Como cuidar adequadamente de um cacto em casa, transplantar e regar
Os cactos pertencem à categoria de plantas exóticas que chamam a atenção por sua forma e aparência incomuns. O cuidado com as plantas difere do cuidado padrão, incluindo as nuances do transplante. Perguntando-se como transplantar corretamente um cacto para outro vaso, você deve ler atentamente a lista de regras.
Contente
- 1 Descrição e características da planta
- 2 Regras gerais de rega
- 3 Como regar no verão
- 4 Como transplantar após a compra
- 5 Como fazer a mistura você mesmo
- 6 Cuidados com o chão
- 7 Como escolher uma jarra
- 8 Como plantar em um florário passo a passo
- 9 Como dividir um cacto ao transplantar
- 10 Tamanho
- 11 Como enraizar um cacto após a poda
- 12 dicas e truques
Descrição e características da planta
As plantas da família Cactaceae são plantações espinhosas incomuns que se adaptaram para crescer em condições áridas. Na natureza, os cactos crescem na areia de desertos e semi-desertos, em planaltos e outras áreas expostas ao sol.As características dos espaços verdes são as seguintes:
- Ao cultivar variedades de interior, são necessários cuidados mínimos devido à sua despretensão às condições circundantes.
- Os cactos têm a capacidade de acumular umidade dentro do caule, que consomem na ausência de rega.
- A maioria das variedades não possui folhas, portanto sua função é desempenhada por um caule grosso, que possui formato colunar, esférico, cilíndrico ou outro.
- Externamente, os caules dos cactos são cobertos por uma cutícula de superfície dura e um revestimento ceroso. As hastes podem ser irregulares, lisas, com nervuras, com entalhes.
Regras gerais de rega
A rega é uma das principais medidas de manutenção de qualquer planta. Ao molhar o solo com cactos, você deve seguir as regras padrão para garantir um bom crescimento. Durante a rega, a água não deve cair no caule, por isso deve ser despejada no solo ao longo das bordas do vaso.
Além disso, a estagnação do líquido não deve ser permitida, razão pela qual é necessária uma drenagem de alta qualidade. Por um tempo, um cacto pode crescer facilmente em solo seco, e o excesso de água sempre tem um efeito ruim.
Requisitos de água
Os cactos preferem regar com água, que não contém cloro, impurezas e sais... A melhor opção é a água da chuva, mas como nem sempre é possível obtê-la, recomenda-se o uso de água decantada por mais de um dia ou água filtrada . A temperatura do fluido deve ser a temperatura ambiente ou ligeiramente superior.
Tempo, frequência e tamanho
A quantidade e a frequência da rega dependem das condições ambientais, incluindo temperatura e humidade atmosférica. Quanto maior a temperatura e a umidade, mais rápido o líquido evapora do solo e os cactos precisam ser regados com frequência.A temperatura da própria água também é importante - o líquido frio praticamente não é absorvido pelas raízes.
O horário ideal para regar é de manhã ou à noite.
Caminhos
Existem várias maneiras de umedecer o solo em que os cactos crescem. Vale a pena escolher a opção adequada dependendo da localização das plantas e dos seus próprios desejos.
Acima
Regar as plantas de cima é mais cómodo e familiar, pois desta forma é mais fácil controlar a quantidade de água consumida, e o torrão de terra não fica totalmente molhado com água. A desvantagem é que os nutrientes são retirados do solo ao longo do tempo.
Para não molhar o caule ao regar, pode-se construir um aparelho especial com uma garrafa de plástico. Para isso, pegue um pedaço de tubo flexível e uma tampa, na qual é feito um furo de diâmetro adequado. O tubo é cravado no solo e, em seguida, despeja-se água na tampa, que funciona como uma espécie de funil.

Por palete
Regar em recipientes é uma opção melhor porque não há risco de derramar líquido no caule e apodrecê-lo. Quando umedecido através do palete, o torrão de terra na base do caule não é lavado, fazendo com que os componentes minerais e nutritivos sejam retidos no solo por muito tempo. A preservação dos nutrientes tem um efeito positivo no crescimento e desenvolvimento dos cactos.
Sujeito à seleção correta de um vaso ou outro recipiente para plantar uma planta, as raízes quase chegarão à base. Na parte inferior do vaso, ao regar pelo reservatório, a umidade é absorvida junto com os componentes nutritivos. Este método de umedecimento do substrato é aplicável em qualquer época do ano.Ao cultivar vários cactos ao mesmo tempo, você pode colocá-los no mesmo palete, o que ajudará a reduzir o tempo de rega.
No inverno
Com o início do inverno, é permitido interromper completamente a rega. A quantidade de líquido diminui gradativamente a partir do início do outono e, na época das primeiras geadas, eles param completamente de regar os cactos. No inverno, as plantas estão em uma espécie de hibernação, por isso não crescem e seu metabolismo diminui consideravelmente. O desenvolvimento não recomeça até a primavera e o plantio é regado da maneira padrão.
Se você não parar de regar no inverno, pode causar um crescimento deficiente do cacto. Brotos finos e pálidos se formarão na planta e o caule se estenderá para cima de forma anormal. Será quase impossível corrigir tais deficiências.
Após o transplante
Imediatamente após o transplante do cacto para um novo local, não é necessário regá-lo. Espere 3-4 dias, ou 5-10 dias se for cultivado em climas temperados. Recomenda-se colocar a planta transplantada no lado leste ou sudeste e fornecer sombra. Uma vez que a rega é restaurada, a sombra pode ser gradualmente reduzida para permitir o crescimento do estande.
Como regar no verão
No verão, a frequência da umidade deve ser observada - uma vez a cada 5-7 dias. A falta de água em altas temperaturas ambientes e a exposição ao sol farão com que o caule seque e murche. Para evitar a falta de líquido na base das raízes, é necessário fazer uma drenagem no fundo do vaso e escolher a mistura certa de solo.

durante a floração
Quando os brotos de um cacto começam a se formar, não é recomendável perturbá-lo muito, transferi-lo para um novo local e regá-lo abundantemente. Para um bom desenvolvimento, é melhor deixar a planta sozinha durante todo o período de floração. Caso contrário, podem ocorrer distúrbios de crescimento e subsequente morte da planta.
cômoda
A condição para o bom desenvolvimento de um cacto é o fornecimento de oligoelementos e nutrientes. Em quantidades significativas, a planta precisa de nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio. Vários oligoelementos são necessários em pequenas doses. A aplicação oportuna de fertilizantes em quantidades suficientes ajuda a aumentar a imunidade das plantas e fornece proteção contra danos causados por muitas doenças.
Sobre a umidade do ar
Recomenda-se manter a umidade moderada na sala onde as plantas são cultivadas. A exposição ao ar quente e seco afeta negativamente o desenvolvimento dos cactos. Essas condições podem ser criadas especialmente apenas no início da primavera, a fim de retomar o crescimento ativo após o descanso do plantio.
Se possível, vale a pena circular o ar na sala e ventilar periodicamente. Ao fazer isso, é importante evitar soprar. Também será útil pulverizar as plantas, o que é especialmente importante no verão. Para isso, é melhor usar um pulverizador com bico fino, que criará uma nuvem úmida nas plantas. Tais condições lembram vagamente o ambiente natural durante o desenvolvimento na natureza, onde os cactos recebem umidade do orvalho.
Fertilizante
Para simplificar a manutenção, recomenda-se o uso de um fertilizante complexo que contenha todos os componentes necessários na quantidade certa.É importante alimentar os cactos apenas durante o período de crescimento ativo. Quando o plantio está dormente, esse processo não deve ser interrompido. Além disso, as plantas não devem ser fertilizadas em caso de danos nas raízes e imediatamente após o transplante.
Como transplantar após a compra
Ao transplantar inicialmente uma planta imediatamente após a compra, vários recursos devem ser considerados. O desenvolvimento posterior do cacto depende da correção do procedimento.

Coaching
O transplante é feito com extremo cuidado, pois as plantas são extremamente sensíveis às influências externas. Mesmo pequenos danos durante o transplante podem levar à morte de um cacto. As raízes danificadas, ao interagir com o solo umedecido, começam a apodrecer, após o que a planta morre. Para evitar erros, você precisa se preparar adequadamente para o transplante.
recipiente especial
Independentemente do tipo de cacto, o melhor é escolher um vaso de terracota com bandeja e orifícios de drenagem para o transplante. Esses recipientes passam o ar de forma eficaz, evitando a retenção de líquidos e o aparecimento de fungos.
No caso do plantio de plantas de pequeno porte, pode-se levar recipientes de plástico e, com o crescimento posterior e o próximo transplante, substituir o vaso por um de barro.
O tamanho do recipiente para um cacto é escolhido levando em consideração as dimensões das raízes e as características de crescimento de uma determinada variedade. É ideal usar potes 4-5 cm maiores que os anteriores. Plantas com raízes fibrosas são adequadas para recipientes largos e não muito altos. No caso de raízes longas e maciças, é necessário privilegiar uma elevada capacidade.Antes de proceder ao transplante, o pote deve ser completamente desinfetado com um agente especial ou água e sabão. A panela de barro é derramada sobre água fervente e deixada para secar.
Chão
Um ponto importante no transplante também é a escolha do solo adequado. Existe uma grande variedade de misturas de solo, entre as quais você precisa escolher a opção mais adequada.
Requisitos de composição
Você pode comprar uma mistura de solo pronta em lojas de jardinagem, mas provavelmente essa composição será muito pesada. Ao comprar um substrato, você precisará adicionar pequenas pedras e areia grossa a ele. A composição da mistura correta do solo deve incluir os seguintes componentes:
- terra de jardim (de preferência argilosa);
- húmus;
- areia de rio;
- carvão triturado;
- lascas de pedra.
Preparando você mesmo o solo para o cacto, você precisa pegar todos os componentes listados em quantidades iguais e misturá-los. Não é necessário peneirar o solo, pois as plantas crescem melhor em substrato áspero. Para destruir as bactérias do solo, é necessário realizar o tratamento com solução desinfetante.

grama ou argila
Esses tipos de solo retêm a umidade com firmeza e os oligoelementos benéficos são removidos muito lentamente. Você pode retirar o solo de locais onde o solo está coberto de grama. Uma camada dessa grama é removida com uma pá e colocada em camadas, após o que é coberta e deixada por um ano. Também é permitido desenterrar a relva e, agarrando-se à grama espessa, sacudir o solo desde as raízes. Nesse caso, será menos nutritivo, mas é adequado para cactos em sua estrutura.
velha estufa
Como resultado da limpeza da estufa no outono, forma-se um solo antigo da estufa, que pode ser usado para o plantio posterior de um cacto.O solo é limpo da estufa com a camada superficial de húmus bem apodrecido e empilhado em pilhas. A altura das pilhas deve ser de 1,5 m, a largura - 3 m, o comprimento - arbitrário. A terra não é protegida para o inverno, devido ao qual congela e é limpa de insetos nocivos e fontes de doenças.
Solo folhoso ou húmus folhoso
O uso de húmus foliar é considerado uma forma versátil de melhorar a estrutura do solo. O húmus frondoso é depositado no outono para preparar o solo para a estação seguinte. Os benefícios do húmus de folhas incluem:
- Condicionamento do solo, que é obtido pela retenção de umidade a longo prazo na zona radicular. Isso permite que as plantas tolerem mais facilmente as condições de seca.
- Acidificação do solo, que tem um efeito positivo no desenvolvimento dos cactos. Por esse motivo, o húmus foliar é usado na maioria das plantas de interior.
- Condições ótimas para o surgimento de minhocas. Os insetos não prejudicam os espaços verdes, melhoram a troca de água e ar.
Húmus
Um componente importante da mistura do solo é o húmus, que inclui resíduos vegetais e estrume podre. Na aparência, o húmus é uma terra solta porosa de cor marrom escura, sem cheiro pronunciado. O solo com húmus contém muitos nutrientes, por isso tem um efeito benéfico no crescimento das plantações e prolonga o período de floração dos cactos.
areia grossa de rio
Areia de rio em frações grossas é necessária para dar frouxidão ao solo. A areia grossa está incluída em todas as misturas de solo destinadas a plantas de interior. O material ajuda a reter a umidade no solo por muito tempo.Além disso, devido à presença de areia de rio na mistura do solo, as raízes dos cactos crescem com facilidade e suavidade e não perturbam a estrutura com o transplante.

Zeólito
O zeólito natural serve como fertilizante no solo. O componente ajuda a garantir a umidade ideal do solo, areja o solo e é uma fonte de minerais.
O uso de zeólita natural como fertilizante tem um efeito positivo no crescimento dos cactos, evita danos causados por mofo e insetos nocivos.
Para plantas de interior, o zeólito é adicionado aos vasos usando uma parte de fertilizante para três partes de estrume. O saco de fertilizante é cuidadosamente agitado e despejado no solo. O zeólito é capaz de absorver a umidade, o que torna possível regar com menos frequência. Você precisará reutilizar o zeólito para cactos no máximo daqui a 3 a 5 anos.
carvão
Uma pequena quantidade de carvão moído em pedaços pequenos pode ser adicionada à mistura do solo. O carvão irá absorver o excesso de umidade no solo e liberá-lo quando secar. Além disso, o carvão evita a ocorrência de um processo de putrefação, evita o desenvolvimento de fungos, aumenta o desprendimento da terra. O carvão tem efeito anti-séptico e antifúngico, portanto deve ser misturado não apenas à terra , mas também à camada de drenagem .
lascas de tijolo
O objetivo das lascas de tijolo na mistura do solo é aumentar a frouxidão da terra, absorver o excesso de umidade e arejar. Propriedades úteis de lascas de tijolos incluem:
- preservação das propriedades mecânicas originais por um longo período de tempo;
- boas características de drenagem;
- alta permeabilidade ao ar;
- baixo custo e disponibilidade.
Turfa
Para cactos e outras plantas de interior, a turfa provou ser um componente integral do solo.A turfa é uma substância natural que contém uma grande quantidade de carbono. A composição também contém fibras vegetais que melhoram a condição água-ar do solo e ácidos húmicos, que ativam o crescimento das plantas.

Como fazer a mistura você mesmo
Para não gastar dinheiro na compra de uma mistura de solo pronta, você pode preparar o solo para os cactos com as próprias mãos. Não será difícil, pois basta saber quais componentes básicos estão incluídos na mistura do solo. A composição específica do solo depende do tipo de plantas.
Para espécies do deserto
Ao cultivar variedades de cactos do deserto, você deve preparar o substrato usando grama e solo frondoso, areia grossa e turfa em proporções iguais.
Os cactos do deserto têm caules redondos e com nervuras. Devido às peculiaridades da estrutura da planta, a evaporação da umidade do solo ocorre muito lentamente. Quando umedecidas, as partes com nervuras do plantio incham e absorvem muita água. Como o solo seco é mais adequado para espécies desérticas, o alagamento pode ser perigoso para elas.
Para cactos simples
Ao preparar uma mistura de solo para espécies únicas de cactos, deve-se ter em mente que eles preferem um solo mais solto em comparação com outras variedades. A composição do solo deve incluir: relva e solo frondoso, húmus, turfa para acidificação, areia grossa de rio. Sod land deve ser adicionado duas vezes mais que outros componentes.
Para grandes e rápido crescimento
A família de cactos Cereus se distingue por uma taxa de crescimento ativa e um tamanho bastante grande. Dadas estas características, o solo dos espaços verdes deve ser fértil. A composição do substrato inclui húmus, turfa, turfa e solo frondoso.Todos os componentes, exceto o húmus, são usados \u200b\u200bem proporções iguais. Basta usar 4 vezes menos húmus do que outros componentes. Mesmo uma quantidade tão pequena será suficiente para fornecer a taxa de fertilidade necessária.
opção universal
Para variedades despretensiosas de cactos, é necessária a composição mais simples da mistura do solo. O húmus não é adicionado neste caso, pois as plantas não precisam de solo fértil.
Para preparar uma mistura de solo e cultivar cactos despretensiosos, é necessário usar solo pronto, areia grossa e cascalho. Recomenda-se observar as proporções de 2:2:1 para que o substrato seja de alta qualidade e rico em nutrientes.

Cuidados com o chão
O correto crescimento e desenvolvimento dos cactos é facilitado pelo cuidado do solo. Uma abordagem holística deve ser seguida para manter as plantas confortáveis.
Esterilização
Medidas de esterilização do solo são implementadas para controlar as doenças existentes e prevenir o surgimento de novas infecções. Os agentes causadores de doenças se instalam nas plantas e primeiro afetam seus elementos individuais e depois todo o plantio.
A maneira mais eficaz de matar patógenos é a desinfecção química. Ao mesmo tempo, junto com os patógenos, alguns microorganismos benéficos são destruídos, e no futuro será necessário realizar ações agrotécnicas para reviver o solo esgotado.As seguintes preparações são adequadas para esterilizar o solo:
- Pó clareador. A substância é introduzida no solo seis meses antes do plantio para destruir a maioria dos patógenos.
- Formalina. O processamento é realizado algumas semanas antes do plantio do cacto. A droga é eficaz na eliminação de patógenos blackleg.Antes de usar, a formalina deve ser dissolvida em água e, após a rega, cubra o solo com um filme por 3 dias.
- Fungicida TMTD. A droga pode ser usada na forma seca ou na forma de uma suspensão. Depois de adicionar a substância, você precisa soltar a terra.
rega
Uma semana antes do transplante, a terra onde crescem os cactos não é regada. Isso se deve ao fato de que as partículas de solo úmido permanecerão nas raízes., e em caso de dano, ocorrerá o inevitável apodrecimento das plantações. O solo deve estar levemente úmido, mas não encharcado. Para verificar o estado do solo, você pode espremer um pedaço de terra na mão, se não virar pó e formar um pouco, pode transplantar.
cômoda
O uso de curativos minerais tem um efeito benéfico na condição da planta. Cada elemento do fertilizante tem um efeito diferente. Especialmente:
- O potássio melhora o crescimento dos cactos, aumenta a resistência a várias doenças e temperaturas extremas. Se não houver potássio suficiente no solo, o caule do cacto pode ficar coberto de manchas amarelas.
- O cálcio está envolvido na formação de agulhas e cabelos de cacto. Além disso, o componente está envolvido na regulação do balanço hídrico. O cálcio pode ser adicionado ao solo como uma solução de cal ou sulfato.
- O fósforo promove um bom crescimento e formação de raízes em estacas em crescimento. Com uma quantidade suficiente de fósforo, os cactos formam brotos fortes e saudáveis.
- O nitrogênio tem um efeito global positivo na planta e ativa o processo de crescimento. Nesse caso, é importante não permitir aplicação excessiva, pois o plantio pode morrer.

pragas
A violação das regras de cuidado e as condições ambientais desfavoráveis causam danos por insetos nocivos. Ácaros, lesmas, piolhos, cochonilhas, nematóides de raízes, cochonilhas e cochonilhas são perigosos para os cactos.
As preparações inseticidas ajudam a controlar as pragas. Grandes parasitas podem ser removidos manualmente.
Drenagem
Sem drenagem, as plantas não crescerão adequadamente e podem morrer. Argila expandida, tijolo vermelho triturado ou cascalho fino são colocados como drenagem no fundo do vaso. Recomenda-se adicionar pequenos pedaços de carvão ao ralo para maior durabilidade.
Como escolher uma jarra
O recipiente para o plantio de cactos deve ser equipado com orifícios de drenagem que reduzam o risco de estagnação da água na zona radicular. Para cactos, você precisa de uma panela com uma bandeja onde o líquido que flui se acumule. A melhor opção de escoamento são os muitos furos no fundo do vaso e o escoamento se enche sozinho em um quarto do volume do recipiente. Se essas condições forem atendidas, é permitido regar abundantemente os cactos para que a água encha a fossa e não precise ser drenada.
Como transplantar para outro pote para não injetar
Ao transplantar, é preciso ter cuidado para não tocar nas agulhas espinhosas do cacto. Prepare pinças de cozimento ou pinças grandes antes de colocar a planta em um novo vaso. Com esses aparelhos, eles agarram o caule, viram o vaso de cabeça para baixo e arrancam o plantio.
Cuidados de acompanhamento
Depois de transplantar um cacto para um novo local, você deve fornecer cuidados abrangentes padrão. A planta deve ser regada, fertilizada com componentes minerais e pulverizada com preparações protetoras contra doenças e ataques de insetos nocivos.Você também precisa inspecionar visualmente constantemente as plantações para detectar sinais de opressão a tempo.

Horário recomendado
A época ideal para o transplante de cactos: final de março - início de abril. Durante este período, as plantas estão apenas começando a crescer ativamente. Se a necessidade de transplante surgir em outro momento, é permitido, se necessário, transplantar as plantas ao longo da estação de crescimento.
Como plantar em um florário passo a passo
Florarium com cactos é uma composição decorativa. O plantio de plantas no florarium é realizado de acordo com a seguinte tecnologia:
- as mudas são retiradas dos vasos e os restos de terra são sacudidos suavemente, tomando cuidado para não danificar as raízes;
- no substrato de plantio preparado, vários recessos são feitos com uma vara fina de madeira;
- as plantas são colocadas em recesso, polvilhadas com o restante do solo e levemente compactadas na superfície do solo;
- decore a composição com solo aquático, lascas de mármore branco e outros elementos.
Como dividir um cacto ao transplantar
Para dividir o cacto durante o transplante, basta quebrar suavemente os brotos crescidos demais. A separação aumenta o número de plantas.
Tamanho
É necessário podar os cactos em caso de apodrecimento, com forte extensão do caule e mudança de forma. Se a planta tiver mais de 15 cm de comprimento, comece a podar pela parte superior.
No caso de uma planta de baixa estatura, deve-se primeiro removê-la do solo para facilitar o corte.
Como enraizar um cacto após a poda
Depois de podar o cacto, é preciso deixar secar por uma semana para que o corte úmido seja puxado um pouco. Então você pode transferir a planta para o solo. Coloquei uma camada de drenagem e uma mistura de terra no vaso e um pouco de areia por cima.O cacto podado é cuidadosamente aparafusado no meio do recipiente e regado regularmente para o enraizamento.
dicas e truques
Para que um cacto se desenvolva adequadamente e floresça a tempo, ele deve crescer em condições favoráveis. Além dos cuidados básicos, você pode tratar uma planta de casa com uma solução de amônia, que é uma espécie de fertilizante. A substância tem efeitos antibacterianos e antifúngicos. Além disso, o álcool compensa a falta de nitrogênio no solo.


