Cálculo da área de pintura de tubos em m2 por fórmulas e calculadora
Quase todas as casas ou apartamentos usam redes de água ou esgoto. Ao renovar as instalações, é necessário renovar o revestimento anticorrosivo. Para isso, são utilizadas composições especiais, que são selecionadas em função do material de que é feito o produto. Para saber quanto você precisa comprar, você precisa saber o cálculo da área da tubulação.
Como calcular corretamente a área de pintura de acordo com as fórmulas de cálculo
Para determinar o consumo de materiais de pintura, não basta saber o comprimento e o diâmetro do tubo. Para fazer isso, você deve levar em consideração o formulário:
- cilíndrico;
- perfil;
- cônico;
- ondulado.
Além disso, é levado em consideração se os tubos são de metal, concreto armado ou plástico. Para calcular com precisão a quantidade necessária de tinta, você precisa considerar o cálculo da área para diferentes tipos separadamente.
Cilíndrico
Para calcular o consumo de tinta de um tubo cilíndrico, são determinados os seguintes parâmetros:
- comprimento, L;
- diâmetro externo, d.
Para o cálculo, você precisa do número. Desde a escola, muitos sabem que é igual a 3,14. Com base nesses dados, são calculados:
S=*D*L.
Conhecida a fórmula, fica mais fácil calcular a quantidade de materiais a serem tratados.

produtos de concreto
Para calcular a área (S) da linha de esgoto, use a fórmula acima. Esses produtos de concreto armado são frequentemente encontrados em apartamentos. A medição de seus parâmetros é difícil. Para fazer isso, usando uma fita métrica flexível, determine a circunferência Loh... O comprimento é obtido a partir do valor da altura do solo HEh... Então S será igual a:
S=Loh*HEh
Se o diâmetro for conhecido, então S pode ser igual a:
70cm - 1,99m2;
1m - 2,83m2;
2m - 5,65m2.
Perfil
Os tubos de perfil têm uma seção transversal retangular. Às vezes, todos os cantos são arredondados e às vezes não. Para calcular a área no primeiro caso, é melhor usar o método fornecido para o duto RC. Mas, se não houver fita métrica disponível, você pode usar a seguinte expressão:
S=2*L*(L1+W2)
A fórmula contém duas larguras de perfil (W1 e W2) e seu comprimento (L).

cônico
Basta calcular a área do tubo cônico. Estas são as lacunas no pipeline que têm uma expansão regular de ponta a ponta. Se você desdobrar o produto, obtém um trapézio. Com base no cálculo do S de um trapézio isósceles ao longo das bases, esse parâmetro pode ser obtido para um tubo cônico.
Isso exigirá raios externos desde o início (R1) e fim (R2) alguns produtos. Dado o comprimento conhecido (L) S é calculado a partir da expressão:
S = π * (R1+R2) * EU
Como você pode ver, essa configuração é muito fácil de encontrar.
Ondulado
É preciso mais esforço para encontrar a área de um tubo corrugado. A construção deste produto de metal ou plástico é dividida em três partes. Existem dois cilindros no início e no final do tubo. Seu S é calculado pelas expressões acima.
A própria corrugação consiste em um grande número de tubos ou anéis cônicos, ligeiramente conectados entre si, o que permite comprimir, expandir e dobrar. Para calcular S, comprima totalmente a ondulação e meça o interior (R1) e externo (R2) raios nos pontos de dobra. Área do anel (SNO) será igual a:
Sk = π * (R22-R12)
Agora este valor deve ser multiplicado pelo número de seções (NCom). Como resultado, a fórmula para a peça corrugada é:
S=SNO* NÃOCom.
Se houver um filete de raio (R3), então sua área (Svs) é calculado:
SCom= 2 * π2*R2* (R2-2R3)
Resumindo todos esses Sm, você pode obter toda a superfície da ondulação.

Como calcular o consumo de tinta
Quando se conhece a superfície a pintar, não é difícil determinar a capacidade de pintura da quantidade necessária. Existem vários tipos de composições de coloração que diferem em sua composição e consumo:
- alquídico, solvente, óleo;
- acrílico.
Os primeiros são caracterizados por uma vazão de cerca de 300-400 ml/m2... Para o segundo - 100-200 ml / m2... Com base nesses dados, é muito fácil adquirir a quantidade necessária de tinta.

