Como pendurar e instalar rapidamente persianas em janelas de plástico
Então você comprou as persianas e agora precisa instalá-las. Instalar persianas nas janelas é uma tarefa simples, e você mesmo pode fazer isso sem recorrer à ajuda de especialistas. No entanto, isso deve ser feito com cuidado, pois danos ocorridos durante a instalação invalidarão o serviço de garantia. Vamos ver como instalar persianas em janelas de plástico corretamente e evitar erros críticos.
Variedades e seu design
As persianas estão disponíveis no mercado em vários estilos e cores. Você pode escolher qualquer modelo que se adapte ao seu interior específico. Por características de design, a maioria dos modelos é dividida em três tipos: persianas verticais, horizontais e de rolo. Vamos dar uma olhada nas características de cada uma das variedades.
Vertical
As cortinas verticais são feitas de longas listras verticais, também chamadas de ripas. A maioria dos modelos é feita de plástico, tecido, madeira e alumínio. Essas persianas têm a capacidade de aumentar visualmente a altura das paredes da sala. Deve-se notar que os cortes entre as listras não são apenas verticais, eles também são feitos em formas decorativas.
Você pode encomendar cortinas em cores monótonas ou encontrar variações com diferentes padrões que irão adicionar variedade ao interior do seu quarto.
Horizontal
Cortinas verticais ou, como também são chamadas, venezianas são persianas em que as listras, como o nome indica, são dispostas horizontalmente. Estas cortinas são feitas de diferentes materiais: principalmente madeira, tecido ou alumínio. Existem até variedades feitas de bambu.
A largura das listras nos modelos depende diretamente do material. Assim, costuma-se fazer tiras para cortinas de alumínio com largura não superior a dois centímetros e meio, enquanto a largura das cortinas de madeira chega a cinco centímetros. As cortinas horizontais tendem a dar visualmente a largura da sala, de modo que sua instalação pode se encaixar perfeitamente no interior de muitas salas.
Persianas
As persianas são feitas de um tecido especial durável. Ao contrário das persianas verticais e horizontais, elas não consistem em ripas, mas representam uma estrutura de peça única que pode ser enrolada com um arame e desenrolada. Existem cortinas de várias cores, com ou sem estampas, além de variedades transparentes.

Preparação e medições
Então, vamos direto ao processo de instalação de cortinas em janelas de plástico.Este é um processo bastante simples que não requer nenhum treinamento profissional especial, mas lembre-se que, se você mesmo instalar, perderá o direito à substituição em garantia das persianas caso elas sejam danificadas durante o processo de instalação.
o que é necessário
Para instalar as persianas nas janelas, precisaremos das próprias cortinas, além de chave de fenda, fita métrica, nível de construção e lápis para marcação.
o que medir
A etapa de medição é a etapa mais importante, pois o funcionamento de toda a estrutura depende da precisão das medições. Isso é especialmente verdadeiro para cortinas presas a parafusos auto-roscantes, pois em caso de instalação incorreta você terá que fazer novos furos na parede. As coisas são muito mais fáceis com cortinas presas com fita adesiva - você só terá que colá-las novamente.
Com cuidado e precisão, usando uma fita métrica, meça os parâmetros da janela - sua altura e largura. Além disso, para a localização correta, é necessário determinar a folga entre os fechos e a distância necessária da borda inferior das cortinas até o chão. Se você estiver instalando persianas horizontais em caixilhos de janelas, precisará saber as dimensões do vidro.
Como instalar na vertical faça você mesmo
Considere o processo de instalação de persianas verticais. Se suas janelas forem de tamanhos padrão, a instalação não deve causar dificuldades - você pode primeiro selecionar um modelo de persianas de tamanhos adequados para janelas padrão. Caso contrário, é necessário medir, marcar e ajustar adequadamente o tamanho das cortinas para que correspondam ao tamanho da janela.Inicialmente, escolha cortinas que excedam ligeiramente a altura da moldura em comprimento.

marcação
Antes de começar a marcar e instalar diretamente as cortinas, verifique se todas as peças necessárias estão incluídas no kit. Depois disso, a primeira coisa que fazemos é marcar. Fabricantes confiáveis tornam o design das próprias cortinas o mais correto possível e correspondem aos padrões geométricos. Portanto, ao marcar, deve ser feito com clareza, com precisão de um milímetro.
Ao mesmo tempo, observe a simetria para que as cortinas fiquem bem cuidadas e não estraguem o interior com um corte oblíquo.
Classificação por nível
Para garantir que as cortinas não fiquem tortas durante a instalação, use um nível. Coloque o varão contra a parede e posicione-o horizontalmente usando um nível de construção. Marque os locais de montagem e prossiga diretamente para a instalação.
suporte de montagem
Três suportes são suficientes para instalar os suportes em uma parede de concreto. No caso do drywall, será necessário instalar um suporte a cada meio metro. Em alguns tipos de cornijas, não são utilizados suportes para fixação e a cornija é instalada diretamente na parede.
Coloque os suportes nos locais marcados. Um fixador adicional deve ser instalado diretamente próximo ao mecanismo de operação, pois este é o ponto mais fraco da estrutura e, na ausência de fixadores aqui, a cortina pode ser arrancada com um movimento brusco e descuidado.
Ao instalar a haste da cortina nos suportes, insira as peças até que se encaixem no lugar. A instalação muito frouxa de peças também levará a uma estrutura fraca.Quando a cornija é fixada, o material permanece pequeno - instale os fechos superiores de cada uma das tiras verticais (ripas) nas guias e estique-os ao longo das bordas inferiores da corrente. É isso, a construção está pronta. Verifique novamente a resistência dos fixadores e a funcionalidade do mecanismo.

Instruções de instalação para modelos horizontais
Instalar persianas horizontais é um pouco mais difícil do que instalar persianas verticais. Isso se deve ao fato de que aqui você terá que montar não só o suporte superior, mas também o suporte inferior. E isso significa que a marcação terá que ser feita com mais cuidado, pois com cortinas horizontais existe o risco de obter enganar com a distância entre os buracos. Além disso, é necessário primeiro selecionar um modelo de tamanhos adequados. Isso é especialmente importante se você instalar persianas não na parede, mas diretamente na abertura da janela.
Fixando as amarras superiores
Bandejas e haste de cortina para persianas horizontais são fixadas da mesma forma que para persianas verticais. Primeiro, meça cuidadosamente os locais dos fixadores usando uma fita métrica e um nível de construção e marque-os com um lápis. Antes de fazer furos na parede, certifique-se de que os pontos marcados são simétricos entre si e verifique novamente a distância entre eles.
Se tudo estiver marcado corretamente, prossiga com a instalação dos fixadores. Comece fazendo furos nos locais marcados na parede e, em seguida, fixe o suporte usando parafusos autorroscantes. Lembre-se de respeitar o espaçamento dos furos. Para uma parede de gesso, a distância entre os fechos não deve exceder oitenta centímetros, caso contrário a cornija não aguentará bem.Para uma parede de concreto, dois ou três fixadores são suficientes para todo o comprimento.
Como pendurar uma cornija
Instale a haste da cortina diretamente nos suportes. Insira cada um dos fixadores antes de ouvir um clique - isso indica que a peça está bem presa.
Perfuração dos orifícios para as fixações inferiores
O próximo passo é marcar os furos para prender a placa inferior. Além disso, verifique se eles estão bem marcados antes de perfurar, porque se os furos estiverem mal colocados, na melhor das hipóteses você terá que fazer um novo furo. Se a marcação for feita corretamente, faça furos nos lugares certos e fixe a placa inferior. Muitos modelos de cortinas horizontais requerem laços adicionais nas laterais. Isso é necessário para instalar o retentor nos cantos.

dicas adicionais
Escolha as persianas de tamanho correto e marque cuidadosamente os orifícios de montagem, pois erros de instalação causarão mau funcionamento do mecanismo. Se houver uma abertura interna profunda o suficiente perto das janelas, você pode colocar persianas diretamente na abertura.
Para isso, você precisa medir com precisão suas dimensões e escolher um modelo de cortina que seja um pouco menor que o tamanho da abertura.
Existe também a possibilidade de instalar diretamente na folha da porta, para isso será necessário furar um perfil. Com esta opção, você precisa ter um cuidado especial, pois os furos no perfil violarão sua integridade, o que causará correntes de ar. Os próprios suportes da cortina as neutralizam, mas é preciso ter cuidado na hora de instalá-las para não atrapalhar a estrutura.
Como pendurar persianas
As persianas de rolo são um tipo especial de persianas que, como o nome sugere, enrolam em forma de rolo.Existem muitos tipos de persianas que diferem entre si na forma como são fixadas. Eles são presos a parafusos auto-roscantes ou fita adesiva. Você pode pendurar as persianas na própria janela, na parede ou no teto. Existem modelos com mecanismos manuais e automáticos, permitindo abrir ou fechar facilmente a estrutura em segundos.
Montagem em parafusos autorroscantes
A instalação de persianas em parafusos auto-roscantes, como no caso de persianas horizontais e verticais, começa com a marcação e a realização de furos para fixadores.Em seguida, prenda os suportes nos orifícios marcados na moldura ou na parede e prenda-os com parafusos autorroscantes. Instale a mangueira com o rolete e as travas inseridas no suporte até ouvir um clique. Fixe as extremidades do tubo com as tampas especiais incluídas no kit.
Em fita adesiva especial
O método de instalação de cortinas em fita é o mais seguro e versátil.Se a estrutura estiver instalada incorretamente, bastará apenas retirar a fita e colar novamente a estrutura, como deve ser.

Fixe o plano de fixação ao suporte. Limpe e desengordure a zona onde vai colar a parte superior da persiana. Retire a camada protetora da fita e cole o suporte firmemente na moldura ou na parede. Em seguida, instale o próprio rolo nos suportes da mesma forma que no parágrafo anterior.
Pendure as persianas no quadro
Uma maneira comum de instalar persianas é pendurá-las não na parede, mas diretamente na moldura da janela. A vantagem desse método é que ele usa com eficiência o espaço do peitoril da janela.As cortinas cobrem apenas a própria janela, o peitoril da janela permanece livre. Para fixação em caixilho de janela, deve-se escolher o modelo de estrutura mais leve.
Como pendurar cortinas interframe corretamente
A instalação de cortinas interframe é a mais difícil e requer o máximo cuidado. Nesse caso, o desenho do perfil da janela é violado, pois será necessário fazer furos na moldura.
Para a instalação, primeiro abra o caixilho e fixe as persianas na folha interna para verificar se as dimensões estão corretas. Marque cuidadosamente. Depois disso, são feitos furos na estrutura para fixadores e um cordão. Os suportes estão instalados, as alças e o cabo estão fora. As persianas são fixadas ao quadro. Um adaptador e uma alça de controle estão instalados, bem como um retentor. Em seguida, o quadro é montado.
Erros comuns
Muitas pessoas costumam cometer erros ao escolher e instalar persianas. Na maioria das vezes, são encontrados erros na fase de seleção da largura das cortinas e marcação dos furos. O mais importante a lembrar ao escolher um modelo é que a largura das cortinas e a largura da tela são características diferentes.
Largura total significa a distância entre os fechos mais externos, enquanto a tela geralmente é mais estreita.
Durante a instalação, faça sempre com atenção as marcações e monitore sua simetria, bem como o cumprimento do nível da edificação, pois erros na furação podem atrapalhar o funcionamento da estrutura.
dicas e truques
Ao instalar acessórios para cortinas ou cortinas dobráveis, certifique-se de verificar se a estrutura não interfere na abertura e fechamento do caixilho da janela dobrada.Além disso, é necessário verificar se os vasos de flores e outros objetos no parapeito da janela não interferem no funcionamento do mecanismo da cortina.


