Como se livrar permanentemente de ácaros em plantas de casa

Os fãs de plantas de interior precisam lidar constantemente com pragas. A espécie mais perigosa e comum é o ácaro-aranha. Pequenos animais secretam teias de aranha que protegem suas crias e ajudam a se locomover para outras plantas. O principal perigo dos carrapatos é onívoro, eles vivem tranquilos e felizes em qualquer colheita. Considere como se livrar rapidamente de um ácaro enquanto salva a planta.

Sinais da aparência na planta

O tamanho do corpo do animal (não é um inseto, pertence aos aracnídeos) é de 0,2-1,2 milímetros, espécies raras chegam a 5 milímetros. Na maioria dos casos, é difícil notar uma praga que apareceu, geralmente é identificada por uma espécie de planta modificada.Os carrapatos são perigosos com um ciclo de vida curto, duram apenas 8 a 40 dias. Em 7-8 dias, um adulto se desenvolve a partir do ovo, pronto para se reproduzir.Os carrapatos adultos possuem 8 patas, a cor do corpo varia de esbranquiçado e amarelo a marrom avermelhado dependendo da espécie.

A fêmea põe os ovos na parte inferior da folhagem, no solo, nas paredes dos vasos. Ela os cobre com teias de aranha. Os ovos são bem protegidos por uma casca lisa; em condições adversas, eles não morrem, mas retardam seu desenvolvimento, mantendo sua viabilidade por vários anos. A natureza criou uma praga ideal - ela se multiplica rapidamente, entra em diapausa em condições adversas, come de tudo. Uma infecção por ácaros pode ser detectada pela aparência da planta afetada.

Ovos

É difícil perceber os ovos dos carrapatos, seu tamanho é inferior a um milímetro. Eles são brancos ou translúcidos, cobertos por uma casca densa. A fêmea os organiza em pequenos grupos (1-3 peças), trança com teias de aranha para protegê-los e criar condições favoráveis ​​​​ao desenvolvimento. As larvas aparecem após 3 dias.

teia de aranha fina

O principal sinal do aparecimento de um carrapato é uma teia de aranha, tecida maciçamente por adultos na parte inferior da folhagem. Colônias de ovos, larvas e carrapatos estão escondidas sob seus aglomerados. Algumas espécies desses aracnídeos mal tecem uma teia.

Com uma forte infecção, a planta é completamente envolta nas redes mais finas, nas quais se acumulam poeira e excrementos de pequenos aracnídeos (pontos pretos).

amarelecimento das folhas

O carrapato se alimenta da seiva da planta, sugando-a de qualquer lugar do solo. Uma pequena mancha branca se forma no local da punção, mais visível nas folhas. As células param de funcionar normalmente, a fotossíntese diminui, a condutividade das estruturas intercelulares é perturbada.

Desenvolvem-se pequenas manchas, a folha seca em áreas separadas, amarela, torna-se letárgica, perde o turgor e a elasticidade. A planta de interior assume uma aparência doentia - as folhas são amarelas e preguiçosas, emaranhadas em teias de aranha.

Queda de folhas e ressecamento

A perda de folhagem é o estágio final da infecção. Pontos separados nas placas se juntam, a folha seca e cai.Quando a fotossíntese é perturbada, as defesas das plantas são reduzidas. Grandes colônias de carrapatos literalmente sugam toda a força da flor. Eles atacam os ovários e brotos, deformam até caules fortes. Um esqueleto permanece da flor.

Grandes colônias de carrapatos literalmente sugam toda a força da flor.

De onde eles vêm

Os carrapatos entram nas casas e infectam plantações saudáveis ​​de várias maneiras:

  1. Após o aparecimento de uma nova planta na casa, afetada por um carrapato. É difícil encontrar pequenas pragas; uma flor recém-adquirida geralmente esconde ovos ou adultos na coroa. Todas as plantas recém-chegadas devem ser colocadas em quarentena por um período de 2 a 4 semanas.
  2. Solo contaminado. Ao transplantar e rejuvenescer flores caseiras, você pode infectá-las com um ácaro do solo. Mesmo a terra comprada pode conter pragas.
  3. Coloque flores em casa em jardins, varandas e loggias. Muitos carrapatos vivem em hortas e casas de veraneio.
  4. Um parasita pequeno e leve pode ser trazido por um vento de cauda da rua, travessas abertas e respiradouros. A maioria das flores está nos peitoris das janelas ou ao lado das janelas.

Muitas vezes, panelas velhas retiradas de despensas tornam-se vendedores ambulantes.Uma pessoa pode trazer um carrapato para dentro de casa em objetos e roupas.

tipos

Das centenas de espécies de carrapatos, as culturas de interior geralmente infectam apenas alguns dos mais comuns.

Ordinário

Uma das espécies mais comuns e perigosas, pois é incrivelmente onívora. Afeta a maioria dos tipos de culturas, apenas as coníferas não são afetadas. O ácaro comum é prejudicial às plantas de interior.

Tetranychus urticae cresce até 0,3-0,6 mm, tem uma cor verde-amarelada de adultos e ovos. Em um ano, produz vários crescimentos, que comem as colheitas pela raiz.

vermelho

Pragas vermelhas geralmente infectam flores de interior, especialmente rosas, orquídeas, copos-de-leite e limões. Tetranychus cinnabarinus gosta de calor e se reproduz bem em plantas de casa. O carrapato fêmea tem uma cor vermelha mais brilhante.

Pragas vermelhas geralmente infectam flores de interior, especialmente rosas, orquídeas, copos-de-leite, limões

atlântico

Este ácaro (Atlanticus) se reproduz rapidamente em condições de alta umidade e temperatura. Tamanho do corpo - 0,4 mm, cor - verde-amarelo. Proveniente de cultivos familiares, tem preferência por frutas cítricas e palmeiras.

Falso

Encontrar um carrapato falso é difícil devido à falta de teias de aranha. Tamanho do corpo - 0,2-0,3 mm, geralmente de cor verde ou vermelha. Nocivo para orquídeas, palmeiras, frutas cítricas.

ciclâmen

Este tipo de carrapato escolhe certas culturas, a principal preferência é o ciclâmen, na ausência deles comerá gerânios, gloxínias, bálsamos. Adora calor e umidade, muitas vezes infecta estufas. Corpos pequenos (0,1-0,2 milímetros) são quase invisíveis nas folhas, aglomerados de ácaros parecem poeira.

Largo

O ácaro largo raramente mora na rua, prefere os locais. Os ovos estão mal escondidos, por isso é mais fácil gerenciá-los.As preferências alimentares desta espécie são cactos, frutas cítricas, ficus, oleandro.

cactos planos

Os floristas recebem o nome do flattender. Este ácaro dispensa teias de aranha, por isso é especialmente difícil identificá-lo. Suculentas e frutas cítricas são mais afetadas por novilhas planas.

Trevo

Um amante de cereais também não despreza as flores de interior. Devido às suas pernas longas, é fácil de mover e pode infectar rapidamente uma grande área. Ficus, pereromia, euonymus sofrem desse tipo de ácaro.

Um amante de cereais também não despreza as flores de interior.

Métodos de controle

Matar carrapatos nas plantas não é fácil. Os animais têm altas propriedades protetoras, podem sobreviver ao perigoso período de tratamentos em estado de diapausa. Com o surgimento de condições favoráveis, eles voltam a se desenvolver. Na maioria dos casos, apenas medições complexas e monitoramento constante do status da cor são úteis. Os métodos tradicionais ajudam apenas com um pequeno número de carrapatos, quando os ovos não penetraram no solo.

Regras gerais

Ao combater carrapatos, é importante seguir algumas regras básicas:

  1. A planta doente é estritamente isolada durante todo o período.
  2. O local onde se encontra a flor, bem como o vaso, são lavados regularmente.
  3. Proteja o solo dos carrapatos com polietileno.
  4. É melhor cortar áreas fortemente infestadas do mato.
  5. Os meios de tratamento são alterados regularmente.
  6. Ao usar medicamentos, são observados os tempos recomendados para tratamento repetido, mesmo que o carrapato não seja visível.

Após derrotar a praga, é melhor transplantar o arbusto para um novo vaso, trocar o solo, tratar as raízes com produtos biológicos.

Produtos químicos

Ao usar produtos químicos, é importante observar a dosagem e a frequência de uso. Para a eliminação de carrapatos, foram desenvolvidas preparações de dois grupos - acaricidas e insetoacaricidas.

Importante: a maior eficiência é alcançada alternando fundos com diferentes ingredientes ativos.

Actellik

Usado para tratar arbustos e derramamentos de solo. Elimina bem os diferentes tipos de ácaros. As flores de interior são melhor cobertas com um saco para melhorar o impacto e a duração da eficácia. A pulverização repetida é necessária para destruir todos os indivíduos.

A pulverização repetida é necessária para destruir todos os indivíduos.

fitoverm

A droga é feita de cogumelos venenosos para carrapatos e outros parasitas. A ação ocorre dentro de 3-7 dias. Ovos e larvas não podem eclodir, então o tratamento repetido é necessário.

Neoron

A droga atua contra diferentes tipos de carrapatos, atua em indivíduos em qualquer estágio de desenvolvimento. Adequado para processamento em todas as temperaturas e umidade. O acaricida de contato causa a morte poucas horas após a pulverização da lavoura. É importante se livrar completamente de toda a planta sem deixar manchas secas.

Flumite

A preparação acaricida destrói animais adultos, larvas e ovos, esteriliza fêmeas, inviabilizando suas crias. Penetra através da folha até o fundo.

Esqueleto

Insetoacaricida de nova geração, eficaz contra todos os estágios de desenvolvimento do carrapato. Para eliminação completa, tratamentos repetidos são realizados em intervalos semanais. É necessário alternar com outras preparações.

Antiácaro

Um remédio com um nome revelador é usado para combater diferentes tipos de carrapatos.Válido até 2 semanas. Para aumentar a eficiência, alterne com acaricidas de outros grupos.

Remédios populares

Os remédios caseiros para carrapatos são seguros para humanos e animais, mas geralmente para os próprios parasitas. Eles são escolhidos quando a infecção não é forte, ainda não há danos visíveis nas plantas.

chá de alho

2 cabeças de alho são infundidas em um litro de água por 5 dias. Escorra, dilua com um litro de água. Pulverize completamente toda a planta.

Escorra, dilua com um litro de água. Pulverize completamente toda a planta.

chá de cebola

Para a fabricação de infusão de cebola, são utilizados 2 métodos:

  • 100 gramas de casca por 5 litros de água, repousar por 5 dias;
  • 2 cebolas por litro de água fervente, deixe repousar por 24 horas.

A solução final é filtrada, a concentração é reduzida adicionando a mesma quantidade de água e despejada em um borrifador.

Álcool

Para tratamentos, a amônia é usada. Consumo - 3 mililitros por litro de água. Cultivadores desesperados limpam os arbustos com álcool medicinal ou isopropílico, usando para plantas com folhagem densa e dura. É fácil destruir as flores dessa maneira.

solução de sabão

Dissolva 20-30 gramas de sabão em um litro de água, adicione algumas gotas de amônia. Os mais eficazes são os sabões de alcatrão, bórico ou sulfúrico.

Vodka diluída em água

A vodka é diluída em água na proporção de 1 para 1, borrifada em um arbusto ou enxugada com algodão.

chá de dente de leão

As raízes são picadas finamente (30 gramas), adiciona-se um litro de água. O tempo de infusão é de 24 a 48 horas.

Decocção de tubérculos de ciclâmen

Em um litro de água, os tubérculos de cíclame picados são fervidos por 30 minutos. Cubra o caldo e deixe descansar até esfriar completamente. Limpe ou borrife as flores afetadas.

Infusão de flores de calêndula

Flores de calêndula frescas ou secas (vidro) são despejadas com água fervente (litro). Insista até esfriar. Use após a drenagem.

Flores de calêndula frescas ou secas (vidro) são despejadas com água fervente (litro).

sabão em pó

O sabão em pó 72% é uma das maneiras mais seguras de se livrar dos ácaros. A planta infectada deve ser bem ensaboada, cobrindo todas as partes do arbusto com musgo. Após a aplicação da espuma, a flor é deixada por várias horas para secar o sabonete.

A planta, lavada com sabão, é coberta com um saquinho, não deixando secar, e guardada por mais algumas horas.

pedra de canela

A pedra é obtida do óleo de canela. O arbusto é tratado por 2-3 semanas, com intervalo de 3 dias. O tratamento regular é necessário, pois o remédio só funciona em carrapatos adultos.

Exemplos de lesões e métodos de tratamento de flores domésticas

O ácaro, na maioria dos casos, não é particularmente exigente quanto à comida - ele se espalha gradualmente para todas as plantas do apartamento. As seguintes culturas são as primeiras a sofrer.

Orquídea

O ácaro se reproduz em altas temperaturas e baixa umidade. Põe os ovos nas axilas das folhas, avança para os caules das flores, danifica os botões. Eles usam enxágue, produtos de limpeza mecânica, Fitoverm e Akarin.

Bálsamo

Vanka molhada é uma guloseima favorita para carrapatos. A praga come caules e folhas carnudas. A planta é gentil, difícil de combater. Use Actellic, Apolo.

rosa interna

As rosas são difíceis de tratar por causa dos espinhos e da grande quantidade de folhagem. Os pesticidas mais eficazes são Neoron, Antimite.

As rosas são difíceis de tratar por causa dos espinhos e da grande quantidade de folhagem.

Ficus

O cultivo interno geralmente sofre de ácaros comuns, trevo e ácaros largos.Ficus adora umidade, para prevenção deve ser pulverizado com mais frequência. Quando infectado, remédios populares e produtos químicos são usados.

antúrio

O carrapato costuma atacar os caules delicados e a folhagem do antúrio. Se o enxágue não ajudar, use produtos biológicos (Fitoverm, Aktofit) ou químicos.

Roxo

Nas violetas, os carrapatos roem a parte central das rosetas com ponto de crescimento, danificam as folhas. O controle de pragas não é fácil - as violetas não gostam de água, não precisam de pulverização. É difícil eliminar pequenos ácaros das folhas peludas; escovas grossas (escovas de dentes) são usadas. Polvilhe as folhas com enxofre. O remédio mais confiável são os insetoacaricidas (Vertimek). Eles são usados ​​várias vezes, alternando drogas.

Dracaena

O ácaro-aranha é a praga mais comum da dracaena. Pode ser detectado por manchas nas folhas e crescimento atrofiado. A bucha é lavada com solução de sabão, são utilizados produtos biológicos, em caso de danos graves - Actellik, Flumite.

Prevenção de infecções

Os amantes das flores devem monitorar constantemente o estado de seus animais de estimação para perceber o aparecimento da praga a tempo. Na maioria das vezes, um carrapato entra em um apartamento com uma nova planta. O reabastecimento recém-chegado é enviado para quarentena, separando-o do grosso das flores.

Ajuda: as medidas de quarentena duram 3-4 semanas, você pode realizar tratamento preventivo com remédios populares.

controle regular

Toda a coleção de flores deve ser inspecionada regularmente. Um carrapato pode ser introduzido por um rascunho de uma janela; o solo em que a planta é transplantada está infectado. A praga pode aparecer de forma aleatória e indefinida.

Ao inspecionar os arbustos, é necessário armar-se com óculos e lupa, levantar galhos e folhas, prestar atenção especial à parte inferior das placas

Ao examinar os arbustos, é necessário armar-se com óculos e lupa, levantar galhos e folhas, prestar atenção especial à parte inferior das placas. Partes doentes e secas das plantas são removidas.

Respeito ao microclima

O ar quente e seco dos apartamentos, principalmente no inverno, contribui para uma vida confortável dos carrapatos e para o rápido crescimento da população. As flores costumam ficar nos peitoris das janelas perto dos radiadores de aquecimento, que secam o ar no inverno.

É importante manter a umidade colocando recipientes com água ou usando um umidificador. As pragas não gostam de luz solar direta, correntes de ar. Os quartos devem ser ventilados, na ausência de luz solar, iluminar as flores com lâmpadas ultravioleta.

spray

A irrigação regular de um pulverizador cria condições desconfortáveis ​​​​para a praga, lava a teia de aranha. Para culturas que não gostam de umidade (violetas), você precisa ter um cuidado especial.

Lavagem

As flores não devem apenas ser pulverizadas, mas também lavadas em água corrente. Este procedimento é realizado mensalmente. O chão é coberto com papel alumínio e o arbusto do banheiro é irrigado com um leve jato do chuveiro. A temperatura da água é de 25-35°.

desinfecção do solo

Antes do uso, o solo para as plantas é calcinado no forno ou congelado. Isso destrói ovos e larvas, que podem permanecer viáveis ​​por muito tempo na ausência de alimentos e são ativados quando uma planta aparece.

A luta contra os ácaros geralmente dura muito tempo e muitas vezes termina com crescimento atrofiado, perda de aparência e até a morte da planta. Isso torna particularmente importantes as medidas preventivas e as verificações regulares. Em caso de infecção grave, é melhor usar produtos químicos.Se você seguir as instruções com atenção, elas não danificarão as flores, devolverão a saúde e a beleza das plantas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha