Vantagens e desvantagens de cozinhas azuis, características de estilo e paletas de cores populares
A cor azul dominante na cozinha cria uma sensação de segurança e alegria. Combina bem com tons quentes de madeira para compensar o efeito frio. Ao escolher o esquema de cores de móveis, materiais de acabamento, eletrodomésticos, acessórios, os designers seguem a fórmula 60-30-10. Com base nisso, 60% do interior da cozinha é pintado em tons de azul, 30% - em cores auxiliares. Apenas 10% é permitido para detalhes em cores.
Contente
- 1 Vantagens e desvantagens de decorar uma cozinha em azul
- 2 Formas adequadas de unidades de cozinha
- 3 Opções de superfície
- 4 Os materiais usados
- 5 Qual contador você pode escolher
- 6 Recursos de design elegante
- 7 Características da escolha de móveis, tecidos e acessórios
- 8 Combinações de cores populares
- 9 Exemplos de soluções de design prontas para uso
Vantagens e desvantagens de decorar uma cozinha em azul
A percepção da faixa azul é influenciada pela iluminação. As janelas da cozinha voltadas para o norte, noroeste, deixam entrar um pouco de luz solar. Uma sala dominada por tons de azul escuro será deprimente.A iluminação artificial bem planejada torna-o confortável. A falta de luz solar amarela é compensada por lâmpadas da forma original. Eles são colocados na sala de jantar e na área de trabalho.
Os psicólogos acham o azul difícil. É adequado para pessoas confiantes e determinadas. É bastante natural que cozinhas azuis possam ser encontradas nos apartamentos de pessoas envolvidas em negócios e criatividade. Um melancólico, indeciso, inseguro de si mesmo não se sente confortável em tal interior. A cor azul desencoraja essas pessoas, causa depressão.
É difícil tornar uma cozinha grande aconchegante se ela for dominada pelas cores azuis. Só profissionais podem fazer isso. Em salas pequenas, o azul realça visualmente. Os designers levam isso em consideração e usam tons de azul centáurea, azul e turquesa para decorar o teto, as paredes e outras superfícies.
Comer é o principal objetivo de cozinhar. O azul é uma das 10 cores que afetam o apetite. Isso deve ser levado em consideração ao escolher um interior. Tons de azul são relaxantes, a pessoa não pensa em comida, mas em como descansar, como dormir. É por isso que a cozinha azul é ideal para pessoas que controlam o peso e seguem uma dieta.

Formas adequadas de unidades de cozinha
É muito importante organizar adequadamente o espaço de trabalho da cozinha. O máximo conforto é criado com a ajuda de um conjunto de cozinha selecionado corretamente. Ao escolher, leve em consideração sua funcionalidade, conformidade com o estilo escolhido.
Linear
Esta opção é escolhida se a sala for pequena. Uma geladeira e todos os utensílios de cozinha estão dispostos ao longo de uma das paredes. Por exemplo, você pode pegar um projeto típico:
- geladeira;
- área de trabalho com produtos - 0,3-0,6 m;
- pia - 0,3-0,6 m;
- área de trabalho com produtos - 0,3-0,6 m;
- placa - 0,3-0,6 m;
- área para colocar eletrodomésticos.

Capacetes de 3 camadas maximizam o uso do espaço da cozinha. Eles aumentam visualmente seu tamanho.
Linha dupla
Opção para um quarto fora do padrão... Com a ajuda de um layout de duas fileiras, eles equipam com estilo a área de trabalho de uma cozinha muito estreita e alongada. Os elementos de mobiliário são colocados ao longo de paredes paralelas. Ao planejar um arranjo, o princípio de um triângulo de trabalho é observado. A pia e o fogão estão instalados ao longo de uma parede, a geladeira fica do lado oposto. Ao trabalhar em um projeto, eles estimam a largura da sala, as dimensões dos módulos. A distância mínima entre duas filas é de 1,5 m.

Angular
Esta opção está em alta demanda. Cozinhas de canto são instaladas em residências antigas e em estúdios modernos. Ao planejar um interior, eles seguem uma regra. Os elementos-chave (geladeira, pia, fogão) são instalados na mesma distância.
Para salas pequenas e médias, o arranjo de móveis em forma de L é adequado. Colocaram uma pia no canto, dos dois lados um fogão e uma geladeira. Para expandir visualmente uma pequena cozinha, os módulos superiores são colocados de um lado, o outro é usado para decoração.

em forma de U
O conjunto é adequado para uma sala quadrada padrão de 2,4 a 3 m de largura e uma espaçosa sala de estar com cozinha. A distância ideal entre as fileiras de móveis é de 1,2 a 2 m. A cozinha em forma de U tem muitas vantagens:
- é confortável cozinhar na zona de trabalho, a pessoa faz um mínimo de movimentos;
- muito espaço de armazenamento prático para utensílios de cozinha e alimentos.
A sensação de conforto e estilo na cozinha com a disposição em U dos eletrodomésticos e móveis é criada com a ajuda de um sistema de iluminação moderno.

ilha
É um item multifuncional. Serve como uma superfície de trabalho adicional. Serve como depósito. Uma área de jantar é colocada lá. Na sala de estar da cozinha, é um elemento elegante e prático de zoneamento.
Em salas com grande área, é instalada uma grande ilha. Uma pia, um fogão estão integrados a ele e são equipados com um suporte prático para um lanche rápido. Se o espaço permitir, um freezer e uma geladeira são instalados lá. Em uma pequena cozinha, é organizada uma área de trabalho e jantar.

Opções de superfície
Entre os designers, continua a polêmica sobre as superfícies a serem favorecidas para a decoração de uma cozinha: fosca ou brilhante.
Brilhante
A solução certa para uma sala mal iluminada com uma área pequena. Superfícies brilhantes refletem a luz para melhorar a iluminação. Eles não têm medo de umidade, iluminam visualmente o interior. É fácil manter capacetes leves com frentes brilhantes. As impressões das mãos são quase invisíveis, mas nos painéis azuis escuros as manchas são claramente visíveis.

Muito brilho dos pneus atrapalha o relaxamento, é abafado por elementos decorativos, iluminação bem pensada. Acréscimos vencedores: madeira, pedra natural e artificial, ladrilhos cerâmicos. As luminárias são instaladas com grades antirreflexo, tons foscos.
Mastro
Hoje, fachadas foscas em cores escuras, complexas e brilhantes estão na moda. Eles ficam ótimos em uma cozinha espaçosa voltada para o sul. As superfícies foscas do fone de ouvido parecem vantajosas; transmitem bem a profundidade da cor.

Os materiais usados
O microclima na cozinha é especial.A temperatura e a umidade da área de trabalho aumentam durante o cozimento. Os fabricantes de móveis levam isso em consideração ao escolher materiais para a carroceria e frentes.
Plástico
O custo de um conjunto de cozinha depende do tipo de plástico (HPL, CPL), do material de que é feita a moldura - MDF, aglomerado, método de processamento das pontas - perfil de alumínio, borda de PVC. Móveis feitos com tecnologia de pós-formação parecem prestigiosos e caros. Para uma sala predominantemente azul, fica fácil escolher um conjunto com frentes de plástico. Isso permite a gama de cores dos produtos. Superfícies revestidas de plástico são resistentes a danos mecânicos, umidade e não desbotam com o passar dos anos.

aglomerado laminado
Modelos econômicos de conjuntos de cozinha são feitos com este material. A vida útil dos móveis com frentes de aglomerado laminado é menor do que produtos feitos de outros materiais. Uma vasta gama de cores e decorações facilita a escolha.
Os fones de ouvido com fachadas de aglomerado laminado parecem modernos se as extremidades forem cobertas com um perfil (aço, alumínio).
Esta opção de acabamento, em primeiro lugar, parece elegante e, em segundo lugar, aumenta a durabilidade dos móveis da cozinha, protege as pontas da umidade e dos danos mecânicos.

Madeira sólida
Os adeptos do estilo europeu escolhem móveis de madeira maciça. Fachadas originais com vitrais, pátinas, fresas esculpidas criam uma atmosfera especial de conforto e requinte na cozinha. Todos os tons de madeira são combinados com azul.
É fácil respirar na cozinha com móveis de madeira. O material natural não emite toxinas, é durável.Armários feitos de madeira cara (faia, freixo, carvalho) são usados há séculos e são fáceis de restaurar. Eles tornam os móveis mais baratos usando fachadas combinadas feitas de madeira cara e inserções de vidro ou outros materiais modernos.

Qual contador você pode escolher
A estética da área de trabalho é determinada pelo avental e pelo tampo da mesa. Eles desempenham um papel duplo, protegem e decoram. Pode ser difícil escolher um material para uma bancada, pois a variedade é muito grande.
Pedra
A bancada de granito polido é cara, mas vai durar décadas. Possui propriedades repelentes à água, maior resistência mecânica. As bactérias não se acumulam lá. Para uma cozinha em azul, não é difícil encontrar uma bancada de tom e padrão adequados.

MDF ou aglomerado
Bancadas postforming são relevantes. São feitos de MDF, aglomerado e revestidos com plástico com tecnologia especial. A primeira camada é papel kraft, a segunda camada é um plástico decorativo colorido com um padrão ou cor sólida, a terceira camada é protetora. A superfície das bancadas pode se assemelhar a pedra natural (granito, mármore), madeira. Os designers ficam felizes em usar esse material em seus projetos. Com baixo custo, é bastante durável e à prova d'água.
ÁRVORE
A madeira está sempre na moda. É um belo material ecológico. Com o funcionamento adequado, as bancadas de carvalho maciço e madeira de lariço duram mais de uma dúzia de anos. Em uma cozinha azul, bancadas de cor clara de bétula, faia e olmo são adequadas.

cerâmica
A cerâmica não tem medo de altas e baixas temperaturas, álcalis, ácidos. Os designers preferem trabalhar com ladrilhos de grande formato. A superfície de trabalho é elegante.A ausência de costuras largas e costuras facilita a manutenção.
Azulejos pequenos (7 × 7 cm, 10 × 10 cm), monocromáticos ou estampados são sempre populares. Ele se encaixa perfeitamente no estilo country, Provence, expande visualmente o espaço. Para finalizar as pontas, use uma telha em forma de L.
Aço
Elegantes, mas difíceis de manter, as superfícies de cozinha em aço inoxidável combinam bem com interiores modernos. Eles vão bem com eletrodomésticos, utensílios de cozinha.

Recursos de design elegante
A paleta azul é usada dentro de qualquer estilo. A paleta legal é equilibrada com tons complementares e detalhes em cores ousadas.
Moderno
Fachadas brilhantes de cor ultramarina, acessórios originais, exaustores, candeeiros cor de aço, bancadas luminosas, pisos e tectos de estruturas complexas, estores luminosos nas janelas. Em um interior de alta tecnologia, o azul frio é equilibrado com tons claros.

Clássico
A gama azul e azul é ideal para um estilo clássico. Tons claros são usados como base. Cores saturadas e escuras estão presentes em tecidos, acessórios, móveis estofados e cadeiras.
Sótão
As fachadas em tons de turquesa e ultramarino não parecem frias se uma das paredes da cozinha for acabada com tijolos avermelhados.Neste contexto, um conjunto composto por madeira maciça semi-antiga pintada e móveis ultra trendy com fachadas em MDF tem um ar vintage.

País
Há sempre madeira dentro. Soluções de estilo interessantes são obtidas combinando madeira natural e pintada.

Náutico
Esse estilo é muito democrático. É adequado para cozinhas de todos os tamanhos. O interior pode ser simples, lacônico, assemelhar-se a uma casa de pescador à beira-mar, ou surpreender com luxo, abundância de detalhes decorativos.
O tema do mar pode estar presente nos têxteis, no design das lâmpadas - listras azul-brancas, azul-vermelhas, elementos decorativos de aço cromado, cobre, latão. O piso pode ser de madeira ou cerâmica nas cores branca, cinza ou bege.

Características da escolha de móveis, tecidos e acessórios
Detalhes na forma de peças de metal individuais, acessórios originais, utensílios de cozinha animam o interior. Em um interior escandinavo clássico, os materiais estão em ordem:
- latão;
- bronze;
- o cobre.
Para cozinhas de alta tecnologia, os elementos cromados da decoração do loft são adequados. Acessórios de cozinha brancos definem os acentos certos. As janelas de uma sala espaçosa e luminosa são decoradas com cortinas de corte primoroso, combinando com as cores das fachadas. A paleta azul é bem destacada pelas cortinas branco pérola, oliva claro e creme.

Combinações de cores populares
O azul tem muitos tons: turquesa, onda do mar, índigo, azul, azul centáurea. Combinadas com outras cores, cada uma cria uma atmosfera única.
com branco
Os tons de branco e azul prevalecem se a cozinha for decorada em estilo náutico. Toda a paleta azul-azul e branco puro são usados no design de interiores. Essa técnica maximiza o espaço, o que é especialmente importante na decoração de quartos pequenos.

com amarelo
Tons ensolarados animam o interior. Em uma cozinha voltada para o norte, o amarelo quente pode dominar. Em uma sala espaçosa e iluminada, serve como um sotaque. Está presente na decoração: têxteis, louças, acessórios de cozinha.

com rosa
A gama de luz é ideal para decorar o interior de uma pequena cozinha. Tons pastéis combinam bem com azul claro. Estão presentes em têxteis, elementos decorativos, papel de parede.As paredes rosa empoeiradas exibem perfeitamente o conjunto de cozinha índigo.
com cinza
Os interiores, desenhados em tons de azul acinzentado, são lacónicos e eficientes. As combinações ideais são:
- pérola + lilás;
- prata e lavanda;
- cinza + azul escuro.

Essas combinações se encaixam perfeitamente nos estilos moderno e clássico. Tons de cinza marcam presença na decoração das paredes, detalhes, as fachadas do fone de ouvido são desenhadas em azul.
com bege
Existem tons universais que se misturam harmoniosamente com outras cores, bege é isso mesmo. Suaviza a gama azul, traz notas quentes para o interior. Em um espaço pequeno, os tons de bege devem prevalecer, apenas as fachadas podem ser azuis.

com verde
A combinação incomum no interior da cozinha não parece trivial. Os designers preferem não o verde puro, mas seus tons - turquesa, verde-oliva.
com vermelho
O macacão clássico é adequado para pessoas ativas. Cores vivas trazem dinâmica ao interior da cozinha. O vermelho é usado como cor adicional - têxteis, fachadas ou como destaque - pratos, abajures, elementos decorativos.

laranja
Essa combinação complexa é usada com cautela. A cor principal é diluída com partes laranja separadas. As cadeiras laranja, o abajur, o desenho nas cortinas parecem originais em um fundo azul.

com marrom
A gama azul está em harmonia com a cor marrom quente. Pode ser a cor do piso, detalhes dos móveis da cozinha: pernas de cadeiras, pernas de mesas, braços, prateleiras decorativas, bancadas, acessórios.
Exemplos de soluções de design prontas para uso
A cozinha, decorada em estilo italiano, é aconchegante a qualquer hora do dia. O conjunto é feito de madeira natural. As fachadas azuis claras são decoradas com pátina. O avental é decorado com azulejos azuis escuros.Cortinas brancas arejadas, paredes claras e luminárias foscas enchem a cozinha de ar e luz.
Contra o fundo de um avental de ladrilhos brancos, um conjunto de madeira azul com puxadores originais de metal cinza parece requintado. O pingente acrescenta ladrilhos marrons envelhecidos.


