Como você pode pintar espuma e a escolha da composição, instruções de trabalho passo a passo
A coloração da espuma de poliestireno é considerada um problema significativo nos trabalhos de acabamento. Existem muitas opções de materiais usados para reparos. A estrutura porosa da espuma permite que seja utilizada para isolamento acústico na decoração de paredes ou divisórias entre ambientes. Também é frequentemente usado para decoração ou trabalhos decorativos. Portanto, muitas pessoas estão interessadas em saber como é permitido pintar poliestireno.
Características da espuma de tinta
Para trabalhos de reparo, diferentes tipos de espuma são usados. Nesse caso, eles usam:
- placas de forro de espuma ou poliestireno;
- rodapés;
- detalhes decorativos;
- blocos para trabalho ao ar livre.
Esses produtos se distinguem por uma composição especial que requer coloração rápida. Normalmente, este procedimento é realizado nas seguintes situações:
- Soluções de projeto. O isopor para decorar teto ou rodapés nem sempre precisa ser branco.A necessidade de mudar a tonalidade original às vezes está associada ao desejo de tornar o interior lacônico ou interessante. A coloração também ajuda a renovar a superfície.
- Eliminação de irregularidades. Uma característica negativa do poliestireno é a sua fragilidade. Após a aplicação do corante, é possível remover saliências devido a fixação imprecisa ou outros defeitos. Além disso, a coloração ajuda a tornar as costuras menos perceptíveis.
- Proteção contra a influência negativa de fatores externos. Os raios solares são particularmente prejudiciais ao poliestireno. Sob sua influência, observa-se o aparecimento prematuro de amarelecimento. Fortes variações de temperatura levam a uma perda de resistência de isolamento. O uso de tintas protetoras ajuda a tornar os blocos mais duráveis e garante a possibilidade de operação a longo prazo.
Polyfoam é considerado um material acessível, cujas desvantagens podem ser eliminadas por um simples procedimento de coloração. Nesse caso, é importante escolher o corante certo.
Formulações recomendadas para coloração
Para coloração completa de produtos de espuma, devem ser usadas substâncias que atendam aos seguintes requisitos:
- resistência à água, altas temperaturas, produtos químicos;
- a necessidade de viscosidade;
- composição homogênea;
- aderência segura à superfície.

Tanto os corantes acrílicos quanto os aquosos se encaixam bem dentro desses parâmetros. Eles são usados com mais frequência para colorir a espuma.
Critérios para escolher a composição certa
Ao escolher uma substância para colorir a espuma, recomenda-se levar em consideração as peculiaridades da mineração de superfície.
Dentro
Para trabalhos de interior, são sempre utilizados materiais à base de água.Eles são caracterizados por um preço baixo, mas ao mesmo tempo não são resistentes à água ou poeira forte. Portanto, tais composições são utilizadas exclusivamente para trabalhos internos.
Ao aplicar a substância nas partes internas da peça, é possível atingir a viscosidade ideal do corante. Isso ajuda a mascarar os poros do material sob uma camada uniforme de tinta. Antes de usar a substância, vale a pena limpar os revestimentos com um pano seco. Isso ajudará a remover a poeira e outros contaminantes.
Fora
Ao pintar objetos e superfícies localizadas ao ar livre, use soluções à base de acrílico. Eles são caracterizados por alta resistência a fatores externos. Além disso, essas tintas são mais caras e são consideradas pouco duráveis. Isso cria a necessidade de atualizações periódicas.
No caso de usar corantes como revestimento de espuma, que é usada para isolamento térmico, características de alta elasticidade são importantes. A substância deve ser resistente às condições meteorológicas - chuva e flutuações de temperatura.
Para uso em água
Para colorir a espuma, que se destina a trabalhar na água, são utilizados corantes à prova d'água. Na maioria das vezes, essa necessidade surge ao projetar carros alegóricos. Normalmente, marcadores à prova d'água ou marcadores permanentes são usados para bolas de isopor. Também é aceitável usar um corante de polímero ou poliuretano de uma lata de spray.

Para a decoração
Para pintar artesanato ou objetos decorativos, vale a pena usar substâncias à base de água. Correspondem aos seguintes parâmetros:
- respeito pelo meio ambiente e segurança das pessoas;
- facilidade de aplicação;
- boa permeabilidade ao vapor;
- ausência de odor pronunciado;
- disponibilidade;
- variedade de cores;
- parâmetros de alta viscosidade - isso ajuda a esconder pequenos defeitos e poros.
Como preparar e pintar corretamente
Para que a coloração da superfície da espuma seja bem-sucedida, recomenda-se prepará-la bem. A conformidade com a tecnologia de coloração não é desprezível.
Nivelamento de superfície
Para começar, recomenda-se nivelar a superfície. Isso ajudará a aplicar a cor uniformemente e obter bons resultados.
Limpeza
Antes de usar corantes, recomenda-se remover poeira e sujeira da superfície das placas. Neste caso, o material deve ser enxaguado com água. Se isso não for possível, é permitido usar um pano limpo e úmido.
Preenchimento
Recomenda-se preparar as superfícies limpas com um primer acrílico. Depois disso, vale a pena remover manchas e manchas de gelo. Se isso não for feito, a mancha apenas acentuará os defeitos do primer.

massa de vidraceiro
O uso de uma camada de massa de cobertura expande muito os limites do uso do corante. Graças à criação de uma camada intermediária, é possível neutralizar o efeito destrutivo dos corantes ativos na espuma.
Tingimento
Pincéis são frequentemente usados para pintar em espuma de poliestireno. Seus tamanhos e formas dependem do tipo de corante. Também é influenciado pelo tipo de superfície. Para grandes superfícies planas, use escovas largas. Se quiser pintar detalhes decorativos com padrões ou curvas complexas, use pincéis finos.
Use um pincel redondo para aplicar a tinta em um rodapé côncavo. Para aplicação uniforme da camada de tinta, é permitido aplicar pinceladas apenas em uma determinada direção. Para obter uma tonalidade uniforme, vale a pena usar várias camadas.
Se você planeja pintar elementos complexos, deve colar as partes que devem permanecer limpas com fita adesiva. Nesse caso, é permitido usar um rolo em uma vara. Graças ao seu uso, é possível capturar grandes áreas. Isso acelera muito o processo de tingimento. Além disso, o procedimento permite aplicar a tinta de maneira mais uniforme.
Para trabalhos ao ar livre, é permitido usar uma pistola de pintura. Esta opção de tingimento é rápida. No entanto, é necessária alguma habilidade para aplicá-lo, caso contrário, corre-se o risco de manchar a superfície do material.
Para conseguir a tonalidade desejada, vale a pena usar uma paleta de cores que se vende em qualquer loja de ferragens.
Às vezes é necessário pintar elementos de espuma com guache ou aquarela. Para isso, é permitido o uso de pincéis artísticos vendidos em lojas especializadas.

Características de trabalhar com variedades
Para que a coloração da espuma tenha sucesso, é importante levar em consideração o tipo de revestimento. Nesse caso, vale a pena escolher a tinta certa e seguir as regras para sua aplicação.
Penoplex
Este material raramente precisa ser pintado. Geralmente é usado para isolar fachadas, telhados ou rodapés. Em tal situação, outros materiais são aplicados ao revestimento. Estes incluem gesso ou fibra de vidro. Também é permitido o uso de membranas especiais - à prova de vento ou permeáveis ao vapor.
Se você ainda precisa cobrir o penoplex com um corante, deve dar preferência a essas opções ao escolher uma substância, como acontece com a espuma comum.
poliestireno expandido
Ao pintar poliestireno, deve-se ter em mente que os solventes têm um efeito negativo sobre ele. Se o material tiver um padrão, ele desaparecerá após a aplicação da substância.Infelizmente, muitas tintas são baseadas em tais solventes. Substâncias que afetam negativamente a estrutura da superfície incluem gasolina, acetona e querosene. Também incluídos nesta categoria estão o white spirit e o epóxi.
Ao escolher um corante, recomenda-se ler atentamente a composição para excluir a presença dessas substâncias. Existem muitos corantes de látex à base de água. Essas substâncias são totalmente seguras para espuma de poliestireno expandido. As superfícies feitas desse material podem ser revestidas com substâncias de polímero acrílico.
Os corantes à base de água são vendidos exclusivamente na cor branca. Para dar a tonalidade desejada, são utilizados pigmentos especiais. Eles são chamados de esquemas de cores. Se você usar 2 ou mais pigmentos, poderá obter tons complexos. É permitido fazer você mesmo ou solicitar um serviço em uma loja de ferragens.
O que pode ser pintado sem massa e gesso
Os corantes a serem aplicados na espuma devem ser seguros. Isso significa que as substâncias não podem ter odores tóxicos. Facilidade de aplicação e acessibilidade são de grande importância. Ao escolher uma tinta para uso sem massa e gesso, é importante garantir que ela não contenha solventes. Esses componentes causam danos à superfície.

Artesanato ou outros itens pequenos geralmente são feitos de espuma. Para seu design, use tinta resistente à umidade. É permitido cobrir pequenos produtos com guache. Se for necessário sublinhar um desenho ou fazer algum tipo de acento, é permitido o uso de pincel fino e tintas multicoloridas.
Também é permitido aplicar acrílico na espuma.Eles diferem em uma variedade de tons. Ao mesmo tempo, as desvantagens das substâncias incluem o alto preço e a durabilidade não muito alta.
Antes de usar tinta, certifique-se de ler as instruções na caixa. Também é importante avaliar a compatibilidade do produto com o material. Substâncias à base de acrílico são frequentemente usadas para uso externo. Dentro de casa, é melhor usar uma composição à base de água. Não é necessário o uso de substâncias oleosas à base de óleo secante. Eles não permitem obter uma camada durável.
Dicas e truques adicionais
Para que a coloração tenha sucesso, você deve seguir estas regras:
- Para evitar o aparecimento de estrias e estrias na espuma, é sempre recomendável apontar o pincel em uma determinada direção.
- Se você planeja pintar um rodapé já instalado em uma parede decorada com papel de parede, a fita adesiva ajudará a protegê-los.
- Se não for possível usar um corante seguro sem gasolina e solvente de plástico espumoso, você deve primeiro cobrir a superfície com gesso comum. Isso ajudará a isolar os produtos químicos do material.
A coloração da espuma de poliestireno tem várias características. Para que o procedimento seja bem-sucedido, é importante escolher a substância certa e aprender a usá-la.


