Causas de mau funcionamento do ar condicionado e sua eliminação à mão
Existe o risco de danos ao usar o ar condicionado. A presença de mau funcionamento no ar condicionado interfere no funcionamento normal do equipamento e reduz a eficiência do equipamento.
Contente
- 1 Como funciona o sistema de autodiagnóstico
- 1.1 termistor
- 1.2 unidade interna
- 1.3 unidade externa
- 1.4 Proteção de sobrecarga
- 1.5 Modo de operação para resfriamento e aquecimento
- 1.6 Cabo com defeito
- 1.7 Excedendo o padrão de consumo de energia
- 1.8 Sobretensão na unidade exterior
- 1.9 Falha do motor do ventilador
- 1.10 Mau funcionamento da válvula direcional
- 2 Como diagnosticar corretamente manualmente
- 2.1 Dano mecânico
- 2.2 Blocos de fixação
- 2.3 Braçadeiras e contatos
- 2.4 Condição dos filtros de ar
- 2.5 Verificação do modo de resfriamento/aquecimento
- 2.6 Operação de persianas mecânicas
- 2.7 Temperatura do ar de saída do evaporador
- 2.8 Como verificar a pressão no sistema de sucção/descarga
- 2.9 Teste de vazamento
- 3 Visão geral das principais falhas
- 4 Como limpar ou substituir corretamente o filtro
- 5 Sequência de desmontagem da unidade
- 6 reparação faça-você-mesmo
- 6.1 o que é necessário
- 6.2 Substituição do impulsor do ventilador
- 6.3 Como substituir um motor de ventilador
- 6.4 Iniciar substituição do capacitor
- 6.5 Substituição completa do compressor
- 6.6 métodos de reparo do compressor
- 6.7 É possível substituir a placa de controle
- 6.8 Trocador de calor da unidade externa
- 6.9 Cano
- 7 Quando você deve entrar em contato com um especialista
Como funciona o sistema de autodiagnóstico
Alguns modelos de ar condicionado estão equipados com uma função de autodiagnóstico para determinar as causas das avarias. A função permite que você seja imediatamente informado sobre operação incorreta e um tipo específico de mau funcionamento.
termistor
Um termistor é um sensor de temperatura que converte um valor de temperatura em resistência. Graças a este efeito, é possível ajustar a temperatura de resfriamento.
unidade interna
O termistor localizado na unidade interna é o mais importante. Sua finalidade é determinar a temperatura ambiente. Com base nos indicadores do termistor da unidade interna, você pode descobrir que é necessário consertar o equipamento.
unidade externa
A função da unidade externa é restringir a operação do ar condicionado quando a temperatura externa for inferior à faixa de operação. O ar condicionado não liga se ultrapassar os limites permitidos.
Proteção de sobrecarga
A proteção de sobrecarga incorporada ao equipamento fornece desligamento automático em caso de superaquecimento. Quando a capacidade operacional máxima é atingida, o ar condicionado desliga e não liga até que os componentes internos tenham esfriado.
Modo de operação para resfriamento e aquecimento
Um ar condicionado equipado com uma função de aquecimento produz 3 a 4 vezes mais calor do que usa eletricidade. Ativar o modo de aquecimento durante a estação fria pode levar ao bloqueio de um compressor não aquecido, pois o refrigerante e o óleo do compressor alteram suas características físicas devido à baixa temperatura.

Cabo com defeito
Equipamento com diagnóstico automático em caso de danos no cabo, bloqueia a possibilidade de ligar, função que evita curtos-circuitos e choques elétricos.
Excedendo o padrão de consumo de energia
Quando o ar condicionado começa a consumir eletricidade além da taxa permitida, ocorre um desligamento. Isso evita a redução da vida útil do equipamento.
Sobretensão na unidade exterior
Picos de energia na unidade externa geralmente causam falha em vários componentes. Para a proteção e diagnóstico dos equipamentos é utilizado um estabilizador de tensão, projetado para converter a eletricidade e manter a tensão de saída dentro dos limites estabelecidos.
Falha do motor do ventilador
Se o motor falhar, o ar condicionado não pode iniciar o modo de resfriamento. Se o Check Control detectar um mau funcionamento do motor, o equipamento não dará partida.
Mau funcionamento da válvula direcional
A falha da válvula direcional pode levar à ativação incorreta dos modos de operação do ar condicionado. O autodiagnóstico é realizado monitorando a temperatura do ar que entra na sala.

Como diagnosticar corretamente manualmente
Em tipos de ar condicionado sem função de autodiagnóstico, você mesmo precisa determinar o mau funcionamento. Existem vários métodos de diagnóstico para verificar várias falhas.
Dano mecânico
Defeitos na parte externa do ar condicionado podem ser detectados por inspeção visual. Danos aos componentes internos dos eletrodomésticos podem ser detectados na presença de ruídos estranhos, desligamentos espontâneos e mau funcionamento.
Blocos de fixação
Suportes de unidade instalados incorretamente ou danificados não seguram bem o equipamento, o que pode fazer com que ele se solte da parede.Para verificar a confiabilidade dos fixadores, você precisa verificar a condição dos fixadores.
Braçadeiras e contatos
Para verificar o estado dos contatos e braçadeiras, você deve garantir que eles estejam firmemente fixados nos soquetes dos conectores. Você também deve verificar se não há sinais de compressão no isolamento. Ao desconectar e reconectar o conector, os clipes e contatos não devem ser forçados.

Condição dos filtros de ar
A superfície do filtro de ar do ar condicionado não deve ter uma grande quantidade de sujeira acumulada. Recomenda-se a limpeza periódica do filtro para garantir a livre passagem do ar.
Verificação do modo de resfriamento/aquecimento
Ao diagnosticar, é recomendável verificar o funcionamento do ar condicionado em diferentes modos. Ao alternar entre os modos de resfriamento e aquecimento, você pode saber a temperatura do ar que entra colocando sua mão no fluxo de ar.
Operação de persianas mecânicas
Após ligar o ar condicionado, as persianas mecânicas abrirão automaticamente e permitirão o acesso ao fluxo de ar. Quando o equipamento está desligado, as persianas fornecem proteção contra a entrada de sujeira e poeira. Se as persianas não funcionarem e só puderem ser levantadas manualmente, devem ser reparadas.
Temperatura do ar de saída do evaporador
O nível de temperatura na saída do evaporador pode ser controlado manualmente. Se a unidade externa estiver localizada remotamente, você não poderá medir a temperatura sozinho.
Como verificar a pressão no sistema de sucção/descarga
Você pode medir a pressão no ar condicionado usando uma estação de medidor de pressão. A mangueira da estação é conectada à linha interna e o dispositivo é iniciado.

Teste de vazamento
Para verificar a estanqueidade do ar condicionado, o circuito de refrigeração deve ser pressurizado.Para isso, os fixadores são apertados e os sensores de pressão são monitorados.
Visão geral das principais falhas
Tendo se familiarizado com as principais falhas, será mais fácil realizar os reparos.
Cada falha tem causas diferentes.
não acende
O problema ao ligar o ar condicionado é o mais comum. A razão para isso é o desgaste natural ou uma avaria interna.
parte elétrica
Quando o equipamento é ligado, o sensor envia um sinal correspondente. Uma falha na parte elétrica não permite que o sensor funcione corretamente.
Painel de controle ou módulo receptor
O controle remoto é usado para controlar o ar condicionado. Devido a mau funcionamento do controle remoto ou do sensor receptor, o equipamento não pode ser ligado.
sistema de proteção
Os condicionadores de ar são equipados com um sistema de proteção contra abuso. Se o sistema falhar, o ar condicionado não liga.

Desgaste das peças
O uso prolongado causa desgaste dos componentes. As avarias de arranque devem-se ao desgaste normal.
Desligamento após operação de curto prazo
Um desligamento espontâneo indica uma falha. O problema pode estar associado à violação das regras de operação e mau funcionamento interno.
Temperatura ambiente
Condicionadores de ar com função de controle automático podem desligar sozinhos. Isso acontece quando a sala está suficientemente resfriada.
Modo de desumidificação
No modo de desumidificação, o resfriamento é realizado para que o trocador de calor da unidade interna atinja a temperatura mais baixa. Quando este modo é ativado, o ventilador opera na velocidade mínima.
Superaquecimento do compressor
O superaquecimento pode fazer com que o ar condicionado pare espontaneamente.Só será possível ligar o equipamento após o resfriamento do compressor.

Placa de controle quebrada
Uma falha na placa está interferindo na comunicação entre as unidades externa e interna. Na maioria das vezes, a substituição da placa é necessária para corrigir o problema.
Relé de proteção com defeito
O relé de proteção falha quando os contatos travam ou o enrolamento quebra. Se houver um mau funcionamento, o ar condicionado não pode funcionar corretamente.
Eliminação de vazamentos da unidade interna
A condensação se forma na unidade externa quando o ar condicionado está funcionando. Devido ao rompimento, parte da água começa a escorrer.
Instalação de sistema de drenagem
O ar condicionado está equipado com um dreno para remover o líquido acumulado. A instalação inadequada do sistema causará vazamentos.
Danos mecânicos na caixa
O líquido também pode vazar através de rachaduras no alojamento. Você pode eliminar pequenas falhas com cola à prova d'água.

Fedor
Um odor pronunciado é frequentemente gerado ao usar o ar condicionado. De acordo com a especificidade do cheiro, você pode descobrir o problema.
Gorely
Um cheiro de queimado geralmente é causado por fiação queimada. Ao sentir o cheiro, desligue o ar condicionado e chame um especialista.
Plástico
Via de regra, o cheiro de plástico ocorre em equipamentos baratos. O equipamento de alta qualidade é feito de materiais seguros e sem odor pronunciado.
Umidade e mofo
O aparecimento de bactérias no interior do aparelho provoca cheira a mofo... Para tirar o cheiro, é preciso processar a caixa por dentro.
sons ruins
Pelos sons emitidos, você pode determinar o motivo do mau funcionamento. A presença de ruído estranho é frequentemente associada a uma falha interna.

ruído irregular
O entupimento parcial do filtro ou abertura de passagem gera ruído irregular. Neste caso, é necessária a limpeza do equipamento.
toque
Pela primeira vez após a inicialização, clicar é a norma. O som está associado a uma mudança na temperatura do invólucro e à expansão ou contração das peças.
borbulhante
O borbulhar pode ser causado por danos à estrutura de drenagem.
A presença de uma falha provoca ruído durante a drenagem do líquido.
Crush
Semelhante ao problema anterior, o esmagamento ocorre quando a água não é drenada adequadamente. Além disso, a causa geralmente é um dano ao gabinete.
trabalho ineficiente
Em algumas situações, o ar condicionado não funciona de forma eficiente. Para aproveitar ao máximo as oportunidades, você precisa eliminar a causa raiz do problema.
Filtros entupidos
O acúmulo de poeira e sujeira no filtro não permite a livre passagem do ar, a limpeza do filtro ajuda a corrigir a situação.
Poeira entrando na roda
A poeira no impulsor retarda sua operação. Como resultado, o ar condicionado esfria menos o ar.
Trocador de calor entupido
A função de um trocador de calor é converter calor em ar frio. O bloqueio reduz a eficiência do resfriamento.
vazamento de freon
O ar condicionado não pode funcionar sem refrigerante. Em caso de vazamento de freon, será necessário compensar a falta de fundos.
Adaptação a geadas severas
Alguns modelos de condicionadores de ar não podem operar em temperaturas externas extremamente baixas. A ativação forçada pode causar falha.

Escolha errada de poder
Para resfriar rapidamente a sala, você precisa selecionar o modo apropriado. A seleção incorreta pode levar ao alcance lento da temperatura necessária.
Esmalte da unidade externa
O gelo que cobre a unidade externa interfere na operação da unidade.No inverno, vale a pena derramar a crosta congelada.
Como limpar ou substituir corretamente o filtro
A limpeza e substituição do filtro é realizada dependendo do seu tipo. Os blocos são equipados com filtros grossos e finos.
Limpeza grosseira
Filtros grossos de malha fina coletam grandes partículas de poeira e sujeira. A limpeza é feita pelo menos duas vezes por mês.
Limpeza fina
Uma cascata de filtros finos realiza uma complexa absorção de contaminantes. Recomenda-se limpar esses filtros uma vez por mês.

Sequência de desmontagem da unidade
Ao consertar você mesmo, é importante seguir a sequência de desmontagem. Recomenda-se gravar todas as ações em uma câmera.
o que é necessário
A desmontagem da estrutura pode ser realizada usando um conjunto de ferramentas padrão. Em particular, você precisará de chaves de fenda e alicates.
Como remover
O ar condicionado doméstico é primeiro desconectado da rede, depois a tampa da caixa é aberta e os filtros removidos. Depois disso, você pode desmontar todo o corpo.
como desmontar
Para desmontar o conjunto, basta desparafusar todos os fixadores. Você também pode precisar quebrar os clipes.
reparação faça-você-mesmo
Para fazer os reparos sozinho, você precisa seguir as instruções passo a passo. As nuances do reparo dependem da avaria específica.

o que é necessário
Antes de reparar, você precisa preparar um conjunto de ferramentas. Vários acessórios podem ser úteis no trabalho, por isso é melhor ter um conjunto completo à mão.
Ferro de solda
Usando um ferro de solda, eles fixam os contatos dentro dos blocos. Freqüentemente, os contatos são desconectados ao diagnosticar e desmontar um ar condicionado.
solda
A solda é usada para unir peças durante a soldagem. O ponto de fusão do material é inferior ao dos metais a serem unidos.
breu
A substância vítrea consiste em vários ácidos de resina. A resina é usada no processo de soldagem.
limalhas de ferro
Ferro finamente moído é usado como aditivo de solda. A serragem melhora a qualidade da adesão.

criolita
A criolita é usada como parte de um composto de brasagem. Devido ao mineral, é possível fazer uma costura de alta qualidade e uniforme.
Sulfato de sódio
Juntamente com a serragem e a criolita, o sulfato de sódio é adicionado à solda. A substância ocorre como cristais incolores.
Ativadores de fluxo
Uma combinação de substâncias pode ser usada como intensificador de fluxo. Sal de mesa comumente usado e cloreto de lítio.
Substituição do impulsor do ventilador
A instalação de um novo impulsor é necessária se estiver muito danificado. Para remover o impulsor, você deve desmontar a unidade interna.
Como substituir um motor de ventilador
Para substituir o motor, você deve remover os fixadores e desconectar os fios. A montagem é realizada de cabeça para baixo.

Iniciar substituição do capacitor
O capacitor de partida é usado para dar partida no motor do ventilador. Para substituí-lo, basta retirar o condensador dos suportes e instalar um novo.
Substituição completa do compressor
Para uma substituição completa, é melhor entrar em contato com um especialista. A instalação requer experiência prática e habilidades especializadas.
métodos de reparo do compressor
A reparação do compressor depende do tipo de avaria. Na maioria dos casos, é possível prescindir de vedar as rachaduras e soldar os contatos.
É possível substituir a placa de controle
Em situações difíceis, a placa de controle é substituída.É importante escolher a placa certa para o trabalho.

Trocador de calor da unidade externa
Uma falha no trocador de calor impede que a unidade seja usada para resfriamento. Após o diagnóstico, é necessário reparar ou substituir um componente.
Soldagem
Se os contatos do trocador de calor estiverem danificados, a solda pode ser removida. Isso requer um ferro de solda e um pouco de solda.
Substituição
A instalação de um novo trocador de calor é realizada quando a peça está muito danificada. É melhor confiar a substituição aos especialistas do centro de serviço.
Cano
O tubo do ar condicionado pode ser reparado com uma solução adesiva especial. Se a mangueira tiver grandes rachaduras, ela precisará ser substituída.
Quando você deve entrar em contato com um especialista
É necessário chamar especialistas em caso de avarias graves. Também vale a pena dar a unidade para uma oficina na ausência de experiência prática.
Especialistas consertam condicionadores de ar de todas as marcas, incluindo LG, Samsung e outros.


