Opções para organizar uma pequena cozinha e ideias para um belo design de interiores
E se o apartamento for um Khrushchev, é difícil para 2 pessoas se dispersarem na cozinha? É possível organizar um quarto pequeno para torná-lo moderno e aconchegante? O design de uma pequena cozinha segue as mesmas regras dos quartos espaçosos, mas tem suas próprias nuances. Conhecendo-os, você pode organizar um local harmonioso, ergonômico e conveniente para cozinhar e comer.
Contente
- 1 Características da escolha do design para uma pequena cozinha
- 2 Como escolher o layout certo
- 3 Estilos de interiores populares
- 4 Soluções de cores prontas para uso
- 5 opções de acabamento
- 6 Como escolher os móveis da cozinha
- 7 Onde posso colocar a geladeira
- 8 Como organizar corretamente a iluminação
- 9 Como você pode combinar com outros quartos
- 10 Erros comuns
- 11 ideias interessantes
- 11.1 cor branca
- 11.2 conjunto de canto
- 11.3 Mudando o peitoril da janela
- 11.4 negação de porta
- 11.5 Uso de tecnologia embarcada
- 11.6 Capacete com nível adicional
- 11.7 Móveis multifuncionais
- 11.8 Acabamento de ilusão de ótica
- 11.9 Revestimento de parede com espelhos
- 11.10 Minimize a quantidade de decoração
- 11.11 zoneamento
- 12 Exemplos de soluções de design
Características da escolha do design para uma pequena cozinha
Em um apartamento pequeno, a área da cozinha é de 4 a 7 m².A principal tarefa do design é encontrar maneiras de aumentar visualmente e realmente o volume da sala.A seleção dos móveis, as tonalidades das cores das paredes e tetos, o tipo de acessórios ajudam a resolver o problema.
Como escolher o layout certo
O projeto começa com o layout da cozinha, que depende da configuração da sala.
Borda
Para cozinhas quadradas com uma área pequena, é escolhido um layout angular. Ajuda a dividir a sala em uma área de trabalho e uma área de jantar. Geladeira, pia, fogão são interligados por bancadas e formam a funcionalidade da cozinha.
Uma mesa de jantar contra a parede oposta equilibra o arranjo. Em cozinhas pequenas, a área de jantar se move para a janela: o peitoril da janela se expande ou uma mesa dobrável é incorporada.
Retangular
Em uma cozinha retangular, os armários são colocados alinhados ou paralelos às paredes opostas. Em vez de uma mesa, eles colocaram um balcão de bar.

Forma não padronizada
Nas cozinhas fora do padrão, existem nichos nos quais você pode colocar eletrodomésticos embutidos: geladeira, forno de microondas, lava-louças.

Estilos de interiores populares
As instruções básicas de design são aceitáveis para uma pequena cozinha. Alguns deles, por exemplo, modernos, loft, implicam um espaço enorme, com grandes janelas, tetos altos. Você pode criar a ilusão de estilo usando elementos decorativos no design.

Provença
Para criar um interior em uma cozinha de estilo provençal, as seguintes condições devem ser atendidas:
- pisos de cerâmica;
- móveis de madeira com vestígios de pintura descascada;
- parede, estilizada em alvenaria, pintada a condizer com os móveis;
- teto pintado;
- vasos de cerâmica;
- lavanda em vaso pintado;
- cadeiras de vime;
- cortinas de tule ou renda no parapeito da janela.
O esquema de cores do design é suave: branco, índigo, lavanda, areia, bege.

Moderno
O clássico moderno difere da tendência moderna em design.Uma pequena cozinha pode ser decorada neste estilo usando elementos decorativos. As paredes são pintadas de creme/areia/pêssego/pérola.
Os móveis são de madeira, com pastilhas de vidro, de formato inusitado, com linhas suaves. A janela é decorada com vitrais. Certifique-se de usar uma superfície espelhada. Luminárias de madeira ou porcelana.

Sótão
O projeto envolve uma fusão eclética de modernidade e traços de produção fabril, envolve a criação de um espaço único e zonado. O desenho em estilo loft na cozinha significa a requalificação do apartamento: ligação à sala/hall/varanda, onde se mantém o mesmo estilo.
As paredes são estilizadas para se parecerem com tijolos antigos. Existem persianas ou cortinas finas nas janelas. A mesa e as cadeiras seguem o espírito dos anos 50 e 60. Aparelhos modernos, pia. Lâmpadas metálicas.

País
O design de estilo country é uma casa de campo com características nacionais. Distinguir entre americano, inglês, sueco, italiano, mediterrâneo, alemão, russo, francês (Provence).
Uma característica comum do estilo é a imitação de alvenaria sem reboco, móveis de madeira maciça, madeira, metal, produtos cerâmicos, tecidos com bordados.
Em uma pequena cozinha, elementos decorativos são usados para reproduzir a música sertaneja:
- teto caiado ou pintado;
- parquet, piso laminado;
- prateleiras de madeira;
- samovar (para o país russo);
- toalhas bordadas;
- parte da parede com superfície texturizada;
- cores lisas e opacas das paredes e tetos.

De acordo com as preferências de gosto no design, eles se concentram em um determinado tipo de design.
Tecnologia avançada
O tom metálico prateado do tecto falso, das paredes e a cor contrastante dos móveis de plástico e vidro são um sinal de design de alta tecnologia. "Recheio" - os últimos modelos de eletrodomésticos com detalhes cromados. O design da cozinha é caracterizado por linhas retas e rígidas, um mínimo de elementos decorativos: janelas sem cortinas, ladrilhos ou laminados.

escandinavo
Os escandinavos contrastam as duras condições naturais com o calor e o conforto de um canto da casa. O design escandinavo é caracterizado por cores suaves e claras do interior. Não há cortinas ou cortinas de luz nas janelas para deixar a luz entrar.
As paredes são revestidas com gesso ou painéis de madeira. No chão - parquet ou laminado. Os elementos decorativos devem aumentar a iluminação (vasos de vidro, espelhos) ou criar detalhes brilhantes e suculentos (imagens de peixes, mar, navios). Flores frescas em vasos de barro darão charme extra ao ambiente.

Clássico
Em uma cozinha de design clássico, o conjunto de móveis deve ser de madeira, decorado com entalhes, dourados. Nas paredes - gesso ou papel de parede em base natural, bege, leitoso, verde-oliva.
O piso é em parquet de madeira nobre, ladrilhos de mármore. O design será completado com castiçais de bronze, lustre de metal forjado ou arandelas e luminárias exclusivas.

Minimalismo
Um design simples e minimalista significa que todos os elementos do interior da cozinha têm uma função. O tom predominante é o branco, com inclusões de preto e cinza. Superfícies geométricas foscas e brilhantes. Persianas, persianas romanas. As fontes de luz estão ocultas. Os aparelhos são integrados, os sistemas de armazenamento são ocultos.Gabinete de transformador usado com peças de metal.
japonês
Uma cozinha japonesa difere de um espaço minimalista com piso laminado de bambu, uma mesa de jantar baixa com almofadas ou bancos baixos em vez de cadeiras. A luz difusa dos abajures de papel de arroz cria uma atmosfera de serenidade. Pequenos painéis com hieróglifos, um vaso com bonsai complementarão a autenticidade do ikebana.

Soluções de cores prontas para uso
O estado psicológico das pessoas depende do esquema de cores interior... A cozinha é o local mais visitado e perigoso do apartamento.
Na prática de design atual, não se assume que a sala deva ser decorada em tons agressivos e emocionantes.
branco
Uma cozinha em cores claras parece visualmente maior em área e volume. O branco está associado à pureza, à luz. O tom branco como a neve no interior da sala é substituído por um tom leitoso para evitar a sensação de frio e solidão. Todas as tonalidades são combinadas com o branco, o que torna o design da cozinha mais interessante.

Cinza
Uma cor cuja percepção tem um efeito calmante. É adequado para uma cozinha minimalista e de alta tecnologia. Mas para que estar na sala não cause desânimo, o interior é iluminado com turquesa brilhante, manchas de lavanda e listras brancas.

Bege
A sombra quente é frequentemente usada para pintar as paredes em interiores de todos os estilos. A particularidade da cor é a criação de um clima tranquilo e otimista. Combina com outros tons de marrom: coral, pêssego. Acessórios carmesim e cereja animam o design da cozinha.

AMARELO
Tons suaves de amarelo ajudam a concentrar, aumentam a eficiência, o que é importante para o desempenho das funções de cozinheiro. O abuso de cores brilhantes leva à irritabilidade e fadiga rápida.
No interior da cozinha, são utilizados tons de creme, limão e areia em combinação com as cores branca e verde-oliva. A cor dourada e âmbar dos acessórios (vasos, luminárias) chamará a atenção e realçará o tom.

Verde
A cor verde na cozinha é usada para pintar paredes e como decoração de superfícies. Pistache, verde claro, azeitona - o tom dominante no interior. Malaquita, esmeralda, ervas - bancadas, portas de armários e armários.

opções de acabamento
A cozinha é uma sala com alta umidade, fonte de aquecimento e maiores requisitos de saneamento. As especificidades das condições requerem os seus próprios tipos de acabamentos.
Estágio
Os seguintes requisitos são impostos ao revestimento do piso da cozinha:
- ser resistente à água e umidade;
- não escorrega;
- não fique eletrificado;
- tratamento de transferência com desinfetantes;
- fácil de lavar;
- resistir a danos mecânicos (queda de objetos pesados);
- carga térmica (do forno).
Piso usado na cozinha:
- Linóleo. O material certificado atende a todos os requisitos, é apresentado em uma ampla variedade a um preço acessível. Contras: Móveis amassados com exposição prolongada, desgaste, rasgos de objetos pontiagudos.
- Azulejo de cerâmica. Resistente à água, temperatura, produtos químicos. O material de construção é conveniente para criar composições de piso. Não é recomendado o uso de ladrilhos lixados. Desvantagens: sujeito a esforços mecânicos, piso frio.
- Madeira: parquet, tábuas, ladrilhos de madeira. Piso ecológico e quente. Menos: inflamável. Parquet requer cuidados especiais. A tinta nas placas irá descascar com o tempo.
- Placa de partícula: laminado. Imita parquet, fácil de instalar e reparar.Desvantagem: baixa resistência a produtos químicos e umidade.
- Massa. Supera todos os revestimentos em resistência ao desgaste, facilidade de manutenção e possibilidades de design.

Um revestimento durável e confiável deve ser consistente com a ideia do projeto.
paredes
A cozinha tem 2 áreas: uma área de trabalho e uma área de refeições. A decoração das paredes onde se preparam os alimentos é feita tendo em conta o aumento da evaporação e temperatura, salpicos de água, óleo. As paredes devem ser fáceis de limpar sem perder a aparência. Você pode decorar o local onde a comida é levada com materiais mais delicados.
Conheça as condições da área de trabalho:
- azulejo de cerâmica;
- lave o papel de parede;
- tintas impermeáveis;
- avental de vidro.
A sala de jantar da cozinha também será decorada com gesso decorativo, painéis de MDF.

Teto
O tipo de teto na cozinha depende do estilo escolhido: esticado, caiado, pintado.
Têxtil
As cortinas da janela - um elemento da decoração da cozinha, são selecionadas de acordo com a ideia principal do design.
cortinas romanas
Um toldo de tecido/PVC/palha de bambu cobre toda a janela da cozinha até o parapeito. O mecanismo de elevação (manual, elétrico) enrola a cortina em dobras uniformes, não abrindo totalmente a abertura da janela (25 centímetros até a cornija). O dispositivo usa uma corda, ripas horizontais enfiadas nos bolsos a cada 30 centímetros e um agente de peso inferior.

Rolar
A placa de proteção leve pode ser montada em suportes na parede, na moldura da janela. No primeiro caso, a cortina cobre o parapeito da janela, no segundo fica livre. Eles produzem persianas de poliéster em diferentes texturas, com algodão, linho. Os panos têm proteção antiestática e antibacteriana.Para a cozinha, são utilizadas cortinas com impregnação repelente à água adicional.
Sinal
Várias telas estreitas de algodão e linho dispostas verticalmente são fechadas e abertas, movendo-se ao longo das guias superior e inferior: na cornija e no peitoril da janela. As grades laterais são nichos, para os quais os painéis são enrolados (manualmente, por acionamento elétrico).

persianas
O dispositivo de proteção de luz pode ser horizontal ou vertical, dependendo do modo de regulação. Representa um conjunto de ripas (placas) conectadas por uma corda/linha-guia. As ripas podem ser giradas 90 graus em torno do eixo, movidas para cima ou para os lados. As placas são feitas de plástico, madeira, alumínio.
cortinas de café
As cortinas de janela tradicionais mudaram em termos de fixação, forma e materiais. Particularmente adequado para cozinhas rústicas. Que tipo de cortina pendurar depende da imaginação da anfitriã. É fácil costurá-lo com as próprias mãos ou comprá-lo pronto.

Como escolher os móveis da cozinha
Uma pequena cozinha não deve ser cheia de produtos maciços. Os móveis devem ser compactos e o mais funcionais possível.
Capacete
A escolha depende da configuração da cozinha. Em um quadrado eles colocam um canto, em um retângulo - linear, de dupla face. O conjunto de móveis deve ter armários suspensos, caixas estreitas e altas.
área de jantar
Um lugar para comer na cozinha pode ser: uma mesinha, um balcão de bar, uma mesa dobrável.

Sistemas de armazenamento
Para se livrar da bagunça na cozinha, use várias opções para armazenar utensílios de cozinha:
- Um andar extra acima dos armários superiores para coisas raramente usadas, mas necessárias.
- Sistemas de correr e pivotantes nas portas de canto para pratos.
- Conjunto de peças básicas para frigideiras, assadeiras.
- Coloque sob a pia para detergentes, desinfetantes e acessórios.
- Ímãs embaixo dos armários dos potes de temperos.
Banquinhos transformadores são um lugar prático para guardar panelas.

Onde posso colocar a geladeira
Em um apartamento com área pequena, o móvel pode ser colocado não só na cozinha, mas também no corredor.
Como organizar corretamente a iluminação
Um lustre central com luz forte reduzirá a visão e reduzirá visualmente a área. Em uma cozinha pequena, a luz difusa é preferível devido ao abajur acima das arandelas de mesa/parede e focos na área de trabalho.
Como você pode combinar com outros quartos
O redesenvolvimento permite aumentar visualmente ou realmente o volume útil da cozinha.

Da sala de estar
Um espaço único entre a cozinha e a sala cria uma sensação de amplitude sem tornar a cozinha maior. O zoneamento é feito com a ajuda de um sofá, balcão de bar, cortinas deslizantes. A desvantagem da fusão são os cheiros e sons da culinária.
Com varanda ou loggia
Se você remover a porta e a abertura da janela, a área da cozinha "crescerá" de 2 para 7 metros. Aqui você pode colocar uma geladeira, retirar a área de jantar.

Erros comuns
Ao reformar uma pequena cozinha, erros de cálculo típicos são permitidos no projeto:
- as paredes são pintadas com cores muito vivas;
- longas cortinas são penduradas na janela;
- canto, o espaço sob o teto não é usado;
- o capô não está instalado;
- excesso de elementos decorativos.
Móveis e utensílios de cozinha devem ser compactos e multifuncionais.
ideias interessantes
Você pode aumentar o espaço de uma pequena cozinha aplicando recursos de design na prática.
cor branca
As cores claras das paredes, piso e teto tornarão visualmente a sala mais alta e ampla.

conjunto de canto
Esta configuração de móveis permite um aproveitamento mais eficiente dos cantos e cria um espaço de trabalho contínuo na cozinha.
Mudando o peitoril da janela
Se você expandir o peitoril da janela, terá uma mesa de jantar. Para torná-lo mais conveniente, você pode anexar um tampo de mesa dobrável com pernas a ele.
negação de porta
As portas giratórias "consomem" a área útil devido à área "morta" atrás da porta aberta. No projeto de uma pequena cozinha, você pode prescindir de uma porta, fazendo um arco. Nesse caso, há uma desvantagem: os aromas da cozinha se espalharão por todo o apartamento.

Uso de tecnologia embarcada
Os utensílios de cozinha embutidos ajudam visualmente a tornar a cozinha mais espaçosa. São produzidos modelos estreitos de lava-louças, fornos e geladeiras, destinados ao projeto de apartamentos de pequeno porte.
Capacete com nível adicional
Se armários suspensos e estojos não forem instalados sob o teto, o nível adicional será um excelente local para armazenar frascos vazios, tampas e outros acessórios.

Móveis multifuncionais
Vários dispositivos aumentam a lista de itens armazenados e facilitam o acesso a eles:
- Caixas:
- com suportes-delimitadores para produtos a granel, conchas, skimmers, pás, pratos;
- cestos e redes para produtos, produtos químicos domésticos.
- Unidades de canto com sistema de correr de prateleiras e cestos.
- Caixas verticais (carga) com encaixes na parte frontal para prateleiras, cestos e redes.
- Colunas de cozinha, escondidas atrás de portas altas de estojos, com prateleiras deslizantes, giratórias e dobráveis.
- Trilhos de teto - suportes para pequenos itens de cozinha (tubos ocos montados na parede, parede lateral, sob a fachada dos armários).
Móveis confortáveis e práticos podem ser selecionados para o design de cozinhas de qualquer tamanho.

Acabamento de ilusão de ótica
Para “elevar” o teto da cozinha, são aplicadas faixas verticais nas paredes ou no teto, e as paredes são pintadas em tom claro. Para "ampliar", a parede oposta à entrada é pintada em cor contrastante em relação às paredes laterais claras.
Revestimento de parede com espelhos
Um design incomum é o uso de paredes espelhadas. O reflexo cria a ilusão de espaço adicional, a refração dos raios de luz torna a cozinha mais brilhante.

Minimize a quantidade de decoração
No projeto de uma pequena cozinha, deve-se evitar o excesso de decoração. Bastante 1-2 acentos brilhantes.
zoneamento
Móveis e eletrodomésticos bem dispostos economizam tempo e energia na cozinha.A área de trabalho deve ser um triângulo, proporcionando acessibilidade passo a passo: do fogão à pia - não mais que 1,2 metros, do fogão à geladeira - até 1,7 metros.
Exemplos de soluções de design
Opção de design I. Cozinha de estilo japonês. A sala é retangular. O chão é de papelão pintado de marrom. Teto e frente dos móveis de canto na cor branca. Balcões de trabalho e jantar são marrons. O lugar para comer é um parapeito de janela estendido.
Os armários suspensos com frente branca acompanham a curvatura do coping. Luminárias em vitrines de vidro leitoso. Geladeira embutida na entrada sem porta. Da decoração - um bule de cerâmica vermelha no fogão, no parapeito da janela - um bonsai em uma panela branca.Há persianas romanas na janela.
Opção de projeto II. Conjunto de cantinho verde salada com fogão e exaustor integrados. Bancada, geladeira (na entrada) branca. A mesa de jantar fica na parede oposta. O tampo da mesa e o avental têm um padrão geométrico colorido semelhante. Armários suspensos com frentes de vidro. Ao lado da pia, na parede uma balaustrada com escadas. Piso e teto pistache.Janelas sem cortinas.


