Como decorar adequadamente a varanda com gesso decorativo com as próprias mãos

O uso de gesso decorativo para o acabamento da varanda é considerado uma solução muito comum. Para obter bons resultados durante os reparos, vale a pena escolher a composição certa da substância. A técnica de realização dos procedimentos não importa. Todos eles diferem em certos recursos e exigem adesão estrita à sequência de ações.

Variedades e características de gesso decorativo

As composições para gesso decorativo são diferentes. Cada um deles tem certas características.

Silicone

Uma composição à base de silicone é considerada resistente à umidade. É usado para espaços abertos, incluindo varandas e loggias. O material não perde suas propriedades quando usado para acabamento de peças estruturais externas.

Com elementos minerais

A utilização de uma base mineral confere ao gesso excelentes propriedades de desempenho.Ao mesmo tempo, tal composição não é adequada para uso com vidros frios em uma varanda sem aquecimento.

composições de cal

É uma boa solução para varandas fechadas e envidraçadas. Uma vez aplicado, é possível obter uma textura que imita a pedra natural.

À base de fibras vegetais

O uso de elementos vegetais na composição confere ao gesso as propriedades de resistência à umidade e permeabilidade ao vapor.

acrílico ou vinil

O gesso à base de acrílico ou vinil é ideal para o acabamento de varandas. Essa composição não tem medo do tempo úmido. Deve-se ter em mente que não passa ar e leva a uma violação da ventilação.

Aplicação de misturas de gesso estrutural

Para obter um excelente efeito, vale a pena considerar o design da sala nos mínimos detalhes. Muitas soluções estruturais são conhecidas hoje que parecem atraentes.

efeito antigo

O uso do efeito antigo permite obter um resultado interessante. Este estilo evoca associações com o sentido antigo.

cabeçalho de tecido falso

Este efeito permite obter um material que contém um pigmento mineralizado. A substância refrata sob a influência da luz solar. O resultado é um efeito de seda único que se adapta perfeitamente a qualquer estilo de ambiente.

Este efeito permite obter um material que contém um pigmento mineralizado.

Revestimento rachado

As rachaduras na superfície das paredes ajudam a criar um padrão de relevo em estilo vintage. O efeito varia dependendo do ângulo da ferramenta ou da intensidade do golpe. Além disso, o resultado final é influenciado pela forma de movimentação. O acabamento crackle combina bem com interiores tradicionais.

Imitação de estrutura de madeira

Este revestimento é perfeito para colorir e tem um padrão interessante na chamada madeira.O gesso é resistente à umidade e permeável ao vapor. Portanto, é permitido usá-lo para instalações sem aquecimento.

Efeito dourado suave

Este tipo de acabamento é caracterizado por propriedades bactericidas. O enchimento contém grânulos especiais que se parecem com esponjas microscópicas. Eles são caracterizados por altos parâmetros de isolamento acústico e térmico.

Imitação de pedra natural

A opção mais cara é o gesso veneziano, que imita a pedra natural. Inclui granito ou mármore. Jasper, malaquita, ônix não são menos impressionantes. O revestimento é criado em várias camadas. Cada um deles tem uma textura translúcida e diferentes profundidades.

O revestimento é considerado volumoso e expressivo. Este efeito é obtido através de vários graus de reflexão da luz.

Neste caso, o gesso é frequentemente exposto a danos mecânicos. Portanto, é permitido usá-lo exclusivamente para salas envidraçadas.

métodos de decoração

Existem vários métodos básicos para decorar uma sala. Para isso, são utilizadas formulações com grandes e pequenas frações.

grão grande

Este tipo de gesso é muito mais fácil de trabalhar. É fácil de aplicar sozinho. Tal revestimento não requer alinhamento perfeito das paredes. É permitido aplicá-lo em uma parede de tijolo ou concreto. Após a secagem, a superfície parece pedra natural.

Muitas soluções interessantes podem ser obtidas dependendo do método de aplicação. Pode ser gesso antigo. O revestimento texturizado parece bom, o que envolve o uso de diferentes ferramentas.

Tal revestimento não requer alinhamento perfeito das paredes.

Para criar um relevo interessante, dispositivos improvisados ​​\u200b\u200bsão frequentemente usados. Estes incluem uma esponja ou papel amassado. Também é permitido formar o padrão à mão.

De granulação fina

O uso de gesso de grão fino para decorar uma varanda requer um nivelamento de superfícies de alta qualidade. Como resultado, o acabamento é muito suave. Para obter efeitos decorativos interessantes, vale a pena usar ferramentas especiais. Uma excelente opção seria um rolo, pincel, espátula. Também é permitido o uso de pads diferentes.

Vantagens e desvantagens

As vantagens de usar esse gesso na loggia são:

  1. Esse revestimento na varanda ajudará a criar um microclima adequado. Graças a isso, a sala vai literalmente respirar.
  2. A decoração exterior das instalações e o reboco interior ajudam a manter o regime de temperatura.
  3. O método melhora as propriedades de isolamento acústico.
  4. O gesso oferece alta resistência ao impacto e outros danos mecânicos.
  5. A camada decorativa é fácil de limpar.

Apesar de sua versatilidade, o gesso decorativo tem uma desvantagem significativa. Está no processo de aplicação trabalhoso e nas dificuldades de criar uma imagem nas paredes. Se a varanda já estiver coberta de musgo ou pedra, a combinação do revestimento com o rebordo decorativo exigirá assistência profissional.

Como fazer você mesmo

Para finalizar a varanda com as próprias mãos, vale preparar tudo o que você precisa e se familiarizar com os recursos tecnológicos do processo.

o que é necessário

Em primeiro lugar, vale a pena preparar ferramentas e materiais. Isso facilitará o processo de acabamento.

espátulas

Sem uma espátula, não será possível obter um revestimento bonito e uniforme. Para obter bons resultados, vale a pena escolher várias opções.

Recipientes para diluir misturas

É necessário diluir a composição para gesso em recipientes especiais. Eles devem ser preparados com antecedência.

É necessário diluir a composição para gesso em recipientes especiais.

Esponja

Esta ferramenta irá ajudá-lo a se livrar da sujeira indesejada. A esponja também é usada para criar efeitos decorativos interessantes.

fita adesiva

Com fita crepe, será possível colar certas áreas das superfícies nas quais a solução não deve penetrar.

alisador de metal

Este dispositivo é necessário para criar uma superfície plana após o trabalho.

Pincéis com cerdas diferentes

Tais adaptações permitem obter efeitos decorativos interessantes. Eles também permitem que você acesse locais de difícil acesso.

Skate

Com a ajuda de rolos, é possível obter padrões de textura interessantes.

Luva para acabamento de rejunte

Este dispositivo é usado para processar as paredes após a conclusão de todo o trabalho.

Preparando as paredes

Para que o gesso decorativo fique bem, vale a pena preparar adequadamente as paredes.

Limpando o revestimento antigo

Em primeiro lugar, recomenda-se limpar as superfícies verticais de sujeira e poeira. Também vale a pena remover os restos de tinta.

Em primeiro lugar, recomenda-se limpar as superfícies verticais de sujeira e poeira.

Dilatação, decapagem e preenchimento de vazios

Limpar e vedar rachaduras e outros danos não é insignificante. Para obter bons resultados, vale a pena usar um gesso. Também é permitido o uso de argamassa de cimento.

Alinhamento

Recomenda-se nivelar idealmente as paredes somente se for planejado o uso de uma composição de baixo relevo. Em outros casos, vale a pena suavizar quedas e solavancos graves.

Para complementar o reboco texturizado com ladrilhos, recomenda-se nivelar as paredes da varanda.

Aplicação de primer especial

Este procedimento ajuda a melhorar a aderência e força de adesão de superfícies e gesso decorativo.A substância do primer é selecionada levando em consideração o tipo de revestimento áspero.

Tecnologia de aplicação

Para obter bons resultados de revestimento, o efeito certo deve ser escolhido e a tecnologia do procedimento deve ser rigorosamente respeitada.

Imitação de pedras pequenas

É possível imitar pequenas pedras com movimentos circulares agudos, que devem ser direcionados em uma direção.

besouro de casca

Sulcos na superfície ajudam a criar essa cobertura. Eles devem ser diferentes em direção e amplitude.

Gesso de cal ou areia

Ferramentas de modelagem dedicadas ajudam a criar uma imitação de calcário. Um relevo arenoso é criado da mesma maneira.

Ferramentas de modelagem dedicadas ajudam a criar uma imitação de calcário.

ondulado

Este tipo de revestimento envolve a aplicação da composição em camadas de aproximadamente a mesma largura.

Neste caso, recomenda-se realizar movimentos em zigue-zague e muito amplos.

imitação de travertino

Vale a pena imitar o travertino com uma mistura de duas cores. Recomenda-se jogá-lo na parede com uma camada fina e depois alisá-lo.

Casaco de pele

Esse revestimento pode ser obtido jogando a mistura na parede. Neste caso, uma malha é previamente anexada a ela.

Como rebocar uma varanda com gesso quente

Uma varanda quente se assemelha a uma sala interior em termos de recursos. Ele não tem medo de fatores externos. Para aquecer a varanda, ela é revestida com uma folha de isolamento. Para isso, utiliza-se espuma ou poliestireno expandido. O isolamento folheado é frequentemente usado.

O poliestireno expandido não causa condensação nas paredes. Não requer a instalação de um quadro. É permitido fixar as folhas com cola ou cavilhas. Eles são resistentes e duráveis.

Regras de cuidado

O gesso decorativo na superfície interna da varanda ajuda a criar um revestimento resistente à umidade. É permitido limpá-lo com uma esponja macia ou uma escova. Para fazer isso, use água morna. Recomenda-se adicionar detergentes a ele. Neste caso, agentes abrasivos agressivos não devem ser usados. Para cuidados preventivos, é permitido o uso de lenços umedecidos.

Dicas e truques adicionais

Para obter bons resultados no acabamento da varanda, vale a pena escolher a composição certa para esse procedimento. Deve atender aos seguintes requisitos:

  1. Permeabilidade ao vapor de água. Para este parâmetro, as substâncias sintéticas ocupam o primeiro lugar. Eles absorvem um mínimo de umidade, o que garante a criação de um microclima ideal na varanda. Na ausência de isolamento, este parâmetro é de grande importância.
  2. Habilidade para trabalhar com diversos materiais. O uso de acabamentos decorativos é inviável se a argamassa não aderir à parede. Nem todas as formulações têm excelentes propriedades adesivas quando aplicadas ao concreto. O material selecionado deve ter alta aderência à superfície a que se destina a ser aplicado.
  3. Isolamento térmico e acústico. Isso é muito importante para loggias que fluem suavemente para a sala. Assim, é possível diminuir o nível de ruído que vem da rua, bem como diminuir o consumo de calor. É melhor usar materiais de granulação grossa para esse fim. Eles contêm grandes fragmentos de granito ou mármore.

Com a escolha certa do material e o cumprimento rigoroso das recomendações de acabamento, bons resultados podem ser alcançados. O revestimento de alta qualidade não requer cuidados especiais e é resistente ao estresse mecânico. Ajuda a reduzir a perda de calor, evita a absorção de odores e consegue um excelente microclima.

Decorar uma varanda tem muitas vantagens. Este procedimento melhora a aparência da sala, tornando-a quente e aconchegante. Para obter bons resultados, é necessário escolher a composição certa e seguir rigorosamente as recomendações do procedimento.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha