Instruções sobre como pendurar e prender a haste da cortina na parede
As cortinas são um importante elemento decorativo da sala. A adição é cornijas bonitas e incomuns que complementam harmoniosamente o interior. Ao mobiliar uma sala, é importante saber pendurar corretamente o varão da cortina na parede para que a estrutura fique bem presa no lugar.
Requerimentos gerais
Ao escolher um produto, você deve considerar vários critérios padrão. Observando requisitos simples, será possível garantir a confiabilidade da estrutura por muito tempo.
Força
Alguns tipos de cortinas são muito pesadas, então você precisa saber com antecedência qual o peso máximo que a haste da cortina pode suportar... O indicador de resistência deve ser calculado para o peso das cortinas, para que não caiam e a própria estrutura não seja danificada.
Respeite o meio ambiente
Os produtos de madeira são considerados variedades mais ecológicas. A instalação de uma cornija altamente ecológica na sala tem um efeito positivo no bem-estar da pessoa, uma vez que não emanam substâncias perigosas do material.
Sustentabilidade
Para não pesar constantemente as cortinas, deve-se atentar para a durabilidade do produto. Construções de longo prazo são capazes de suportar cortinas por muitos anos e manter suas características originais.
Facilidade de manutenção
Durante a limpeza periódica, é imprescindível limpar a estrutura do acúmulo de poeira e sujeira. A maioria dos produtos pode ser limpa com um pano úmido ou polidor.
Estética
Dependendo do estilo do interior e de suas próprias preferências, você deve escolher uma cornija com um design de sua preferência. Os fabricantes modernos produzem uma grande variedade de modelos de cortinas, o que permite que você faça uma escolha, levando em consideração seus desejos.

Tipos de estruturas
Ao escolher, atenção especial deve ser dada ao tipo de construção. De acordo com esse parâmetro, os produtos são classificados em diversas categorias.
Por material
As estruturas de cortina são feitas de vários materiais que diferem em suas características técnicas e propriedades decorativas.
Algumas variedades são mais adequadas para instalação em casas de campo, enquanto outras são mais adequadas para apartamentos modernos de alta tecnologia.
Em madeira
Estruturas de madeira se encaixam harmoniosamente no conceito de interior ecológico. Os produtos complementarão com sucesso as soluções clássicas de design e interiores no estilo étnico. Cores naturais e um padrão lacônico de fibras garantem a estética do produto, e a possibilidade de tingimento e envernizamento permite transformar sua aparência com o tempo.
Os modelos de madeira são feitos na forma de um tubo circular alongado preso à parede com suportes. A capacidade de carga das estruturas é determinada pelo índice de resistência de todos os elementos e pelo cumprimento das regras de instalação. Dependendo do número de camadas de cortinas, podem ser utilizadas estruturas de madeira com uma ou mais hastes.
Metálico
Variedades de produtos de metal são consideradas as mais confiáveis. Esta opção deve ser adquirida se você planeja pendurar cortinas pesadas. Além de sua alta resistência, os produtos de metal podem ser feitos em diferentes variações, o que os torna incomuns e graciosos.

Plástico
Na maioria das vezes, as hastes de cortina de plástico são montadas em escritórios. As principais características distintivas destes produtos são a facilidade de instalação devido à sua leveza e design discreto.
Plástico reforçado
Estruturas redondas de metal-plástico são ideais para interiores clássicos. Preços acessíveis e uma variedade de cores permitem que você faça uma escolha, levando em consideração todas as suas preferências.
Por método de fixação
As hastes de cortina podem ser fixadas na parede ou no teto. Ao escolher um design, você precisa decidir com antecedência o local de instalação.
Teto
As estruturas do tipo teto são fixadas em uma base de concreto ou estrutura de tração com a ajuda de dispositivos adicionais. As estruturas do teto são feitas de vários materiais e podem ser feitas em designs incomuns.
parede
As estruturas de parede são fixadas com parafusos auto-roscantes na parede próxima ao teto. Dependendo do comprimento das cortinas, sua posição pode ser alterada.
Tipo
Todos os modelos de cortinas são feitos de acordo com um tipo específico.Cada tipo tem características específicas.

Tubular
Este tipo de construção é um tubo alongado redondo. O diâmetro do tubo principal varia de 10 a 40 mm e o diâmetro do tubo adicional é de 2-3 mm.
baguete
Nas variantes baguete existe uma faixa decorativa que oculta visualmente a guia e os ganchos.
Os produtos Baguette têm um design atraente e são adequados para instalação em ambientes com interior clássico.
Cadeia de caracteres
Em vez de uma haste, a cornija de corda é um cabo fino. Como o cabo é quase invisível, cria-se um efeito visual incomum.
trilho
Os produtos do tipo ferroviário também são chamados de produtos pneumáticos. Eles representam uma estrutura com uma ranhura ao longo da qual se movem bolas com ganchos.
Por número de linhas
Considerando o número de cortinas, você precisa escolher uma cornija com o número apropriado de fileiras. É permitido instalar uma linha adicional e usá-la no futuro.
fila unica
As hastes de cortina de fileira única são adequadas para escritórios ou áreas de trabalho onde apenas uma cortina é usada como cortina.

Linha dupla
A opção mais comum é uma cornija de duas fileiras. Na última fila há tule e na primeira fila cortinas opacas que podem ser fechadas à noite.
três linhas
O design mais complexo é a variedade de três linhas. Uma linha adicional é geralmente usada para um elemento decorativo. A parte frontal pode ocultar total ou parcialmente a estrutura da parede.
Por método de controle
Os projetos diferem no método de controle, portanto, dependendo da sala em que a instalação é realizada, a opção apropriada deve ser selecionada. Existem opções com controle manual e com motor elétrico integrado.
Manual
As hastes de cortina manuais têm uma alça ou cordão de cana especial. Os produtos com controle de cordão são muito práticos em situações onde o acesso à janela é difícil e não é possível fechar as cortinas da forma tradicional.
Com motor elétrico
Produtos com motor elétrico são controlados remotamente usando um controle remoto. Tais projetos são comuns em salas de apresentação, instituições públicas e culturais.
como amarrar
O processo de instalação de uma cornija de parede envolve a implementação sequencial de várias ações. Seguindo rigorosamente as instruções, será possível montar corretamente a estrutura e garantir sua durabilidade.

marcação
Antes de realizar o trabalho de instalação, são necessárias marcações preparatórias, cujo objetivo é determinar a futura localização do produto. A marcação é desenhada da seguinte forma:
- Prenda a estrutura na parede e mova-a para que a mesma distância permaneça em ambos os lados. O espaço ideal entre os peitoris das janelas é de cerca de 5 a 7 cm.
- Usando o nível de construção, nivele o produto. Além disso, ao medir, deve-se levar em consideração a percepção visual e a estética geral.
- Tendo fixado a posição da cornija, fazem marcas com lápis ou marcador. Em seguida, uma linha horizontal é desenhada, o que indica a altura selecionada acima da abertura da janela. Os locais dos fixadores também são anotados.
Fixadores de suporte
Nos locais marcados para fixadores, os recessos são perfurados com um furador ou uma furadeira de impacto. Em seguida, a poeira é removida dos orifícios, as cavilhas são inseridas neles e os suportes são fixados com segurança com parafusos.
montagem de cornija
Para montar o produto, você precisa seguir alguns passos simples.Depois de fixar os suportes, eles colocam a parte principal da cornija e verificam o nível de sua localização para garantir que não haja deslocamento. Depois disso, os anéis incluídos no kit são colocados na cornija. Cavilhas especiais são fixadas em ambos os lados da cornija. Ao final da obra, é verificada a solidez da estrutura.
Anexando um modelo de teto a uma parede
Ao instalar a cornija no teto, é necessário fazer um furo no meio do perfil. Se pretende pendurar cortinas pesadas, retire alguns centímetros da parte central da cornija em cada direção e faça dois furos para que a largura do produto seja dividida em três partes iguais. Em seguida, a estrutura é aplicada no teto e são feitas marcações para os furos. Os recessos são perfurados nas marcas e o produto é aparafusado.

O procedimento para montar uma vareta
A baguete é uma tira especial que esconde as guias com ganchos e vários defeitos na área da parte superior da abertura da janela. Por conveniência, você pode usar uma tira de velcro colada em toda a cornija. Existem também variedades que são montadas com parafusos ou parafusos autorroscantes. A fixação da baguete é realizada por último.
Colocar cortinas em duas janelas
O processo de instalação de uma cortina em duas janelas difere apenas porque, devido à grande massa, é necessária uma fixação reforçada. Furos adicionais precisam ser perfurados e mais suportes colocados para suportar cortinas pesadas.
Pose em cavilhas de borboleta
A opção de montagem com pino borboleta envolve a fixação em uma estrutura existente.As cavilhas receberam o nome de sua forma específica e mecanismo de ação - os fechos são abertos na parte de trás do material, o que garante uma fixação confiável. Um pino é capaz de suportar uma massa de até 16 kg.
Montagem da estrutura
Antes de iniciar o trabalho, a estrutura deve ser montada, pois a instalação posterior sem ela será impossível. A pré-montagem permite determinar todas as distâncias necessárias e a localização da fixação.
Determinando a posição da cornija e marcação
A cornija montada é aplicada à superfície e posicionada exatamente em relação às paredes. Tendo determinado um local adequado, pegue um lápis ou marcador e faça marcas nos locais dos futuros fixadores.Ao marcar, é importante garantir que o produto não se mova.

Faça furos
Depois de fazer marcas no drywall, os furos são feitos. Uma furadeira de impacto pode ser usada para essa finalidade, ou uma furadeira de impacto, se não estiver disponível.
Instalação de tornozelos
Para fixar o fixador, é necessário apertar o parafuso autorroscante até que o pino borboleta encoste na superfície por trás. Para prender os elementos com segurança, você pode usar uma chave de fenda comum ou uma chave de fenda. O tipo de fixação é determinado de acordo com os parafusos utilizados.
Fechos auto-roscantes
Usando parafusos auto-roscantes como fixadores, você precisa montar a cornija junto com o fixador. Como os fixadores são inseridos nos trilhos da estrutura, não será possível fixar o produto nos suportes já fixados. Os fixadores são inseridos nos trilhos e os parafusos são aparafusados.
Como desmontar corretamente
Se necessário, desmonte a estrutura, primeiro é necessário retirar as cortinas. Em seguida, remova as pontas laterais e deslize os anéis de gancho.Se o produto for fixado com parafusos autorroscantes, é necessário desparafusá-los um a um, segurando o tubo com as mãos. Ao prender nos suportes, a própria viga é removida, após o que todos os suportes são desparafusados.
Regras de manutenção e operação
Para o cuidado diário, basta limpar a cornija do pó. Durante o uso prolongado, pode ser necessário substituir os ganchos de plástico. Para garantir uma longa vida útil do produto, é importante não submetê-lo a esforços mecânicos e não exceder a carga máxima permitida.


