Instruções sobre como instalar lâmpadas em um teto tenso com suas próprias mãos

Os tectos altos são utilizados num grande número de apartamentos, escritórios e outros espaços. A instalação de luminárias em tecto falso é parte integrante do trabalho de instalação. A qualidade da iluminação depende de uma instalação correta, por isso é importante observar uma série de características.

Marcações de teto falso

Para manter a precisão, você precisa fazer uma marcação antes de instalar as luminárias. Para isso, recomenda-se o uso de ferramentas especiais.

roleta e lápis

A marcação com fita métrica e lápis ou marcador deve ser feita antes de esticar a tela. O material é esticado em uma superfície plana ou no chão e os locais das lâmpadas são marcados.


Ao aplicar as marcações, é importante considerar as seguintes recomendações:

  • a distância entre o início do material e a primeira fonte de luz é de pelo menos 20 cm;
  • a distância mínima entre várias lâmpadas é de 30 cm;
  • se o tecto for de vários materiais ligados por soldadura, deixe uma distância da soldadura à luminária de pelo menos 15 cm.

nível de laser

O uso de um nível a laser simplifica muito a tarefa de marcação. Um nível é um instrumento de levantamento que determina a diferença de altura entre vários pontos. Se for necessário colocar apenas uma lâmpada na parte central, uma linha diagonal é traçada a partir de cada canto com um laser e uma marca é feita no cruzamento das linhas.

Ao instalar várias lâmpadas seguidas, as marcações correspondentes são feitas fazendo marcas a uma distância igual uma da outra.

Cálculo da quantidade

Antes de solicitar um teto tenso, você precisa calcular o número necessário de luminárias. O nível ideal de iluminação para 1 quadrado de área em uma sala com layout padrão é considerado 20 watts de potência. Via de regra, a potência das lâmpadas incandescentes é tomada como base de cálculo. Lâmpadas LED e fluorescentes são calculadas de acordo com sua potência equivalente.

Ao escolher o número de luminárias em um teto falso, você deve levar em consideração seus próprios desejos em relação ao brilho da luz. Além disso, a finalidade da sala e os fatores de terceiros que afetam o grau de iluminação desempenham um papel importante. Para salas com altura de parede superior a 3 m, o número de fontes de luz é multiplicado por 1,5.

Materiais e acessórios

Antes de iniciar o trabalho de instalação, você precisa preparar materiais e acessórios. Munido de equipamento completo, será possível instalar as luminárias de forma eficaz e correta.

Antes de iniciar o trabalho de instalação, você precisa preparar materiais e acessórios.

Garras estreitas ou ornitorrinco

É necessário usar grampos ou ornitorrincos estreitos para prender com segurança os fechos. O ornitorrinco também pode ser usado para levantar facilmente o aparelho em caso de instalação incorreta.

Roleta

É mais conveniente marcar uma área grande em uma tela com uma fita métrica, pois o uso de uma régua curta ou outros dispositivos pode levar a erros de medição. Além da fita métrica, recomenda-se a utilização de nível a laser, o que simplifica o procedimento de marcação de locais para luminárias.

Cabo VVGng-Ls de 3*1,5 mm2

O cabo de alimentação é isolado em vinil e possui um revestimento de baixa inflamabilidade com emissão mínima de gás e fumaça. Esse tipo de cabo é ideal para uso em locais onde há grande probabilidade de curto-circuito ou incêndio. A finalidade do cabo VVGng-Ls é transmitir e distribuir tensão elétrica, quando aplicada uma tensão nominal de 0,66, 1 ou 6 kV a uma frequência não superior a 50 Hz.

faca de eletricista

Descascar o isolamento e cortar o cabo requer uma faca de eletricista especial, que é mais conveniente de usar do que simples ferramentas de construção. Usando uma faca, você pode cortar a linha sem danificar o núcleo interno. As principais características da ferramenta são:

  1. A lâmina da faca é curta e seu comprimento varia entre 28 e 100 mm. Via de regra, a lâmina é arredondada com ponta pontiaguda ou tem forma de gancho.
  2. A aresta de corte é de aço carbono endurecido que não sofre corrosão. Em alguns tipos de facas, as pontas das lâminas são protegidas adicionalmente com nitreto de titânio para aumentar a resistência e durabilidade do produto.
  3. Para não danificar os núcleos dos cabos, a faca do eletricista é equipada com um parafuso especial que ajusta a profundidade de corte.

Para não danificar os núcleos dos cabos, a faca do eletricista é equipada com um parafuso especial que ajusta a profundidade de corte.

faca de papelaria

Uma faca é necessária para perfurar o tecido e fazer uma fenda para prender a lâmpada. Você precisa criar slots de acordo com as marcações feitas anteriormente.

Chave de fenda indicadora

Uma chave de fenda indicadora é usada para verificar o nível de tensão nos contatos finais. O uso desta ferramenta permitirá que você não desmonte a estrutura de tensão no futuro para encontrar contatos nos quais a tensão desapareceu.

O melhor tipo de chave de fenda indicadora é o modelo alimentado por bateria. A facilidade de uso reside no fato de que, para verificar a presença de tensão, basta tocar na costura do fio. Dessa forma, você pode verificar se há fiação quebrada segurando um contato de metal e tocando um fio morto com uma chave de fenda. Em caso de corte, o indicador não responderá e, se o fio estiver intacto, o LED acenderá.

Fita perfurada 12*0,7 mm ou suporte rígido ajustável

A fita galvanizada perfurada serve como um laço e é projetada para proteger todos os tipos de cabos e chicotes elétricos. Existem orifícios especiais para rebites e parafusos na superfície da fita perfurada. Uma alternativa mais avançada e durável à fita perfurada é o suporte rígido e ajustável.

braçadeiras Wago

Para conectar os fios das luminárias, você deve preparar os terminais Wago. A tecnologia de fixação não usa uma conexão a parafuso e funciona com base na força da mola. Como é a conexão o ponto mais vulnerável da fiação, é importante usar um alicate de qualidade. Se o contato estiver ruim, há risco de superaquecimento e queima da fiação.

Para conectar os fios das luminárias, você deve preparar os terminais Wago.

anel térmico

O anel térmico destina-se a ser usado como proteção mecânica para um corte em tecido esticado.A presença do elemento reduz o risco de falha progressiva devido a forças de tração. Um benefício adicional do anel térmico é a proteção contra superaquecimento por fontes de luz artificial.

Chave de fenda

A chave de fenda é a ferramenta básica usada para apertar os fixadores. Usando uma chave de fenda, você pode não apenas apertar os parafusos, mas também remover o acessório.

perfurador

Com a ajuda de um furador, são feitos furos nos locais previamente marcados para as lâmpadas. É importante escolher o tamanho certo para a ferramenta.

Unhas

Para fixar a hipoteca no teto, use buchas de pregos. Este tipo de fixador é projetado especificamente para fixação em materiais densos.

fazer uma hipoteca

A presença de uma hipoteca permite que você construa luminárias no teto tenso. Os recessos são feitos de blocos de madeira, folhas de compensado, metal ou plástico. O principal requisito para o material selecionado é a alta tolerância à umidade. Ao usar elementos de madeira, eles são pré-revestidos com compostos de proteção.

Universal

Para a instalação de holofotes, os recessos são feitos de gabaritos de plástico universais. Eles são feitos na forma de uma pirâmide, formada por quadrados ou anéis de diferentes diâmetros.

 Para simplificar a tarefa, você também pode usar a hipoteca em forma de anel pronta.

No caso de instalação de lustre, serão necessárias peças embutidas maiores, que podem transferir uma carga elevada do dispositivo de iluminação para a laje ou outra estrutura. Para simplificar a tarefa, você também pode usar a hipoteca em forma de anel pronta.

Para um diâmetro específico

Se desejar, você pode fazer uma hipoteca de forma independente que corresponda aos parâmetros especificados.Para fazer isso, você precisa comprar o material certo e recortar os detalhes de acordo com a marcação. As hipotecas do tipo "faça você mesmo" devem ser feitas apenas em situações em que a estrutura do teto tenha vários recursos. O processo de fabricação de peças é muito trabalhoso e é muito mais fácil comprar hipotecas prontas.

Cabo de conexão

Ao instalar holofotes, um dos dois esquemas de conexão é usado - paralelo e estrela. A primeira opção para conectar o cabo envolve o acoplamento paralelo de todas as fontes de luz com as conexões dos condutores na própria luminária. Se você escolher um circuito em estrela, deverá inserir todos os condutores em um ponto e colocar um cabo separado para cada foco. A escolha de um diagrama de fiação adequado é baseada na conveniência da fiação.

Blocos terminais Wago e clipes de perfuração

O uso de bornes Wago contribui para a fixação sólida de chicotes de cabos de diferentes seções transversais. Os terminais são grampos planos de aço cromo-níquel com características de mola, o que permite a criação de uma força programável. A força de pressão necessária é formada dependendo da seção transversal e do material do núcleo. A braçadeira cria uma pressão uniforme em toda a área e reduz a probabilidade de alta resistência de contato. Os seguintes requisitos são impostos às pinças de perfuração:

  • resistência à vibração;
  • segurança;
  • confiabilidade;
  • sem necessidade de manutenção adicional.

O uso de bornes Wago contribui para a fixação sólida de chicotes de cabos de diferentes seções transversais.

Como instalar anéis térmicos

Existem várias opções para instalar um anel térmico em uma estrutura de tração. A maneira mais fácil é prender os anéis de aquecimento com um método adesivo. Para isso você precisa:

  1. Prepare a base das luminárias usando um bloco de tábua ou painel de madeira.A altura da base deve corresponder às dimensões da banda de tensão.
  2. Direcione a fiação da base da base para os locais das luminárias.
  3. Anexe o tecido tensor à estrutura pré-equipada. Encontre uma plataforma através do material elástico para a fixação.
  4. Cole o anel térmico na tela usando uma cola de montagem especial.

instalação de lâmpadas faça você mesmo

As nuances da instalação de lâmpadas dependem de sua variedade. Para evitar erros ao realizar o trabalho de instalação, é necessário levar em consideração o tipo de dispositivo e seguir as instruções passo a passo.

Apontar

Para instalar projetores, deve-se colar um perfil arredondado no filme nos locais dos suportes de fixação. Na tela, você precisa fazer furos com antecedência para futuras lâmpadas ao longo do contorno interno do perfil. Ao cortar os furos, é importante ter cuidado para não danificar o tecido tensor. Em seguida, os postes de montagem são instalados usando parafusos de ajuste, os condutores elétricos são removidos e as lâmpadas são conectadas. Em conclusão, resta colocar o anel térmico no corpo e instalar os próprios dispositivos de iluminação.

Ar

Tipos de lâmpadas suspensas podem ser fornecidos em um esquema semelhante à instalação de um lustre. O mesmo princípio é usado devido à estrutura semelhante da peça de fixação.

candelabro de teto

Existem várias maneiras de prender o lustre ao teto extensível. Você precisa escolher o método apropriado com base nos recursos de design do lustre.

Pendurar

Na maioria das vezes, o lustre é fixado em um suporte especial em forma de gancho. O gancho é montado na espessura do piso de concreto e pré-testado enganchando uma carga especial.Outras ações são realizadas de acordo com o esquema padrão - eles colocam um cabo, cortam um buraco no tecido, fixam um anel térmico e penduram um lustre.

Na maioria das vezes, o lustre é fixado em um suporte especial em forma de gancho.

Prancha

Na faixa do teto, na qual o material está preso, marque o ponto de montagem do lustre. Um fio é amarrado no perfil, esticado ao longo do centro do ponto de fixação do dispositivo de iluminação. Levando em consideração as dimensões da tigela do lustre, corte a parte correspondente da barra. Em seguida, faz-se um furo no tecido, instala-se um anel isolante e aparafusa-se o lustre.

faixa de luz LED

Fixar a faixa de LED é muito mais fácil do que outras fontes de luz. As fitas são fixadas na superfície da laje de base antes da instalação do teto tenso. Para manter a faixa de LED no lugar, é recomendável usar cola extra forte, pois será trabalhoso refazer o trabalho.

Com motorista

Ao comprar luminárias de LED, os drivers de LED geralmente são incluídos com eles. A tensão é fornecida a eles e não diretamente ao LED. Os drivers da luminária podem ser integrados ou externos ao corpo e conectados através de um conector.

Recomenda-se a compra de luminárias onde os drivers são conectados por meio de um conector separado.

Se o aparelho parar de funcionar, há uma grande probabilidade de que o driver tenha falhado. Se o driver for colocado separadamente, será mais fácil reparar ou substituir.

Potência recomendada da lâmpada

Para o tipo de filme de tetos tensos, recomenda-se o uso de lâmpadas fluorescentes e halógenas com potência não superior a 20 watts. Também é permitido o uso de lâmpadas incandescentes padrão com potência de até 40 watts. Isso ocorre porque o material pode ser afetado negativamente por efeitos térmicos.Tipos semelhantes de lâmpadas com potência de 35 e 60 W, respectivamente, são montados em tetos de tecido. Não há restrições para as fitas de LED, pois esquentam pouco.

dicas e truques

Recomendações e dicas simples permitem evitar erros comuns ao instalar luminárias. Sua lista inclui o seguinte:

  1. É necessário seguir as instruções de instalação das lâmpadas, levando em consideração sua variedade e características de design.
  2. Para não danificar o material esticado na hora de instalar as luminárias, a marcação e a furação são feitas previamente, colocando a lona sobre uma superfície lisa.
  3. Na falta de autoconfiança, vale a pena confiar a instalação de lâmpadas embutidas a especialistas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha