Como desmontar e consertar um ferro com as próprias mãos, regras e instruções passo a passo

Apesar de os eletrodomésticos terem um design complexo, os usuários podem consertar os ferros com as próprias mãos. No entanto, para restaurar a operacionalidade, é necessário não apenas identificar o mau funcionamento exato, mas também determinar os recursos de design de um determinado dispositivo. Além disso, é impossível eliminar várias avarias com as próprias mãos.

Dispositivo geral de um ferro elétrico

Independentemente do tipo de modelo adquirido, cada ferro contém:

  1. Sola com elemento de aquecimento integrado. Para ferros de passar, esta peça geralmente é completada com furos para a saída do vapor.
  2. Termostato. É complementado com um botão por meio do qual o nível de temperatura é regulado.
  3. Reserva de agua. Presente nos modelos com função de vapor.
  4. Bloco terminal localizado na parte de trás do ferro. Um cabo elétrico é fornecido para esta parte.

Os ferros modernos são completados com um bocal de saída de água e saídas de vapor forçado. Esses componentes estão localizados acima do tanque integrado.

Além desses elementos, o design dessa tecnologia prevê proteção térmica, apresentada na forma de fusível (para modelos simples) ou dispositivo separado.

Como desmontar corretamente

Para desmontar o ferro, você precisará de:

  • faca afiada;
  • Jogo de chaves de fenda;
  • alicate.

Dependendo da natureza do problema, pode ser necessário um multímetro, lixa, material isolante e um ferro de solda com solda e fluxo. Recomenda-se iniciar a análise com montagens visíveis. O primeiro passo é desparafusar cada parafuso que entra no campo de visão. Depois disso, remova a tampa da parte de trás.

Em seguida, é necessário puxar a parte principal do aparelho, que fica presa nas travas de plástico. Estes são picados com uma faca. É importante ter cuidado nesta fase, pois força excessiva pode quebrar as travas. Se houver parafusos na parte externa do gabinete, esses elementos também devem ser afrouxados.

Identifique e corrija falhas

Basicamente, os problemas com o ferro surgem de fiação defeituosa, que é revelada ao desmontar a tampa traseira. Além disso, um fusível, elemento de aquecimento, proteção térmica ou mecanismo de pulverização de vapor pode falhar.

Basicamente, os problemas com o ferro surgem de fiação defeituosa, que é revelada ao desmontar a tampa traseira.

Cabo de alimentação

Se o equipamento parar de funcionar, é necessário verificar o estado do cabo de alimentação. Isso requer um multímetro. Usando este dispositivo, você deve “tocar” (tocar) diferentes partes do cabo de alimentação conectado à tomada. Se o LED acender, o problema está em outro lugar. Mas quando a luz pisca, indica um problema com o cabo. Esse mau funcionamento pode ser de dois tipos: a integridade dos fios está quebrada ou os fios não se prendem firmemente aos contatos.Para eliminar o primeiro problema, você precisa encontrar a curva e isolá-la.

Elemento de aquecimento

Se nos estágios iniciais o mau funcionamento não for identificado, é necessário entrar em contato com o elemento de aquecimento, que fica oculto sob a sola. Após a desmontagem do aparelho, é necessário verificar o nível de resistência do elemento de aquecimento. Normalmente, este indicador não excede 250 ohms (o valor exato deve ser especificado no passaporte). Se o medidor exibir infinito, significa que o elemento de aquecimento falhou. Nesses casos, recomenda-se a compra de um novo ferro, pois a troca da resistência é feita junto com a base, o que é comparável ao custo do aparelho.

Termostato

Os problemas do termostato são de natureza diferente. Antes de desmontar o ferro, você precisa rolar a peça até o final. Nesse momento, deve ocorrer um clique, indicando que os contatos estão fechados. Deixe o termostato nesta posição e prossiga para verificar o componente.

Desta parte na direção do elemento de aquecimento existem dois contatos que devem "tocar". Este procedimento deve ser repetido, tendo previamente desenroscado o termóstato até ao fim. No primeiro caso, o multímetro deve indicar a presença de tensão, no segundo - a ausência.

Os termostatos falham devido à acidificação ou contaminação dos contatos. Os fios devem ser limpos com lixa e verificados novamente com um multímetro. Durante o procedimento, você não deve dobrar fortemente as placas. Se for difícil girar o termostato, gire a peça para frente e para trás várias vezes (pode ser necessário um alicate de ponta chata) e, em seguida, esfregue o conjunto com um lápis.

Fusível

Em 50% dos casos, uma falha de ferro é causada por um fusível queimado. Esta parte está localizada sob o corpo. Após desmontar o ferro, é necessário verificar o estado do fusível com um multímetro. Se o dispositivo não responder, esta parte deve ser removida e uma nova deve ser soldada.

Em 50% dos casos, uma falha de ferro é causada por um fusível queimado.

Sistema de pulverização a vapor

Um mau funcionamento deste sistema é causado pelo acúmulo de calcário nas peças de ferro. Nesse caso, será necessário desmontar o aparelho e limpar os componentes internos.

Bloqueio ou falha do botão de vapor

Este mau funcionamento é causado por calcário na câmara da bomba. Este último está integrado na pega do ferro, na parte superior da qual está um botão de fornecimento de vapor. Para eliminar o mau funcionamento, é necessário desmontar esta peça, retirar a bomba (caixa compacta) e empurrar a bola que caiu de volta para a câmara.

Saída de vapor entupida

A falta de vapor deve-se ao acúmulo de calcário no tanque de ferro. Para resolver esse problema, misture uma colher de sopa de ácido cítrico em um copo de água. Em seguida, você precisa encher um recipiente separado com a solução resultante para que o líquido cubra a sola de 1 a 1,5 centímetros. Então este tanque com o ferro é colocado no fogão. Após aguardar a fervura da mistura, é necessário desligar o fogo, aguardar 20 minutos e repetir o procedimento.

Oxidação

Se na primeira fase da inspeção do ferro não forem detectadas avarias, é necessário verificar o estado do elemento de aquecimento. Para fazer isso, você precisa remover a tampa traseira, sob a qual os terminais estão ocultos, conectando o cabo elétrico e o elemento de aquecimento.

Freqüentemente, ocorrem problemas com ferro devido à acidificação dos contatos. Nesse caso, é preciso descascar os fios com lixa.

Características de trabalhar com vários fabricantes

Os fabricantes produzem vários modelos de ferros, cada um dos quais, apesar das diferenças externas, é baseado no mesmo design. Portanto, o reparo de aparelhos da mesma marca é feito de acordo com o mesmo algoritmo.

Os fabricantes produzem vários modelos de ferros, cada um dos quais, apesar das diferenças externas

Scarlett

Os ferros Scarlett têm um design padrão. A este respeito, tais dispositivos podem ser reparados, guiados pelo esquema fornecido.A única coisa a considerar é que, para alguns modelos desta marca, os parafusos estão localizados em locais inconvenientes.

Vitek

Existe um termostato de emergência nos ferros da marca Vitek. Portanto, para reparar o aparelho, é necessário verificar mais detalhes com um multímetro. O mau funcionamento dos ferros Vitek é basicamente o mesmo discutido anteriormente.

Tefal

Sob a marca Tefal - modelos baratos e caros de ferros com detalhes adicionais. Esta característica dificulta a reparação deste tipo de equipamento. Em particular, alguns modelos possuem uma tampa traseira fora do padrão. E para desmontar essa técnica, você precisará desconectar várias travas adicionais.

Portanto, antes de prosseguir com o reparo dos ferros Tefal, é recomendável se familiarizar com o esquema de um modelo específico.

Regras de manutenção e operação

Para evitar avarias prematuras, é necessário observar várias regras ao usar eletrodomésticos:

  • despeje água fervida no tanque;
  • em caso de superaquecimento, desligue o equipamento e aguarde o resfriamento da base;
  • limpe regularmente a sujidade da sola com um produto especializado;
  • evite deixar cair água sob o corpo do aparelho;
  • não dobre ou puxe o cabo.

Também é necessário seguir as recomendações do fabricante. É importante levar em consideração as peculiaridades de operação de um determinado modelo de ferro, que podem ser encontradas nas instruções anexas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha