Instruções sobre como consertar e desmontar um secador de cabelo com as próprias mãos
O secador de cabelo é composto por muitos componentes internos que podem falhar devido ao uso indevido, desgaste e danos mecânicos. Dependendo do mau funcionamento específico, é necessário reparar o secador de cabelo ou substituir componentes individuais. Na maioria das situações, é possível diagnosticar uma falha e reparar você mesmo o dispositivo.
Projeto e princípio de operação
Os principais componentes de um secador de cabelo são: um motor, um ventilador, um elemento de aquecimento e um circuito elétrico. A parte frontal do dispositivo possui uma rede protetora com uma malha fina que impede a entrada de detritos e cabelos compridos. O design e os interruptores integrados diferem dependendo dos modos de operação possíveis e do fabricante.
O princípio de funcionamento consiste na admissão de um fluxo de ar pela parte traseira do aparelho, posterior aquecimento até a temperatura desejada e saída por um bocal convergente.Na parte frontal você pode colocar vários acessórios, que podem ser feitos na forma de pentes ou escovas.
Diagrama elétrico
A maioria dos secadores de cabelo padrão possui um circuito elétrico simples. Estas unidades estão equipadas com um interruptor que liga o ventilador e o aquecedor elétrico. Para a fabricação de um aquecedor elétrico, é utilizado nicromo enrolado em uma mola, independentemente da modificação. Os modelos modernos de dispositivos possuem dois reguladores - para controlar a velocidade de sopro e a temperatura do ar.
Causas e métodos para eliminar avarias
Existem muitas razões pelas quais um secador de cabelo não funciona corretamente. As causas mais comuns de avarias são:
- violação de regras operacionais;
- defeitos de fabricação;
- sobrecarga;
- desgaste natural dos componentes internos pelo uso prolongado;
- curto circuito;
- dano mecânico.
Como consertar um secador de cabelo depende do mau funcionamento específico. Para entender a falha do dispositivo, você precisa diagnosticar procurando sinais de vários problemas.
desligamento periódico
Uma causa comum de desconexão intermitente é o atrito do cabo de alimentação no ponto onde ele se conecta ao dispositivo ou próximo à tomada. Para pequenos danos, você pode enrolar uma seção do cabo com fita adesiva para prender os contatos internos. Se a maior parte do cabo de alimentação estiver desgastado, será mais fácil substituí-lo.

Além disso, pode ocorrer o desligamento periódico do secador de cabelo se o aparelho estiver sobrecarregado. Como resultado de uma falha interna, ocorre o superaquecimento e o dispositivo para de funcionar até que esfrie.
o cheiro de queimado
Se durante o funcionamento do secador de cabelo sai ar quente com cheiro a queimado pronunciado do bico, a razão para isso está escondida na baixa velocidade de rotação da turbina devido ao acúmulo de cabelos no eixo do motor. Normalmente, o cabelo enrola no eixo entre o impulsor e a carcaça do motor ao usar pentes. Para resolver o problema, você precisa se armar com uma ferramenta afiada e remover cuidadosamente o cabelo do caule.
Desligamento após operação de curto prazo
O desligamento espontâneo do secador de cabelo após uma operação curta ocorre quando a turbina para ou funciona lentamente. Assim como o cheiro de queimado, o desligamento ocorre quando o cabelo é enrolado no eixo do motor. Por motivos de segurança, a proteção térmica é acionada automaticamente e o aparelho deixa de funcionar.
O aparelho não liga
Quando o secador de cabelo não liga quando você muda para o modo de trabalho, é porque o interruptor de modo está com defeito ou o cabo de alimentação está danificado. Para estabelecer a causa exata do mau funcionamento, é necessário desmontar o dispositivo para realizar diagnósticos complexos e verificar o estado do interruptor.
Nos casos em que o secador de cabelo não pode ser ligado devido a um interruptor quebrado, ele pode ser reparado restaurando a integridade dos contatos. Se a causa do mau funcionamento for um cabo danificado, ele pode ser substituído ou removido e enrolado com fita isolante.
Ar frio
O fornecimento de ar frio pelo bocal pode ocorrer por vários motivos.

Os mais comuns são:
- mau funcionamento do interruptor que ativa o modo de aquecimento do ar (na presença do modo de resfriamento e aquecimento);
- quebra espiral;
- oxidação dos contatos do sistema de proteção térmica.
Para fins de diagnóstico, é necessário ligar as partes do secador de cabelo com um dispositivo especial - um multímetro. Com base nos resultados do teste, é possível detectar componentes defeituosos. Dependendo da condição e desempenho das peças da unidade, é necessário seu reparo posterior ou substituição completa.
Apenas um modo funciona
A operação em apenas um modo, mesmo quando a posição da chave é alterada, indica mau funcionamento do regulador, quebra de uma das espirais ou mau funcionamento do diodo VD1. Para o diagnóstico, você precisa chamar todos os componentes com um multímetro e reparar ou substituir as peças defeituosas.
Como desmontar corretamente
Desmontar a caixa de um secador de cabelo costuma ser complicado, porque suas partes são mantidas juntas por travas internas e é difícil encontrar sua localização por fora. Em qualquer tipo de aparelho, sempre existe um parafuso autorroscante localizado na alça, na área de entrada do cabo de força no corpo. Como regra, o parafuso autorroscante é coberto com uma tampa ou adesivo decorativo. Ao começar a desmontar o gabinete, você deve executar as seguintes etapas em sequência:
- Remova a tampa de plástico ou remova a etiqueta e desaperte o parafuso autorroscante.
- Separe ligeiramente as partes da caixa e encontre a localização das travas internas. Na maioria dos casos, os fixadores estão localizados na parte inferior do cabo e na área do bocal.
- Pressione as travas através da abertura formada usando uma chave de fenda de ponta chata. Depois de separar as travas laterais, as travas superiores podem ser liberadas sozinhas.
- Depois de desmontar a caixa, eles realizam diagnósticos para determinar as falhas existentes.

Exemplos de reparos DIY
Na maioria das vezes, o secador de cabelo falha se o cabo de alimentação estiver desgastado ou o motor com a turbina não funcionar corretamente. Os modelos modernos de aparelhos são equipados com proteção térmica e fio grosso para enrolar a espiral, o que reduz o risco de queima. Dependendo do mau funcionamento específico, é realizado um reparo ou substituição de componentes apropriados, portanto, você deve se familiarizar com exemplos de reparos comuns para evitar erros comuns.
Cabo de energia
Devido ao movimento intenso do secador de cabelo durante a operação, o cabo de alimentação é constantemente dobrado. Os fios dentro do cabo são compostos por vários fios e são bastante fortes, mas dobras frequentes farão com que quebrem com o tempo . Um sinal típico de fios de cordão danificados é o desligamento periódico do aparelho durante o processo de secagem.
Para encontrar o local onde o cordão foi danificado, é necessário fixá-lo no centro e começar a mexer primeiro perto do plugue e depois na entrada do corpo. Para verificar o estado dos fios, você também pode tocá-los com um multímetro tocando em um dos pinos do soquete. Se os fios estiverem desgastados saindo do soquete, o próprio soquete precisará ser substituído e os fios descarnados.
Quando o cabo estiver danificado no ponto de entrada no invólucro, você deve cortar a seção com falha e religar os terminais de contato. Para retirar as vagens com uma faca, primeiro desdobram-se as antenas que seguram os fios para os lados. Em seguida, alguns dos fios são cortados, o isolamento é removido e conectado aos terminais com um ferro de solda.
Circuitos de potência do motor
Um circuito aberto na alimentação do motor ocorre devido a danos nos diodos retificadores. É possível detectar uma falha após a desmontagem do dispositivo.Percebendo a lacuna, você precisa ligar os diodos restantes com o testador para garantir que estejam funcionando corretamente. Se o diodo estiver danificado, o motor pode continuar funcionando, mas apenas meia onda da tensão retificada será direcionada ao componente.
Para resolver o problema com o circuito aberto da fonte de alimentação, é necessário soldar o diodo danificado e instalar um análogo funcional em seu lugar. A tensão de alimentação do motor deve variar entre 9 e 12 V em um nível de corrente de até 0,5 A. Essas características podem ser fornecidas pela maioria dos diodos retificadores padrão.

Durante o reparo, você também deve remover o cabelo enrolado no eixo do motor e tratar os rolamentos com óleo de máquina. Apenas coloque um pouco de óleo onde o eixo se conecta à carcaça do motor e gire o eixo algumas vezes.
Se ocorreu um circuito aberto da fonte de alimentação devido a um mau funcionamento do próprio motor, pode ser necessário substituí-lo.
Antes de instalar um novo motor, verifique-o. Ao conectar o motor a uma fonte de tensão constante, você deve primeiro verificar a polaridade e depois trocar os fios. Este método ajudará a verificar a condição de todos os diodos.
Interruptor e botões de ar frio
Em situações em que o secador de cabelo não pode ser iniciado e o diagnóstico do cabo indica sua condição de funcionamento, a causa do problema é a danificação dos contatos conectados ao interruptor de modo. Se, como resultado dos modos de comutação, a temperatura do ar de alimentação não mudar, o botão de início do resfriamento estiver quebrado, a proteção térmica ou o elemento de aquecimento não funcionar corretamente.
Via de regra, os interruptores de modo dos dispositivos são soldados em uma placa compacta, que é fixada com parafusos auto-roscantes ou mantida em guias especiais.
Quando não for possível diagnosticar a chave discando, deve-se tentar limpar os contatos com um dispositivo fino através do orifício próximo ao motor. Freqüentemente, o contato queima apenas em um modo de operação e os outros são totalmente utilizáveis. Em tal situação, é permitido reconfigurar a comutação para um contato de trabalho, mas um dos modos não será iniciado.
Devido a contatos queimados, o calor elevado pode danificar o invólucro e deformar a chave. Uma maneira de resolver o problema é conectar os fios diretamente e deixar um modo de trabalho. Neste caso, o secador de cabelo liga-se automaticamente após ser ligado à corrente.
Se o botão de partida do ar refrigerado estiver quebrado e não houver como substituí-lo, é necessário curto-circuitar suas saídas. Como resultado, a função de resfriamento de ar em si não funcionará, mas será possível usar o restante dos modos do dispositivo.

Proteção térmica
Como proteção térmica dentro do secador de cabelo, são utilizados dois contatos que estão em contato um com o outro. Um deles é fixado em uma placa de metal. Ao aquecer a placa acima da temperatura permitida, ela se curva para cima e os contatos se abrem, o que causa um circuito aberto na alimentação do componente de aquecimento.
Se o botão para mudar para o modo de fornecimento de ar frio estiver em boas condições e a bobina não apresentar falhas, a causa da falha é a oxidação dos contatos do relé de proteção térmica.
Para restaurar o desempenho, é necessário colocar uma lixa de malha fina dobrada duas vezes no espaço entre os contatos e, pressionando a placa várias vezes, empurrar o papel para frente.
Elemento de aquecimento
Quando em qualquer modo de operação sai ar resfriado do bocal do secador de cabelo, enquanto o botão do modo de resfriamento não é pressionado e a proteção térmica funciona, a falha está associada a uma espiral de nicromo. Ele desempenha o papel de um elemento de aquecimento no dispositivo.
É possível notar uma quebra da espiral por inspeção visual após a desmontagem da caixa do secador de cabelo. E a violação do contato nas pontas do fio com os fios nem sempre é possível detectar por sinais externos. Se os rebites vazados não apresentarem escurecimento acentuado, é necessário um teste com multímetro para diagnóstico. Para restaurar o contato na conexão, será necessário crimpá-lo com um alicate. É importante ter cuidado ao realizar o trabalho para não destruir a frágil estrutura.
Nos tipos modernos de secadores de cabelo, a espiral raramente queima e quebra, mas se ocorrer esse mau funcionamento, a espiral deve ser substituída. As tentativas de emendar o fio espiral só podem resolver o problema por um curto período de tempo. Se a espiral estiver desgastada, após o reparo ela queimará novamente em outra área.
Fã
Com o uso frequente do secador de cabelo, o duto de ar fica entupido no aparelho. Para restaurar o funcionamento do ventilador, você deve remover o filtro do dispositivo, se houver, e depois fazer uma limpeza completa. Recomenda-se usar uma escova macia para remover a poeira de fendas de difícil acesso.

Na maioria dos casos, as pás do ventilador embutido não giram ou funcionam na velocidade mínima ao enrolar cabelos longos no eixo do motor. Diante desse problema, é preciso desmontar cuidadosamente a hélice do eixo, evitando inclinações e fortes pressões, para depois retirar os pelos enrolados e a sujeira acumulada.
Termostato
Alguns modelos de secadores de cabelo estão equipados com a possibilidade de autorregulação. Um divisor resistivo é instalado nos dispositivos, cujo componente é um elemento que reage à temperatura. Se o termostato falhar, você pode tomar as seguintes medidas:
- elimine o termostato interrompendo o circuito e verifique a reação do aparelho;
- encurte os fios e ligue o secador.
Se um secador de cabelo só for capaz de responder a um valor de resistência fixo, há uma grande probabilidade de que as tentativas de reparo sejam ineficazes. A melhor solução para o problema é substituir o termostato.
Remova o cabelo do dispositivo
As nuances do processo de depilação de um secador de cabelo dependem do tipo específico de aparelho. Neste caso, várias regras gerais devem ser observadas:
- Antes de desmontar e limpar o secador de cabelo, você deve desconectá-lo da rede elétrica. Caso contrário, existe o risco de choque elétrico ou curto-circuito.
- Não use um pano úmido, água ou outros líquidos para limpar os componentes internos.
- A limpeza é permitida com meios improvisados - escova de dentes, aspirador de pó, pinças.
BaByliss
Para desmontar o secador de cabelo BaByliss, você deve seguir uma série de etapas. Requer em particular:
- Desmonte o bocal desaparafusando os fixadores.
- Use uma chave de fenda para remover o anel de retenção localizado próximo ao bocal.Via de regra, o anel é facilmente alimentado e removido sem muito esforço.
- Remova o copo retentor próximo ao cabo de alimentação. O elemento é fixado no corpo por duas travas.
- Separe as partes da caixa presas por travas em cada lado. Se a caixa for de plástico translúcido, durante um exame externo será possível detectar facilmente a localização das travas.
- Desparafuse o rotor do ventilador e acesse o eixo no qual o cabelo está enrolado.
- Remova elementos estranhos com dispositivos improvisados e monte o secador de cabelo na ordem inversa. Para não cometer erros comuns durante a montagem, é recomendável tirar fotos dos estágios principais durante a desmontagem.

Viconte
A sequência de desmontagem da carcaça do secador Viconte é a mesma do aparelho da marca BaByliss. A diferença do sistema interno é que dificilmente será possível desmontar o impulsor do eixo do motor com o jogo básico de ferramentas. Para remover as cerdas e aparar o rolamento, você pode fazer um furo na carcaça do suporte do motor. É importante calcular corretamente a localização do furo para não destruir o motor ou a própria roda.
O corpo do suporte do motor é fino, então você pode fazer um furo com uma faca afiada. Um diâmetro de orifício adequado é de 3-5 mm. Um gancho feito de um simples clipe de papel é enfiado no orifício e todo o cabelo crespo é cuidadosamente removido. Uma simples seringa médica pode ser usada para lubrificar o rolamento. Basta colocar uma gota de óleo de motor onde o eixo entra no motor e girar a roda algumas vezes.
Para testar o ventilador, você precisa fornecer 10V à ponte de diodos da fonte DC.A verificação é opcional, mas ajudará você a verificar imediatamente se o ventilador está funcionando corretamente após a depilação. Se os resultados do teste indicarem a operação estável do dispositivo, resta montar a estrutura. O orifício feito não precisa ser bloqueado, pois se encaixará perfeitamente no corpo do secador de cabelo.
Regras de manutenção e operação
O cumprimento estrito das regras de operação e manutenção reduz o risco de avarias. Se todas as recomendações forem seguidas, o secador de cabelo funcionará corretamente e não exigirá reparos periódicos. As regras básicas são as seguintes:
- Antes de usar o dispositivo, verifique o estado do cabo de alimentação e, durante o armazenamento, não o enrole na alça. Caso contrário, o cabo ficará dobrado.
- Só pode utilizar os acessórios fornecidos de série, bem como os especialmente concebidos para um determinado modelo de secador de cabelo.
- Em locais com alta umidade, você deve abster-se de usar o dispositivo. Você também deve evitar a interação com a água.
- Usando uma versão econômica do dispositivo, você pode instalar independentemente um filtro de malha fina na entrada de ar, o que evitará que uma grande quantidade de cabelo e sujeira seja sugada para o corpo.
- Percebendo os sinais de qualquer manifestação de avaria, deve desligar imediatamente o aparelho da eletricidade e efetuar diagnósticos para detetar todos os problemas existentes.
- Você não deve superaquecer o secador de cabelo, portanto, se precisar usar o aparelho por muito tempo, adquira um aparelho profissional projetado para operação contínua e prolongada.
- Antes de guardar o aparelho em um armário, é preciso esperar até que esfrie completamente, o que leva cerca de meia hora.


