DIY instruções passo a passo para consertar uma chaleira elétrica

A questão do envio de chaleiras elétricas para reparo é decidida após o recebimento da conclusão do departamento de serviço. Mas vale a pena gastar tempo discutindo com especialistas se é possível resolver o problema sozinho? O dispositivo de um eletrodoméstico não é tão complicado quanto parece. Tendo estudado as unidades principais, o princípio do seu funcionamento, prováveis ​​avarias, o restauro da chaleira elétrica estará ao alcance dos artesãos domésticos.

Princípio de operação e diagrama elétrico

Antes de proceder ao diagnóstico, reparação de uma chaleira doméstica, terá de saber em que componentes consiste, como funciona. Apesar da abundância de ofertas de diferentes marcas, todos os eletrodomésticos desta categoria possuem um dispositivo semelhante.Eles incluem as seguintes partes:

  • Quadro;
  • indicador de energia;
  • um elemento de aquecimento;
  • sistema de controle (botão liga/desliga, termostato);
  • suporte com cabo de alimentação e bloco de contato.

As conexões no circuito interno de comunicação são feitas por meio de terminais cativos, menos frequentemente por solda. Depois de instalar a chaleira cheia de água no suporte e pressionar o botão, os circuitos de alimentação do dispositivo são fechados. Isso é acompanhado por uma indicação luminosa de que tudo está funcionando. Se neste ponto não houver contato entre o suporte e a parte inferior do aparelho, o interruptor está com defeito, nada funcionará.

Além disso, um elemento de aquecimento (espiral ou disco) instalado na parte inferior faz com que a água do tanque ferva gradativamente. Após a fervura, o automatismo desliga a alimentação do aquecedor (a luz apaga-se com um clique característico). Se não houver água suficiente na chaleira, ou ela foi inadvertidamente ligada vazia, o sistema de proteção também deve funcionar, desligando os circuitos de alimentação.

Conjuntos de chaleira elétrica

Modelos antigos com elementos de aquecimento em espiral e novos modelos com elementos de aquecimento em forma de disco permanecem semelhantes em seu princípio de operação, na presença de unidades principais. Eles certamente terão um elemento de aquecimento, um botão liga / desliga e uma unidade de proteção. A chaleira não funcionará sem eles.

Sistema de proteção contra superaquecimento

Esta unidade é necessária para garantir os requisitos de segurança contra incêndio. Sem ele, então com um nível de água insuficiente, ligando uma chaleira vazia, certamente teria ocorrido um incêndio. Assim, um grupo de contato especial desligará o elemento de aquecimento.

Como ferramenta de trabalho, é utilizada uma placa especial de 2 metais, que reage ao aquecimento.A posição normal é fechada, quando a tira bimetálica superaquece, deforma, interrompe o circuito de alimentação, desligando o elemento de aquecimento. Os fabricantes de eletrodomésticos usam várias soluções padrão para este dispositivo. E todos utilizam sensores bimetálicos, confiáveis ​​e eficientes.

A única desvantagem da proteção térmica é a necessidade de esperar que a peça de trabalho esfrie e volte à sua posição original

A única desvantagem da proteção térmica é a necessidade de esperar que a peça de trabalho esfrie e volte à sua posição original. A chaleira está pronta para uso novamente.

Sistema de desligamento automático quando a água ferve

Outro nó crítico, sem o qual o funcionamento normal da chaleira é impossível. O procedimento ao qual estão tão acostumados que não prestam atenção é o desligamento automático do aparelho após o aquecimento da água. Não é por acaso que os fabricantes enfatizam nas instruções de uso o vazamento do líquido no frasco a um nível claramente marcado (correspondente à capacidade nominal). A atuação do disjuntor sob a influência de um jato de vapor depende disso.

No centro da proteção está outro grupo bimetálico que, quando aquecido, interrompe o circuito de energia do elemento de aquecimento da chaleira.

Indicador de energia e luz de fundo

Cada modelo possui uma luz indicadora de energia: sem ela, é difícil determinar o status do dispositivo. Esta é uma lâmpada interligada com os contatos do botão "principal". A luz de fundo é opcional. Alguns fabricantes o incluem como opcional. Funciona em sincronia com o ligar (desligar) da chaleira.

Como reparar com as próprias mãos

Antes de abordar seriamente o reparo da chaleira, você precisa entender as prováveis ​​​​causas do mau funcionamento, passando pelas consequências. Existem vários deles:

  1. O aparelho liga, mas o sensor de fervura da água não funciona.
  2. Não é possível pressionar o botão liga/desliga no dispositivo.
  3. A luz acende, nada mais acontece.

Cada situação requer um exame detalhado, pois as causas estão no terreno, desde um mau contato até um elemento de aquecimento queimado.

Cada situação requer um exame detalhado, pois as causas estão no terreno, desde um mau contato até um elemento de aquecimento queimado. E nem todos eles podem ser eliminados sozinhos. Mas antes, você precisará, munido de uma chave de fenda, desmontar cuidadosamente a chaleira sem danificá-la.

como desmontar

Você precisará de uma chave de fenda, geralmente uma chave de fenda plana ou Phillips. Em casos raros, o fabricante utiliza soluções não padronizadas para as quais não é tão fácil selecionar a ferramenta (entalhe triangular).

Se a chaleira tiver um suporte, ele é imediatamente colocado de lado e a água é despejada do próprio dispositivo.

Em seguida, desaparafuse os parafusos que prendem as partes da caixa de plástico. Eles podem ser escondidos sob sobreposições decorativas. Em combinação com parafusos autorroscantes, são usadas travas. É muito importante não destruí-los ao desmontar a chaleira.

Se o aparelho não aquecer a água, mas a luz estiver acesa

Você não precisa ser um grande engenheiro elétrico para descobrir: a chaleira é alimentada pela rede elétrica, mas algo está atrapalhando ainda mais o funcionamento normal. Isso deve ser descoberto examinando os componentes do dispositivo.

Muitas vezes acontece que os contatos de ar do elemento de aquecimento enfraqueceram (oxidaram), ocorreu um circuito aberto nos condutores. A quebra do aquecedor ocorre com menos frequência. Se o elemento de aquecimento estiver embutido no fundo da chaleira (e queimado), você terá que esquecer a restauração.

Restaurando o contato nos terminais removíveis

É difícil calcular visualmente esse mau funcionamento. Tendo alcançado o elemento de aquecimento da chaleira, puxando levemente os terminais, eles verificam a confiabilidade dos contatos. Se necessário, dobre suavemente as bordas, tomando cuidado para não danificar o isolamento e o próprio fio. Isso é feito quando o dispositivo está desligado, desconectado da rede.

Tendo alcançado o elemento de aquecimento da chaleira, puxando levemente os terminais, eles verificam a confiabilidade dos contatos.

Outro sinal claro de problema com os terminais é a presença de vestígios de curto-circuito, fuligem, isolamento derretido, queima da placa de contato. Dependendo do nível de habilidade, são utilizados métodos de restauração (substituição) de cabeços, limpando com lixa fina.

Restauração de contatos soldados

Se houver uma quebra no local de soldagem, não funcionará para restaurar sua integridade em condições domésticas. É necessário escolher uma das opções de reparo: solda, conexão mecânica. O método escolhido deve garantir um funcionamento confiável da chaleira por muito tempo, por isso é melhor pensar bem em qual dar preferência.

Não aquece a água, a luz não acende

A resposta parece simples: nesta situação, nenhuma energia é fornecida ao dispositivo. Mas qual é exatamente o motivo desse "comportamento" - uma tomada com defeito (plugue), mau contato da chaleira com o suporte, falha do interruptor - e precisamos descobrir.

Reparar grupo de contato

A maioria dos bules modernos são projetados da mesma maneira: uma base-suporte conectada à rede e ao próprio dispositivo. O ponto fraco deste projeto é o grupo de contato através do qual a corrente elétrica é transmitida para a chaleira. Se água, sujeira entrar em contato com o metal, ele oxida, o trabalho ficará instável.Normalmente, o problema é resolvido limpando os contatos na parte inferior e traseira, com menos frequência limpando com uma lixa fina. Nas situações mais difíceis, elementos individuais terão que ser substituídos.

Se o problema estava precisamente nesse mau funcionamento, depois de sua eliminação, a chaleira começará a funcionar perfeitamente.

Como consertar um botão de troca

Na prática do uso de bules, há situações em que o botão de plástico "cai" nas partes do corpo. O reparo nem sempre é possível, pois o mestre terá que trabalhar com plástico, metal, além de entender o que e onde restaurar. Este é o eixo chave ou contraparte.

Na prática de usar bules, há situações em que o botão de plástico "cai" nas partes do corpo.

conserto de disjuntor

O switch falha por vários motivos: casamento, condições de operação, inicialmente má qualidade do dispositivo (em modelos baratos). De acordo com os circuitos comuns, o próprio bloco do interruptor está localizado na alça (topo) ou no fundo da chaleira.

Assim, quando o botão liga/desliga é pressionado, o controle é transferido diretamente para o dispositivo elétrico ou para ele, mas por meio dos botões.

O interruptor é responsável por uma parcela significativa das avarias no funcionamento das chaleiras: uma placa bimetálica é embutida nele, uma grande corrente elétrica atua. Às vezes basta limpar delicadamente os contatos levemente queimados com um palito de orelha embebido em álcool, lixa fina.

Desconexão prematura da chaleira

Se o dispositivo funcionar e desligar repentinamente, o problema está na automação. Esta é uma falha na proteção contra superaquecimento, mau contato, oxidação da tira bimetálica. Todos os componentes são verificados sequencialmente, procurando por um problema.

Como Consertar Vazamentos de Água

Vazamentos no corpo, jatos finos de água são sinais de violação do aperto do frasco da chaleira. E então é necessário localizar o vazamento, determinar a conveniência de eliminá-lo e começar a consertá-lo.

Vazamentos no corpo, jatos finos de água são sinais de violação do aperto do frasco da chaleira.

Onde pode se formar

Na maioria das vezes, os vazamentos são detectados nas juntas, ao longo da junta entre o fundo e a parte cilíndrica, na colagem de um inserto transparente medido.

Na junção da janela de medição com o corpo

Você pode tentar selar o defeito com selante de silicone. A complexidade da situação reside no fato de que a cola escolhida entrará em contato com a água, portanto deve ser neutra, inofensiva ao ser humano.

Rachadura na caixa de plástico

A destruição da caixa, feita de plástico resistente ao calor e durável, é praticamente irreparável. Infelizmente, você terá que comprar uma chaleira nova, pois a rachadura ficará mais larga.

Local de ancoragem de disco de fundo metálico com bola de chaleira

É encontrado em aparelhos com bulbo de vidro. Em casos raros, a degradação do metal ocorre devido à corrosão. Soldagem ou vedação de silicone da junta podem ser recomendados.

A escolha do mastique para colagem

O silicone deve cumprir as normas sanitárias, suportar altas temperaturas e não se desprender visualmente do fundo da caixa. Pela prática sabe-se que pode-se usar um selante convencional, só depois de solidificado é necessário trocar a água da chaleira várias vezes vezes antes de beber.

Colagem de peças

Antes da colagem, o silicone antigo é removido, as superfícies de contato são limpas e o desengorduramento é realizado. Aplique a massa em uma camada fina para que não se formem bolhas de ar.O excesso de silicone das partes conectadas é cuidadosamente removido com um pano úmido.

Teste de vazamento

Após a solidificação do silicone, é realizado um teste de vazamento: a água é despejada no frasco e o corpo da chaleira é examinado cuidadosamente. Não deve haver vazamentos.

Após a solidificação do silicone, é realizado um teste de vazamento: a água é despejada no frasco e o corpo da chaleira é examinado cuidadosamente.

Como remover a ferrugem

Placa feia nas paredes, o fundo da chaleira pode ser removido com ácido cítrico. Basta despejar a garrafa por alguns minutos e depois enxaguar.

Substituir o elemento de aquecimento em espiral

Se o elemento de aquecimento em espiral, instalado em modelos mais antigos de bules, estiver quebrado (queimado), é fácil substituí-lo. Mas primeiro você tem que ter certeza de que o problema é com ele.

Substituição do aquecedor de disco

O disco de aquecimento localizado na parte inferior do aparelho (não confundir com o suporte com o qual estão equipadas as chaleiras modernas) não é reparável. De acordo com o projeto, é permitido substituí-lo por um novo.

Como conectar diretamente

Este tipo de comutação é usado ao verificar o elemento de aquecimento, quando todas as outras unidades da chaleira são excluídas do diagnóstico. Para isso, é necessário fixar os terminais de contato no cabo de alimentação e, a seguir, isolar os locais de instalação. Em seguida, o plugue é inserido na tomada, a chaleira deve começar a funcionar. Este método não é recomendado para uso prolongado do dispositivo devido à sua natureza perigosa.

Quando posso voltar à loja

O retorno à rede de distribuição é possível se os lacres forem mantidos, não houver vestígios de abertura da chaleira, bem como durante o período de garantia. Ao entrar em contato com a loja, o comprador apresenta um manual do usuário com o cartão de garantia preenchido e o próprio aparelho com defeito.

Regras de funcionamento

A chaleira não deve ser derrubada, usada para outros fins ou usada de qualquer forma não prevista nas instruções. Não ligue o aparelho com uma ficha de rede defeituosa, isolamento danificado - pode colocar a vida em risco.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha