Instruções passo a passo DIY para desmontar e consertar um moedor de café

O moedor elétrico doméstico é conveniente e fácil de usar. O dispositivo compacto tem potência suficiente para pulverizar qualquer composição sólida em minutos. Os aparelhos de cozinha falham devido ao não cumprimento das regras de operação, longa vida útil. Não há dificuldades especiais em consertar um moedor de café, exceto pela quebra do motor elétrico.

Projeto geral do dispositivo

O nome do moedor de café fala por sua finalidade. Mas o aparelho elétrico encontrou uma aplicação mais ampla: tritura ervas medicinais, raízes, frutas secas. Em termos gerais, é um moedor acionado eletricamente. Uma espécie de rebolo e cortadores rotativos são usados ​​​​como moedor.

rebolo

O moedor tem 3 seções:

  • bunker para matérias-primas;
  • Zona de trabalho;
  • recipiente para o produto acabado.

Dois cones de metal de diâmetros diferentes são grãos de café moídos. O regulador de moagem aumenta ou diminui a folga entre as superfícies de fricção, o que altera o tamanho da fração acabada.

Choque

Em um moedor de café rotativo, a moagem é realizada pela(s) faca(s) girando em alta velocidade. Todo o processo ocorre em uma área: carregamento, debulha, remoção dos grãos.

Como desmontar corretamente com suas próprias mãos

A sequência de desmontagem do moedor de café depende do método de fixação de seus elementos estruturais: travas, porcas, parafusos.

Soviética e Mikma IP 30

Os dispositivos lançados antes dos anos 90 do século passado tinham uma alta qualidade de construção e mantêm sua funcionalidade até hoje.

Para eliminar o mau funcionamento, os moedores de café são desmontados na seguinte ordem:

  1. Remova a faca: desparafuse a fenda na parte inferior do vidro com uma chave de fenda no sentido horário.
  2. Remova o vidro desapertando primeiro a porca de plástico 90 graus.
  3. A arruela é removida do eixo de acionamento.
  4. A trava é removida do porta-copos superior pressionando simultaneamente a trava e a trava e girando-as no sentido horário.
  5. Pressionando a mola, remova o interruptor.
  6. Remova a arruela de proteção do eixo.
  7. Remova o motor após desconectar o fio, dobrando o anel e desaparafusando os parafusos.

Os dispositivos produzidos antes dos anos 90 do século passado eram de alta qualidade de construção

O moedor de café MIKMA IP 30 tem uma opção de desmontagem diferente:

  1. O divisor é removido desaparafusando o parafuso na parte inferior do dispositivo.
  2. Remova o suporte do porta-copos de metal torcendo-o com um alicate.
  3. Remova o porta-copos com estojo protetor.
  4. Retire a barra de metal do corpo do moedor movendo-a no sentido anti-horário.
  5. Mova o contato sob o botão e remova o motor.
  6. Remova a vedação de óleo e os amortecedores no eixo.
  7. Remova a mola, remova o botão.
  8. Desaperte os parafusos e solte o cabo elétrico.

Isso conclui o processo de desmontagem e você pode começar a reparar o moedor de café.

Bosch

Os moedores de café rotativos da Bosch começam a desmontar do fundo do copo: apertam a caixa levemente plástica, pegam a folga com uma chave de fenda. As travas saem, a tampa é removida. Para remover a faca, segure o parafuso por baixo com uma chave de fenda no eixo no qual a faca está montada, enquanto desparafusa o divisor. Desaparafuse no sentido de rotação do eixo.

Para desprender o tampo de plástico do porta-copos de metal onde ocorre o esmerilhamento, o trinco é enganchado com uma chave de fenda.

O modelo MKM-6000 é aberto por duas pessoas: uma segura o moedor de café na posição horizontal, a outra insere uma chave de fenda onde fica o trinco (1,5 cm da entrada do cabo). A ponta fina da chave de fenda é pressionada em ângulo agudo, com a segunda chave de fenda ajudam a expandir o orifício e remover as travas.

Outras marcas

Outras opções de desmontagem do moedor de café diferem em como a faca e o fundo são removidos. O divisor com tampa de plástico acima do parafuso é removido sem afetar o eixo: a tampa é removida, a faca é desaparafusada no sentido horário. O fundo é fixado não com travas, mas com parafusos, o que permite que eles entrem no gabinete.

Outras opções de desmontagem do moedor de café diferem em como a faca e o fundo são removidos.

Como os modelos padrão são reparados

Moedores de café com o mesmo tipo de função têm os mesmos motivos de falha:

  • faca quebrada;
  • contaminação de partes estruturais por pó de café;
  • ferrugem em peças rotativas;
  • torção dos fios condutores.

Colocar os moedores de café de volta ao trabalho é praticamente o mesmo.

Cabo de energia

A torção do cabo e a quebra da condução elétrica são falhas comuns em moedores de café de longa duração. Determinar a falha é simples: mexa o fio conectado à rede.Se em uma determinada posição do cabo o moedor de café "acorda", ele precisa ser trocado. Se for impossível determinar a localização exata da falha, todo o cabo é trocado. A seção e o comprimento do novo fio devem corresponder ao que falhou. Cabos com e sem plugue estão disponíveis comercialmente. Se o fio e o plugue não foram adquiridos no kit, instale primeiro o cabo de alimentação.

Para efetuar a substituição é necessário desmontar até o ponto de contato com o botão e o motor.

O fio pode quebrar dentro do invólucro no ponto de contato com o interruptor. Para verificar, você precisa mover o botão. Ligar um moedor de café significa desmontar a estrutura, encontrar a quebra e consertar com um ferro de solda.

O dispositivo não inicia

O moedor conectado não responde ao botão Iniciar. O motivo pode ser a falha do botão Iniciar. Não é difícil consertá-lo, porque na maioria das vezes o motivo está no pó de café que se depositou nos contatos. A falha do motor é essencial para o uso contínuo do picador. O custo dos reparos não será muito mais barato do que comprar um carro novo.

A faca gira de forma desigual

A rotação interrompida do separador indica um mau funcionamento do motor. Para um diagnóstico final, é necessário entrar em contato com o centro de serviço.

Para um diagnóstico final, é necessário entrar em contato com o centro de serviço.

Cheiro de queimado ou ruído tenso do motor

Um sintoma de falha do motor, buchas ou rolamentos contaminados é quando a máquina “ruge” e os cortadores/cones se movem lentamente ou ficam parados. Um cheiro de queimado aparece. Será possível consertar o moedor de café com esses sintomas se os enrolamentos do motor não estiverem danificados.

É realizada uma auditoria do eixo e dos elementos deslizantes: bucha ou mancal. Na presença de poeira, poluição, corrosão, as peças são cuidadosamente limpas e lubrificadas. A montagem e os testes estão em andamento. Se o resultado for negativo, o moedor precisará ser substituído.

Outra causa de mau funcionamento é a secagem da graxa do rolamento. Determine o defeito ao desmontar completamente o moedor de café, incluindo o motor.

outros casos

Outros tipos de falhas do moedor de café reparáveis ​​em casa:

  • corte ou rachadura na faca;
  • rachadura na tampa de plástico;
  • na parte plástica da caixa.

No primeiro caso, eles são substituídos por um similar para este modelo. A rolha pode ser feita escolhendo uma garrafa com o diâmetro necessário. A colocação é realizada com secador de cabelo e pequenos danos são selados com cola epóxi, solda a frio ou cola quente.

Como configurar a moagem manual

Diferentes tipos de cafeteiras são usados ​​para preparar o café:

  • gêiser;
  • derrubar;
  • vazio;
  • Francês;
  • Turcos.

As opções de fabricação de cerveja dependem da fração de moagem. Os fabricantes instalam temporizadores em moedores de café rotativos elétricos para esses fins. Os modos de operação determinam a duração da moagem: quanto maior a fração, mais fina a fração. A desvantagem de tais moedores de café é a impossibilidade de obter uma composição homogênea.

As opções de fabricação de cerveja dependem da fração de moagem.

Para uma melhor retificação, são utilizados rebolos. A regulagem é feita por meio de um disco sob a moega. Possui letras e entalhes. Girando o disco para a direita, reduz-se a distância entre os rebolos, ou seja, a fração acabada será menor. Por outro lado, girar para a esquerda afasta as rodas, tornando a moagem mais grosseira.O ajuste consiste em vincular o regulador ao tempo de extração da bebida e sua qualidade. A primeira etapa obrigatória é determinar a dose de carregamento no bunker, que não pode ser alterada sem alterar a configuração. A qualidade da moagem é determinada pelo sabor e aparência do café.

Isso não afeta a quantidade de água e o tempo de preparo da bebida de café. Se o café estiver amargo, significa que você precisa refinar a moagem (gire o disco para a direita), se estiver azedo - aumente (gire para a esquerda). A pastilha de café deve estar moderadamente úmida e facilmente sacudida do suporte. O tempo padrão de preparo do café expresso é de 23 a 28 segundos.

Possíveis problemas

O principal problema ao consertar um moedor de café é que o modelo não é reparável ou não tem experiência na desmontagem.Se um motor elétrico quebrar, você não deve restaurá-lo sem conhecimento, experiência e ferramentas.

Regras de manutenção e operação

Os moedores de café não podem ser lavados em água corrente. Os recipientes devem ser limpos com um pano úmido após cada moagem. As instruções do eletrodoméstico indicam quais produtos não são recomendados para moer ali. Moinhos rotativos são mais amplamente utilizados do que rebolos.

A inobservância de quais regras de funcionamento irão desabilitar antecipadamente o moedor de café:

  • ativação única por mais de 30 segundos;
  • ignição repetida com um curto intervalo de tempo;
  • o carregamento de matérias-primas no bunker está acima do padrão.

Quando não estiver em uso, o moedor deve ser desconectado da fonte de alimentação.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha