Como fazer caminhos de brita no país com as próprias mãos, a escolha do material e da tecnologia

Os caminhos de pedra para uma casa de veraneio são insubstituíveis, pois é muito mais fácil caminhar por eles e movimentar o estoque, assim como os veículos. Você pode encomendar a construção de um caminho de profissionais, ou você mesmo pode construir um caminho. Ao criar, você pode usar uma pedra decorativa, transformando o caminho em uma obra de arte. Vamos ver como construir um caminho de brita no país com nossas próprias mãos.

Variedades de pedra para caminhos

Um caminho em uma cabana de verão pode ser construído com pedras de diferentes raças e frações. Dependendo da raça e fração, as pedras diferem umas das outras em aparência e dureza. Considere variedades de raças populares e adequadas para o nosso propósito.

Cascalho

Os caminhos de cascalho são agradáveis ​​à vista e convenientes para navegar. O cascalho é considerado uma das melhores opções para a construção de um caminho.As frações de cascalho diferem em tamanho e cor, graças às quais, combinando frações de diferentes tamanhos e cores, é possível criar uma obra de arte decorativa que encantará os olhos e complementará a imagem de um jardim de flores na estação quente.

Costuma-se dividir o cascalho em diversas variedades com certas características de aparência e estrutura.

Seixo

Seixos ou como as pessoas costumam chamá-los de seixos são pequenos seixos arredondados. A pedra adquire uma forma arredondada lisa devido à exposição prolongada à superfície do rio ou água do mar. A superfície do caminho de pedra deve ser fina, não mais do que cinco centímetros de espessura, porque a forma lisa da pedra não permite o pedrinhas grudem bem umas nas outras e fiquem no mesmo lugar, fazendo com que as pedrinhas deslizem em direções diferentes, e os sapatos vão cair na superfície... Por isso, fica difícil se locomover pelo caminho e carregar equipamentos de jardinagem.

Montanha

Cascalho de montanha - cascalho com superfície áspera devido ao efeito das condições naturais - vento, chuva, mudanças de temperatura. Este tipo de pedra contém uma grande quantidade de impurezas na forma de argila e poeira. Devido à sua forma e impurezas, o cascalho da montanha, ao contrário do seixo, é bem compactado. Portanto, a superfície coletada do cascalho mantém sua forma de maneira confiável. Este tipo é usado ativamente para a construção de caminhos rurais.

Cascalho de rocha - cascalho com superfície áspera devido ao efeito das condições naturais sobre ele

Ozerny

O cascalho do lago é um tipo de cascalho natural extraído do fundo dos lagos. Assim como as pedras, sob o efeito da água tem uma superfície muito lisa.As superfícies estão fracamente conectadas umas às outras e as pedras se dispersam rapidamente sob pressão; portanto, essa pedra não é a mais conveniente para caminhar. No entanto, isso é compensado por uma aparência que pode decorar qualquer jardim de verão.

Portanto, essa variedade geralmente é usada para fins decorativos. Um caminho feito de cascalho de lago, rio ou mar complementará agradavelmente a imagem de um jardim de flores.

Pedra britada ou brita

Pedra britada ou, como é chamada no povo comum, pedra britada é um material de pedra inorgânica de fluxo livre de uma fração fina, a partir de pedaços de mais de cinco milímetros. Criado pela moagem de cascalho, pedregulhos e várias rochas em detritos. Ao contrário do cascalho sólido, este material se conforma melhor e mantém sua forma com mais firmeza sem desmoronar sob pressão.

A brita de granito não se divide sob carga, resiste a flutuações de umidade e temperatura. O material é adequado para a construção de uma passarela sólida. A única desvantagem é que as superfícies afiadas da facção podem causar ferimentos se caírem no caminho. Também é difícil andar sobre esse material com sapatos de verão de sola fina e ainda mais descalço - você pode machucar facilmente os pés em cantos afiados.

Ardósia

A ardósia natural possui uma estrutura de várias camadas, que são divididas em placas. O material é comercializado na forma de telhas de diversos tamanhos e espessuras. É conveniente trabalhar essas placas manualmente. Ao escolher ladrilhos com a espessura certa, você criará uma superfície lisa e plana, confortável para caminhar e suportará com segurança qualquer pressão. No entanto, entre a ardósia, existem materiais muito porosos que não são fortes o suficiente para serem usados ​​como superfície de caminhada.

A ardósia natural possui uma estrutura de várias camadas, que são divididas em placas.

Como material para a construção de um caminho, a ardósia de quartzito contendo mica é adequada. É muito mais forte, porém, devido à complexidade do processo de tratamento, vai custar mais caro.

Triagem de granito

A peneiração do granito é um material artificial obtido durante a extração de rochas naturais por desintegração. As frações são menores que as da pedra britada. É melhor usar uma fração de menos de cinco milímetros para construir uma passarela. Esse material será conveniente para caminhar ao longo da pista com sapatos de verão.

O material não absorve líquidos, é resistente a baixas temperaturas no inverno. É durável e não se deteriora com o passar dos anos. As telas de granito são vendidas em diferentes variações de cores, dependendo do depósito de rocha. A cor mais acessível é cinza. Existem cascalhos de vermelho, azul, verde e outras cores, cujo uso ajudará a tornar seu caminho decorativo.

Calçada portuguesa

A pavimentação natural combina resistência, durabilidade e acessibilidade. As pavimentadoras são vendidas em diferentes formas e tamanhos, para que você possa criar o design de superfície adequado à sua casa de verão. Pavimentar um caminho com paralelepípedos agora é popular no paisagismo porque o processo em si é relativamente simples e o caminho é durável e esteticamente agradável. Você também pode decorar canteiros com paralelepípedos, construir paredes decorativas, decorando assim o local com um estilo único, onde todos os elementos se combinam e juntos criam uma paisagem integral.

Plastushka

Plastushka é um material popular e barato para construir um caminho em uma cabana de verão. É um dos materiais mais prontamente disponíveis usados ​​em paisagismo.Representa placas de várias formas, tamanhos e espessuras. O material é durável e fácil de usar.

Plastushka é um material popular e barato para construir um caminho em uma cabana de verão.

É símbolo de bem-estar e sucesso na vida, além de símbolo de bom gosto. A pedra é vendida em várias cores: do verde acinzentado ao branco.

Análise comparativa de caminhos de cascalho e brita para o jardim

Uma superfície de pedra britada será mais durável, fácil de percorrer e resistente à umidade do que uma pista de cascalho. Este material suporta melhor a carga, resiste às variações de temperatura e as pedras permanecem firmes no lugar graças à superfície angular, para que não se espalhem para o lado sob pressão.

A única desvantagem da brita como material para a construção de um caminho de pedra é que, devido ao formato angular e agudo das pedras, é inconveniente caminhar por esse caminho com sapatos de verão e ainda mais descalço. Cair em escombros pode causar ferimentos.

O cascalho é acessível, mais fácil de andar e menos traumático. Sua desvantagem, em comparação com a pedra britada, é o afundamento devido a cargas pesadas, pois, devido à superfície lisa, as pedras não se mantêm firmes umas em relação às outras e divergem facilmente.

Tecnologia e etapas de colocação de caminhos de pedra

Vamos considerar diretamente a tecnologia de colocação de uma superfície de pedra.

Com travesseiro

Para colocar um caminho de pedra em uma almofada de areia, precisamos fazer uma trincheira, calculando a profundidade para que as próprias pedras e o selante caibam nela. Cofragem para que a trincheira não desmorone nas laterais. Umedeça e nivele a vala e, em seguida, tampe-a.

Em seguida, preencha a areia da trincheira com uma camada uniforme e coloque uma pedra sobre ela.Coloque as pedras com cuidado para que se encaixem perfeitamente umas nas outras com o mínimo de espaço entre elas. Preencha as lacunas com pedrinhas menores.

Batemos em cada pedra martelando-a na areia para que o caminho corresponda exatamente.

Preencha as lacunas com pedrinhas menores.

Em vez de areia, o concreto pode ser usado como travesseiro. É caro, mas o design é muito robusto e confiável. Cavamos uma vala e despejamos concreto com uma camada de cerca de trinta centímetros de espessura. As pedras no concreto são fixadas com uma cola especial.

Massa

O caminho de aterro pode ser feito de cascalho, brita ou xisto fino. Marcamos os contornos e cavamos uma trincheira de vinte a trinta centímetros de profundidade. Instalamos grandes meios-fios de pedra ou tijolo. Continuamos a encher a trincheira.

Despeje a maior fração da pedra como a camada inferior, misture com argila ou areia e tampe. Em seguida, preenchemos a camada superior com brita, xisto ou seixos finos. Vários materiais podem ser combinados para alcançar um equilíbrio entre a resistência do cascalho e a beleza estética do cascalho. Damos tapinhas com cuidado, nivelando a superfície do caminho.

Regras de manutenção e operação

A vantagem dos caminhos de pedra é que eles são de baixa manutenção. Eles são fáceis de limpar, mesmo no inverno, e são duráveis ​​o suficiente para não serem danificados por ferramentas duras. Caminhos de ardósia e calcário devem ser tratados com agentes especiais que repelem a umidade, pois sob sua influência o material será destruído.

É necessário proteger as superfícies feitas de materiais a granel da umidade. Para tornar a superfície de enchimento forte, use uma cola especial para pedra.As ervas daninhas que brotam devem ser removidas do caminho, mas o musgo pode ser deixado, pois é inofensivo para a estrutura da pedra, ao mesmo tempo em que pode dar ainda mais decoração ao caminho.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha