Regras de instalação faça você mesmo para taludes de painéis sanduíche e como terminar
Estruturas multicamadas permitem combinar diferentes materiais, reduzir o tempo de instalação. Os painéis sanduíche são um exemplo típico de uma abordagem racional. Eles são usados na construção há muito tempo, usando-os para consertar casas antigas e construir novas. Não é tão difícil montar as encostas das janelas a partir dos painéis sanduíche com as próprias mãos, sem a ajuda de finalizadores profissionais. Estudamos o assunto, nos aprofundamos nas complexidades da instalação.
Finalidade e características do acabamento de janelas de plástico com painéis sanduíche
Quando as velhas janelas, cansadas de correntes de ar, foram seguramente para o aterro sanitário e janelas de plástico com vidros duplos foram instaladas em seu lugar, é hora de pensar no acabamento adequado. Felizmente, materiais e tecnologias modernas permitem que você não se preocupe em rebocar as irregularidades resultantes, devolvendo os aviões ao seu estado normal.
Na maioria das vezes, as encostas são revestidas com gesso cartonado.As desvantagens desse método são óbvias: alta intensidade de trabalho, higroscopicidade, falta de isolamento. A situação é completamente diferente com o plástico. Este material é estético, resistente à umidade, fácil de limpar e lavar.
A solução combinada, uma combinação de plástico e uma camada isolante, é chamada de painel sanduíche ("sanduíche"). A instalação não requer conhecimento profundo ou habilidades especiais. E todos os materiais podem ser encontrados no supermercado da construção.
As opções de montagem do painel envolvem fixação em trilhos em U pré-instalados ou instalação em espuma. O último caso é mais complicado, requer uma execução passo a passo cuidadosa. O painel sanduíche acabado decora as encostas, retém o calor e fecha as seções das paredes adjacentes à janela (se houver buracos, irregularidades, defeitos). Acontece que é simples e confiável.
Variedades
As vantagens de um painel sanduíche são óbvias: leve, pronto para instalar, isolado. Existem duas modificações (pelo número de componentes) - duas e três camadas. No primeiro caso, é um "sanduíche" composto por plástico e isolamento, no segundo é adicionada uma placa de plástico adicional. O painel de três camadas é considerado mais rígido.
Camada dupla
Os painéis mais comuns. Como elemento de aquecimento, é utilizada espuma de poliestireno, um polímero com baixa condutividade térmica. É o mesmo poliestireno, apenas modificado. A cor da camada superior pode ser a que você quiser. Isso é conveniente ao escolher um painel para o interior da sala, a cor da moldura da janela.
três camadas
Uma camada extra de plástico foi adicionada a esta modificação.Isso aumenta a rigidez do painel, isolando o isolamento de influências externas - umidade, condensação, poluição. A espessura das placas produzidas é de 10 a 32 milímetros.

O que é necessário para a instalação
Se você decidir montar os painéis sanduíche por conta própria, sem o envolvimento de uma organização especializada, precisará preparar materiais e ferramentas para o trabalho. As próprias placas, mesmo cortadas no tamanho, não serão instaladas no local sem assistência obrigatória.
Dependendo da opção de instalação escolhida, você pode precisar de:
- perfil de plástico;
- ripas de madeira;
- unhas líquidas;
- espuma de poliuretano.
E, claro, os próprios painéis de plástico, cuja espessura é determinada com antecedência, para que você não precise refazer, adicionar, alterar nada.
Ferramentas
Um conjunto mínimo de ferramentas também é obrigatório. Mesmo que tudo seja calculado e medido com antecedência. Será uma caixa de esquadria, espátulas, serra, furadeira ou chave de fenda, fita métrica e nível. Além disso, pode ser necessária uma unidade para trabalhar com cilindros (pistola de construção), um grampeador de móveis.
caixa de esquadria
Este é o nome de um dispositivo para marcar e cortar em um determinado ângulo placas, matrizes, especialmente painéis de plástico. É mais conveniente trabalhar com ele do que com transferidor: a serra percorre as ranhuras-guia nas paredes, o corte é obtido exatamente no ângulo necessário.
Conjunto de espátulas
São necessárias espátulas de diferentes espessuras para aplicar soluções, nivelar superfícies. Junto com o rejunte, eles são a principal ferramenta do estucador.

Serra para metal
Uma serra para metal vem com lâminas de dentes finos. Isso significa que dá uma borda lisa e quase sem tratamento ao painel.Você pode substituí-lo por uma serra para madeira, mas depois terá que escolher o menor.
Chave de fenda
É conveniente usar uma chave de fenda sem fio ou elétrica não apenas para fixar superfícies com buchas de montagem rápida, parafusos auto-roscantes, mas também para fazer furos em materiais macios, painéis de plástico.
Nível e fita métrica
Para que os planos fiquem visualmente uniformes, com cantos retos, se necessário, é utilizado um nível. A tarefa do instalador é atingir o equilíbrio da bolha, sua posição no meio da janela de visualização. O comprimento necessário dos painéis é medido com uma fita métrica, o consumo de material é calculado. Uns 3 ou 5 metros são suficientes.
Pistola de construção para aplicação de unhas líquidas
Um dispositivo de alavanca, ou inversamente, uma pistola, permite espremer a mistura, embalada em tubos, em porções cuidadosamente medidas. É usado em obras de encanamento e acabamento.
Agrafador
O grampeador usa grampos fortes para direcionar materiais de até 5 milímetros de espessura. O resultado é uma instalação instantânea e confiável. Às vezes sem ele, como sem as mãos.
Materiais (editar)
A lista de materiais necessários inclui os próprios painéis sanduíche, fixadores e selante. Se todas as inclinações da sala ou apartamento forem do mesmo tipo, de tamanho próximo, você poderá solicitar recortes de plástico do vendedor. Às vezes, eles fornecem esses serviços. Mas para isso você precisa saber as dimensões exatas das peças do painel.

Ao escolher fixadores para um perfil em U, você precisará estocá-los. Para preencher grandes cavidades, rachaduras, você precisará de espuma de poliuretano. Seu consumo pode ser verificado na loja.
Pequenos espaços são fechados com pregos líquidos; é inconveniente usar este selante para processar grandes áreas.
Se o painel for montado sem borda de plástico, em um trilho, é necessário um composto de presa rápida. Parafusos auto-roscantes e buchas para montagem expressa, grampos para um grampeador serão necessários se a opção apropriada for selecionada. É determinado com antecedência, porque ainda não foi inventada uma solução de reparo universal.
Como preparar a superfície
Reserve imediatamente: limpeza estéril, não é necessária a preparação da superfície tratada. Será o suficiente para remover entulhos, realizar varredura, derramar concreto ou argamassa solta. Antes de aplicar a espuma de poliuretano, recomenda-se umedecer levemente a superfície - isso aumentará a aderência. É proibido trabalhar em paredes sujas cobertas com depósitos de gordura, fuligem, mofo. Caso contrário, os resultados de tal reparo expresso não demorarão a chegar: tudo terá que ser refeito.
Métodos de instalação
Os instaladores profissionais usam um perfil especial. Primeiro, ele é fixado ao longo do perímetro e, em seguida, um painel cortado exatamente no tamanho é "empurrado" para dentro dele. Essa abordagem requer algumas habilidades, experiência com a ferramenta. E o principal é o perfil exigido.
Em condições domésticas, é permitido fixar o painel em espuma, acrescentando-o em pequenas porções. Também é possível colar em unhas líquidas. E já é um método bastante "popular" - em ripas de madeira. Vamos discutir cada um desses métodos separadamente.
Espuma de poliuretano
Então você decidiu anexar os painéis cortados marcados com espuma de poliuretano. Este material tem uma aderência decente, por isso vai fazer uma verdadeira super cola. As superfícies são cuidadosamente limpas antes da colagem, onde necessário - niveladas.Considerando que a espuma expande consideravelmente durante a polimerização, ela é aplicada em pequenas porções, controlando a posição do painel. Para isso, são utilizados faróis, luminárias temporárias, acessórios. O método é complicado, mas também tem o direito de existir. Ao mesmo tempo, uma camada isolante adicional é criada: a espuma tem baixa condutividade térmica.

unhas líquidas
Um selante popular usado para selar costuras, decalques de parede e teto em molduras de espuma. O peso do painel de plástico não difere significativamente, portanto, esse método é adequado para uso doméstico. Porém, antes de iniciar o trabalho, você precisará de superfícies planas (para evitar o gasto excessivo da mistura), limpas de poeira, sujeira, depósitos de gordura, secas da umidade. O selante é aplicado com uma pistola de construção ao redor do perímetro e em vários pontos ao longo do plano. O painel está levemente amassado. Depois de algumas horas, o avião está firmemente consertado.
Instalação com ripas de madeira
A moldura de madeira é usada como uma opção de super orçamento. Ao mesmo tempo, a superfície é nivelada, os ângulos e inclinações necessários são criados. A calha é fixada às paredes com cavilhas de ajuste rápido. Resta fixar as peças pré-cortadas do painel sanduíche na moldura resultante. Isso é feito com parafusos auto-roscantes (tentando não prender os chapéus com parafusos escareados).
Se você usar uma pistola de grampo, existe o risco de estragar o painel ao perfurar com um grampo.
Como fazer você mesmo
Fazer um painel completo "como um painel de fábrica" em casa não funcionará. Você pode tentar usar uma combinação de folha de plástico do tom desejado e espuma.O ponto mais importante é garantir o contato entre as camadas para que o ar e a umidade não entrem nas lacunas. Nesse caso, os componentes são colados (fixados) em etapas: primeiro a espuma, depois o plástico do painel.
Se for utilizado um painel pronto, ele é fixado de acordo com uma das opções selecionadas, levando em consideração os requisitos de precisão, conformidade passo a passo com a tecnologia de instalação.
Erros comuns
Os erros mais comuns na instalação de "sanduíches" manifestam-se por preparação inadequada da superfície, escolha incorreta do método de instalação, erros de marcação. Alguns deles são fatais e não podem ser alterados.
Aplicar espuma de poliuretano no vão sem considerar sua expansão é o mesmo erro dos demais. Nesse caso, é possível uma deformação do painel, o que provavelmente causará danos.
Dicas e truques adicionais
O principal conselho diz respeito ao uso de componentes e materiais de qualidade. O sucesso do reparo e instalação depende disso. Então - estrita observância das regras de corte, instruções nas embalagens com componentes. E, finalmente, a autoconfiança, baseada no cálculo sóbrio e na compreensão da importância do processo.


