mais matéria corante pode ser adicionada à mistura.
Além de verniz ou acrílico, você pode usar como base:
- misturas alquídicas à base de solventes orgânicos;
- misturas de poliuretano, caracterizadas por maior elasticidade;
- uma resina epóxi.
O tipo de base não afeta o volume de pigmento de coloração adicionado: em cada um dos casos acima, a proporção é de 1/3.


