Plantando e cuidando de murta em casa, regras de cultivo

O cuidado adequado da murta em casa permite obter excelentes resultados no cultivo desta cultura. Com rega, fertilização e poda oportunas, você pode obter uma planta forte e viável. Para que uma cultura se desenvolva plenamente, é necessário dotá-la de proteção de alta qualidade contra patologias e pragas. Não menos importante é a criação de condições adequadas para a planta.

Descrição e características da planta

Segundo várias estimativas, existem de 40 a 100 variedades de murta. Na natureza, a cultura chega a 3 metros. Uma flor de interior geralmente não excede 1 metro. A planta de casa é uma pequena murta de copa arredondada e atinge de 30 a 60 centímetros de altura.

A planta é caracterizada por pequenas folhas coriáceas, presas aos ramos com pecíolos curtos. A cultura tem folhas alongadas com ponta pontiaguda. As flores são simples ou duplas. Eles crescem um de cada vez ou formam um pincel. Os frutos vêm na forma de bagas ou nozes.

como cuidar

Para garantir o pleno desenvolvimento da murta, é preciso escolher o cuidado certo para ela. Deve ser completo.

Iluminação e escolha do local

Uma planta de casa requer muita iluminação brilhante. Ele deve estar distraído. É importante colocar o vaso no lado oeste ou leste. Se você colocar a flor no norte, não se deve esperar uma floração abundante. Ao colocar uma flor no sul, ela deve ser protegida do sol. No verão, o cultivo pode ser feito ao ar livre. Recomenda-se escolher um local para ela que fique protegido do sol escaldante. A murta deve ser adaptada à iluminação saturada suave.

regime de temperatura

Mantenha o arbusto em um local fresco na primavera e no verão. A temperatura deve ser de + 18-20 graus. A planta percebe mal o clima quente. No inverno, a murta deve ser mantida fresca. A temperatura não deve exceder +10 graus. A árvore se sente ainda melhor em +5 graus. Se o arbusto estiver quente no inverno, suas folhas caem. Uma sala com uma flor deve ser sistematicamente ventilada.

umidade do ar

Cultura precisa de alta umidade. Portanto, na primavera, verão e outono, o arbusto deve ser constantemente pulverizado. Para isso, recomenda-se o uso de água decantada. Na estação fria, o arbusto não deve ser umedecido.

Como regar corretamente

Para cuidar bem da planta, antes de mais nada, é preciso escolher o regime de rega. Água macia deve ser usada para umedecer o solo. Anteriormente, é defendido por pelo menos um dia.Na primavera, verão, outono, a planta requer rega abundante. É realizado quando a camada superior do solo seca. Durante o inverno frio, a quantidade de rega é reduzida, deve-se garantir que o torrão de terra na panela não seque. Não deve haver estagnação de líquido no solo. Se a terra ainda estiver seca, o vaso deve ser colocado em um recipiente com água.

mistura de solo

Você deve plantar murta em solo devidamente preparado. Para isso, a panela deve ser enchida com húmus, turfa, turfa e areia, que são misturados em partes iguais. Você também pode combinar turfa, grama, húmus e areia. Isso é feito na proporção de 1: 1: 1: 0,5.

Cobertura e fertilização

Da primavera ao outono, a murta requer fertilização semanal. A droga é selecionada levando em consideração seus objetivos. Para obter uma floração exuberante, recomenda-se o uso de produtos com alto teor de fósforo.

Se você planeja cultivar uma árvore em miniatura, os fertilizantes nitrogenados são os escolhidos. Uma opção universal serão os produtos complexos usuais destinados a culturas decíduas.

Tamanho e convergência

Ao podar, você pode mudar drasticamente a aparência da planta. O procedimento é melhor realizado na primavera. Se você beliscar os brotos a tempo, será possível aumentar a densidade da copa. Isso é permitido durante todo o ano.

Ao podar, você pode mudar drasticamente a aparência da planta.

É importante aparar e beliscar corretamente. Depois de comprar uma árvore, você precisa decidir sobre sua forma. Se a planta não for podada a tempo, ela se tornará piramidal. Se você remover o topo, a cultura parecerá um arbusto. Ao cortar os brotos laterais, será possível obter uma árvore exuberante.

É importante considerar que o beliscar frequente da murta reduzirá o número de flores.

pragas

Muitas vezes, a murta encontra ataques de insetos nocivos. Isso leva a uma deterioração em seu desenvolvimento.

pulgão

Essas pragas se instalam no lado sujo das folhas e formam colônias inteiras. Como resultado, observa-se murchamento e ressecamento das folhas. Para combater as pragas, o arbusto deve ser pulverizado com inseticidas. Antes de realizar o procedimento, a flor deve ser enxaguada com água. Neste caso, a coroa deve ser abaixada.

Escudo

Quando infectado com uma bainha, uma flor pegajosa se forma no arbusto. As pragas absorvem o suco das folhas e causam sérios danos à murta. Para combater as pragas, as folhas devem ser lavadas com água e sabão e depois tratadas com inseticida.

Aranha

Esta praga forma teias de aranha e danifica seriamente a planta. Para lidar com as pragas, a cultura deve ser tratada com tintura de tabaco. Você também pode usar um inseticida.

Transferir

Vale a pena replantar uma planta nessas situações:

  • após a compra;
  • Uma vez por ano, para plantas jovens;
  • com um intervalo de 3-4 anos para culturas adultas.

É importante lembrar o senso de proporção para não prejudicar o arbusto.

Ao comprar uma planta, ela deve ser plantada imediatamente em um novo solo. É importante se familiarizar com o estado do sistema raiz. Se necessário, recomenda-se cortar seus fragmentos. É importante lembrar o senso de proporção para não prejudicar o arbusto.

Para realizar um transplante, vale a pena fazer o seguinte:

  1. Recuse-se a regar o solo por vários dias. Isso ajudará a puxar a planta para fora do vaso sem danificar suas raízes.
  2. Pegue o arbusto, vire a panela de cabeça para baixo e remova a raiz.
  3. Use uma vara pontiaguda para remover cuidadosamente o solo das raízes.O arbusto deve permanecer enraizado.
  4. Trate o sistema radicular com um agente estimulante - Kornevin. Isto irá melhorar a adaptação da cultura às novas condições.
  5. Escolha uma jarra. Em diâmetro, deve ser 2 vezes menor que a copa da árvore.
  6. Despeje uma camada de drenagem no fundo. É permitido fazer o piso com as próprias mãos ou comprá-lo na loja. Espalhe o solo sobre a drenagem.
  7. Coloque cuidadosamente a planta em uma panela e cubra com o solo. Vale a pena controlar que o pescoço do arbusto permaneça acima do solo.
  8. Regue abundantemente o arbusto e transfira o vaso para a sombra.

doenças

Com o excesso de água constante da planta, existe o risco de apodrecimento do sistema radicular e sua destruição por fungos e bactérias patogênicas. Isso traz consequências negativas para a saúde. Lidar com problemas pode ser muito difícil. Às vezes, eles causam a morte de uma cultura.

Florescer

Para obter uma floração exuberante, a murta deve ser colocada no lado sul. Na ausência de floração no contexto do cumprimento do regime de rega e iluminação, vale a pena procurar motivos. Em tal situação, os seguintes fatores desempenham um papel:

  1. Mudança repentina na iluminação. Se for necessário mover a murta para um local mais claro, faça-o com cuidado.
  2. Falta de ar fresco.
  3. Umidade insuficiente.
  4. Poda de primavera. Isso causará aumento do desenvolvimento dos ramos e falta de floração. Para que os botões apareçam no próximo ano, a copa deve ser formada no verão, após o término da floração. Isso também pode ser feito no inverno.

Para obter uma floração exuberante, a murta deve ser colocada no lado sul.

Para que a murta floresça abundantemente, ela deve ser alimentada com substâncias que contenham grande quantidade de fósforo. Neste caso, fertilizantes nitrogenados não são usados.

Se uma planta for danificada por pragas e doenças, não se deve esperar que ela floresça, pois todas as forças serão gastas na sobrevivência.

A polinização das flores é necessária para obter sementes. Na rua, os insetos são os responsáveis ​​por isso. No interior vale a pena realizar a manipulação você mesmo com um pincel macio. As sementes maduras têm uma tonalidade azul escura. Eles são usados ​​para cultivar novas plantas.

Dificuldades crescentes

Ao cultivar murta, muitos produtores enfrentam vários problemas.

As hastes esticam, as folhas encolhem e desbotam

Quando os caules são puxados vigorosamente, as folhas ficam muito pequenas. Isso indica falta de iluminação.

As folhas murcham, ficam amarelas, as bordas enrolam

Se as folhas perderem a tonalidade e ficarem amarelas e suas bordas ondularem, isso indica excesso de iluminação.

Folhas que caem

Se as folhas secarem e desmoronarem no inverno, você pode suspeitar de um aumento da secura do ar e da temperatura. A planta precisa de ar fresco e umidade. Além disso, a queda das folhas é observada com água parada e queimaduras solares.

Se as folhas secarem e desmoronarem no inverno, você pode suspeitar de um aumento da secura do ar e da temperatura.

Métodos de reprodução

Existem várias opções de criação de murta. Cada um deles tem certas características.

Estacas

Este é um método adequado se o objetivo principal da propagação da cultura for manter as características da planta-mãe. Nesse caso, as estacas devem ser cortadas de uma planta saudável. Devem ser semi-lignificados. Para melhorar o enraizamento, o corte deve ser tratado com um composto estimulante especial - por exemplo, Kornevin. Recomenda-se colocar o corte no buraco preparado em um ângulo de 45-55 graus e umedecer o solo.

sementes

Este método é considerado menos eficaz, mas às vezes também é usado. No início da primavera, é necessário preparar o substrato misturando turfa e areia em partes iguais. Recomenda-se colocar em caixas de 8 a 10 centímetros de espessura, semear as sementes e cobrir com vidro. A temperatura deve ser de +20 graus. Às vezes, o vidro deve ser aberto para ventilar e umedecer o solo. Após 2 semanas, os primeiros brotos aparecerão. Se houver muitos, o jardim deve ser desbastado. Após o aparecimento de pelo menos 3 folhas, a planta deve ser movida para vasos separados. Após 1 mês, as preparações de nitrogênio são introduzidas em baixa concentração.

Propriedades médicas

Os produtos de murta têm várias propriedades benéficas. Eles têm um efeito adstringente, curam feridas e estancam o sangramento. Além disso, a murta alivia a inflamação, elimina as formações tumorais, tem efeito antitóxico, resiste à dor e às infecções virais. A murta é usada para combater processos inflamatórios no sistema digestivo.

O óleo vegetal é adequado para uso externo. É usado para tratar infecções virais e resfriados.

É útil estar perto da planta com rinite, amigdalite, dor de garganta, gripe. Murta secreta fitoncidas, ajuda a combater bactérias patogênicas, para aumentar a resistência geral do corpo. Para resfriados, é útil mastigar as folhas da cultura. Eles fortalecem o sistema imunológico e ajudam a eliminar rapidamente a doença. O óleo essencial de murta tem um efeito sedativo e analgésico. Portanto, é usado para dores de cabeça. Além disso, a planta é considerada um antibiótico natural.

É útil estar perto da planta com rinite, amigdalite, dor de garganta, gripe.

tipos

Hoje, muitas variedades de murta são conhecidas, cada uma com certas características.

Ordinário

Esta espécie é caracterizada por um tronco curto e ramificado coberto por escamas avermelhadas. O arbusto tem folhas verdes que cheiram bem. As flores são brancas ou rosa. Os frutos têm a forma de bagas rubro-negras.

Exuberante

Este é um arbusto ou árvore com casca descascada. As folhas são elípticas e têm uma tonalidade verde escura.

Hekwen

A árvore está coberta de folhas brilhantes. Eles se distinguem por uma borda enrugada. É a espécie mais resistente de murta.

Ralph Lauren

Esta planta é caracterizada por um arbusto ereto com flores rosas e frutos vermelhos. Possui folhas variegadas com borda creme.

Cítrico

As folhas desta planta têm um aroma pronunciado de limão. Atingem 10 centímetros de comprimento. As flores são brancas e depois ficam amareladas.

Tarentina

É uma planta anã que cresce rapidamente. As folhas não excedem 1,5 centímetros. O arbusto é caracterizado por uma floração exuberante.

com folhas pequenas

É uma planta anã que possui folhas pequenas - 2 centímetros de comprimento. A planta atinge no máximo 60 centímetros.

É uma planta anã que possui folhas pequenas - 2 centímetros de comprimento.

municípios

Esta murta cresce bem em casa. Em condições naturais, cresce até 4 metros. O arbusto interno tem apenas 50 centímetros de comprimento. As folhas são ovais e até 5 centímetros de comprimento.

africano

Às vezes, existem espécies falsas de murta nas lojas. Eles se parecem com ela na aparência, mas não pertencem à família Myrtle. Estes incluem a variedade Afrikana. É uma pequena árvore com brotos finos e folhagem pequena.

Formação da coroa estilo bonsai

Bonsai pode ser cultivado a partir de murta. Para formar as dobras necessárias dos galhos e do tronco, vale a pena usar um fio rígido fino e estrias.Para dar à copa o formato desejado, é realizada a poda e retirada parte das folhas inferiores.

Dicas e truques de manutenção

Para ter sucesso no cultivo de murta, você precisa considerar cuidadosamente a cultura ao comprar. Além disso, deve-se considerar o seguinte:

  1. Myrtle requer iluminação brilhante, mas difusa.
  2. Na primavera e no verão, vale a pena aplicar fertilizantes sistematicamente em intervalos de 1 semana. Para isso, são utilizados fertilizantes complexos.
  3. O arbusto precisa de umidade constante nas folhas. No inverno, este procedimento não deve ser realizado.
  4. Na primavera e no verão, você precisa manter a temperatura em + 18-20 graus, no inverno é feito em + 5-10 graus.
  5. Há um período de dormência no inverno. Se o arbusto estiver localizado na parte norte da sala, esta fase durará 3 meses. Se você colocar a cultura na parte sul, o período de dormência será de 6 semanas.
  6. A poda de treinamento deve ser feita anualmente, no início da estação de crescimento.
  7. O arbusto pode ser propagado por sementes e estacas.
  8. Os arbustos jovens precisam de transplante anual. Recomenda-se mover as culturas adultas para um novo local com um intervalo de 2 a 3 anos.
  9. Para evitar danos à murta com doenças perigosas, vale regar a planta adequadamente e controlar a umidade do ar.

A murta é uma planta útil com excelentes propriedades decorativas. Para fazer crescer uma cultura com sucesso, é necessário oferecer-lhe cuidados de qualidade e integral.Para isso, recomenda-se regar a planta adequadamente, aplicar fertilizantes em tempo hábil e proteger a planta de pragas e doenças.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha