Instruções passo a passo sobre como pendurar corretamente um lustre no teto

A diferença nas opções de elementos de fixação do lustre e recursos de design causam uma série de dificuldades para muitos. Se você mesmo deseja consertar a fonte de luz, precisa descobrir em detalhes como pendurar o lustre no teto.

Coaching

Quando você planeja pendurar um lustre, precisa se preparar adequadamente. Antes de prosseguir com a instalação da fonte de luz, você precisará encontrar um conjunto de ferramentas e ler atentamente a sequência de trabalho.

Escada

Uma escada é parte integrante do trabalho de instalação.É importante escolher uma escada desse tamanho para que seja confortável chegar ao teto e você não precise se levantar. É melhor escolher uma escadinha com apoio na parte superior, na qual você possa se apoiar confortavelmente nos cotovelos ao levantar a luminária.

Furadeira manual elétrica ou furadeira de impacto

Uma furadeira de impacto ou furadeira elétrica é usada para prender a faixa de montagem ao teto de concreto. O suporte é aplicado na superfície do teto e as marcas são feitas nos pontos de perfuração. Para facilitar o trabalho, é recomendável usar uma furadeira de percussão à prova de poeira para ajudar a reduzir o desperdício ao perfurar um teto.

Caso contrário, você pode usar o aspirador de pó, remover a alça e substituir o orifício pelo pó esfarelado.

Alicates e alicates de corte ou corte lateral com cabos isolados

A necessidade do uso de alicates com cabos isolados se deve à ligação dos fios durante a instalação da luminária. A ferramenta ajuda você a manusear facilmente os fios e realizar várias outras ações com o máximo de segurança.

Várias chaves de fenda

Para prender os fixadores, você precisará de chaves de fenda com diferentes tamanhos e tipos de bases. Recomenda-se levar várias opções de chaves de fenda Phillips e de cabeça chata.

Vários blocos de montagem

Blocos de montagem são um tipo de bloco terminal. Acessórios são necessários ao trabalhar com fios de fixação.

Blocos de montagem são um tipo de bloco terminal.

Fixações necessárias

Existem vários tipos de suportes de lustre. Em regra, o elemento de fixação é fornecido com a luminária. Ao escolher e comprar um dispositivo, você deve prestar atenção imediatamente ao tipo de fixadores para levar em consideração outras características do trabalho de instalação.

instruções de estudo

Tendo preparado um conjunto de ferramentas e acessórios, você pode se familiarizar com as instruções.As regras de instalação impressas podem ser fornecidas com um lustre. Caso contrário, é recomendável estudar as etapas básicas do processo para evitar erros comuns.

Tipos de fixadores e como fazer você mesmo

Diferentes tipos de fixadores têm características distintas e recursos de design. O processo de instalação da luminária depende do suporte escolhido.

Dobradiça no reforço

A dobradiça na luminária permite que você pendure o lustre no gancho embutido. Esta opção de montagem é a mais comum. A base da dobradiça deve ser bem segura. Em particular, pisos de concreto são adequados.

Como regra, um gancho para montagem de luminárias é embutido no teto, mesmo na fase de construção inicial. Antes de fixar o laço, é recomendável verificar a capacidade de carga do gancho. Para fins de teste, uma carga com o mesmo peso ou um pouco mais pesada que o lustre é pendurada no gancho instalado por várias horas. Se o peso fixo não se mover, você pode começar a trabalhar na fixação do lustre.

Caso o gancho seja movido de sua posição original ou caia do teto, você deve fazer o seguinte:

  • faça um furo para um novo fixador com um furador, se isso não foi feito antes;
  • inserir um pino de metal adequado ou pino com um anel e uma mola no orifício de modo que o elemento fique em contato próximo com a superfície interna do orifício;
  • ao trabalhar em um teto de madeira, enrosque um gancho auto-roscante na madeira sem fazer um furo primeiro.

Se o teto for forrado com gesso cartonado ou se for utilizada uma estrutura tensionada, o trabalho de fixação do laço ao gancho torna-se mais difícil.

Se o teto for forrado com gesso cartonado ou se for utilizada uma estrutura tensionada, o trabalho de fixação do laço ao gancho torna-se mais difícil. O drywall é um material durável e só é possível prender o elemento de fixação às chapas se o lustre não pesar mais de 6 kg. Ao instalar um teto de gesso cartonado, é recomendável pensar com antecedência nas nuances da iluminação e fazer um furo sob o gancho instalado.

Fixação do lustre de teto a um suporte ou placa de montagem especial

A fixação a uma placa de montagem ou suporte especialmente projetado difere do uso de uma dobradiça pela distribuição da carga. Nesse caso, a pressão do peso da luminária é distribuída em vários pontos diferentes. O suporte é fixado ao teto por meio de buchas com parafusos auto-roscantes aparafusados. É importante que o peso do lustre não exceda 2 kg.

Travessa ou dupla perpendicular

A barra transversal ou perpendicular dupla destina-se a pendurar a fonte de luz adjacente ao teto. Uma opção comum é o lustre de teto, muitas vezes chamado de suspensão de teto. O desenho da cruz é semelhante ao do suporte e difere apenas no grande número de pontos onde os elementos de fixação podem ser fixados.

Plataforma I-beam confiável

A robusta plataforma I-beam permite a instalação de um grande lustre com uma grande massa. Ao usar uma plataforma I-beam, os laços podem ser fixados em vários pontos. Uma viga I é uma viga de seção transversal padrão, que é um tipo de metal laminado de alta qualidade.

Para a produção, são utilizados perfis de aço de alta qualidade sem adição de liga ou com seu conteúdo mínimo.

As vigas I têm pesos e dimensões diferentes.Para dividir as vigas em categorias, são utilizadas numeração e marcação, o que simplifica a escolha do material, levando em consideração a carga planejada na estrutura. Devido à resistência e confiabilidade do material, as vigas em I suportam fatores externos e cargas aumentadas.

Borboleta

O suporte borboleta raramente é usado para montar luminárias porque só pode suportar lustres muito leves. A borboleta é fixada diretamente em uma superfície de gesso cartonado ou painéis de plástico. Lustres suspensos resistentes são presos a fixadores mais duráveis ​​e resistentes ao estresse.

O suporte borboleta raramente é usado para montar luminárias

Características de instalação em casos difíceis

Em várias situações, torna-se difícil instalar uma luminária no teto. Para evitar erros e evitar mau funcionamento da fonte de luz, você deve estudar o procedimento para diferentes casos de problemas.

Teto baixo

O processo de instalação de um lustre em um teto baixo segue o esquema padrão. O principal desafio reside na escolha das luminárias certas. A iluminação do espaço e a percepção visual dependem da escolha correta das lâmpadas. Os critérios de seleção são os seguintes:

  1. Estrutura suspensa. Recomenda-se dar preferência ao método de fixação da sobreposição. Se você pendurar o lustre de uma maneira diferente, ele ocupará muito espaço e será inconveniente.
  2. Direção do fluxo luminoso. As buzinas devem ser direcionadas para cima para que a iluminação seja difusa e uniforme. Esses tipos de lustres não são adequados para todos os tipos de coberturas de teto, portanto, como alternativa, você pode usar lâmpadas LED que não esquentam durante a operação.
  3. Potência da lâmpada. O aumento do calor pode criar manchas escuras no teto de concreto.Os revestimentos de painéis também são sensíveis ao calor.

teto de gesso cartonado

O drywall é muito durável e a instalação do lustre é realizada diretamente no material de acabamento. Não é necessário pré-embutir o gancho no teto. Na hora da instalação, deve-se levar em consideração que a placa de gesso cartonado pode suportar uma massa de até 6 kg por quadrado, portanto vale a pena escolher luminárias com massa relativamente pequena.

Tensão

Ao instalar o material de tensão, você deve primeiro pensar em como consertar o lustre. Um tecto falso não pode ser usado como base para uma luminária. Antes de instalar o teto tenso, é necessário fazer ranhuras para fixação da luminária e colar o anel de isolamento térmico. Os fios de conexão são puxados pelo orifício, o lustre é pendurado em um gancho e coberto com uma tampa protetora.

Um tecto falso não pode ser usado como base para uma luminária.

nenhum gancho

Os métodos de fixação do lustre sem gancho dependem dos materiais dos quais o teto é feito. Para aparar, um parafuso de gancho grande pode ser usado em vez de um gancho. O parafuso é aparafusado ao teto e a luminária é pendurada nele.

Em um teto de gesso cartonado, você pode usar um suporte de borboleta. Esta opção é adequada apenas para um pequeno peso de brilho. Fontes de luz grandes e pesadas só podem ser fixadas no teto principal, que é uma laje de concreto.

fiação velha

Para conectar dispositivos de iluminação, os fios antigos podem ser colocados sem um esquema específico. Danos à trança durante a perfuração do orifício podem causar um curto-circuito.

Como se conectar corretamente à rede

Para que o lustre funcione corretamente, você deve conectá-lo corretamente à rede elétrica. Durante o processo de conexão, você precisa levar em consideração uma série de regras e nuances.

Interruptores de um botão

A ligação do interruptor a um botão é feita através da caixa de junção. Os fios são alimentados na caixa a partir da blindagem, do interruptor e da própria fonte de luz. Um fio de fase é conectado através do interruptor. O fio de fase no soquete é conectado ao contato central para reduzir o risco de tocar na fase.

Interruptores de dois botões

O esquema de conexão de uma chave de dois botões praticamente não difere do trabalho com chaves de um botão. De acordo com o mecanismo, um interruptor de duas teclas representa 2 interruptores de uma tecla, encerrados em uma única caixa.

O interruptor duplo possui 3 contatos - entrada comum e 2 saídas separadas. Uma fase da caixa de junção é conectada à entrada e as saídas são usadas para ligar as lâmpadas.

O esquema de conexão de uma chave de dois botões praticamente não difere do trabalho com chaves de um botão.

Usando o indicador de fase

Ao instalar o lustre, é necessário verificar a fase dos fios. Para verificar, use um dispositivo especial - um indicador de fase. Ao verificar o faseamento, eles tocam o terminal metálico do dispositivo com o polegar e tocam os fios com a picada do indicador. Se o fio estiver em fase, o dispositivo exibirá o indicador correspondente.

Como encontrar a fiação

Antes de começar a fazer os furos para os fixadores, você precisa encontrar um local para a fiação. Para esta tarefa, recomenda-se a utilização de um dispositivo eletrônico com indicador. O instrumento é guiado pelo teto em uma direção perpendicular e as marcas são feitas quando o ícone de fase aparece na tela. Em seguida, eles continuam e marcam novamente quando o ícone desaparece. Arrastando o indicador na direção oposta, faça marcas semelhantes. A fiação passa entre os locais marcados com um erro de 1-2 cm.

Alarme

Se não houver marcação nos fios, será necessário fazer um dial. Para isso, um testador universal é usado. Para fazer um mostrador, é necessário aparafusar lâmpadas da mesma marca e alimentá-las em todos os soquetes.

Engenharia de segurança

A autoconexão de qualquer tipo de dispositivo de iluminação envolve operação de alta tensão. Por esse motivo, você deve seguir as regras e precauções padrão de segurança:

  1. Desligue a energia da sala onde a fonte de luz será instalada. Deve-se fazer uma parada na central, pois acionar o interruptor não será suficiente para garantir a segurança.
  2. Teste e desconecte os condutores para evitar contato acidental entre eles. Ao testar os fios, eles também devem ser desenergizados.
  3. A conexão dos fios deve ser realizada usando blocos de terminais. Uma simples torção isolante não fornece um grau adequado de segurança.

A autoconexão de qualquer tipo de dispositivo de iluminação envolve operação de alta tensão.

Remoção de acessórios

O processo de desmontagem de uma luminária requer a execução sequencial de uma série de etapas. Em particular, você precisa:

  • desligue a eletricidade no quadro de distribuição;
  • preparar alicate terminal, chave de fenda indicadora e outras ferramentas para o trabalho;
  • remova os elementos frágeis individuais do lustre, incluindo lâmpadas, teto, peças decorativas de vidro;
  • desparafuse a tampa decorativa, sob a qual fica oculta a junção dos fios sob o teto;
  • ao colocar o lustre no gancho, desconecte os fios e retire a luminária, e ao fixar na barra, solte os parafusos de fixação, isole os núcleos desencapados e desparafuse o lustre.

lustres especiais

Alguns projetos de lustres criam dificuldades durante a instalação e desmontagem. Por exemplo, um lustre em forma de placa é considerado uma opção especial. Para remover o lustre de placa, primeiro você precisará encontrar os parafusos com os quais ele está preso ao teto.Como regra, as fixações são ligeiramente rebaixadas no teto. Para desparafusá-los, use uma chave de fenda Phillips e segure o dispositivo com a outra mão.

verificação funcional

Depois de instalar o lustre, você precisa verificar seu desempenho. Você precisa ligar a eletricidade novamente no quadro primeiro e depois virar o interruptor.

dicas e truques

Sem experiência prática, será difícil pendurar o lustre sozinho. Antes de começar, aqui estão algumas dicas e truques a considerar:

  • antes da instalação, é necessário verificar a confiabilidade da fixação e garantir que ela suporte o peso do lustre;
  • a familiarização com as instruções ajudará a evitar erros comuns;
  • se tiver fiação antiga, é melhor verificar seu estado e, se necessário, colocar um novo conjunto de fios;
  • dependendo das características de design da luminária, os métodos de fixação mudam, por isso é importante conhecer o tipo de lustre.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha