Plantio e cuidado de dálias em casa, variedades e regras de cultivo
Plantar e cuidar de dálias levanta questões para muitos floricultores. Estas plantas são muito populares entre os cultivadores de flores. Eles são despretensiosos e facilmente adaptáveis a várias condições climáticas. Para cultivar com sucesso, vale a pena regá-las a tempo, aplicando corretamente fertilizantes e podas. A proteção contra doenças e pragas também é importante.
Descrição e características da planta
As dálias pertencem à família Astrov. Eles têm muitas variedades que diferem em forma e cor. A planta é caracterizada por um longo período de floração.Começa no meio do verão e termina no outono.As plantas são consideradas completamente despretensiosas. Eles podem se espalhar por brotos mutantes chamados tubérculos de raiz. Atualmente, existem mais de 10.000 variedades de dálias.
Variedades
Hoje, muitas variedades de plantas são conhecidas, cada uma com certas características.
anemóide
Essas dálias têm uma ou mais fileiras de pétalas de borda. No meio são tubulares e alongados. As inflorescências não ultrapassam 10 centímetros de diâmetro. Em altura, os arbustos atingem 60-90 centímetros.
Colar
As flores atingem 10 centímetros de diâmetro. Os arbustos têm 75-120 centímetros de altura. As culturas são caracterizadas por uma fileira de pétalas marginais e outra fileira de pétalas torcidas.
Peônia
As flores atingem 12 a 15 centímetros de diâmetro. Caracterizam-se pela presença de duas ou mais fileiras de pétalas marginais. Ao mesmo tempo, há pétalas tubulares no centro. Os arbustos atingem 75-120 centímetros.
Decorativo
As flores duplas têm um diâmetro de 8 a 25 centímetros. Os arbustos atingem 60 centímetros de altura.
Esférico
Esta espécie é caracterizada por flores duplas achatadas que atingem 8 a 15 centímetros. As plantas atingem 90-120 centímetros de altura.

Pom pom
Esta variedade distingue-se pelas flores globosas que atingem mais de 5 centímetros de diâmetro. As pétalas marginais são distinguidas por uma ponta arredondada ou romba. A altura do arbusto atinge 90-120 centímetros.
Cacto
Esta espécie é caracterizada por flores duplas que atingem 8-25 centímetros. Os arbustos têm 90-150 centímetros de altura. Nas bordas há pétalas estreitas e encaracoladas.
Semi cacto
A planta se distingue por flores duplas, cujo tamanho varia de 8 a 25 centímetros. As pétalas marginais são dobradas do centro para as pontas. Em altura, a planta tem 90-150 centímetros.
ninfas
Na aparência, as flores se assemelham a nenúfares. Têm uma forma regular e são muito elegantes. As flores atingem de 7 a 20 centímetros de diâmetro. A altura do arbusto é de 70 a 130 centímetros.
Misturado
Esta categoria inclui todas as variedades de dálias que não são semelhantes em aparência às variedades descritas acima.
Como plantar corretamente
Para que a cultura se desenvolva plenamente e se delicie com a floração exuberante, é importante realizar o trabalho de plantio corretamente.
Recomendações de tempo
O momento exato das operações de plantio depende do clima da região. No sul, eles podem ser executados em meados de abril. Na Rússia central, o plantio de dálias deve ser feito em meados de maio. No norte, isso pode ser feito em junho.

Como escolher e preparar o material de plantio
As dálias são plantadas com sementes, mudas ou tubérculos. Cultivar uma cultura a partir de sementes é bastante simples. A floração pode ser alcançada 45-50 dias após o plantio. Você também pode comprar mudas. Destaca-se pelo cuidado despretensioso. Além disso, as dálias costumam ser plantadas com tubérculos.
Requisitos do Local e do Solo
As dálias não toleram bem áreas sombreadas. É melhor plantar em áreas bem iluminadas. A proteção total contra o vento também é importante. Na sua ausência, as colheitas altas podem quebrar, pois possuem caules bastante frágeis.
A planta precisa de solo fértil. É melhor dar preferência ao solo levemente ácido. Recomenda-se refinar solos encharcados ou empobrecidos.
Esquema de pouso
Recomenda-se fazer reentrâncias para o plantio em clima quente. As dálias devem ser plantadas a uma temperatura de + 15-20 graus. Recomenda-se manter uma distância de pelo menos 40 centímetros entre os furos. Os poços devem ser profundos o suficiente - pelo menos 40 centímetros. As depressões são regadas com Fitosporin. Também vale a pena adicionar cinzas e húmus.
Para dálias altas, ao plantar em recesso, vale a pena cravar em estaca. Para estabilidade, é aprofundado em pelo menos 40 centímetros. Recomenda-se espalhar as raízes ao redor do suporte. Nesse caso, os colos dos tubérculos devem ser imersos no solo em 5 centímetros.
Regras de cuidado
Para que as dálias se desenvolvam plenamente, elas devem ser cuidadas adequadamente. Nesse caso, vale a pena seguir uma série de recomendações.

modo de rega
As dálias precisam de rega frequente. Recomenda-se umedecer o solo duas vezes por semana. Neste caso, o plantio deve ser regado abundantemente. Em clima quente, certifique-se de usar uma camada de cobertura morta.
cômoda
Pela primeira vez, as dálias precisam ser alimentadas 10 dias após o plantio. Para fazer isso, use uma infusão de verbasco. Você também pode fazer chá verde. É feito de urtiga, sowthistle ou trepadeira. Recomenda-se que as ervas sejam enchidas com água e insistidas em um local ensolarado por pelo menos 3 dias. Em seguida, misture 500 mililitros de infusão com 10 litros de água para irrigação.
A fertilização durante o período de formação dos botões não é de pouca importância. Para obter uma floração abundante, são utilizados medicamentos como Fertika Lux e Uniflor Bouquet.
É melhor aplicar o curativo à noite, após a rega.
Tamanho
Durante este procedimento, as seguintes ações devem ser executadas:
- livrar-se de enteados;
- remova os brotos laterais;
- escolha as folhas inferiores;
- beliscar pequenas inflorescências desbotadas.
A formação correta do arbusto ajuda a manter suas características decorativas. Grandes inflorescências aparecem nessas plantas.
Prepare-se para o inverno
Com o início da geada, você deve desenterrar imediatamente os tubérculos. Recomenda-se fazer isso no momento do escurecimento das folhas. Se o procedimento não for feito a tempo, existe o risco de morte da planta.Primeiro, os caules são cortados com o podador. É importante que a área de corte esteja nivelada com o solo. Você precisa cavar os tubérculos com muito cuidado. Nesse caso, vale a pena recuar a uma distância suficiente do tornozelo. Depois de retirá-los do solo, devem ser sacudidos e secos ao sol.
Recomenda-se manter os tubérculos cavados na adega. Eles podem ser polvilhados com uma mistura de terra e serragem. É importante manter o regime de temperatura em + 1-7 graus. O nível de umidade ideal é de 80%. Se não houver adega, é permitido guardar tubérculos no apartamento. Além disso, eles são tratados com parafina derretida.

Mulching
Este procedimento protege o solo de secar. Além disso, a camada de cobertura morta elimina a necessidade de capinar e afrouxar o solo.
Transferir
As dálias têm dificuldade em aceitar um transplante. Recomenda-se posicioná-los para que, quando transferidos para um local permanente, não danifiquem o sistema radicular.
capina
É imperativo remover sistematicamente as ervas daninhas. Isso ajudará a proteger a planta de doenças e alcançar o pleno desenvolvimento.
spray
Quando uma dália é danificada por pragas, vale a pena borrifá-la com produtos à base de plantas. Para isso, é adequada uma infusão de alho ou cebola. Às vezes você tem que usar uréia ou verbasco. Vale a pena pulverizar as plantações à noite ou em tempo nublado.
Métodos de reprodução
Existem muitas maneiras de criar dálias. Isso permite que cada produtor escolha a melhor opção.
Estacas
Para isso, usamos sementes que possuem vários entrenós. As estacas devem ser colocadas em solo úmido e cobertas com papel alumínio. Quando as plantas criam raízes, elas são transplantadas para vasos preparados de pequeno diâmetro, preenchidos com um meio nutriente.
Camadas
Desta forma, as dálias praticamente não se reproduzem. A divisão de Bush seria uma opção mais eficaz. Para isso, recomenda-se cortar em pedaços os tubérculos saudáveis. Cada seção deve ter 1-2 olhos. Em seguida, são transferidos para caixas preenchidas com substrato úmido.

sementes
Este método é usado para obter novas variedades. Além disso, variedades anuais de dálias são criadas pelo método de sementes.
Possíveis problemas de crescimento
Ao cultivar dálias, muitos produtores enfrentam vários problemas - o desenvolvimento de doenças, ataques de pragas.
verticilose
Com o desenvolvimento desta doença, as folhas ficam repentinamente amarelas e murcham.
Oídio
A patologia é acompanhada pelo aparecimento de uma flor branca nas folhas.
perna preta
Esta doença é acompanhada por escurecimento e afinamento do caule.
podridão branca
O desenvolvimento da podridão branca é acompanhado pelo amarelecimento e apodrecimento da cultura.
Fusarium
Nesse caso, a cultura é coberta com uma flor rosa.
doenças virais
Estas são as patologias mais perigosas que não podem ser curadas. Os vírus são transportados por insetos. Eles também se espalham pelo uso de ferramentas afiadas que foram usadas para tratar plantações infectadas.

câncer bacteriano
Nesse caso, as raízes e tubérculos da cultura são cobertos por crescimentos brancos. Posteriormente, eles adquirem uma tonalidade escura e começam a apodrecer.
câncer crescendo
Esta patologia é acompanhada pelo aparecimento de muitas raízes finas. Um grande número de brotos aparece no colarinho.
inseto do prado
Esses insetos causam grandes danos à planta. Manifesta-se especialmente fortemente durante o período de formação dos brotos, pois as fêmeas põem ovos nos brotos apicais das plantas. Karbofos ajudará a lidar com as pragas.
pulgão
Essas pragas se instalam em colônias no lado sujo das folhas e absorvem a seiva da planta. Como resultado, uma placa pegajosa aparece na superfície da cultura. Os pulgões contribuem para a disseminação de várias patologias.
A infusão de alho ou uma solução de cinzas de sabão ajudará a lidar com isso.Com uma derrota pronunciada, vale a pena usar Aktara, Fitoverm.
tripes
Esses insetos microscópicos infectam a folhagem absorvendo seus sucos. Como resultado, uma flor prateada aparece na planta. À medida que a patologia progride, as folhas ficam amarelas e secam. O uso de inseticidas - Fufanon, Aktara ajuda a lidar com as pragas.

Aranha
Esses parasitas estão localizados no lado sujo das folhas. Nesse caso, uma teia de aranha pode ser vista na planta. A folhagem afetada fica amarela e seca. Um jato de água fria ajudará a resolver o problema. Em casos difíceis, usa-se infusão de alho ou tabaco.
Baixo crescimento
O distúrbio de crescimento da dália é causado pela má manutenção da planta. Freqüentemente, a causa dos problemas é a infecção por infecções virais.
As folhas ficaram amarelas
O amarelecimento das folhas geralmente ocorre no contexto de uma infestação de pulgões. Além disso, as causas dos problemas são infecções virais e uma violação do regime de rega.
Uso em paisagismo
Muitas vezes, as dálias são usadas no paisagismo do jardim. Culturas baixas são usadas para decorar canteiros, cumes ou bordas. Eles se tornam um verdadeiro pano de fundo para slides alpinos ou jardins ornamentais.
Variedades altas de dálias podem fazer parte de plantações em grupo ou livres. Para criar composições únicas, são utilizadas variedades de flores grandes. As instâncias que têm hastes fortes e longas são usadas para cortar.
Erros comuns
Produtores inexperientes podem cometer os seguintes erros ao cultivar dálias:
- plantar a planta incorretamente;
- violar o regime de rega;
- a formação de flores é negligenciada;
- não aplique fertilizante;
- ignorando tratamentos preventivos contra doenças e parasitas.
Dicas e truques adicionais
Para cultivar plantas perenes com sucesso, você deve seguir estas regras:
- realizar corretamente o trabalho de plantio;
- regar a planta em tempo hábil;
- observar a taxa de fertilização;
- realizar tratamentos contra doenças e pragas;
- cortar o mato;
- preparar adequadamente a colheita para o inverno.
As dálias são consideradas belas plantas ornamentais, muito apreciadas pelos floricultores. Para cultivar uma safra com sucesso, vale a pena regar e aplicar fertilizantes complexos na hora certa.


