Como acender corretamente fornos a gás de diferentes marcas e seu uso
Como você acende um fogão a gás moderno e forno? O fato é que os novos eletrodomésticos são equipados com várias funções que não estão presentes nos aparelhos antigos. Não estou acostumado a ligar o forno pela primeira vez. O principal é lembrar que se houver botões de ignição elétrica e termopar no painel de controle, eles serão pressionados após girar o botão de controle ao máximo.
Regras gerais de contato
Os modelos modernos de fogões a gás funcionam com gás, mas estão conectados à rede elétrica. Os eletrodomésticos são equipados com equipamentos que permitem o desempenho automático de várias funções (controle de gás ou termopar, timer, luz de fundo, ignição elétrica). A vida útil dos modelos modernos é de cerca de dez anos.
O forno é composto por um queimador inferior e superior (dependendo da versão), completo com tabuleiro, braseiro e grelha. Na parte inferior do forno existem dois pequenos orifícios: uma janela de ignição (para acender um fósforo aceso) e uma janela para ver as chamas.
Ignição elétrica
Antes de ligar o forno, você deve dar uma olhada no painel de controle.Geralmente existem vários manípulos de torneira, projetados para acender os queimadores da mesa. Eles geralmente são agrupados. Separadamente deles está a alça da torneira do queimador do forno. Regula a quantidade de gás fornecida (do mínimo ao máximo).
Quando a válvula é fechada, o manípulo volta à sua posição original, indicada por um único ponto. No painel de controle de alguns modelos também existem botões para luz de fundo, termopar e ignição elétrica. Eles não têm regulador. Os botões são ativados por simples pressão.
Para preparar pratos tradicionais no forno, é necessário acender o queimador localizado na parte inferior. Para este procedimento você só precisará usar o manípulo da torneira (com o totalmente automático) e também o botão de ignição elétrica (com o semi-automático). Neste caso, não é necessário abrir a porta do forno.
Alguns dispositivos têm uma função de termopar. É o sensor de temperatura mais simples sem componentes eletrônicos internos. Ele monitora a temperatura e a presença de uma chama. Quando o fogo é extinto, o termopar fecha a válvula de fornecimento de gás.

Para ligar o forno no modo semi-automático, primeiro você deve girar o botão da torneira do queimador no sentido anti-horário para a posição "chama máxima". Ao mesmo tempo, pressione o botão do termopar (se houver tal função), segure-o por 10 a 15 segundos e pressione o botão de ignição elétrica. Desta forma, o gás é fornecido ao queimador, que é inflamado pela faísca do centelhador.
ignição manual
Se o fogão não estiver equipado com ignição elétrica, pode acender o forno manualmente usando um fósforo.Recomendamos abrir primeiro a porta do forno. Em seguida - acenda um fósforo e gire o botão da válvula do queimador no sentido anti-horário até o máximo. Quando o gás começar a fluir, você precisa levar o fósforo até a janela do acendedor. De forma tão simples, ligam o forno.
Se o fogão tiver função de controle de gás, após girar o regulador ao máximo, é necessário apertar o botão do termopar e levar um fósforo aceso até a janela no fundo do forno.
A chama pode ser controlada através do orifício de visualização. A janela também está na parte inferior do forno. Então você pode reduzir a combustão (tamanho da chama), ou seja, definir a temperatura desejada.
Recozimento antes de usar o forno pela primeira vez
Imediatamente após a compra, o forno deve ser limpo com um pano úmido e seco. Antes da primeira utilização, recomenda-se ligar o forno vazio durante 30-90 minutos. O aquecimento é realizado a uma temperatura igual a 250 graus. Durante o processo de calcinação, muitas vezes é emitido um cheiro desagradável de graxa de fábrica. É inofensivo, mas é melhor ventilar a sala.
Há outra nuance à qual você precisa prestar atenção - o fundo do forno deve ser empurrado até o fim. A chama do queimador não deve tocar a assadeira. Durante a primeira ignição, você pode observar como o queimador queima. Se for lento ou muito intenso, há um problema de pressão na alimentação do gás. Neste caso, basta contactar o serviço de abastecimento de gás.

Precauções para uso
Um fogão a gás e um forno são eletrodomésticos usados para preparar alimentos e aquecer água. Além disso, a assadeira ou a grade do forno não devem ser carregadas com uma massa superior a 6 kg.Não é permitido usar o aparelho para outros fins, por exemplo, para secar objetos molhados ou aquecer o ambiente. Este dispositivo pode ser usado por pessoas sem deficiência física ou mental. As crianças pequenas não devem brincar perto de um forno quente. O fogão deve estar em um local seguro em caso de incêndio. Geralmente é colocado no chão. A ventilação deve ser realizada na sala onde este aparelho está localizado.
O forno não deve ser deixado sem vigilância. Uma pessoa deve sempre controlar o processo de cozimento. Se houver cheiro de gás na sala, você deve fechar imediatamente a válvula de abastecimento de gás e colocar todos os controles de chama na posição inicial. Em caso de acidente, deve-se abrir imediatamente a janela da cozinha e pedir ajuda. Em caso de vazamento de gás, é proibido acender fósforos, fumar em ambientes fechados, ligar eletricidade ou eletrodomésticos. Qualquer faísca pode causar um incêndio.

Características da inclusão de placas de diferentes fabricantes
Os fogões a gás, dependendo da modificação, possuem um conjunto diferente de funções embutidas. Fornos para modelos diferentes também acendem de maneira diferente. O queimador do forno acende manualmente ou automaticamente (se houver um recurso de ignição elétrica). Em alguns modelos equipados com sistema de controle de gás, para ligar o forno, deve-se também pressionar o botão do termopar.
"Hefesto"

Muitos modelos de fogões a gás Gefest possuem ignição elétrica e funções de termopar. As instruções passo a passo para acender o forno desta empresa incluem apenas três pontos.Para ligar o forno, é necessário girar o botão de controle do queimador ao máximo, pressionar os botões do termopar e da ignição elétrica.
gorenje

O fogão elétrico Gorenje possui ignição elétrica embutida e funções de controle de gás. É verdade que em alguns modelos eles não são exibidos em botões separados. O painel de controle contém apenas uma chave de modo operacional e um controlador de temperatura. O queimador acende automaticamente, o controle de gás também é realizado sem pressionar um botão. Há também uma luz no painel de controle. Ele queima enquanto o forno esquenta e desliga quando a temperatura desejada é atingida.
"Darin"

Os fogões a gás da empresa "Darina" de modificação moderna estão equipados com controle de gás e ignição elétrica. É verdade que essas funções não são exibidas em botões separados. O forno liga automaticamente simplesmente girando o botão de controle. Os modelos mais antigos têm controle de gás, mas sem ignição elétrica. Os queimadores destes fornos são acesos com um fósforo aceso.
"Lada"

Os fogões modernos da marca Lada possuem controle de gás e ignição elétrica. É verdade que essas funções não são exibidas em botões separados. O painel de controle possui apenas botões para acender os queimadores e ajustar a temperatura. Todas as funções desses modelos operam no modo automático.
"ardo"

Os eletrodomésticos da empresa Ardo, que são vendidos na maioria das lojas, possuem controle de gás e ignição elétrica. Além disso, essas funções são exibidas em botões separados. As placas desta modificação podem ser acesas pressionando um botão e, em caso de falta de energia - com uma partida comum.
Indesit

Os fogões a gás da marca Indesit possuem controle de gás integrado e ignição elétrica. Em alguns modelos, essas funções são exibidas em botões separados. Para acender o queimador em um forno dessa modificação, é necessário girar o regulador ao máximo, pressionar o botão de ignição elétrica e os termopares. Se houver apenas botões de válvula no painel de controle, o gás do forno é ligado girando o regulador.
Como usar fornos antigos corretamente ao assar
Fornos antiquados são perfeitos para assar tortas, bolos e uma variedade de doces. É verdade que as donas de casa às vezes reclamam que, nesses fornos, os produtos de panificação queimam por baixo e não são assados por cima. Obviamente, é impossível alterar o design dos eletrodomésticos. É verdade, você pode experimentar.
Os fornos mais antigos não têm queimador superior ou lateral. O gás aquece o ar primeiro por baixo e depois por cima. Os produtos de panificação são intensamente assados no fundo e claros no topo. O aquecimento dentro do forno é desigual. Abaixo, a temperatura é alta e, acima, ao contrário, é baixa. Isso acontece se houver um mau isolamento térmico no gabinete (as portas não estão encaixadas corretamente).
Este problema pode ser tratado. É verdade que, ao assar muffins nesse forno, é melhor não pensar em economizar gás. Mais combustível azul precisará ser consumido. Tudo o que você precisa fazer nesta situação é diminuir o aquecimento e o cozimento inferior dos produtos de panificação.
Para fazer isso, é recomendável colocar uma panela de ferro fundido no fundo do forno. Se desejar, você pode derramar um pouco de água nele. Coloque os produtos assados na prateleira acima da frigideira. Nesse caso, o gás aquecerá o ferro fundido, que aquecerá uniformemente o ar do forno. A temperatura na parte superior e inferior do forno vai estabilizar, a massa vai funcionar bem, assar por igual e não queimar.


